quarta-feira, 21 de setembro de 2016

josue47


A COLUNA DE FOGO ESTÁ SE MOVENDO


O Livro de Josué – parte 47

Tabernáculo Doutrina da Mensagem

Francisco Morato SP – 14 Março de 2008

Ir. Rosendo




1 - Louvado seja o Senhor. Vamos nos colocar de pé, vamos ler as escrituras, porque nós temos irmãos acompanhando os nossos estudos e muitos deles não podem ficar muito tempo conectado, alguns dos irmãos é conexão discada e isto tem um custo as vezes mui caro dependendo do tempo de conexão. Aqueles que já usam speed já não tem essa dificuldade não é? Podem ficar inclusive o dia inteiro.

2 - Lembrando aos irmãos que nós estamos empenhado em transmitir a mensagem 24 horas direto não é? Dia e noite. Dia e noite. E aqueles que tiverem tempo até mesmo de gravar em casa não é? Tem o sistema que você pode ir ouvindo e ao mesmo tempo já gravar aquilo que você estiver ouvindo. Se você não conseguir, você pode pedir as nossas gravações que enviamos gratuitamente, tanto o CD de áudio como também áudio e vídeo, DVD, VCD, também MP3 como for mais fácil para vocês.

 Nós vamos ler as escrituras no Livro de Atos capítulo 4 versículo 31. Atos capítulo 4 versículo 31, vamos ler a Palavra de Deus. Vamos continuar a nossa série sobre “O Livro de Josué”. O último culto que nós tivemos nós falamos sobre “A Dupla Porção”, ou “A Porção Dobrada do Espírito”. Atos capítulo 4 versículo 31 - 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Repetindo: 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.


4 - Oremos. Nosso Senhor e nosso Pai Celestial, diante de Ti estamos mais uma vez depois de termos cantado simplesmente de uma forma tão humilde e simples estes hinos, e agora quando nos aproximamos da Tua Palavra como a temos lido com reverencia em nossos corações, porque sabemos que é a Voz do Senhor para nós, é o Teu recado para a Tua igreja. Então, nós Te pedimos encarecidamente no Nome do Senhor Jesus Cristo que o Senhor abra os nossos corações, abra nosso entendimento para podermos dá boas vindas a Tua Palavra Senhor. No Nome de Jesus Cristo o Teu Filho nós rogamos a Ti neste instante a Tua Benção sobre as nossas vidas, e uma benção especial para aqueles irmãos que mesmo a distância com alguma dificuldade estão se esforçando para ouvir também a Tua Palavra. No Nome de Jesus nós te agradecemos por isto e rogamos sobre todas estas pessoas que o Senhor derrame sobre todos gotas de orvalhos de ensinamento neste instante, porque nós como lavoura do Senhor desejamos a cada dia estar crescendo diante da Tua Presença. É no Nome de Jesus que nós Te pedimos e Te agradecemos amém. [Amém]. Podeis sentar.


5 - Louvado seja o Nome do Senhor. Bem, eu acredito que este é o culto de número 47 se não me falhe a memória, que as vezes eu troco os números, número 47 da série que estamos entregando para os irmãos a respeito do livro de Josué. Estes estudos estamos colocando em MP3 para facilitar para os irmãos, e a primeira fase desses estudos é o culto de número 1 ao número 12, foi o início do nosso ensinamento sobre este assunto.


6 - A segunda fase onde entramos em outros detalhes foi do número 13 ao número 26, sendo que o número, o culto de número 18 nós perdemos a gravação, não ficou nada audível, por isso minha preocupação e meu cuidado com as gravações.


7 - Agora, a terceira parte estará em breve a disposição dos irmãos é a partir do culto de número 27 até o 45 aproximadamente. E eu creio que teremos apenas 5 fases neste estudo não é? Onde por volta do número 50 já estaremos encerrando não sei, isto é o meu pensamento, mais Deus pode mudar o quadro e ser tudo diferente do que imaginávamos, do que pensávamos.


8 - Mais no culto anterior que nós tivemos, falando a respeito da “Dupla Porção”, ou da “Porção Dobrada”, nós lembramos, viemos deste estudo trazendo lá do livro de Josué, mostrando que Deus disse para Josué circuncidar outra vez os filhos de Israel, porque aqueles que vieram do Egito, eles morreram no caminho, na peregrinação, e somente os filhos destes foram os que entraram na Terra da Promessa. Então, durante a trajetória do deserto eles não foram circuncidados, mais depois que toda antiga geração morreu, a nova geração precisou ser circuncidada, e nós aprendemos o que é a circuncisão, já sabemos disto, mais lembramos outra vez, era um corte, era tirado o prepúcio, uma parte excedente do coro ali era tirado, e todo macho do povo de Israel tinha que passar por este processo. Inclusive o Senhor Jesus passou por isto no oitavo dia do seu nascimento. Leia no livro de São Mateus, ou o livro de São Lucas, você vai encontrar isto: E sendo ao oitavo dia Jesus foi levado ao templo para ser circuncidado e coisa desse tipo. Você vai ver lá.


9 - Então, nós aprendemos que hoje os cristãos tem que passar por este processo, sendo que a circuncisão é um corte na carne, nós aprendemos no Novo Testamento quando isto veio para os gentios, os gentios não necessitam daquela circuncisão como um corte na carne, eles precisam passar pela circuncisão do Espírito, onde eles serão circuncidados em seus corações. Então, uma vez que nosso coração, ou quando a Bíblia fala do nosso coração, está falando realmente é do nosso entendimento, então, é uma mudança, é um corte em nossos pensamentos, em nosso entendimento, no nosso coração, a velha natureza tem que sair para que a nova possa vir até nós.


10 - Então nós viemos com isto e foi mostrado se tinha uma circuncisão foi dito uma circuncisão uma segunda vez, e a gente fica sem entender, que não pode haver duas vezes esta circuncisão. Mais quando você sabe que a circuncisão para o povo de Deus hoje é pelo Espírito, então, aqueles que recebem o Espírito uma vez, aqueles que recebem o Espírito Santo ou são batizados com o Espirito Santo, eles precisam continuar desejosos ou fazendo de tudo para receber mais do Espírito. Por isto pregamos sobre “A Porção Dobrada do Espírito”, ou “A Dupla Porção”. E levamos isto para as mensagens onde o irmão Branham diz que aqueles que já tinham recebido o Espírito Santo se estavam dispostos a recebe-lo novamente como um preenchimento.  Ele nos levou isto para o livro de Atos na escritura que nós lemos neste culto, e que gostaria de levar adiante mais algumas de suas citações para entendermos melhor estas coisas.


11 - Esperem só um pouquinho aqui para ficar melhor o som. Pois bem. Observe aqui que se você tomar bem cuidado, muito cuidado em olharmos a escritura que nós acabamos de ler - 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Quando você observa esta escritura com cuidado, você então, ver que a igreja no dia de pentecostes ela tinha recebido o Espírito Santo, a Bíblia diz que eles foram cheios do Poder do alto. Eles foram cheios do Espírito em Atos 2. Mais em Atos capítulo 4 outra vez a igreja foi cheia do Espírito Santo, e aqui nós temos a Porção Dobrada, aqueles que já tinham recebido uma vez estavam recebendo o Espírito Santo novamente. Vê?


12 - E você sabe que Eliseu com a Porção Dobrada do Espírito, ele então, pode atravessar, atravessar o rio Jordão, ele atravessou de um lado e pôde voltar para o outro agora. Observe, nós talvez neste culto nós entraremos nesta questão, mais você sabe que o povo de Israel tinha atravessado o Jordão para o outro lado, mais agora você encontra que Elias foi chamado para um determinado lugar que ele também teria que atravessar o Jordão, e sendo que atravessar o Jordão significa: fazer morrer a si mesmo, então, você percebe que Elias foi juntamente com Eliseu e quando Elias tocou no Rio Jordão as águas se secaram como aconteceu no tempo de Israel, e ele atravessou para o outro lado, do outro lado ele foi tomado em uma carruagem de fogo, e Eliseu quando voltou tinha que atravessar para o outro lado novamente, ele agora com a capa de Elias  e Porção Dobrada do Espírito, ele tocou com aquela capa nas águas e disse:

– “Onde está o Senhor Deus de Elias?”

E as águas outra vez se abriram e ele passou. Vê?


13 - Então, esta Porção Dobrada quando atua na igreja, William Branham chega a dizer que é como um cheque que você tem em branco que Deus te dá dizendo:

– “Coloque aqui a quantidade que você queira”.

