Sinto muito meu irmão, mas William Branham nunca estipulou uma data para vinda de Jesus, insurgindo-se assim contra as palavras do Filho de Deus, como disse o autor. Veja o que ele mesmo disse em alguns de seus sermões:
A RELEVAÇÃO DOS SETE SELOS - O SEXTO SELO
23 de Marco de 1963 - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
436 Se Ele vier hoje, muito bem. Se Ele vier daqui a vinte anos, ainda está tudo bem. Eu vou seguir exatamente do modo que estou seguindo agora, seguindo-O. “Senhor, se Tu podes me usar em algum lugar, aqui estou, Senhor.” Se é daqui a cem anos, se meu ta-ta-ta-taraneto estiver vivo para ver a Sua vinda, deixe... “Senhor, eu não sei quando isto será, mas apenas deixe-me andar corretamente hoje, Contigo.” Vêem? Eu -- eu quero... Porque, eu -- eu ressuscitarei naquele dia, exatamente do mesmo modo como que se eu tivesse tirado um pequeno cochilo em algum lugar.
A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS - O SÉTIMO SELO
24 de Marco de 1963 - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
321 Em breve “o tempo acabará.” Milhões perderão suas vidas. Milhões serão, que agora crêem que são salvos, serão contados como estopa para a era atômica. Estamos vivendo na última hora. Pela graça do Deus Todo Poderoso, através da Sua ajuda para o Seu povo, para que eles possam olhar em direção à breve aparição de Cristo! “Por quanto tempo, irmão Branham?” Talvez vinte anos; talvez uns cinqüenta anos; talvez em cem anos. Eu não sei. E talvez pela manhã; talvez mesmo nesta noite. Eu não sei. E qualquer um que disser que sabe, ele está errado. Vêem? Eles não sabem. Somente Deus sabe.
O PODEROSO CONQUISTADOR
01 de abril de 1956 - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
171 E então eles tinham um sinal ali, que eles voltariam. O que é isto? O corpo físico do Senhor Jesus Cristo, assentado no Trono de Deus. E quando passamos por ele, nós... Se vamos hoje, e Ele não volta por cem anos, eu te encontrarei ali, eu direi, “Um dia voltaremos. Vêem ai?” Aquele Corpo levantará do Trono novamente. Ele voltará à terra. E quando Ele voltar, cada espírito que nasceu de novo virá a um corpo material, um homem jovem, uma mulher, e viverá para sempre na Presença de Deus. Que... que...
PERGUNTAS E RESPOSTAS - Nº 2
23 de agosto de 1964 (a noite) - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
202 Não creias nisso. Pode ser que Jesus não venha ainda por cem anos. Eu não sei quando Ele vem. Ninguém sabe quando Ele vem! Porém tenho de tratar de continuar pregando e fazendo tudo o que possa até que Ele venha. Se Ele não estiver aqui hoje, estarei Lhe buscando amanhã. Se Ele não estiver aqui esta semana, O estarei buscando na próxima semana. Se não estiver aqui nos próximos dez anos e eu viver, O estarei buscando nos próximos 30 anos. Vêem? Ainda estarei buscando. Eu não sei quando Ele vem, porém quero viver fiel a Sua Palavra e fiel a Seu povo, e viver como um cristão e esperar por Sua Vinda. Vêem?
PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 15
27 de Maio de 1962 - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
145 E, agora, quando será a vinda? Talvez nesta noite, talvez amanhã, talvez este ano, talvez em cinqüenta anos, talvez em cem anos, talvez em outros mil anos. Eu não sei. Ninguém sabe. Mas vamos - nós, você e eu, viver nesta noite como se fosse acontecer hoje.
PONDO-NOS AO LADO DE JESUS
01 de junho de 1962 - JEFFERSONVILLE - INDIANA - E.U.A. - Tradução: GO
79 Enentão se nós -- quando a igreja for edificada, ora...? Digamos se Ele... E se Ele vier daqui a dez anos? E se vier daqui a vinte anos? E se vier daqui a cem anos? Seja quando for; quando Ele vier, isto não importa. Sabemos que Ele virá para nós antes daquele tempo, porque não podemos viver isto -- mas cem anos. Ele virá por nós, mas temos que deixar as separações para trás. Então eu pensei isto: por que não deixar então a junta aqui (falando a eles agora) construir a igreja? Coloquem-na aqui; façam-na bonita, e um lugar agradável onde as pessoas possam vir.
Veja que nem mesmo os que foram instruídos pelo profeta pregam algo diferente do que ele ensinou:
Perguntas e Respostas Nº. 1 (28/09/91) – Rev. Lee Vayle (discípulo de William Branham)
(13) Então tudo bem, estamos falando em termos, então, desta ressurreição que está se aproximando em um Rapto. Mas quantos de nós permanecerão aqui? Nós não sabemos por que nós não sabemos em qual tempo. O irmão Branham disse que isso poderia ser em dez anos, vinte e cinco, cinqüenta, cem, e quem sabe até mesmo amanhã.