Porque tem fundos lá para você vê? todas as promessas, todas as bênçãos que Ele prometeu que é para os filhos de Deus, quando você recebe esta Porção Dobrada do Espírito e você crer verdadeiramente na Palavra de Deus, toma a Deus em Sua Palavra, então, não há nada que Deus prometeu que não possa ser teu. Agora, para isto você tem que se livrar dos seus pensamentos e deixar que Deus pense através de você, e você diz:

– “Isso é impossível”

Mais William Branham disse que tem que ser desta forma: Deus tem que pensar através de você aquilo que Ele pensaria se Ele tivesse aqui na terra. E uma vez que Ele está, está usando você, então, Deus tem que pensar através de você. [Amém]. Vê? esta é a questão.


14 - Pois bem. Os irmãos estão recebendo áudio mais ou menos? Ok! Obrigado. Então, observe aqui: eu quero ler a última citação que nós tivemos aqui do irmão Branham na literatura PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO? 17 de Dezembro de 1959, no parágrafo 168 ele disse assim - 168 Agora, quantos querem receber o Espírito Santo? Vamos examinar nossas vidas. Agora, ele fez uma pergunta como se aquelas pessoas nunca tivessem tido uma experiência como Espírito Santo. Claro que alguém naquela reunião talvez nunca tivesse tido uma experiência com o Espírito Santo, mais ele agora dirige esta mesma pergunta para aqueles que já O tinham recebido. E é aqui que está o nosso ponto chave da Porção Dobrada, e o por que nós estamos continuando o nosso culto que eu ainda não sei que título daria para o culto de hoje, mais no final eu saberei. Observe aqui: Quanto O tem recebido e desejam... “Quanto O tem recebido e desejam”

– “Mais escute, por que eu tenho que desejar se eu já tenho O recebido?”


15 - Ele está procurando saber aqueles que querem continuar com este preenchimento. Vê? e receber em Porção Dobrada, ele diz - ...levantam suas mãos; digam: “Irmão Branham, do fundo do meu coração, eu quero receber o Espírito Santo.” Deus os abençoe em todas as partes. 169 Quantos de vocês que O receberam e gostariam de ir... observe isto: ...e gostariam de ir como eles fizeram em Atos 4 e dizer: “Ó, Senhor, ó, Senhor, estenda Tua Mão e cures, e mostre sinais, e maravilhas no Nome do Teu santo Filho, Jesus; e dá-me toda coragem e amor para falar, e um novo enchimento.”

(Eu não estou gostando do retorno do som, e por isto eu não estou conseguindo direito dá ênfase aquilo que eu gostaria. Mais vamos testar aqui outra vez isto.)


16 - O irmão Branham está perguntando para mim e para você se você não gostaria, se você que já recebeu o Espírito Santo, se você não gostaria de fazer como os irmãos do livro de Atos, em Atos 4, e dizer assim: “Ó, Senhor, ó, Senhor, estenda Tua Mão e cures, e mostre sinais, e maravilhas no Nome do Teu santo Filho, Jesus; ... são pessoas que estão desejosas do Espírito e desejosas de receber mais, e a oração que estas pessoas fazem de acordo com o linguajar de William Branham, ele está pedindo ao Senhor Deus no Nome de Seu santo Filho Jesus. Vocês estão entendendo? [Amém].


17 - Bem, um irmão agora acabou de mandar uma mensagem para mim dizendo:

– “Eu encontrei estas pregações e agora eu estou entendendo que William Branham não era unicista.”

Mais ou menos assim, como estava muito rápido e eu estava lendo o que ele mandou enquanto eu estava cantando os hinos como vocês perceberam. Mais ou menos assim, ele está dizendo que agora está compreendendo porque William Branham dizia que não era unicista, mais ou menos assim suas palavras.


18 - Porque durante mais de trinta e tantos anos, trinta e cinco anos, as pessoas não compreenderam porque William Branham diz que Jesus é Deus, e daí a pouco ele diz que Jesus é o Filho de Deus. Não compreenderam por que William Branham chamava Jeová do Antigo Testamento é Jesus do Novo Testamento, e daqui a pouco ele volta e diz assim: “Deus não é um como seu dedo é um, existe uma diferença entre o Pai e o Filho, é que os filhos tem princípios.” E como não entendíamos isto, deixávamos passar por alto e sustentávamos um pensamento unicista como se aquele fosse a mensagem. Não tínhamos um mestre para nos ensinar estas coisas. Mais quando nós encontramos o professor Lee Vayle nos ensinando a doutrina que William Branham pregou, ai sim, nós entendemos a mensagem, nesta questão principalmente a respeito da Deidade Suprema de Nosso Senhor Jesus Cristo: que existe um Deus que gerou um Filho, e este Filho não é Deus, Ele é Deus quando Deus está Nele, encarnado Nele, ali está Jeová, Elohim em carne habitando no corpo de Seu Filho. Vê? [Amém]. É uma diferença muito grande.


19 - Então, por isto que William Branham está dizendo aqui: “Aqueles que gostariam de receber esta Porção Dobrada, que já receberam e estão querendo mais um pouco, ele diz, quem de vocês querem fazer como os irmãos de Atos capítulo 4 e dizer: “Ó, Senhor, ó, Senhor, estenda Tua Mão e cures, e mostre sinais, e maravilhas no Nome do Teu santo Filho, Jesus; e dá-me toda coragem e amor para falar... o som está bom ...e dá-me toda coragem e amor para falar, e um novo enchimento.” Sim, aqui está a minha, também. Irmão Branham também levantou sua mão. Vê? “Dá-me um novo enchimento”

– “Mais Senhor, Deus já me deu do Seu Espírito. Deus já me deu dos Seus Dons. Deus já me deu Sua Palavra. Deus já me deu Sua mensagem, e claro eu creio em toda Palavra. Isto significa que eu tenho o Espírito Santo porque não tem como você ter o Espírito Santo e negar a Palavra”

Mais você já O tem? Então, você tem que estar desejoso de ter agora um enchimento desse Espírito. Amém? [Amém].


20 - Essa é a Porção Dobrada que Eliseu pediu a Elias, e Elias disse assim:

– “Dura coisa me pedistes, mais tem um processo, tem uma etapa para você cumprir. Tem um plano aqui que deve ser feito, se você vir tal coisa, se você vir quando for tomado, então, você receberá.”

E Eliseu colocou os olhos em Elias e não tirou de forma alguma até que viu até o último acontecimento, entendeu o que estava acontecendo.


21 - É o homem ungido, depois aquela unção passa para outros, aquela unção se souber o que realmente aconteceu aquele homem, com aquele homem que carregava aquela unção. Vê? só recebe a unção daquele homem que era ungido, aqueles que vão até o fim com aquele ministério e sabe como aquilo foi concluído, e em que parte chegou para que você saiba que depois que aquele homem ungido saiu de cena você então com aquela mesma unção leva adiante aquele ministério.


22 - Foi isto que William Branham ensinou, quando Deus manda o mensageiro e o retira de cena a luz de sua mensagem segue adiante através dos homens que foram bem instruídos. E quando eu estava falando para uns ministros lá em Florianópolis no mês passado, eu disse para eles: se um homem não foi bem instruído, não importa o quanto que ele pregue, se a sua instrução não foi correta como disse o mensageiro, então, aquilo que ele prega não é luz. Aquilo é um reflexo, e aquele reflexo causa contenda, aquele reflexo cega, aquele reflexo atrapalha a visão, foi o que William Branham disse quando ele pregou sobre “Há Um Homem Aqui Que Pode Acender A Luz” e também outras mensagens onde ele mostra que as pessoas estão vivendo com o brilho do passado, com o reflexo, um clarão do passado, porque não consegue ver a luz que está brilhando hoje. Por isto ele disse que tem que haver uma verdadeira e correta instrução, se não for 100% uma instrução verdadeira, então, a luz da verdade não está ali, a coisa está escurecida.


23 - Então observe aqui mais uma coisa, ele diz - Deus dê Isto para mim. E vamos inclinar nossas cabeças na mais profunda sinceridade, cada pessoa segurando seu desejo em seu coração. Isto que eu li aqui está na mensagem PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO? 17 de Dezembro de 1959 – Parágrafo 168 e 169. Mais eu queria voltar atrás mais um pouquinho no parágrafo 42 onde ele diz assim – 42 “... Vejam, nós nos movemos para além daquilo. Eu ficando com essa frase eu poderia pregar uma semana inteira com isto aqui. Isto que William Branham está dizendo, olha: 42 “... Vejam, nós nos movemos para além daquilo. Então aqueles que não se moverem para além ficará a quem? Porque Deus continua avançando, e se você acha que o que tinha era suficiente porque foi Deus que deu e não prossegue mais adiante com a Coluna de Fogo, então, claro que você vai ficar na escuridão porque a luz de Deus vai estar lá na frente onde a Coluna de Fogo vai estar. E William Branham está dizendo que você tem que se mover mais um pouco, mais além, então, vocês vão entender isto agora.


24 - Ele diz - Exatamente como os metodistas chamavam os pentecostais de “loucos” por falarem em línguas, exatamente como os luteranos chamaram os metodistas de “loucos” por gritarem... vêem? Bem, o que nós temos aqui? Ele começou de traz para frente agora explicando. Observe isto viu? Veja

        ...como os metodistas chamavam os pentecostais de “loucos” por falarem em línguas, exatamente como os luteranos chamaram os metodistas de “loucos” ...

        Então vamos começar da frente para traz ou de traz para frente aqui. A mensagem de Lutero era justificação pela fé, e eles continuaram com seus cachimbos, continuaram batizando criança, eles continuaram com muitos costumes da igreja católica, como até hoje muitas igrejas luteranas, tradicional e tal e tal, os luteranos ortodoxos, muitos deles celebram o seu culto algumas coisas cantadas, a leitura é cantada, a benção e alguns deles ainda usam alguma coisa em latim. Vê? a irmã Luci era luterana, então, ela sabe um pouquinho disso, já me falou muitas coisas sobre a forma que eles trabalham lá.


25 - Então observe isto: quando Lutero saiu de cena e eles se denominaram, Deus mandou Wesley com uma nova mensagem, com a luz do seu dia, então, eles começaram a gritar, a louvar ao Senhor e disseram:

– “Trouxeram uma nova mensagem dizendo: ‘Agora é a santificação, a segunda obra da graça.’”

Enquanto Lutero pregou a justificação muito bem, mais Deus mandou algo mais, santificação. E os luteranos tradicionais, formais e frios já organizados começaram a dizer assim olha:

– “Estes homens chamados de metodistas são hereges. Veja, eles fazem barulho, veja como eles se movimentam.”


26 - Enquanto os luteranos eram tão quietos como os católicos, parece um tumulo não é? Aaaamém!.. aquela coisa. Parece uma cimitumba aquela igrejona, aquele som, aquela coisa esquisita, as pessoas ficam com aquele medo, estátuas para tudo quanto é lado, senhores mortos pra lá, senhores mortos pra cá, cheiro de vela e tudo. Eles saíram dali vê? E avançaram um pouquinho e Deus continuou trabalhando na frente. Quando veio a mensagem de João Wesley e crendo nos dons espirituais e tudo mais, os luteranos disseram assim:

– “Eles são loucos. Aquilo é um ismo. Eles são loucos.”


27 - Agora, depois disso, depois que Deus tirou Wesley de cena, e então entrou o movimento pentecostal, os pentecostais, já eram um passo adiante da mensagem de Wesley, e agora os metodistas que eram loucos para os luteranos começaram a chamar agora os pentecostais também de loucos, porque os pentecostais tinham curas, sinais, e maravilhas, e prodígios, e línguas estranhas, e interpretações, e rolavam pelo chão. E aqueles que eram loucura para Lutero já estavam vendo os outros como uma loucura porque eles já estavam lá na frente. Eles não estavam entendendo que era um sequência de Deus derramando mais do Seu Conhecimento, mais do Seu Espírito sobre as pessoas para que lá na frente chegasse a Palavra, ou a totalidade da Palavra, ou a abertura da Palavra.


28 - Então cada vez que Deus envia uma luz aqueles que ficam no passado começam a criticar por não entender. Então, por isto você que hoje está vendo a mensagem como Ela é, principalmente a respeito da Divindade, da Deidade Mesma, você é chamado de “aqueles que estão crendo em dois deuses, agora estão pregando dois deuses, agora estão dizendo que é dois”, porque não estão entendendo a revelação. Vê? isto foi o que aconteceu, sempre aconteceu desta forma.


29 - Um irmão mandou... ele estava conversando comigo esses dias, o conhecia a muito tempo, me ouviu pregar em uma cidade e até hoje eu acho que guarda aquela gravação, e eu lembro até hoje o que eu preguei, que ele perguntou se eu lembrava, eu lembrava do culto mas esqueci do título. E durante a semana trabalhando, trabalhando comecei a pensar e lembrei o que eu tinha pregado, foi sobre “A Vingança de Deus” na cidade de Indaiatuba SP. Alguns irmãos tem essa gravação até hoje em fita não é? Alguma coisa assim. Pois bem. Este irmão depois de muito tempo agora me reencontrou de novo através do site na internet, e ele disse:

– “Irmão eu não sei se eu entendi direito ou não, mais parece que vocês estão esperando um novo mensageiro?”

Eu disse:

– “Como é que é isto irmão?”

– “Um tal de um veio, Vayle...”

Eu disse:

– “Irmão, o irmão conhece o irmão Lee Vayle?”

Ele disse:

– “É... conheço.”

– “O que que o irmão Sabe dobre ele?”

– “É, o irmão Branham disse que ele era uma pessoa profunda nas escrituras.”

Eu disse:

– “Pois bem, é isto que ele é. William Branham disse que ele era um mestre. E um mestre bom no ensinamento. E William Branham disse que quem tivesse perguntas ou dúvidas a respeito da doutrina poderia perguntar ao irmão Lee Vayle. É o que temos feito, perguntado a ele. Isto é esperar um novo mensageiro?”

Ele disse:

– “É que eu entendi mau.”

Então você tenha cuidado quando você não entender uma coisa, cuidado com aquilo que você vai sair falando. Seria melhor você ficar quieto e não falar nada.


30 - Tem pessoas que Jesus chegou a dizer: – “Melhor seria não ter nascido.”

Tem pessoas que era melhor ter nascido surdo, ou sem a língua, ou com a língua pregada ao céu da boca para não falar, porque são muitos rápidos no gatilho para falar asneiras, para condenar, para apontar o dedo, para interpretar, para julgar, mais nunca ficam quietos para aprender, estas pessoas tem muito a falar, muito pouco tempo para ouvir, enquanto você fala uma palavra elas falam vinte, trinta; enquanto você está falando ela não está prestando atenção no que você está falando, ela já está arquitetando como te responder, ou como te enfrentar naquilo sem mesmo examinar as coisas que você está falando, são aquelas pessoas que enquanto você está digitando uma palavra, e você envia aquilo que digitou, ela não está lendo aquilo que você manda, ela simplesmente está digitando um monte para você. Então, são pessoas que não adianta você explicar nem se quer responder suas perguntas, respondemos para que no dia do juízo ela possa ter certeza, ou ela possa ficar inescusável diante de Deus. Essa a verdade.


31 - Pois bem, veja aqui: ...nós nos movemos para além daquilo. Diz William Branham na mensagem PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO? 17 de Dezembro de 1959, parágrafo 42 Exatamente como os metodistas chamavam os pentecostais de “loucos” por falarem em línguas, exatamente como os luteranos chamaram os metodistas de “loucos” por gritarem... vêem? Mas é tudo uma chegada do Espírito Santo...

– “O que irmão Branham?”

– “Tudo é uma chegada do Espírito Santo”

Ou um derramamento do Espírito Santo, ou o Espírito Santo desdobrando o Seu trabalho, desenvolvendo o plano que Ele arquitetou antes da fundação do mundo: um pouquinho através de Lutero, um pouquinho através de Wesley, um pouquinho através dos pentecostais, até que chegou no tempo da abertura da Palavra. Mais cada um desses grupos recebeu a porção no seu dia, mais quando teve que dá um passo a mais, eles não conseguiram. Eles ficaram para trás, e foram deixados de lado.


32 - Eu quero deixar... em falar em deixar de lado, deixe-me deixar esta citação um pouquinho aqui, e eu quero ler algo que está aqui. Deixe-me ver onde anotei. Página 87 do livro “O Sobrenatural Nº 5: O Mestre e Sua Rejeição – A Vida de William Branham”, na página 87 o irmão Branham diz assim olha, aliás, a biografia do irmão Branham conta assim: Na sexta-feira à noite Bill pregou um sermão que ele chamou de: “Onde eu penso que os pentecostais falharam.” Isto é por volta do ano de 1955 viu? “Onde eu penso que os pentecostais falharam.” Ele queria fazer a igreja dar a volta. Por que dar a volta? Porque ela estava caminhando em uma direção errada. William Branham disse:

“Eu tenho que pregar a doutrina bíblica para eles, para que eles possam dar meia volta”.