Na verdade existem pouquíssimos textos onde o irmão Branham faz menção de sua predição apontando o ano de 1977 para a conclusão das sete visões que lhes foram mostradas, e isto porque ele realmente nunca falou disto como uma doutrina irrefutável, porém em todas as ocasiões ele fez questão de lembrar à audiência de que ele poderia estar errado em sua predição, pois não se tratava de uma profecia, e sim apenas de uma interpretação pessoal. Veja:
"...Cremos que a igreja de Laodicéia começou em 1906 d.C. Eu predigo... Agora lembre-se: ‘predigo’, especialmente vocês que escutam a fita. Eu não digo que será, mas predigo que isto terminará por volta de 1977, que a igreja entrará completamente em apostasia e ela será vomitada da boca de Deus. E a segunda vinda, ou o rapto de Cristo, pode vir a qualquer hora. Agora, eu poderia falhar isto em um ano, posso falhar em vinte anos, eu poderia falhar em cem anos. Eu não sei quando. Porém eu apenas predigo que segundo uma visão que Ele me mostrou, e considerando o tempo, da maneira que está progredindo, eu digo que isto será em algum momento entre 1933 e 1977. Ao menos, esta grande nação entrará em uma guerra que a fará voar em pedaços. Vê? Agora, isso está muito perto, está bem próximo. E eu poderia estar enganado, estou predizendo. Se todos entendem isso, digam ‘amém’ [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Vê?’. (A Era da Igreja de Laodicéia - 11/12/1960)
“Agora, eu não quero que ninguém saia entendendo mal. A fita continua rodando. Eu não quero que ninguém entenda mal isto. Não me entendam mal agora, e digam, "o irmão Branham disse que Jesus virá em 1977”. Eu nunca disse tal coisa. Jesus pode vir hoje. Porém eu tenho predito que entre o ano 33 e 77 algo aconteceria, que estas coisas que eu tenho visto ocorrer na visão aconteceriam. E cinco delas já têm acontecido”. (As Setenta Semanas de Daniel, 6/08/1961).
Porém a pergunta que eu faço agora é: porque motivo o Instituto Cristão de Pesquisas e outros santos irmãos por aí estão querendo fazer você pensar que William Branham pregava uma coisa que ele na verdade nunca pregou? Porque eles estão tentando fazer você ter do irmão Branham uma imagem diferente da que ele tinha? Você acha confiável o estudo destes irmãos que te dizem que William Branham era unicista quando na verdade ele não era? Será que você consegue perceber que este espírito que tenta manipular as informações, distorcendo os seus fatos para mostrar a você algo falso é o mesmo espírito que manipulou as Escrituras no passado? Pode você dar crédito a estas pessoas que para desqualificar o profeta de Deus dizem que ele profetizou uma data para a vinda de Jesus quando ele mesmo disse que ninguém pode fazer tal coisa? Pode você sinceramente fazer um juízo imparcial com este tipo de material que você me enviou? Mas por que então eles fazem isto? A resposta é porque William Branham era o profeta enviado de Deus somente para a Sua Igreja, e que ele teria que ser rejeitado pelas organizações como foram todos os profetas de Deus enviados em todas as eras. Se ele fosse aceito, isso provaria que ele não seria um profeta genuíno. E depois eles também não querem admitir que este tempo todo estavam errados. Há uma reputação a ser zelada.
Eu não tinha a intenção de ser tão prolixo. Peço que me desculpe. Talvez eu tenha me estendido por demais da conta e abusado de sua paciência, mas fiquei muito preocupado ao suspeitar na possibilidade de você ter acreditado em tudo aquilo que você me enviou. Porém sei que se você já formulou uma opinião definitiva com base naqueles textos não há mais nada que eu possa fazer.
Mas outra vez quero elogiá-lo pelo excelente passo que você deu. Você fez exatamente o que eu faria se estivesse em seu lugar. Pesquisar e investigar. Porém agora existem ainda outros passos que precisam ser dados. Eu espero que este não seja o único, como o de Israel, por exemplo, onde o máximo que ele pode chegar foi até Cades Barnéia, somente contemplando a terra prometida e achando tudo muito bonito, mas não quiseram possuí-la, porque alguns dentre eles estavam dizendo que o Egito, de onde milagrosamente haviam acabado de sair e que viveram por centenas de anos como escravos era muito melhor.
Um forte abraço.
Seu irmão e servo em Cristo,
Diógenes Dornelles
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Se você encontrar este texto em algum lugar sem citar a fonte, (site e e-mail) favor entrar em contato.
Eu espero que você dê mais um passo adiante e tome posse da terra. Este é o meu desejo e a minha oração. Se você tiver alguma dúvida estarei à sua disposição caso precise.