33 - Você sabe o que significa dar meia volta? É se arrepender. É se converter. E as pessoas caminham a passos tão rápidos que chega um momento que elas tem que parar e dar meia volta. E muitos que vieram para esta mensagem, eles caminharam tão apressadamente que chega-se um momento que tem que parar e dar meia volta e começar de novo. Vocês creem assim? É o que temos aprendido já nesses cultos. O muro está torto? Vamos derrubar e fazer de novo. Mais eles não querem derrubar, já pregaram, já evangelizaram, já explicaram daquela forma, já arquitetaram planos, já formaram impérios, então não querem voltar atrás. Vê? para não perder a credibilidade diante das pessoas.


34 - Pois bem, vamos ver aqui como o irmão Branham pregou naquela noite, quando ele disse: “Onde eu penso que os pentecostais falharam.” Ele disse: “Se soubermos onde cometemos nosso erro, a melhor coisa a se fazer é voltar diretamente ali e começar novamente daquele ponto.  Não foi o que fizemos em 2004? Precisamente creio que dia 25 de Junho de 2004? Quando eu comecei com vocês o estudo com a Deidade? E pregamos sobre “Voltando ao Princípio para Ver O Logosnão foi assim? Vocês lembram disto perfeitamente. Ali nós estávamos dando meia volta e começando de novo, porque tínhamos tanto avançados no assunto sobre Deus, mostrando que Jesus Cristo era o próprio Pai, mostrando que Jesus Cristo era o Deus que nasceu através de Maria, o Espírito Santo encarnou através de Maria e nasceu como um bebê e todas estas coisas, achando nós que tínhamos entendido a mensagem. Ora, o que tínhamos entendido? Apenas aquilo que as pessoas tinham nos falado, tinha nos instruído, mais se a instrução deles não estavam 100% correta, então, quando começávamos a instruir também não fazíamos da forma correta. Estava incompleta a coisa. Então o que que nós fizemos ali? Demos meia volta e começamos de novo.


35 - E agora você entende, você aprende agora que foi isto que o mensageiro de Deus nos instruiu, e é o que eu estou vendo acontecendo por este país. Geralmente, ou constantemente estou encontrando pessoas que mandam cartas, que telefonam, que enviam e-mails com perguntas e tudo, e dispostas a mudarem seus pensamentos e voltarem atrás nos seus aprendizados e começaram a estudar a Bíblia e a mensagem outra vez. Pastores estão fazendo isto, e estão levando com muito cuidado isto para a congregação? Porque começasse agora a dizer:

– “Gente, tal coisa que ensinei para vocês não estava correto.”

Agora, se aqueles irmãos não confiarem naquele ministério, no ministério daquele homem, se aqueles irmãos não forem suficientemente humildes para ouvir e aprender tudo de novo, aquilo vai causar um impacto muito grande.


36 - E da mesma forma que tem pregadores que não vão entender, também haverá muitos membros que não entenderão o que é a mensagem, e é mais preferível e mais cômodo para eles continuarem crendo errado do que voltarem atrás, darem a mão a palmatoria, dá a cara a tapa, e aqueles denominacionais com quem brigaram, com quem brigamos, discutimos determinadas assuntos voltar lá e dizer:

– “Eu estava errado nesta questão, e agora Deus me mostrou a verdade sobre isto.”

Se você tem humildade em seu coração você fará isso sim senhor! William Branham disse:

– “Naquele dia nós queremos nos encontrar com Deus da forma correta, crendo da forma correta”.

Ninguém quer se encontrar com Deus crendo de uma forma errada, a menos que não seja um cristão. A menos que ao seja um cristão. Vê? este tipo de culto, vou te falar.


Os Pentecostais e os Fundamentalistas


37 - Observe aqui: “Se soubermos onde cometemos nosso erro, a melhor coisa a se fazer é voltar diretamente ali e começar novamente daquele ponto.”  Então, quando William Branham ensinou isto para aqueles irmãos quando ele pregou “Onde Eu Penso Que Os Pentecostais Falharam” Ele falou acerca de dois tipos de cristãos... ele falou sobre os cristãos: fundamentalistas e pentecostais... agora, você pode dizer para mim:

– “Irmão, quando irmão Branham pregou isto, ele estava pregando para a denominação.”

Mais meus amigos, prestem bem atenção a isto aqui: William Branham falou a dois tipos de cristãos: fundamentalistas e pentecostais. Agora, vocês acham que depois de tantos anos que esta mensagem está ao redor da terra, será que nós não temos agora dentro da mensagem fundamentalistas e pentecostais? Oh sim! Com certeza os temos.


38 - Os irmãos que são fundamentalistas e os irmãos que são pentecostais. Os fundamentalistas, eles preferem ficar em uma base que eles acham que é sólida, sem mudança, sem variação, então, eles preferem ficar quietos como se o pensamento fosse:

– “É simples, você não tem que entender mais nada, você não tem que buscar mais nada, e é só continuar uma vida simples e uma vida vivida, e a mensagem é simplicidade e não busquem profundidade, e não escarafunchem nada. Esses são os fundamentalistas.


39 - Agora, nós temos também os pentecostais, e são aquela ala mais avivada, estão em busca sempre de uma renovação, de uma coisa nova, de algo que motive o povo com movimentos, com gritos, com danças, com louvores e cantatas estas coisas. Tudo é muito bom. Tudo é muito bom inclusive. Entendam a forma que eu estou vos falando. Quando William Branham pregou isto para os denominacionais não pense que foi só para os anos 50, para o ano 55, isto é para nós hoje, porque aquilo que estava na denominação veio para dentro da mensagem, e você diz:

– “Como veio?”

Da mesma forma que o Egito veio para o meio do arraial do povo de Israel, e como veio? Em seus pensamentos. Em suas mentes. Nos seus corações. Em suas imaginações.


40 - Eles estavam caminhando sobre uma mensagem profética, eles estavam caminhando debaixo do Pilar de Fogo, eles estavam na mensagem da hora, mais o coração deles estavam no Egito, tanto é, que qualquer coisa que acontecia ao contrário dos seus pensamentos, eles estavam dispostos a enfrentar Moisés, a questionar a decisão que Deus dava através de Moisés. William Branham disse que é um tipo perfeito da Noiva saindo, ou da igreja saindo da denominação, acontece a mesma coisa, então, se tem que acontecer a mesma coisa, então, uma boa parte terá que morrer no deserto, e somente a nova geração é que pode entrar na Terra da Promessa, é que pode receber a Dupla Porção, ou a totalidade do Espírito Santo. Amém? [Amém].


41 - Eu espero que vocês me acompanhem nisto aqui, porque eu não posso ir mais além do que eu tenho ido, ou ser mais abrangente do que eu consigo, do que eu consiga ir. Então, vamos entender um pouquinho aqui sobre esses dois lados: Os irmão fundamentalistas e o pentecostais. Então o irmão Branham começou a ensinar naquele culto que os fundamentalistas, eles sabem onde estão posicionados na Bíblia, eles sabem onde estão posicionados. Agora, pense isto na mensagem hoje. Os irmãos fundamentalistas, eles sabem onde estão posicionados na Bíblia, mais o que acontece é que eles não tem muita fé para acompanhar o seu conhecimento. Aquilo que eles aprenderam, aquilo que eles conheceram lhes faltou fé suficiente para avançarem com aquilo, então, ficaram apenas naquela base, ou apenas nos rudimentos sem coragem para avençar, porque lhes faltou ousadia.


42 - William Branham disse que a fé tem cabelo no peito, a fé tem grandes músculos. Todas estas coisas. Disto trata de confiança, ousadia, coragem, fé que é uma revelação para prosseguir acompanhando a Luz de Deus, se andarmos na lua como Ele na luz estar. Amém. Sempre tempo presente, Deus sempre é luz, e se a luz estar caminhando nós temos então que caminhar nesta luz. Mais quando falta esta fé, ou esta revelação para os fundamentalistas, eles então, não conseguem acompanhar o seu conhecimento. E o que acontece?


43 - Por outro lado, os pentecostais tem muita fé, vê? eles tem muita fé. São irmãos que estão dispostos, que correm atrás, que buscam, que daqui a pouco aparece com uma novidade, que daqui a pouco encontram um novo modelo, uma nova coisa e causa aquela confusão, e briga para lá e briga para cá, e encontram parágrafos aqui para testar o que creem, e encontram alguns versículos para testificar por que agem assim, enquanto dizem:

– “Não temos que ter essas músicas barulhentas”.

Vê? os pentecostais diz:

– “Não” vamos trazer aqui um grande conjunto, vamos montar uma banda, vamos trazer aqui outro tipo de músicas, vamos colocar aqui tantos instrumentos, vamos colocar aqui uma bateria e vamos colocar isto e vamos colocar aquilo porque William Branham uma vez pulou e dançou.”


44 - E os pentecostais são corajosos. Então, eles enveredam por outro lado, quando não é assim enveredam por outro lado em busca de um conhecimento mental sobre a mensagem, e daqui a pouco sem ter explicação para determinados assuntos eles auto intitulam qualquer coisa como terceira etapa como sons dos trovões, como a revelação dos trovões, e isto e aquilo, e seguem, e seguem, e seguem. Eles tem muita coragem para fazer isto. São os pentecostais. Mais o que acontece? Com muita frequência eles não sabem onde estão posicionados nas escrituras, os pentecostais. Eles não sabem onde estão posicionados nas escrituras, então, eles começam a se enveredar por assuntos que a Bíblia não dá cobertura para aquilo. E mesmo que eles encontrem uma citação que parece que encaixa, mais quando você tem uma visão geral do conhecimento profético daquilo que William Branham cria e ensinou durante todo seu ministério, desde 47 até 65, é o que nós temos nos registros das gravações. Então você tem aquilo como um todo, e você tem a forma da doutrina, então, você vê que tais pensamentos isolados não batem, não confere com as escrituras. Vê agora a situação?


45 - Os pentecostais e o fundamentalistas: um sabe onde estão posicionados e diz:

        – “Olha, eu não posso sai daqui, porque bem, o irmão Branham não explicou isto e eu não vou presumir, não vou avançar sem autoridade.”

        Então, eles ficam com aquele medo, e esta falta de convicção também em dar um passo a mais faz com que eles fiquem parados e nunca cresçam, nem se quer buscam aprender algo novo. Enquanto os outros são muitos corajosos e avançam e vão embora, e se perdem nas escrituras. Buscam grandes conhecimentos, grandes revelações e não conseguem se posicionar nas escrituras. O que que William Branham disse sobre grandes revelações? Ele disse:

– “A maior de todas as revelações é a Deidade.”

E se você não crer nisto, se você não tem isto, você não tem nem a primeira base para começar. Isto significa o que? Base fundamentados na escritura. Amém. Vê?


46 - Então agora deixe-me ler aqui como está - os fundamentalistas sabem onde eles estão posicionados na Bíblia, mas eles não têm muita fé para acompanhar o seu conhecimento. Por outro lado, os pentecostais têm muita fé, mas com muita frequência eles não sabem onde estão posicionados nas Escrituras. É como dois homens, um o qual tem dinheiro no banco, mas não sabe como preencher um cheque; o outro homem sabe como preencher um cheque, mas não tem dinheiro algum no banco. Ai fica um:

– “Eu tenho dinheiro e você não tem.”

Mais do que adianta? Só poderia tirar com um cheque, ele não sabe assinar, não sabe nem preencher. O outro diz:

– “Eu sei assinar, a minha assinatura é válida.”

Mais na sua conta não tem dinheiro. Ai fica aquela briga não é? Aquela briga.


47 - Ai fica um chamando o outro de incrédulo, “os incrédulos da mensagem”, “as virgens nércias da mensagem é fulano”, e “tal grupo não vai no Rapto”, “se não estiver em tal companheirismo não vai no Rapto”, “e quem participa de tal grupo está perdido”, e assim cada um brigando para o seu lado. Irmão Branham diz assim: Se aqueles dois homens pudessem se ajuntar... se pudessem né? ...eles poderiam comprar algo. Se esses grupos conseguissem se juntar na unidade do Espírito, não para concordar com o erro um do outro, mais na humildade se ajuntarem como irmãos para estudar outra vez a Bíblia e a mensagem, e romper suas barreiras dogmáticas, seus credos dogmas que eles formaram dentro da mensagem, se eles tivessem coragem de deixar de lado essas barreiras, e voltar ao primeiro amor de quando vieram para mensagem no primeiro dia sem saber de grupo, sem saber de companheirismo, sem saber de ala A nem ala B, apenas para entender a mensagem do dia. Se eles conseguissem chegar a este consenso, então, teríamos aqui o homem com a conta, mais sem saber assinar e o homem com o cheque e com assinatura, os dois juntos, ai sim poderiam encontrar o centro do caminho. Enquanto não houver isto, seguirão cada um nos extremos. William Branham disse:

– “Eu prefiro seguir o centro do caminho”. Vê? Ambos extremos são errados.


48 - Pois bem. Observe: Da mesma forma Bill... o irmão Branham ...sentia que se a doutrina fundamental e a fé pentecostal pudessem ser combinadas nos corações de mais pessoas, um grande avivamento estouraria. Ele disse: “Se vocês cristãos pudessem apenas perceber que agora (tempo presente) vocês são os filhos e filhas de Deus, então vocês poderiam preencher um cheque em branco para qualquer coisa que Deus tem prometido. Ao invés disto vocês estão empurrando as bênçãos de Deus para longe, a algum lugar no futuro. Observe isto aqui e veja que o que eu vos tenho ensinado se não é exatamente isto. Com essas brigas todas, eles estão empurrando as bênçãos de Deus para o futuro, e é por isto que eles não entendem o que está acontecendo, é por isto que eles não sabem nada sobre a Presença, sobre o Deus que está presente.


49 - O que William Branham pregou sobre a Parusia, sobre o Aparecer de Cristo, estão deixando passar por alto, vê? enquanto os pentecostais avançaram e disseram que o Cordeiro realmente foi quem desceu em 63, e vocês sabem muito bem que nós examinamos isto por todos os ângulos. Vê? no entanto, os fundamentalistas ficaram lá atrás, não quiseram nem se quer pesquisar para encontrar um consenso disto. Vê? estão empurrando isto para o futuro, e outros dizem que a segunda vinda já veio, e outros estão esperando tudo para quando Jesus vir, e não sabem do que está acontecendo no presente, que Cristo apareceu, Deus mesmo se fez presente, William Branham disse que esse aparecimento de Cristo é para nos aprontar para o Rapto. Ele disse:

– “A aparição é agora, e esta aparição de Cristo nos aponta para o Arrebatamento.”

Veem? Então, ficam empurrando para o futuro algo que está acontecendo agora.


50 - Enquanto uns dizem uma coisa outros dizem outra, e por isto não podem perceber que Apocalipse 10 capítulo 1 foi o cumprimento da descida do Anjo Forte, Deus mesmo que veio trazendo a revelação aqui para a terra para entregar ao sétimo anjo. Outros dizem que o sétimo anjo é o mesmo Anjo Forte. Está toda esta confusão, porque não conseguem se juntar na base da Palavra para reaprender de novo. Pois bem.


51 - Veja isto: Ao invés disto vocês estão empurrando as bênçãos de Deus para longe, a algum lugar no futuro. Vocês não precisarão de cura Divina no milênio. Agora sois os filhos de Deus, e co-herdeiros com Jesus. Para tudo quanto Jesus morreu no Calvário é sua possessão. Satanás não quer que você veja isto, mas se você apenas tomar Deus em Sua palavra, seus recursos são ilimitados.” Amém. [Amém]. Amém.


52 - Quanto tempo eu tenho irmão Jonathas, veja ai? Ãn? Eu tenho ainda isso ai? Eu não vou usar todos estes, mais deixe-me só continuar aqui um pouquinho. Pois bem. Antes de eu ler algo aqui neste livro não é? Eu estava lendo na mensagem PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO? ai eu parei um pouquinho para ler isto aqui a respeito disto, porque um estava gritando chamando de “louco”, de “louco”, de “louco”, os luteranos estavam muito bem, quando apareceu Wesley disseram:

– “Essa turma de Wesley é louco.”

Os irmão da mensagem Wesley vieram muito bem, mais quando Deus derramou os dons sobre os pentecostais eles disseram:

– “Os pentecostais são loucos.”

E assim sucessivamente.


53 - Os pentecostais foram muito bem, quando Deus enviou um profeta com a Palavra, os pentecostais disseram:

– “Isto é loucura.”

Vê? e ficaram sem entender a Palavra. Tanto é que em 64 William Branham disse:

– “Agora que estamos começando a entender a mensagem.”

Então, hoje mais de quarenta anos da abertura dos selos, quando pessoas hoje entende o que é a mensagem, então, aqueles que estão tateando lá atrás diz:

– “Isto é loucura.”

E assim sucessivamente. Eles não sabem que isto é apenas o Espírito Santo derramando-se sobre as pessoas preenchendo as pessoas.


54 - Deixe-me ler aqui mais um pouquinho no parágrafo 42 da mensagem PARA QUE FOI DADO O ESPÍRITO SANTO? - ...é tudo uma chegada do Espírito Santo, até que a grande Igreja esteja cheia... olha: deixe-me ver aqui: ...até que a grande Igreja esteja cheia e bem cheia... ele diz: (Aleluia!) vê? olha irmãos como é: “cheia e bem cheia”. O que falamos no outro culto? Porção Dobrada não foi? Aqui está nesta mensagem: “a igreja precisa estar cheia e bem cheia” “...dos grandes poderes do Deus todo Poderoso, até que ela chegue a um lugar que as próprias obras que Jesus realizou se manifestem imediatamente na Igreja agora. Ai ele diz: Estamos próximos, amigos. Amém.


55 - Agora, você tem que saber se você estar próximo disto ou não. Eu não sei, irmãos me perguntam, irmãos ligam para mim e me perguntam:

– “Irmão, o que eu tenho escutado daí, os irmãos daí, como eles se comportam quanto a isto? será que eles estão entendendo?”

Eu digo:

– “Eu espero que sim.”

– “Será que os irmãos estão tendo cuidado com estas coisas? Estão realmente aprendendo o que estar sendo ensinado?”

Eu digo:

– “Eu espero que sim.”

Vê? pessoas de fora perguntam isto.


56 - Então, eu quero passar esta pergunta para vocês. Pois bem. Na mensagem UNIDADE – 11 de Fevereiro de 1962 – Jeffersonville – Trad. – GO. A tradução feita pela Palavra Original é o parágrafo 187, mensagem UNIDADE. O irmão Branham diz –

        187 Você não pode dizer “Isto diz Isto”, e isto diz isto, e fazer isto dar certo.

Observe este linguajar aqui viu? Porque está falando sobre possuir Canaã, estamos falando sobre a trajetória do povo de Israel cruzando já o Jordão para possuir Canaã que é ter o Espírito Santo. Então, Jesus disse que quando o Espírito Santo vier, Ele te guia em toda verdade e te faz lembrar de tudo o que Jesus falou. Não é assim a promessa de Jesus? Amém? [Amém]. “Quando vier o Espírito Santo, Ele vos lembrará de todas as coisas, Ele vos guiará em tudo o que está escrito...” e vocês conhecem. Pois bem.


57 - Quando o Espírito Santo vem a pessoa, este Espírito Santo é o que vai testificar a você da Palavra, então, não adianta você querer arranjar a Palavra para dar certo com o seu pensamento. Ela tem que ser interpretada pelo Espírito, e o Espírito Santo interpreta Sua Palavra trazendo-a ao seu cumprimento. Então, a pregação da mensagem hoje é para te fazer enxergar o cumprimento da Palavra, e se você consegue ver o cumprimento da Palavra, então, você está sendo dirigido pelo Espírito. Veja isto.


58 - Então o irmão Branham está me ensinando aqui, que você não deve pegar uma coisa e dizer:

– “Olha, isto quer dizer isto, eu acho que isto significa isto.”

Veja: você está colocando o seu pensamento nisto ai. Deixe-me ler outra vez para vocês. Mensagem UNIDADE parágrafo 187 - 187 Você não pode dizer “Isto diz Isto”, e isto diz isto, e fazer isto dar certo. Você tem que dizer a mesma coisa que Isto diz.

Hum, se você tem que dizer a mesma coisa que Isto diz, Isto o que? A Palavra, o Espírito. Que os dois são a mesma coisa. Você tem que dizer exatamente o que o Espírito diz. Você tem que dizer exatamente o que a Bíblia diz. Um exemplo mui simples é a questão de Jesus. Se a Bíblia diz que Jesus é o Filho de Deus, não queira dizer que Ele é o Pai. Se a Bíblia diz que Ele é Teu irmão, não queira dizer que Ele é teu pai. E Ele mesmo disse:

– “A ninguém chameis de Pai a não ser o Vosso Pai Celestial.”

Ele estava se referindo a Ele mesmo? Será que Ele estava se referindo a si próprio? Não senhores! Porque Ele disse:

– “A ninguém chameis de Pai...”

– “Então a quem devo chamar de Pai Jesus?”

Quando Ele ressuscitou, Ele disse:

– “Eu ainda não fui para Meu Deus e vosso Deus, Meu Pai e vosso Pai.”

Então Aquele a quem Jesus chamou de Pai você também pode chamar de Pai, porque Este é Deus. [Amém]. Esta é a questão. Então, isto é só um pequeno exemplo.


59 - Eu falo sempre este exemplo a respeito da Divindade, porque é um assunto chave que nos traz à tona todos os outros. Mais observe aqui: Você tem que dizer a mesma coisa que Isto diz. Isto faz uma confissão. “Confissão” é dizer a mesma coisa. É repetir a mesma coisa, é dizer exatamente o que está lá, vê? Não dizendo, sabedoria, eu estarei em uma posição melhor aqui”. Não é isto, porque quando você faz isto você está agregando seus próprios pensamentos.


60 - Então, outra vez eu quero vos levar para este livro “O Sobrenatural Nº 5: O Mestre e Sua Rejeição – A Vida de William Branham”, na página 89, aqui diz: Bill advertiu sua audiência: ... olha a advertência: “A Coluna de Fogo está saindo... hum ...de novo... vamos entender melhor isto. Eu tenho cinco minutos. Tenho? Tá. Ele explicou... William Branham explicou ...que a Igreja Católica Romana organizou o cristianismo primeiro, forçando suas idéias em milhões de iletrados por centenas de anos. Pessoas que não tinha nenhum conhecimento, nem o básico, pessoas que não sabiam ler nem escrever, pessoas que não tinham acesso a escritura, pessoas que não tinham aceso a nada, a igreja católica dominou todos eles e colocou sobre eles sua ideia, sua interpretação.


61 - Eles não liam a Bíblia. Era proibido ler a Bíblia, Martinho Lutero quando encontrou a Bíblia no fundo lá de um convento, ele lendo de joelhos disse:

– “Meu Deus por que isto não está na mão do povo? Por que isto não está na mão do povo?”

Porque se o povo tivesse lido a Bíblia jamais teriam se enganado com pagar promessa, com rezar rosário, com subir escadas de joelhos para pagar promessa, e fazer isto e fazer aquilo, e não comer carne em tal dia, e uma série de coisas, e pagar por um casamento, pagar pelo um batizado, batismo infantil, batizar criança, e missa de sétimo dia, e crença em purgatório, todas estas desgraças que a igreja católica trouxe. Desgraça, porque está conduzindo o povo para o inferno, é um ensinamento falso.


62 - Se o povo tivesse aceso a escritura não teriam feito tal coisa. Ai resultado: quando a Bíblia chegou na mão das pessoas, já estava com a interpretação aqui, então, eles estão lendo a Bíblia com a interpretação de sua igreja, estão lendo a Bíblia com a interpretação da Deus é Amor, estão lendo a Bíblia com a interpretação da Presbiteriana, estão lendo a Bíblia com a interpretação da Adventista, então, já tem um filtro para mover outra coisa. E agora, quando esse povo vem pra mensagem e acham que encontraram um grande alivio, outra vez foi colocado interpretações em suas mentes, e começaram a ler a Bíblia com uma interpretação da mensagem.


63 - Por isto William Branham explicou uma coisa e eles continuam dizendo outra, continuam dizendo outra, tanto na mensagem como na Bíblia. Vê? Pois bem. Então o que que ela fez? Ela forçou suas ideias em milhões de iletrados por centenas de anos. Martin Lutero saiu fora do Catolicismo, seguindo a Coluna de Fogo. Lutero pregou que as pessoas não poderiam ganhar a salvação; ou melhor, isto vinha como um dom de Deus. Lutero enfatizou a Escritura: O justo viverá da fé. Infelizmente, os seguidores de Lutero organizaram a sua própria denominação.


64 - A mensagem de Lutero foi muito boa, mais quando os seus seguidores formaram daquilo uma denominação, aquilo ficou tão ruim quanto o catolicismo. A verdade foi esta! O que é que Deus fez? Deus deu um passo adiante, e agora as pessoas teriam que dar também um passo adiante. Quem não conseguiu dar um passo adiante ficou atrás na escuridão agora.

– “Mais nós cremos que Deus mandou um mensageiro, que Deus mandou Lutero.”

Mais Deus prosseguiu! Isso é águas passadas já, você tem que continuar agora se purificando nas águas do Rio da Vida que flui livremente, constantemente.


65 - Pois bem. O que que acontece? Infelizmente, os seguidores de Lutero organizaram a sua própria denominação. A Coluna de Fogo se moveu adiante, irradiando mais luz enquanto ía, mas os luteranos não puderam mover-se com ela porque eles já tinham esboçado documentos dizendo no que eles criam.


66 - Este é um problema sério: esboçar os documentos dizendo no que cremos. Vamos fazer uma ata da igreja, bem, geralmente é preciso diante da lei, temos que mostrar nossa crença, então, citem ai alguns itens básicos: nós cremos em toda Bíblia, e como a Palavra de Deus, e cremos nisto, cremos naquilo e tal e tal e tal. Mais não queira fazer isto como uma ata oficial da sua igreja dizendo em que você crer. O que que acontece? O que foi estabelecido na mensagem a trinta e tantos anos atrás continua até hoje, eles não querem se mover daquilo.


67 - Mais meus irmãos, colegas, pregadores, seja você quem for, a vinte anos, a trinta anos atrás você conhecia 1% desta mensagem, quantos sermões você tinha traduzido? E por que estabeleceu sua crença ali? Continua até hoje. Você vai em qualquer web site da mensagem e está lá: “ponto doutrinário”, “os pontos doutrinários”, ou “no que cremos”, continua a mesma coisa!

– “Nós cremos que Deus enviou um profeta.

- Nós cremos que o batismo é em Nome de Jesus Cristo.

- Nós cremos na santa ceia.

- Nós cremos no lava pés.

- Nós cremos que Deus não é três pessoas, que Jesus é o mesmo Deus, que Jeová do Novo Testamento é Jeová do Antigo Testamento.”

Então tem lá uns sete ou oitos, dez itens no máximo no que creem. Apenas isto!

68 - Meus amigos, e Deus ficou parado? É só isto a mensagem? Por que formaram documentos dizendo no que criam, e fecharam seu pensamento ali? Sabe o que significa isto? Denominação! Denominar!


69 - Vamos ver aqui? Observe: A Coluna de Fogo se moveu adiante, irradiando mais luz enquanto ía... observe, eu não estou fugindo do estudo sobre “O Livro de Josué”. Aquilo era uma questão de seguir a Coluna de fogo em cada fase dela, estão lembrados disto? E aqueles que não seguiram ficaram para traz. E mesmo quando aquilo mudou de sistema, mudou de forma, ao invés deles olharem a Nuvem de dia e a Coluna de Fogo a noite, quando aquilo mudou para as costas dos sacerdotes que era a Palavra dentro da Arca, já foi passado os oficiais no meio do arraial dizendo:

– “Olha, quando vocês virem os sacerdotes saírem com a Arca nas costas seguir, ali está a Coluna de Fogo. Ali está a Palavra.”

Então, Deus sempre avisou do que ia fazer. Mais aqueles que se estabelecem, que forma o seu livro de ata, eles não conseguem mais se mover daquilo, porque não querem quebrar a suas colunas tortas e mal feitas que fizeram com boas intenções, vê? fizeram com boas intenções.


70 - Observe, olha, dá vontade de não parar mais nisso aqui viu? Porque tem muita coisa, tem muita coisa que o povo precisa aprender, eu sei que isto cansa vocês, vocês ficam cansados, eu passo do horário, mais talvez não seja para nós, é para ajudar outra pessoa lá na frente, no que estamos falando alguém vai entender a um ano, dois anos se tivermos tempo.


71 - Ele diz - A Coluna de Fogo se moveu adiante, irradiando mais luz... “mais”, veja: “mais”. Isto é Porção Dobrada, é algo mais, é um crescimento maior...

– “Mais meu irmão, você quer dizer que estava errado, que o que nós criamos lá estava errado?”

Eu não estou dizendo isto!!! Tudo que tínhamos era aquilo, mais Deus mandou mais, e eu quero esse “mais” de Deus. Vê? Eu quero esse mais de Deus!


72 - Eu não posso ficar conformado com o que Deus me deu a dez anos atrás, ou vinte anos atrás quando eu vim para esta mensagem, não senhores! De lá para cá muitas coisas aconteceram, muitas mudanças, Deus inclusive mudou a forma Dele trabalhar.

– “Mais escuta, mais Deus não muda.”

Mais de acordo com o nosso pensamento é uma mudança muito drástica. Porque mudar de um homem ungido para um povo ungido é uma mudança não é?! É mudança mui grande! A morte de Jesus não pôs fim ao Seu ministério.

        – “Como não? O que que aconteceu?”

Os apóstolos continuaram. Era o mesmo ministério? Sim! Era mesma Unção? Sim! Mais antes era um Homem. Agora, nós tínhamos um Pedro fazendo as mesmas obras que Jesus fez, nós tínhamos João fazendo as mesmas obras, nós tínhamos Paulo fazendo as mesmas obras, vê? É mudança sim! E temos que saber acompanhar estas mudanças.


73 - Eu tenho que sair deste texto. A Coluna de Fogo se moveu adiante, irradiando mais luz enquanto ía, mas os luteranos não puderam mover-se com ela porque eles já tinham esboçado documentos dizendo no que eles criam. Mais tarde João Wesley seguiu a Coluna de Fogo em uma mensagem de santificação e santidade, chamando isto de a segunda obra da graça. A pregação dele causou um avivamento na Inglaterra que varreu ao redor do mundo. Infelizmente seus seguidores organizaram a igreja Metodista e esculpiram suas doutrinas em pedras. Não mudamos mais isto! É nisto que crer os metodistas. Acabou!


74 - Ali se organizaram, o que que aconteceu? A Coluna de Fogo foi adiante, mas os metodistas não puderam mover-se com Ela porque eles já tinham se organizado ao redor de sua doutrina. Em 1906 a Coluna de Fogo irradiou mais luz sobre o batismo do Espírito Santo, produzindo os dons do Espírito, tal como falar em línguas e profecias. As pessoas que receberam esta luz chamaram a si mesmas de pentecostais. Este se tornou o movimento cristão que mais cresceu no mundo. Então, o que o diabo fez? Ele levou os pentecostais à organização, o que os fez desenharem linhas fronteiriças e cercas.

        Ai veio os pentecostais unidos, ai veio os neopentecostais, ai veio os pentecostais carismáticos, ai veio os pentecostais ortodoxo e tudo mais. Eles também esculpiram suas doutrinas em pedra, assim como os movimentos anteriores fizeram.

        Quer dizer: “Daqui não nos movemos”.


75 - Assim como os movimentos anteriores fizeram, então, o irmão Branham advertiu a audiência observe: Bill advertiu sua audiência: “A Coluna de Fogo está saindo de novo, e as pessoas pentecostais estão tão organizadas que não podem mover-se com Ela. 


76 - Nos dias do irmão Branham estava repetindo-se os fatos, lembre-se: o que acontecia em Lutero repetiu-se no tempo de Wesley, e agora repetiu-se no tempo dos pentecostais. Começou quando? 1906. William Branham nasceu em 1909. Aqui está ele em 1955 dizendo que aqueles pentecostais que receberam a Luz de Deus em 1906 a respeito do Batismo do Espírito Santo, estava agora sem conseguir acompanhar a Coluna de Fogo!


76 - Então, entenda porque eu preguei nesta série sobre o estudo de Josué, que o batismo do Espírito Santo ainda não é o fechamento. Porque o Batismo do Espírito Santo te abre a porta ainda para o Espírito Santo mesmo, por isto a mensagem pentecostal não estava completa, porque ela trazia o batismo do Espírito Santo e isto era o que abriria as portas para eles para o Espírito Santo, que é a Palavra. [Amém].


77 - Então, agora a Palavra estava ali, o próprio Deus falando através de lábios humanos, e os pentecostais que tinham recebido todos os dons do Espírito não estavam conseguindo acompanhar. E William Branham está agora no tempo presente para eles, naquele tempo lá, dizendo:

        – “Vocês estão ficando para trás porque a Coluna de fogo está seguindo adiante”.

Ai você diz:

        – “Escuta. Isso foi lá, agora não está não acontecendo, não senhor.”

Está acontecendo outra vez! A Coluna de fogo tem se movido e as pessoas que saíram do pentecostalismo estão perdendo de acompanhar a Coluna de fogo.


78 - Observe: O Fogo de Deus continuará movendo assim como Ele se moveu em cada era. Bem, se Ele se moveu em cada era, William Branham está pregando para a era pentecostal, que é a era de Laodicéia correto? Pois bem, ele aqui está nos dizendo que o Fogo continuará movendo-se, não foi só para Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, o Fogo seguirá movendo-se. Vê? ...assim como Ele se moveu em cada era. Então... é este o conselho agora viu? Conselho do profeta.


79 - Encerrou meus minutos é isto? Pois bem. Olhe o conselho do irmão Branham:  Então nunca esbocem linhas fronteiriças. Tem muito tempo que eu expliquei isto para um grupo de irmãos, foram lá na outra antiga moradia minha, foi quando eu expliquei estas coisas. Uns assuntos que surgiram, começando examinar aqueles assuntos, e dali eu pude estender minha mente, meu pensamento mais adiante, vi algo mais, e eu vi que somente no futuro teve explicação para aquilo. E eu disse: daqui por diante eu não vou colocar um ponto final, porque isto pode ser apenas uma sequência de acontecimentos.


80 - Tem irmãos aqui que estava presente, sabe muito bem o do que aquilo resultou.[1] [Nota: Trata-se do tema sobre o ministério do retorno, que na época um certo grupo da mensagem dizia que crer no retorno era ter a terceira puxada. Muitos irmãos se separaram e começaram a duelar entre sí. A partir de 2008 quando ouvimos O Irmão Lee Vayle pregar sobre “Correções e Comentários” pude entender que Deus nos guardou até termos uma um mestre para nos ensinar sobre o tema do retorno do ministério. ED]
Observe agora, quanto tempo foi que nós viemos ouvir estas palavras agora, observe: Então nunca esbocem linhas fronteiriças. Está bem dizer: ‘eu creio nisto,’ vê? Está bem dizer: ‘eu creio nisto,’ mas não encerre isto com um ponto; termine isto com uma virgula, querendo dizer: ‘eu creio nisto, mais tanto quanto Deus revelar em meu coração’.” Amém. [Amém]. Vê? eu creio nisto, e mais alguma coisa que Deus for revelar para frente eu vou estar com a mente aberta para entender.

81 - Oh, se as pessoas dessem razão, ou fosse humilde a ponto de entender o conselho profético, elas fariam exatamente isto!

        – “É irmão, eu vi uma coisa aqui, eu creio. Está na Bíblia? Eu creio. Mais se Deus vai me revelar mais alguma coisa sobre isto eu quero estar pronto para perceber.”

        – “Olha, está na mensagem? Está. Eu creio nisto. Eu creio, mais eu quero ver se o irmão Branham clarificou mais isto para que o meu entendimento fique completo nesta questão. Então eu creio e também no que Deus me revelar lá para frente eu vou agregar a isto aqui, porque na verdade é Palavra sobre Palavra. É de fé em fé, de glória em glória.”

Amém? [Amém].


82 - Então, ai está o que eu tinha para vocês neste culto. Vamos nos colocar de pé. E as anotações que eu tinha para um culto, eu creio que teremos mais dois cultos ainda com as anotações de um. E que o Senhor ajude a cada um de nós, e os irmãos que estão nos ouvindo pela internet, Deus abençoe a cada um de vocês. Vamos orar neste instante e agradecer a Deus por tudo, e faça exatamente isto: se você não entendeu uma coisa fique quieto, procure aprender mais, se não sabe pergunte, se não tem a quem perguntar espere, Deus terá a reposta em algum momento que você nem esperava.


83 - O irmão Branham nos aconselhou: quando você estiver comendo uma torta, vamos dizer uma torta de maçã, uma torta de cereja, ele disse: então você não gosta de semente? Tire a semente fora. O que que nós encontramos? As pessoas estão jogando fora a torta inteira, nem se quer querem provar para ver que gosto tem.

        – “Mais o irmão Branham mandou jogar fora a torta.”

Ele disse:

        “Tire a semente que você encontrar.”

O irmão Branham não mandou você jogar fora o pedaço de carne, ele disse:

        “Você come a carne e deixa os ossos de lado.”


84 - Você não vai se engasgar com os ossos não é? Seus dentes não é uma trituradora para triturar os ossos, se bem, que se estiver bem cozido a cabecinha do osso você ainda consegue tirar um pedacinho ali não é? Quem ainda tem os dentes bom, e eu gosto, não é? Da pontinha do osso. Mais meus amigos você deixa os ossos de lado e come a carne, o que está acontecendo?

        – “Ah tem osso aqui? Não quero, joga tudo fora.”

Bem, talvez você não saiba que você esteja precisando de cacio não é? É cacio? Cálcio não é? Cálcio, sei lá e tal. É melhor você pegar os ossos e fazer um guisado, e pelo menos beber o caldo, aquilo é muito bom viu?


85 - Muitas pessoas que não estão engordando na fé com medo, com medo dessas coisas. Que o Senhor nos ajude e nos abençoe. Senhor Deus, nosso Amado Pai Celestial, te agradecemos profundamente Pai de todo nosso coração por Tua Graça Misericordiosa para com cada um de nós, por estas coisas que o Senhor tem para nós neste tempo do fim. Tu prometeste que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, e agora mais que nunca estamos entendendo porquê dissestes estas coisas, e quando o mesmo Deus que fez esta promessa, tem vindo nesses últimos dias e manifestou Sua Presença no meio do teu povo Senhor, nós precisamos que o Senhor abra a cada dia os nossos olhos para enxergarmos estas coisas. Quando Tu perguntasses para aquele cego de nascença: “O que queres que te faça?” ele disse: “Senhor, que eu veja.” Oh Pai, este é o desejo também do nosso coração. O pior cego como dizem, é aquele que não quer ver, mais Senhor nós desejamos enxergar, nós queremos ver, está bem diante de nós, se alguma coisa nós ainda não vimos e temos que ver, então, que haja um milagre em nossas vidas, e que nossos olhos sejam abertos, abra o nosso entendimento para que possamos compreender todo o mistério do Senhor.


86 - Ajuda Teu povo Pai, espalhado por esta terra, os nosso ouvintes, aonde eles estejam abençoe cada um deles, dá-nos humildade suficientes Senhor, para ficarmos de pé na Tua Presença e sermos um vaso na mão do Senhor para realizarmos esta obra tão tremenda aqui na terra.


87 - Homens, mulheres e crianças, jovens, rapazes, oh Senhor seja quem for, todos nós temos uma parte neste grande ministério que está se desenrolando no tempo do fim, quando Tu tens enviados os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores para aperfeiçoar os santos, todos os santos estão juntos nesta questão, neste aperfeiçoamento, porque também o Quíntuplo de Efésios faz parte do Corpo, faz parte da Noiva.


88 - Pai Bendito livra-nos de todas consequências, todas as maldades, todos os poderes das trevas, todas as astucias e ciladas do diabo que tem vindo contra nós, que haja a Bandeira hasteada do Espírito Santo contra, oh Senhor, todas as potestades e principados das trevas espirituais da maldade nos lugares celestiais. Perdoa os nossos pecados, e nos unge Senhor com o Óleo Sagrado da Unção, com óleo extraído da Rosa de Saron, do Lírio dos vales, e que possamos ser iluminados pelo brilho da Estrela da manhã. No Nome de Jesus Cristo o Filho de Deus nós pedimos e Te suplicamos estas bênçãos Pai Amado, amém. E amem. [Amém]. Amém.


Duração: 1 hora, 12 minutos e 22 segundos

Digitado por Elisângela Rosendo em Julho de 2016

Revisão Setembro de 2016 por Ir. Rosendo


Gostaria de esclarecer que este não é um trabalho de um só homem, mas o esforço de um grupo de crentes dedicados à serviço de Deus e de seus filhos. Obrigado a todos que de alguma forma tem nos ajudado e apoiado a levar adiante a Revelação de Deus para esta hora.

 Ir. Rosendo

 

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br

Se você deseja e pode nos ajudar a divulgar a Doutrina da Mensagem, entre em contato conosco.


Próximo estudo:

O livro de Josué parte 48 -





[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário