Quem é Este Melquisedeque - parte 14
Deus sempre tem Se manifestado de
diversas maneiras e Seus movimentos mostram que tudo o que Ele fez foi com o
objetivo de dar a conhecer a Si mesmo a toda Sua filiação, não somente nesta
criação como também na vindoura, quando Deus criar um Novo Céu e uma Nova
Terra. Lá haverá a cidade santa, que será a cidade da Noiva, a Nova Jerusalém,
uma cidade literal onde a Noiva habitará eternamente.
A Nova Jerusalém será uma cidade
de estrutura piramidal que tem levado ao menos 6 mil anos para ser edificada,
com uma praça central, e onde também se estabelecerá o trono do Cordeiro,
enquanto Deus pairará sobre esse trono na forma de uma Coluna de Fogo, para que
Deus brilhe sobre os Seus santos pelos séculos dos séculos. Ela será cercada
por muros, contendo portões que permanecerão abertos continuamente para dar
entrada à cidade da Noiva. Dentro dos muros desta cidade estará então a Noiva,
enquanto que as demais nações dos salvos e servos de Deus estarão do lado de
fora, segundo uma ordem estabelecida que somente será conhecida quando todos lá
estiverem. Nessa cidade tudo estará sujeito a Deus, inclusive o Seu Filho
Unigênito, para que Deus seja então de fato tudo em todos. Será nessa ocasião
que definitivamente o Alfa se mostrará ser o Ômega e o Ômega se mostrará ser o
Alfa.
Porém antes do Novo Céu e da Nova
terra, haverá ainda o reinado do Milênio, onde lá o Filho Unigênito, o Homem
Cristo Jesus, reinará sobre todos aqueles que Lhe estiverem sujeitos, exceto
Deus que nessa ocasião estará outra vez encarnado em Seu Filho. Embora Jesus
não seja exatamente rei, mas príncipe, Ele reinará como tal porque o Seu Pai, o
grande Rei, fará mais uma vez do corpo do Seu Filho o Seu tabernáculo sobre a
terra. É por essa razão que no Milênio o Filho será chamado de Deus, embora Ele
não seja. Este Filho é aquele mesmo Logos que saiu do seio do Pai, lá no
princípio, antes da criação, uma parte de Deus que saiu de Deus na forma de
Palavra expressa para que o Pai eterno pudesse Se revelar e tornar-Se
conhecido. Aquele Filho era o resplendor da Sua glória e a expressa imagem da
Sua Pessoa. Portanto, antes da criação, Deus manifestou a Sua Paternidade pela
primeira vez ao dar à luz ao Seu Filho unigênito. Esse havia sido o Seu
primeiro movimento quando começou a manifestar a Sua Paternidade, por meio do
Seu Filho que foi gerado em uma teofania ou Corpo-Palavra.
Deus é o criador de todas as
coisas, porém Ele criou por meio de Seu Filho Primogênito, e Deus não muda.
Tudo que Deus fez ou ainda fará, sempre será feito por meio da Filiação, que é
o Seu Cristo. No princípio o Filho estava na forma de Deus e mesmo após habitar
em um corpo de carne e assumindo uma forma de servo, a mesma essência divina de
Deus O acompanhou por Lhe ser algo inseparável. Deus sempre usou uma máscara
para Se manifestar, mas sem mudar jamais a Sua essencialidade.
Deus possui várias maneiras de Se
expressar utilizando-Se de diferentes ofícios ou papéis, porém toda a Palavra
de Deus sempre foi cumprida por meio de Sua Filiação, embora fosse sempre o
próprio Deus neste Filho cumprindo todas as coisas; sempre foi Deus em Cristo,
em cada momento dado. Jesus disse: “Eu e o Pai somos um. E naquele dia sabereis
que Eu estou no Pai e Eu em vós, e vós em Mim”. Entre Deus e o Seu Filho reina
uma perfeita unidade, motivo pelo qual Aquele mesmo Filho por meio de Quem Deus
reconciliou o mundo Consigo, pode estar hoje em meio à Sua Igreja na forma do
Espírito Santo.
Diógenes
Dornelles
Quem é Este Melquisedeque? Nº 14
Movimentos de Deus; Se Tornando Tudo em
Todos
28 de setembro de
1988
Irmão Lee Vayle
1
Oremos.
Pai celestial, novamente queremos expressar o nosso apreço e amor por Ti esta
noite, por ter nos chamado para fora deste mundo de trevas, Senhor, e feito Luz
para brilhar em nossos corações, especialmente neste último dia, Senhor, quando
a luz definitiva que sai do leste para o oeste, vem a nós e depois volta para a
Palestina. Senhor, nós Te agradecemos por estarmos conscientes disso e é só por
causa da graça, é só por causa disso, Senhor, que nós Te conhecemos desde o
princípio, e nós oramos, Pai, para que Tu nos ensine esta noite as coisas que
dizem respeito a Ti mesmo, para que Tu nos ajude na Palavra que nos edificará
na mais santa fé, para nos preparar para a Ressurreição e o Arrebatamento. Em
nome de Jesus oramos. Amém. Podem se assentar.
2
Agora...
eu acho que nós estamos em torno do número catorze de “Quem é Este
Melquisedeque?”. E no estudo deste assunto em particular que o irmão Branham
traz à nossa atenção, vemos que isso lida muito com o mesmo material criterioso
como o de “Futuro Lar”, pois em ambas as mensagens encontramos o plano final de
Deus revelado, cujo plano em breve há de ser manifestado em sua finalidade.
3
Agora,
esse plano, é claro, nós de certo modo discutimos e sintetizamos, e nós o
encontramos em Efésios capítulo 1, e nós não vamos ler tudo isso, vamos ler
apenas dos versículos 7 ao 12.
Em Quem temos a redenção
pelo Seu Sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça (Agora, esses
são os que estavam em Cristo Jesus antes da fundação do mundo.) Que Ele fez abundar
para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da Sua
vontade, segundo o Seu beneplácito, que propusera em Si mesmo, de tornar a
congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos,
tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em Quem
também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito
Daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade; com o fim
de sermos para louvor da Sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo.
4
Agora,
estes congregados são chamados de família em Efésios 3:14-15.
Por causa disto me ponho de
joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do Qual toda a família nos
céus e na terra toma o nome.
5
Agora,
uma visão atual desta família e de sua totalidade é descrita por uma visão
celestial no Livro de Apocalipse capítulo 21, e vamos ver os versísculos...
talvez do 1 ao 12.
E vi um novo céu, e uma
nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já
não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia
do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande
voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com
eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será
o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais
morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são
passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas
todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e
fiéis. (Esse é o que está em Apocalipse capítulo 4 e capítulo 5, assentado sobre
o trono parecendo uma pedra de esmeralda, e assim por diante.) ...E disse-me mais:
Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que
tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará
todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho. Mas, quanto aos
tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos
fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua
parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. E veio
a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete
pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade,
a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua
luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o
cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro...
6
E
assim por diante. E com isso nós tomamos os versículos 22 a 27, depois lemos o
versículo 22 do capítulo 21.
E nela não vi templo (naquela
cidade maravilhosa) porque
o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. (E você irá notar que esse momento em particular é
diferente do Milênio). E
a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a
glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos
salvos andarão à Sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e
honra. (Agora observe particularmente o que
ele está dizendo aí: “As pessoas de fora entrando”.) E as suas portas não se
fecharão de dia, porque ali não haverá noite. (Então, elas estão continuamente abertas) E a ela trarão a glória e
honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa
abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do
Cordeiro.
7
Agora,
os habitantes são a Noiva, os outros trazem a sua glória. Então, certamente que
a Noiva traz sua glória para isso também.
E mostrou-me o rio puro da
água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida,
que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore
são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e
nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos o servirão. E verão
o Seu rosto, e nas suas testas estará o Seu nome. E ali não haverá mais noite,
e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os
ilumina; e reinarão para todo o sempre.
8
Agora,
aqui o que vemos aqui é esta estrutura piramidal, esta cidade, dois mil e
quatrocentos quilômetros na base de largura, quadrada, a base sendo é claro de
uma pirâmide, e é de dois mil e quatrocentos quilômetros de altura e é isso que
você chama de cidade da Noiva, e o Cordeiro de Deus está no trono, e a Coluna
de Fogo está acima do trono, e todos os filhos e filhas, todo o resto da
família de Deus, cercam esta grande cidade em sua devida ordem. Seja qual for
essa ordem não nos é dito, nós teremos que descobrir quando chegarmos lá.
9
Agora,
este cumprimento final, o que nós estamos falando é desta cidade que é...
talvez nós apenas de certo modo começamos a desenhá-la para conseguir propor o
que temos em mente aqui. Estamos chegando aqui onde temos esta grande cidade,
e... veja como esta não é uma boa caneta. Vamos tentar o vermelho e que está
melhor aí. [O irmão Lee Vayle escreve no quadro – Trad.] É uma cidade [8nj] de dois mil e quatrocentos
quilômetros de altura e de largura, e é claro que há um cerco em torno dela
como o muro da cidade que a rodeia por ali, e fora deste muro aqui estão todas
essas pessoas por aqui. Então nós temos a Noiva aqui e temos o restante aqui, e
eles são chamados de nações e reis, e que o você tiver. Certo? E aqui em cima é
claro que há o trono do – o Cordeiro está nele, e acima do trono está aquela Coluna
de Fogo ali em cima.
10
Agora,
o que eu estou dizendo aqui é de que este cumprimento final, e o que isso é,
vem sendo edificado durante milhares de anos, eu suponho que por seis mil anos
pelo menos, e nesta hora foi lançada à sua conclusão iminente pela aparição da
Presença de Cristo. Agora, vamos ir a isso em 1 Coríntios 15, porque se você
não vê isso, você não vê o Trono Branco, você só vê a hora em que estamos
vivendo, o qual você deve reconhecer essas vinte e quatro horas desde de agora
em questão de segundos, e você estará lá se você esteve no princípio. Agora, se
você não esteve lá no princípio, você não estará ali. Mas há vinte e quatro
horas para ir. É exatamente por isso que Pedro disse: “Que tipo de pessoas
deveríamos ser sabendo disso”. Agora, há algo aqui que devemos saber, do qual
devemos prestar atenção e que fará alguma coisa por nós, ou nós faremos alguma
coisa com isso. É muito, muito importante conhecer esta hora em que estamos
vivendo.
11
Tudo
bem, a hora em que estamos vivendo é 1 Coríntios 15:20-28.
Mas
de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que
dormem. (Agora, este é o Filho unigênito,
nesta forma em particular como primícia. Agora, nós falaremos mais sobre isso.)
Porque
assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos... (Bem, aqui simplesmente diz a você que o primeiro
homem morreu e que Este aqui também morreu, mas ressuscitou onde os outros
simplesmente tiveram que ficar na sepultura e esperar.) Porque, assim como todos
morrem em Adão, assim também (da mesma
maneira, de forma idêntica) todos
serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias,
depois os que são de Cristo, na Sua presença.
12
Agora
estamos falando de Cristo e quando se fala de Cristo lembre-se, Deus estava em
Cristo e o cenário nunca muda. [“Amém”] Deus nunca muda, nunca muda
a maneira de fazer as coisas. Temos de reorientar o nosso pensamento
inteiramente à mensagem do irmão Branham, porque não somos unidade, nem somos
trinicistas, não somos trinitários, porém nem somos da unidade no sentido de
“Só Jesus”. Somos unidade em nossa compreensão da Divindade.
13
Agora
aqui diz:
...Os
que são de Cristo, na Sua Presença. (O Senhor desce com um Alarido) Depois virá
o fim, (Agora
aqui diz a você; literalmente saltando numa só respiração por mais de mil anos.
Então virá o fim), quando
tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o
império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto
a todos os inimigos debaixo de Seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser
aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de Seus pés. Mas,
quando diz que todas as coisas Lhe estão sujeitas, claro está que se excetua (deixa de fora) Aquele que Lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as
coisas Lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho Se sujeitará Àquele
que todas as coisas Lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
14
Agora,
o que ele está dizendo aqui, é que tem de vir um tempo, começando com a Descida
real, com o Alarido, 1 Tessalonicenses 4:16, que tem a ver com a Ressurreição,
que é o início de quando Deus começa a envolver tudo em sujeição a Cristo, que
agora está sentado no trono e Deus mesmo está aqui. Aquele no trono é Aquele que
desceu. E Ele está colocando tudo em sujeição, para que Jesus possa
literalmente vir e governar.
15
Então
após esse período... agora, Deus mesmo nunca está sujeito; é sempre o Filho que
está sujeito, mas Deus [1] está
fazendo isso para o Filho e vamos entender isso. Agora, quando isso estiver
culminado você descobrirá que a Coluna de Fogo [1cf] está em cima, o Cordeiro [5C]
está no trono [T], e a Noiva está
abaixo. Agora, é claro que esta é uma grande e maravilhosa vista panorâmica que
está aí e é realmente real, não é simplesmente um pequeno desenho bobo na
parede ou no quadro que você vê aí. Agora, assim é quando Deus Se torna tudo em
todos. Agora, mantenha essa fraseologia em mente, porque isso é muito, muito
importante. Ele Se torna tudo em todos. Vê?
16
Agora,
assim é como vemos este grande plano de Deus, o Pai, e o Seu Filho unigênito, e
todos os Seus filhos. Então é isso que você vê aqui agora. Veja que quando Deus
Se torna tudo em todos, isso é bem aqui, Deus. Tudo bem. Agora, aqui está o
Cordeiro e Ele é o Filho unigênito, [Lee Vayle escreve no quadro – Ed.] e você
vai descobrir isso, que “unigênito” tem na verdade vários significados. “Filho
unigênito”. Certo. Agora aqui está a Noiva, filhos, o Livro da vida do
Cordeiro, é “LVC”, “Livro da Vida do Cordeiro” [7] e descendo aqui para fora dos muros [MC], porém existem portões [P],
há portões para entrar por aqui, e este muro. Todos estes aqui são todo o resto
[8]. Agora, é para exatamente isso
que você está olhando, se você sabia disso que você está olhando ou não, se
você sabia que esse era o plano de Deus para você, esse é o plano de Deus e
isso é o que é. Agora, isso é o máximo e o
que alguém mais lhe disser em contrário é um monte de besteira, porque isso não
é nada a não ser a Palavra de Deus.
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Tudo
bem. Agora, isso aqui também está cumprido em Romanos 11:33-36, então vamos ler
isso.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria,
como da ciência de Deus! (Agora, essa é uma coisa especial que é nesta hora de
acordo com Efésios. A sabedoria e a ciência de Deus, a ciência Dele) Quão insondáveis são
os Seus juízos, (Agora, aí está o Juiz) e quão inescrutáveis os Seus caminhos! (O
irmão Branham diz: “Nós não sabemos como Ele fará isso porém Ele o fará”. Apenas mantenha estas coisas em mente.) Porque, quem
compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro? Ou quem Lhe deu
primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? (Em outras palavras,
quem começou a rolar a bola de modo que agora Deus tivesse que ouvi-lo?) Porque Dele e por
Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.
(Agora, essa é uma declaração direta com relação à Deus. Cada coisa em
particular, o que vemos aí, era Dele e para Ele e por Ele, para Sua honra e Sua
grande glória. Especialmente o versículo 36) Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as
coisas.
18
Agora
apenas lembre-se do que ele diz. Agora, isso que nós vemos é o plano cumprido.
Vemos o Pai, vemos o Cordeiro, vemos a Noiva, vemos aqueles que estão do lado
de fora. E aqui está o que vemos do Reino sendo entregue de volta ao Pai, o Pai
que é tudo em todos, e, portanto, todas as coisas estão agora nessa perfeita
harmonia com Ele. Então estamos agora de volta a um Deus original.
19
Você
entende o que eu estou dizendo? Bem diga-me, quantos deuses estão ali em cima?
[Alguém na audiência fala – Trad.] Quantos você vê? Existe por acaso algum Pai,
Filho e Espírito Santo aí em cima? Você com certeza estaria vendo algo que a
Bíblia não ensina. [“Amém”] Agora, mantenha isso em mente. Aí está o seu
quadro. Deus. Assim, somos levados de volta ao original, onde todas as coisas
que eram Dele, e com Ele, e por Ele, e para Ele foram consumadas e Deus está
totalmente sozinho novamente, mas desta vez Ele não está sozinho com Seus
planos e com Sua capacidade de implementá-los. Ele está ali com os planos
implementados. Sua presciência personalizada e glorificada.
20
Agora,
aqui está para o que estamos nos dirigindo. Alfa é Omega e Omega é Alfa. Há um
só Deus, sempre foi e sempre será apesar do mistério. Agora, os trinitários
adorariam tentar bagunçar isso por aí, [“Sim”] mas você sabe que isso não irá
funcionar. Eles dizem que há um grande mistério da trindade. Pode apostar que há;
há um grande mistério no fato de que há um só Deus. E ver Deus representar-Se
de um lado para o outro e de como Ele o faz é o maior de todos os mistérios. Eu
não alego que eu tenha todas as respostas.
21
E
a verdadeira teologia da Palavra da Vida é exatamente o que Paulo disse em
Hebreus 1:1-5. Certo, há sempre um Deus, sempre haverá, nunca haverá um outro,
há somente um. E aqui está a verdadeira teologia que precisamos saber:
Havendo Deus antigamente
falado muitas vezes, (ou Deus em muitas partes, de muitas maneiras) e de muitas
maneiras, aos pais, pelos profetas...
22
Agora,
a palavra “falar” é absolutamente tremenda no seu impacto, porque Deus está
personalizado em Sua Palavra e a Palavra está personalizada em Deus, pois que
todo o Antigo Testamento se equivale a Deus e à Sua Palavra para serem um, como
veremos no livro de Provérbios, sem irmos aos Salmos e sem irmos ao Livro da
Sabedoria e outros livros que não estão na Bíblia, mas que são inspirados, pelo
menos até o grau em que a compreensão da Divindade seja trazida. O que eu estou
falando – falarei um pouco mais depois – é de que isso é chamado de “Memra”.
M-e-m-r-a (ou) r-h-a, em contraste com “Logos”, que em hebraico é Memra; Logos
é no grego – é a mesma coisa e você descobrirá que isso não é algo que esteja
na Bíblia por si só. É um entendimento, é como “Shekiná”, que não está na
Bíblia, mas é uma boa palavra, é compreensível.
23
Então
de qualquer forma, nós olhamos para isso e estamos olhando aqui agora:
...Em muitas partes (em muitos
aspectos,) falou
Deus em tempos passados aos pais, pelos profetas...
Agora observe, Deus
estava nos profetas e “falar” é onde o irmão Branham compara a “Palavra”; Rhema
e Logos sendo um, e onde aquele sujeito que diz que ele é uma espécie de um
grande mestre e que sabe todas as respostas, ele está tentando fazer Rhema
operar ao contrário do que é em toda a teologia, em todos os livros de texto e
da Bíblia. Fique com o profeta. Eles são intercambiáveis até certo ponto.
Tudo bem, eles estão equiparados.
24
...A
nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...
Não pelo Filho, mas no
Filho. Ele falou nos profetas, agora Ele fala no Filho. Em outras palavras, Ele
mudou o lugar da Sua habitação pelo qual Ele está expressando e dando a
conhecer a Si mesmo: porém é o mesmo Deus. Nem mais, nem menos. A única razão
do porque as pessoas pensam que é mais – e o irmão Branham explicou a verdade
disso, que eles falam em parte, mas muitas pessoas acham que é mais – na
verdade, a razão é que o próprio Jesus desempenhou um grande papel na salvação
e na redenção que os profetas não poderiam fazer; eles eram apenas anunciadores
ou arautos de Quem havia de vir e Este é o que estava por vir. Então Ele possui
uma posição maior do que qualquer um. É por isso que Paulo entra e O descreve em
comparação com outras pessoas e aos anjos e outros poderes e tudo mais. Não há
comparação. De maneira alguma.
25
...A Quem
constituiu herdeiro de tudo, por Quem fez também (as eras ou) o mundo. O qual, sendo o resplendor (Ou
o irradiar, o brilho) da Sua glória, e a expressa imagem da Sua Pessoa, e
sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder, havendo feito por Si
mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-Se à destra da majestade nas
alturas.
Tudo
bem, isso é bom. O mesmo que falou nos profetas falou no Filho, F-i-l-h-o.
Agora, o que aconteceria se Ele decidisse e falasse em um redemoinho? O que
aconteceria se Ele viesse e falasse em uma Coluna de Fogo como Ele fez a Paulo?
Agora eu quero lhe fazer uma pergunta: Quem está fazendo a fala? Agora eu quero
lhe perguntar: Quem é o canal? Então apenas pense sobre isso. A Filiação não é
uma coisa tão terrível de se entender; nós só temos que deixar o nosso
pensamento acompanhar e tentar absorver o que a Escritura diz aqui.
26
Agora:
...Feito tanto mais excelente
do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual
dos anjos disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei? E outra vez: Eu Lhe
serei por Pai, e Ele Me será por Filho?
Agora você está falando bem aí acerca
de um relacionamento, e você sabe que os pais sobrepõem os filhos, e os filhos
saem do pais, e não vice-versa. Você não pode ter isso, você tem que ter isso
exatamente da maneira que aqui diz.
27
Agora,
vamos parar aqui e considerar cuidadosamente o versículo seis:
E outra vez, quando introduz (olhe em suas margens, Ele não “traz”, mas Ele
“introduz”.) no
mundo o primogênito, (isto é, que habitou no mundo) diz: E todos os anjos de Deus
O adorem.
Então
eu sugiro a você que esse versículo três seja a pré-encarnação. Que Deus falou
de uma forma pré-encarnada de carne e sangue. E Ele poderia realmente estar no
mundo, nos céus, ou em qualquer outro lugar. E aqui diz: “Ele O introduz”.
Então, isso poderia ser literalmente Melquisedeque? A resposta é: certamente.
Isso é o que o irmão Branham disse: “Isso
poderia dar lugar a Jesus, daria lugar”. Agora, aqui diz: “E Ele introduz”.
28
E
outra vez, quando introduz (Então Ele deve ter sido afastado.) no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de
Deus O adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos Seus anjos espíritos, e de
Seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono
subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino.
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu
com óleo de alegria mais do que a Teus companheiros. E: Tu, Senhor, no
princípio fundaste a terra, e os céus são obra de Tuas mãos. Eles perecerão,
mas Tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os
enrolarás, e serão mudados. Mas Tu és o mesmo, e os Teus anos não acabarão.
29
Agora,
o que ele está fazendo? Ele está dizendo a você bem aqui do curso completo da
história que será executado por causa de Deus no papel de Filho. Tudo que você
vê aqui na manifestação atual será mudado. Todos nós seremos mudados e não há
nada aqui que não será mudado. Tudo irá perecer, isto será, é perecível, nada
irá permanecer, exeto o próprio Deus com toda a Sua capacidade de fazer o que
Ele sempre fez, e Ele fará o que Ele sempre tinha feito da maneira que Ele o
tem feito. Temos que aprender sobre essas coisas.
...E a qual dos anjos disse
jamais: “Assenta-Te à Minha destra”?
E assim por diante. Você
não pode fazer isso.
30
Agora,
deixe-me ler de novo, porque eu li muito rápido domingo passado o “Perguntas e Respostas Sobre Gênesis” do
irmão Branham.
Agora, se Deus criou o
homem à Sua própria imagem e Sua própria semelhança, que tipo de homem Ele
criou? Um homem espírito. Agora, se você notar, depois que Ele tinha feito toda
a criação... Ele criou um homem espírito, encerrando a leitura disto agora, você
descobrirá que Deus deu ao homem o domínio sobre o gado, os peixes e tudo ao
homem. Mas em Sua criação ali, Ele fez o homem à Sua própria imagem para que
guiasse o gado, as bestas do campo, exatamente como o Espírito Santo guia o
crente hoje. Ele foi, em outras palavras, Adão foi o
primeiro homem na escala das criações de Deus... A primeira criação foi Deus
mesmo e de Deus saiu o Logos, o qual foi o Filho de Deus, e do Logos, o qual
era a Palavra, veio o homem. Oh, tenho um formoso quadro em minha mente agora,
se você puder fazer uma pequena viagem comigo. Creio que já tenho falado sobre
isto antes, mas quero trazê-los ao lugar onde vocês estejam certos de vê-lo.
Agora, vamos fazer uma pequena viagem e vamos voltar ao princípio por alguns
instantes. Agora, não pense no calor que está fazendo, mantenhamos nossas
mentes no que vamos falar e pensar. Vamos voltar a cem milhões de anos antes
que houvesse uma estrela, lua, ou coisa alguma no mundo. Agora, houve um tempo
quando não havia nada aqui, tudo era eternidade. E toda esta eternidade era
Deus, Ele estava ali no princípio.
31
Certo, bem aqui, não importa... bem, ponha aqui... vamos
por: “Lá estava Deus e isso é tudo o que havia”. [Lee Vayle escreve no quadro –
Ed.] Agora, é difícil de entender; você não consegue entender isso, mas é para
isso que nós estamos olhando. Nada a não ser Deus. Certo?
32
...Agora, aproximemo-nos
aqui à beira deste corrimão, olhemos e vejamos estas coisas acontecerem. Agora,
“Ninguém jamais viu o Pai”. Ninguém pode ver Deus na forma corporal, porque
Deus não está em forma corporal, Deus é um Espírito. Vê? “Ninguém viu o Pai,
mas o Filho unigênito O revelou”.
Agora
lembre-se disso; o unigênito O revelou. Isso está em João 1:18. Levou-O adiante
por Palavras, mostrando exatamente Quem Ele é. E lembre-se: “Ninguém pode
conhecer o Pai a não ser o Filho e a quem Ele revelar”. Mas a Bíblia também diz
que “ninguém pode saber nada sobre qualquer um fora o Espírito Santo, que é
Deus. Agora, você não tem simplesmente um jogo de palavras aqui, você tem o
fato de que quando você usa estas mesmas palavras, você está se referindo à
Divindade em Si e do único Deus, não quanto a três pessoas. Você está falando
de um e Ele está nos papéis e nos ofícios.
33
...Mas agora note, não
havia nada, somente espaço. Não havia luz, nem trevas, nada, simplesmente o
parecer era nada. Mas ali estava um grande Ser sobrenatural, Jeová Deus, o Qual
cobria todo espaço de todos os lugares o tempo todo. Ele era de eternidade a
eternidade, Ele é o princípio da criação. Este é Deus. (E isso está certo. Ele é o princípio de toda a coisa)
Não se podia
ver nada, nem ouvir nada, nem sequer o movimento de um átomo no ar, nada...
(nada em parte alguma), todavia Deus estava lá. Este era Deus. (Agora observe em
alguns minutos) Ninguém jamais viu Este, Este é o Pai. Este é Deus, o Pai. Agora
observe. Então após um tempo eu começo a ver uma pequena e sagrada Luz
começando a se formar, como um pequeno Halo ou algo, você somente poderia ver
isto pelos olhos espirituais...
34
E
a minha pergunta é: se não há nada aí para fazer isso, o que é isso? É feito de
Deus. Não me importa o que aconteça a isso, porque isso é tudo o que há e não
há nada que foi criado. Então, seja o que for que houvesse, seja o que for que
pudesse ser visto com os olhos espirituais – isso tem que ser Deus. “No
princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus”.
Puro e simples. Vê? E quando você forma uma imagem de algo, meu irmão e minha
irmã, tudo que você faz, se você não pode ver a coisa real e você tem uma
imagem, então você sabe tão bem quanto você alguma vez saberá sobre essa coisa
de acordo com a aparência, quando isso começa a falar e agir. Então você sabe
mais sobre isso quanto a natureza e o caráter e aquelas outras coisas. Sendo
assim, estamos olhando para algo muito peculiar aqui.
35
...Ver uma pequena e
sagrada Luz começando a se formar, como um pequeno Halo ou algo, você somente
poderia ver isto pelos olhos espirituais... (Porque veja, você não
pode ver o espírito. Mas se você tivesse entendimento, isso que foi dito a
você, você poderia então dizer: “É para isso que eu estou olhando”. Você está
olhando com etendimento; não olhando pelos sentidos, mas olhando com
entendimento.) Mas
enquanto estamos olhando, toda a igreja agora. Estamos parados juntos
a um enorme corrimão, observando o que Deus está fazendo. (Prestando
atenção no que Deus está fazendo. E nós entraremos logo nesta questão, e você
verá como Ele traz isso) E não há ninguém que tenha visto a Deus, e a próxima
coisa que começamos a ver, olhando pelos olhos sobrenaturais, é uma pequena e
branca Luz formando-se ali. O que é isto? Isto foi chamado pelos leitores da
Bíblia de “Logos” ou “o ungido”, ou “a unção”, como eu ia dizendo, a
parte de Deus que começou a Se desenvolver em algo para que os seres humanos
pudessem ter algum tipo de ideia do que Isto era.
36
Agora,
isso é exatamente como o pensamento de que antes que houvesse um peixe para
nadar na água... tinha que haver uma barbatana para nadar, tinha que haver água
para nadar. E assim, portanto, nós estamos olhando para isso, de Deus
colocando-Se disponível para que quando Sua criação surge eles sejam capazes de
reconhecer e ter comunhão e comunicação. Tudo isso está se alinhando.
Em
outras palavras “Eu saí de Deus”. Eu li em Hebreus aqui “Que sendo o resplendor
da Sua glória, a expressa imagem da Sua Pessoa, e sustentando todas as coisas
pela Palavra do Seu poder”, isso é o que Ele era. E aqui diz: “Depois Ele Se
fez carne”. Aquele mesmo, literalmente, Se transformou, ou Se transfigurou em
carne e purgou os nossos pecados. Então o que você está vendo aqui, é a mesma
coisa quanto ao seu olhar para João. “No princípio era a Palavra, e a Palavra
estava com Deus, e a Palavra era Deus. E a Palavra Se fez carne, e habitou
entre nós”.
38
Agora, Deus mesmo deu à luz a este Filho
O qual era antes mesmo que houvesse um átomo... Então
Jesus disse: “Glorifica-Me, Pai, com a glória que Nós tínhamos antes da
fundação do mundo”.
Na verdade Jesus disse:
“Glorifica-Me, Contigo mesmo”. Então você pode dizer o que quiser; você pode
ser um trinitário e dizer: “Da grande fonte saiu o Filho”, isso não é
Escritura, há um só Deus. E vê o que o fim é? Agora, o final conta o começo
[“Amém”] e o começo conta o final, ambos precisam ficar alinhados. Agora, aí
está exatamente o que o irmão Branham disse: “Aí está o Cordeiro”. Aí está o que saiu. Todo o resto veio em sua
ordem. Nós viemos em nossa própria ordem particular e todos nós acabaremos no
mesmo lugar, da mesma maneira. Vê? Desta vez Deus é tudo em todos, e toda a
manifestação plena do que estava em Deus e do que Deus exigia de Si mesmo, e
para nós, está tudo no estado glorificado bem aí. Isso deixa Deus de volta ao
princípio. Vê? Com o quadro completamente feito.
39
Agora João 1 disse: “No
princípio era a Palavra”. E primeiro... “A Palavra era Deus. E a Palavra se fez
carne e habitou entre nós”. Deus Se desvelando a um ser humano.
Deus
Se desvelando. Agora, como é que Deus Se desvela? Ele faz um véu ou uma máscara
e Ele Se esconde na mesma, que por sua vez O revela pois não há nada escondido,
a não ser para o resultado expresso de ser revelado. Assim, portanto, quando os
Selos foram ocultos eles deveriam ser revelados. Se os Trovões estão
escondidos, eles devem ser revelados. Não há outra escolha.
40
Agora, lá atrás, então, quando este
pequeno Halo vem. Agora, nós não podemos ver nada ainda, mas apenas pelos olhos
sobrenaturais vemos um Halo parado ali. Agora, esse é o Filho de Deus, o Logos.
Agora, posso vê-Lo brincando como uma pequena criança, diante da porta do Pai,
com toda a Eternidade. Vê? E agora, então, em Seu imaginário criativo
Ele começa a pensar no que as coisas seriam, e eu posso ouvi-Lo dizer: “Haja
luz”.
Depois
ele descreve como Ele está escrevendo a Bíblia nos céus, nas estrelas e assim
por diante. Agora ele fala sobre a terra sendo resfriada e a terra sendo
drenada e a vegetação e coisas chegando.
41
Então
ele disse, na página dezoito, parágrafo 43:
Fez
todas as coisas juntas... Fez todas as outras coisas, toda vida animal, as
aves, as abelhas, os macacos, e o que quer que fosse, colocou-os todos sobre a
terra. Então faz esta pergunta: “Façamos o homem à Nossa imagem”. (Não era uma pergunta,
era uma afirmação. “Façamos o homem à Nossa imagem”.) Agora, se um
homem fosse feito algo como aquela pequena Luz sagrada ali, ou algo assim, não
poderia ser visto, (que é um Ser espiritual). (Permitindo agora você
saber o que está aí – um Ser sobrenatural) Ele manifestou-Se e revelou-Se a Si mesmo um pouquinho
mais, e fez uma trindade de Si mesmo pelo Pai, Filho e Espírito Santo.
42
Agora,
essa não é uma palavra muito boa aí, deveria ser um tri-unidade, porque você
está entrando no pensamento de uma trindade. O irmão Branham não era um
trinitário. Era uma trindade de ofícios e Deus sendo uma tri-unidade expressando-Se
daquelas três maneiras, naquelas três principais formas, dentro dessas três
principais formas. Há muitos outros atributos de expressão subdominante ao
dominante. Como por exemplo, a aplicação dominante do papel como Filho tem o
subdominante de Juiz, mas a esta hora você não consegue encontrar um papel mais
dominante sendo manifestado a nós do que o papel do Juiz, que vem sob o Filho.
Tudo bem.
43
...E aqui estava Deus,
desvelando-Se ao dizer: “Façamos o homem”, o qual era o Seu filho, um renovo Dele,
“o homem à Nossa própria imagem”, e ele era um ser sobrenatural. “E tenha
domínio sobre o gado do campo, e assim por diante”. (Então o que você tem
agora, você tem o homem, você tem a vinda do Logos, você vem chegando.) Agora, o homem
guiava o gado exatamente como o Espírito Santo guia o verdadeiro crente...
E
assim por diante.
44
Agora,
vamos até aqui e ler em Apocalipse 1:5.
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito (o primogênito entre os mortos. O primogênito), dentre os mortos e o
príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em Seu Sangue nos lavou dos
nossos pecados.
45
Certo,
agora você irá notar ali em... apenas segure essa pequena página bem aí e volte
a Hebreus 1:3 novamente:
O qual, sendo o resplendor, (ou o irradiar da Sua glória. Essa é
uma declaração completa de todos os atributos.) e a expressa imagem da Sua Pessoa.
Como
você pudesse tomar um molde de cortar, como se estivesse indo gravar alguma
coisa e simplesmente o grava exatamente como uma ferramenta de gravação e seja
o que for que sair é aquela réplica perfeita. Vê? Agora, uma imagem não é a
coisa real. Então o que você está olhando... você não está olhando para Jesus
como se Ele fosse Deus, ou o Logos, o Filho de Deus, no sentido de que Ele é
Deus como Filho, de modo que temos Deus o Pai, e agora temos Deus o Filho, e
agora temos o Espírito Santo – aqui não diz isso. Ele é o Filho de Deus. Deus
começando a Se materializar, não pelo sexo, mas por expressar a Si mesmo.
46
E
aqui diz: Sustentando
todas as coisas pela Palavra do Seu poder, (Depois aqui diz) havendo
feito por Si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-Se à destra da
majestade nas alturas.
Agora
veja isto aqui. [Apocalipse 1:5]
E
da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, (Isto é o mártir) o primogênito (o primeiro Filho) dentre os mortos (que é as primícias. Vê? Porque esse é o primeiro que
realmente voltou dos mortos tendo morrido. Agora, você quer ter certeza de que
você está recebendo a pessoa certa.) ...o príncipe dos reis da terra.
47
Isso
é o que Ele é, o Príncipe, lá está Ele aqui em cima no trono. E o que é um
príncipe? Ele é um filho de um rei. Ele não é o rei. Ele é o Rei quando o Rei
estiver Nele na encarnação, Jesus, quando aquele Espírito que está em nosso
meio Se torna encarnado para nós, nós O coroaremos Rei dos reis e Senhor dos
senhores. Mas você percebe que você tem um outro título aqui. Ele é o Príncipe
dos reis da terra. Então agora isso está tudo aqui embaixo, é a terra. Então o
que está acima? Deus. Você está mostrando a sua forma de estratos, o seu
elenco, o seu elenco social nessa área.
48
Àquele
que nos amou, e em Seu Sangue nos lavou dos nossos pecados.
Então você está vendo aí
que Este é um outro tipo de Deus gerando, de um processo real. Então o que eu
estou tentando fazer as suas mentes entenderem e a minha mente entender é isto:
de que Deus tem várias maneiras de usar os Seus vários papéis de diversas
formas. Ele pode viver em um profeta, Ele poderia levantar um homem, Ele
poderia estar em uma nuvem, Ele poderia estar em um vento, Ele poderia estar em
várias coisas, Deus poderia estar. E Ele está Se manifestando como o Pai, o
grande Progenitor. E observe, no princípio da geração estava engendrando a Si
mesmo, por assim dizer, porque o Logos saiu Dele. Este é o Filho de Deus.
Depois você observa lá adiante que Ele nasceu de uma virgem e Ele é gerado por
Deus no reino do físico, o espermatozoide e o óvulo. Depois você observa que
Ele é gerado novamente dentre os mortos.
49
Agora,
vamos olhar para este quadro em particular para que possamos ter em mente, e
vamos voltar a Efésios, naquele primeiro capítulo que estamos lendo, e aqui diz
nos versículos 19-22:
E
qual a sobreexcelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a
operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-O
dentre os mortos, e pondo-O à Sua direita nos céus. Acima de todo o principado,
e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste
século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés, e sobre
todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja.
50
Agora,
com o que eu penso, quero levar isso até Colossenses e você verá aqui agora, no
versículo 15 de Colossenses 1:
O Qual é a imagem do Deus
invisível, (Isso é Hebreus 1:3), o primogênito de toda a criação.
Isso mesmo. Ele é o
princípio de toda a criação, especialmente no campo do verdadeiro sentido e do
verdadeiro Zoe, que inclui até mesmo
toda a vida, mas por uma (...?...) “bios”
está separado disso. É claro que isso tem mais plantas e assim por diante.
51
Porque
Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as
coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. E Ele é a cabeça da igreja...
E
assim por diante. Então, o que estamos vendo aqui é o fato de que por causa de
Sua jornada particular no mundo, Este que começou de Deus é literalmente o
Filho de Deus, e Deus conduz a Sua jornada até o ponto da obediência por meio
da Palavra do Senhor, e Aquele que Se torna uma Primícia, Se torna agora
exaltado ao ponto em que a Escritura diz: “Todo joelho se dobrará e toda língua
confessará que Ele é Cristo, para glória de Deus Pai”. E tudo que tem o poder
de fazer o joelho se dobrar e toda língua confessar é um objeto de adoração, e
assim, portanto, Ele é chamado de Deus – mas Ele não é Deus por Si mesmo,
porque só há um Deus. Ele por Si mesmo não é porque “Não terás outros deuses
diante de Mim”. E lembre-se, cada coisa que Deus faz para trazer isso à
liderança da adoração, Deus o faz por causa do preço que foi pago por meio de
Jesus. Agora nós olhamos para o homem, o corpo, nós olhamos para o Deus Nele ao
mesmo tempo.
52
Então
agora nós vemos que o Filho, que Se tornou um filho... que é um Filho lá atrás
no princípio, que Se tornou um Filho em forma humana era preexistente ao Jesus,
o Jesus do d.C., do um aos trinta e quatro anos. Exatamente como Ele disse em
João 17:5. Agora vamos dar uma olhada nisso e crer no que Ele disse.
E agora glorifica-Me Tu, ó
Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que Eu tinha Contigo antes que o
mundo existisse.
“Glorifica-Me
Contigo mesmo”. Agora, como eu já mencionei antes, quando você estava olhando
para o que saiu, não havia nada lá antes. Não havia nada criado. Assim,
portanto, o que Se manifestou foi uma parte de Deus, ou Deus vindo à
manifestação como Deus desejava assim ser, o qual Ele fez. Agora então, o que
isso significa realmente? Isso significaria uma teofania, que em si mesma seria
eterna, porque é verdadeiramente Deus de uma forma como Deus assim deseja,
porque Deus pode fazer o que quiser Consigo mesmo, para Si mesmo, e por Si
mesmo, porque todas as coisas são por Ele, e Dele e para Ele, e a Ele, e Ele
faz isso o tempo todo.
53
Deste
modo, o que nós estamos olhando então é para esta forma teofânica, da qual o
irmão Branham fala, que você e eu contornamos, que é literalmente a glória que
o irmão Branham viu quando ele foi até a cortina... do outro lado da cortina e
ele disse: “Eu
nunca mais serei o mesmo novamente”.
E não foram os milagres que mudaram William Branham. Não foi o ressuscitar dos
mortos. Não foi a visão, as outras visões – foi aquela visão lá que o mudou,
porque ele viu o que Cristo falou e ele disse: “Oh, não perca isso”. [“Amém”] Porque ele viu e compreendeu o que
Jesus disse e Paulo viu e João viu e compreendeu que esta glória, esta forma
teofânica para a qual eles irão, e aquilo que nos apanha é de tal dimensão que
não há nenhuma maneira que uma pessoa possa expressá-la. [“Amém”] Mostrando
mais uma vez a ligação irrevogável que temos com Deus como filhos de Deus.
[“Amém”] Há algo aqui que está muito além da mente que o irmão Branham não
conseguia trazer até nós.
54
Tudo
bem, agora, com isso observe que aqui diz: “Que Deus criou todas as coisas”, no
livro de Isaías capítulo 40. Agora, há muitos outros lugares onde ele disse
isso, mas nós vamos ao 40, porque é bem mais fácil, e sabe, aí ele nos diz...
vamos para o 25 até o 28.
A
quem, pois, Me fareis semelhante, para que Eu lhe seja igual? Diz o Santo. Levantai
ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz
sair o exército delas segundo o seu número; Ele as chama a todas pelos seus
nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder,
nenhuma delas faltará. Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu
caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da
terra, nem Se cansa nem Se fatiga? É inescrutável o Seu entendimento.
55
Então
aqui diz a você que Deus criou o céu e a terra exatamente como Genesis. E qual
é a resposta depois? Porque aqui diz em Colossenses 1:15-17 que Deus criou
todas as coisas por Cristo Jesus, e em Efésios 3:9 faz de Jesus criador. E a
resposta, é claro, é a resposta que nós damos a você, porque Ele é o mesmo
ontem, hoje e eternamente, e em qualquer momento que você encontrar um meio de
poder colocar o dedo sobre qualquer coisa que Deus fez, você sabe que Deus
sempre faz isso dessa maneira; não há mudança alguma e a Bíblia claramente nos
diz: “que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo mesmo”. Assim,
portanto, tudo o que Deus alguma vez fez e fará, será em Cristo.
56
Agora,
você pode dizer o que quiser sobre isso, e ainda assim podemos destruir sua
teologia. Eu poderia até estar errado no que eu estou dizendo, mas não há
maneira alguma de eu poder estar errado, caso contrário, alguém mentiu.
[“Amém”] Deus mudou ao fazer as coisas. [“Amém”] Veja, Deus não mudou. Deus
sempre usa algo ou alguém. Por quê? Porque isso é em referência a alguém ou
alguma coisa que Ele está trabalhando. [“Amém”] Deus não precisa se preocupar
Consigo mesmo... [Fim do lado um – Ed.]
57
(...)
Assim, portanto, Deus estava em Cristo. Agora observe:
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com
Deus, e a Palavra era Deus.
E isso
é absolutamente verdadeiro – isso é o que era. É aí que você começa a entender,
Deus Se equiparando com a Palavra e o irmão Branham sempre dizendo: “E Deus é a
Palavra”. Há uma verdadeira
comparação a isso e nós precisamos deixar nossas mentes serem saturadas com
essa compreensão, porque essa é a verdade.
58
Agora,
observe agora hoje, olhe para isso, o versículo 18.
Ninguém jamais viu a Deus a
qualquer momento; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse O declarou.
O que
aconteceria se Ele saísse do seio? Jesus não está no seio, por si só, o que
andou na estrada para a Galiléia, desceu até Samaria – Ele não está no seio,
Ele está assentado no trono neste momento. Ele tomou o Livro da mão do Pai,
subiu ao trono, e o Pai desceu até aqui.
59
Agora,
onde está o Pai então? Onde está Deus? Ele está aqui embaixo na Coluna de Fogo.
[“Amém”] Agora, aqui diz algo sobre o Unigênito. Agora, o Unigênito é o
Unigênito de acordo com Hebreus, o qual vimos que era o Logos saindo. O mesmo
que Se fez carne, que assumiu um corpo de carne. Como o irmão Branham disse: “Aquele Jesus
voltou a uma Coluna de Fogo”. E Jesus estava falando agora em termos
de Jeová – retornou a uma Coluna de Fogo.
60
Tudo
bem. Agora observe, o Filho Unigênito de João 1. Agora Ele é o Unigênito em
João 1:14. Vê? Ele é o Unigênito em Apocalipse 1:5. O tempo todo estamos usando
a palavra “gerado” porque Deus está fazendo um movimento que é diferente dos
outros movimentos. [“Sim”] Vê? Mas é a mesma Pessoa no papel e o que é exigido.
61
Agora,
o que aconteceu no dia de pentecostes? Jesus voltou como o Filho de Deus na
forma do Espírito Santo que Ele era, porque esse é o Filho de Deus. Você não
está lidando com a materialidade humana, meu irmão e minha irmã, você está
lidando com uma visão bem espiritual aqui; e o que era um Halo, de acordo com o
irmão Branham, agora tornou-Se uma Coluna de Fogo e começa a Se dividir no dia
de pentecostes e isso era o Filho de Deus. E Ele voltou como uma Coluna de Fogo
e cegou Paulo e esse era o Filho de Deus. E Ele voltou aqui e a Coluna de Fogo,
embora não... Ele não é o Filho do homem, é o Filho de Deus, a Coluna de Fogo é
– Ele voltou aqui como o Filho de Deus ungindo o irmão Branham para ser aquele
a trazer o ministério do Filho do homem. Como disse o irmão Branham: “Apenas pense,
Deus nos deu novamente o dom do Seu Filho na forma do Espírito Santo”. E Ele pode dar a você outra vez, e
outra vez, e outra vez, e outra vez, e quantas vezes Ele quiser. E não existe
um Pai e um Filho, e um Espírito Santo como se houvessem três deuses e uma
grande fonte saindo. Você tem que entender exatamente o que o quadro mostra aí
em cima porque esse é o Omega. O Alfa tem que ser o Omega.
62
Então,
o que dizer de hoje? Nós vemos hoje, vê? Agora, vamos dar uma olhada e falar
sobre o Logos, porque é para isso que estamos olhando. Agora, no grego o
“Logos” vem de uma palavra, uma palavra raiz, que tem quatro significados distintos
para ela que realmente se revela quando usamos a palavra Logos. Colocar,
c-o-l-o-c-a-r, que significa como colocar na frente de você, espalhá-lo. Então
nós espalhamos tudo.
63
“No
princípio era a Palavra, o Logos”. No princípio nós sabemos que alguma coisa
tinha que estar em uma posição particular, com particular compreensão e
particular capacidade, e então haveria um movimento. Então tudo é exposto.
Existe uma exposição. Depois há uma escolha – categorização. Depois há uma
reunião; depois há um levantamento. Bem, isso é o que Deus fez. [O irmão Vayle
escreve no quadro – Trad.] Ele Se expôs, Se mostrou por toda parte, todos os
Seus pensamentos, todos os Seus grandes pensamentos, depois Ele escolheu todos
eles e os categorizou; depois Ele reuniu todos aqueles que Ele queria, então
Ele os levantou e começou a trabalhar. Bem, há um quadro perfeito. Vê? Assim,
portanto, temos algo acontecendo por Algo, pelo Indivíduo.
64
Assim,
portanto, reunir ou juntar as palavras é o que “Logos” significa. E eu digo
isso, ou para meditar, planejar e realizar, todos começando com Deus mesmo e
assim terminando com o próprio Deus. Aí está, é para isso que você está
olhando. É a mesma palavra hebraica “memra”,
onde os judeus falavam de Deus manifestando-Se e equiparando Deus à Sua Palavra
como em Provérbios 8:1-36.
Não
clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? No cume
das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta. Do lado
das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está
gritando: A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos
homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de
coração. Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para
a eqüidade. Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam
a impiedade. São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma
coisa tortuosa nem pervertida. (Agora, esta é a
sabedoria, o louvor da sabedoria. E lembre-se de que Jesus era O Sábio.) Todas elas são retas para
aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento. Aceitai a
minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino
escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se
deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e
acho o conhecimento dos conselhos. O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e
a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Meu é o conselho e a
verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. Por mim
reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e
nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me
buscarem, me acharão. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis
e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os
meus ganhos mais do que a prata escolhida. Faço andar pelo caminho da justiça,
no meio das veredas do juízo. Para que faça herdar bens permanentes aos que me
amam, e eu encha os seus tesouros. O Senhor me possuiu no princípio de seus
caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida,
desde o princípio, antes do começo da terra. (Aí está você, o mesmo Logos, Memra, a mesma coisa.) Quando ainda não havia
abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes
que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda
ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a
face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do
abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o
seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e
era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em
todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com
os filhos dos homens. (Vê? Você tem outra vez o quadro
absoluto do irmão Branham e do Logos aí. Vê?) Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque
bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e
sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando
às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o
que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar
contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. (E assim por diante.
Provérbios 9:1-2) A sabedoria já edificou a sua
casa, já lavrou as suas sete colunas. Já abateu os seus animais...
65
E
por aí vai. É por isso que os próprios israelitas equiparavam em sua teologia
Deus e a Palavra. E o irmão Branham, um profeta desta hora, que eu acho parecido
com Moisés, semelhante a Paulo, um grande profeta, literalmente comparava Deus
e a Palavra. Ele disse: “Quem é o Juiz?” Ele disse: “Cristo é o
Juiz”. O que Ele é? “Ele é a Palavra”. Você não pode se desviar do
que estamos olhando. Vê?
66
Agora,
Logos é quando Deus, que vai agora... Logos, nós estamos falando sobre isso.
Quando Deus que deseja agora começar a manifestar no que Ele mesmo é e todos os
Seus atributos inerentes, e habilidades, e a sabedoria dentro de Si mesmo...
pode significar... e Ele organiza isso – isso se torna Logos. Deixe-me ler isso
novamente. O que é Logos? É quando Deus que deseja agora começar a manifestar
no que Ele mesmo é e todos os Seus atributos inerentes e habilidades, e a
sabedoria dentro de Si mesmo, pode significar – e Ele organiza isso –
isso se torna Logos.
67
Deus
colocando tudo isso junto. Deus vindo à manifestação. Deus Se movendo de
qualquer maneira que Ele queira Se mover, é para isso que você está olhando e
isso é Deus; não é um segundo deus, ou um terceiro deus. Isso se torna Logos,
que é a Palavra e a Palavra é equiparada a Deus. O irmão Branham comparou. E a
Palavra expressa Deus e Deus expressa a Palavra. Como o irmão Branham disse, a parte de
Deus que começa a se desenvolver e desenvolveu-se em carne
eventualmente. Veja, Deus teve que fazer isso porque em todo o Seu plano de
redenção – o qual Ele era o grande Redentor – Ele teve que... o homem precisou
cair e a natureza e todas as coisas caírem, então Deus opera tudo isso de volta
e Deus é muito bom nisso. O criador e desenvolvedor do plano, então Ele teria
que ser Aquele que o faria.
68
Antes
que houvesse uma partícula de poeira estelar Deus começa a formar-Se para esse
fim. E o que saiu foi aquela unção de Cristo e Deus estava em Cristo dando
expressão a Si mesmo e, eventualmente, tudo o que Ele seria a Si próprio. É
isso mesmo, tem que ser, porque era assim.
69
Agora,
como eu vejo isto segundo o meu entendimento de cronologia, neste ponto Deus
mesmo dá à luz. Isso é o que o irmão Branham disse: “Deus mesmo dá à luz”. Nós temos estabelecido a Paternidade de Deus.
Naquele tempo, quando Deus... ele disse: “Deus mesmo dá à luz – quando Deus
começa a trazer coisas em evidência e em movimento. Em outras palavras,
deixando o mar pronto para o peixe com a barbatana. Aprontando tudo para que o
homem, ao entrar no que é o berço na terra, no Jardim do Éden, para que o homem
então estivesse... tivesse tudo disponível como Deus queria. Não havia nada que
não estivesse em conformidade. E Deus começa... Deus começou a Se mover nesse
momento e quando Deus começou a Se mover naquele momento, isso evidentemente
estabeleceu a Paternidade porque o Filho foi produzido. Antes que fosse
potencial, isso se torna literal. E observe que no princípio Ele estabelece a
Sua Paternidade em muitos aspectos, e é a mesma coisa que Ele tem feito comigo
e com você.
70
Olhe,
ao dar à luz a Cristo nos ajuda a virmos ao nascimento pelo Sangue, pelo
Espírito Santo. Trazendo-O dos mortos, nos traz à luz desde a terra. Voltando
como o Espírito Santo para gerar novamente, absolutamente garante que sejamos
transformados para a Ressurreição, ou se não morrermos seremos transformados.
Vê? A Paternidade de Deus é estabelecida. Nós estabelecemos a Paternidade de
Deus e agora o que se segue deve ser o papel de Deus no Filho. Deus estava em
Cristo, Ele tem que estar lá, reconciliando o mundo Consigo mesmo. Ele é o
mesmo ontem, hoje e eternamente. Portanto não importa qual forma, ainda é
sempre Deus em Cristo. Tem que ser assim. Isso pode estar além do nosso
entendimento, mas é dessa maneira que a Bíblia ensina.
71
Então
aqui vemos Deus em Sua Palavra na criação, falada, escrita, obedecida,
executada, manifestada – que é a Filiação. Isso é o que é. Vê? Onde quer que
você vê isso, você vê a Filiação. Esse é o meu entendimento.
Você diz: “Bem, só um minuto”. Eu digo: “Não. ‘Só um minuto’ você. A Bíblia diz
que Deus criou todas as coisas por Cristo Jesus”. Aí está bem aí, e eu fui
através das Escrituras e mostrei a você que cada vez que a Palavra foi trazida
à manifestação, à obediência, correção, ou seja o que fosse, era sempre sob a
forma de alguém cumprindo essa Palavra. Então se Deus deu a Palavra, Quem irá
cumprir a Palavra? O Filho cumprirá. Mas como será cumprida? Deus no Filho.
[“Sim”] Deus em Cristo a cada momento. Então isso mostra a você que a Filiação
é o maior fator na Divindade, nos papéis, [“Amém”] porque você vê a Deus por
todo o caminho. Muitos filhos, muitos filhos à glória e isso não poderia vir de
qualquer outra forma que não fosse através do Filho. Então ao vermos Deus na
Filiação, no meu entendimento, é a coisa mais importante em toda a Bíblia. Eu
poderia estar errado, mas eu de certo modo duvido disso. Vê?
72
Agora,
finalmente Ele desce até a carne na manifestação. Depois vem a redenção pelo
Sangue. Depois o Espírito volta como Filho de Deus para ungir os Seus filhos.
Ele Se move durante toda a Filiação pelo Espírito, para edificar Sua igreja,
que é a Noiva. Tudo é através da Filiação, de nenhuma outra maneira. Depois vem
novamente na Aparição para assumir a Liderança e prová-la ao trazer o mesmo
ministério novamente para os gentios. Deus nos dando o dom de Seu Filho na
forma do Espírito Santo, lá em uma Coluna de Fogo. [“Sim”] É o Espírito Santo.
O Filho de Deus segundo o Espírito da Ressurreição. Qual é o Espírito da
Ressurreição? O Espírito Santo, a Filiação. O que Ele está fazendo? Trazendo o Filho do homem. William
Branham não é o Filho do homem. A Coluna de Fogo não é o Filho do homem. O que
é? Está na forma do Espírito Santo. E o que Ele está fazendo? Operando através
de um homem.
73
Então
o irmão Branham disse: “Deus com uma pele nisso”. Então agora nós
temos a Filiação em William Branham, quando a Coluna de Fogo está nele. Quem
vai dizer que não é verdade? Porque isso é verdade. Bem, você diz “Eu tenho
três deuses”. Você tem um só Deus. Isso ainda é um mistério. Eu não tenho a
pretensão de ter todas as respostas. Vou lhe dizer uma coisa, eu tenho uma boa
quantia de respostas – com certeza não são três deuses, nem tampouco dois
deles. Há um, e eles são papéis e nós podemos ver mais e mais de como essa
coisa é literalmente Deus, totalmente.
74
O
próximo passo é ressuscitar os mortos e a Ressurreição. Isso é o que Jesus irá
fazer. Tem de ser Deus o tempo todo, porque só Deus ressuscita os mortos.
Agora, o irmão Branham nos trouxe algumas Escrituras aqui, ele trouxe isso aqui
no livro de Filipenses. Agora, vamos somente dar uma olhada na mesma coisa de
um profeta de Deus, vindicado por Deus, e se ele não foi vindicado eu tampouco
creio que alguém mais fosse. Na verdade eu li sobre isso, eu li um pouco sobre
Paulo e eu não vejo que Paulo tivesse em lugar algum a mesma vindicação que o
irmão Branham tinha. Não senhor. Se Paulo tivesse o
ministério que ele tinha, e as pessoas escrevessem naqueles dias, não pense nem
por um minuto que não haveria um monte de registros.
75
Agora,
ele diz aqui começando no versículo 5 de Filipenses 2:
De
sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que,
sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas
esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos
homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente
até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou soberanamente, e
Lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre
todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a
língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, (“O Senhor desceu do céu, disse o Senhor ao meu
Senhor”.) para
glória de Deus Pai.
76
Certo,
o irmão Branham disse: “Isso aqui era Deus mudando Sua máscara”. Tudo bem, “Deus estava em Cristo e então muda Sua máscara”. Todo mundo vai dizer: “Ele está falando de Jesus
Cristo a segunda pessoa”. Isso não é verdade, porque se Deus estava em Cristo
reconciliando o mundo Consigo, então, meu irmão e minha irmã, essa é a chave e
isso não pode mudar. Deus deve estar em Cristo. Deus deve estar na unção. Deus
deve estar no que saiu de Deus e só isso satisfaria a Deus.
77
É
é exatamente por isso que Ele tomaria as Suas próprias criações e habitaria
nelas, entraria em um homem que Ele fez chamado Melquisedeque. Esteja
absolutamente certo de que Ele criou o óvulo com o espermatozóide, colocando
Sua própria vida lá dentro para dá-lo à luz no ventre de Maria, e que Deus
estava naquela unção que de alguma maneira saiu. E lembre-se, Deus retratado
por Ezequiel, havia quatro querubins e rodas dentro de rodas, eles foram nessa
direção e naquela direção, sempre em movimento, sempre em movimento, sempre em
movimento, com rosto de... era o rosto... havia o leão, e havia o boi, e havia a
águia, e havia o homem.
78
A
mesma coisa hoje mesmo. Deus Se movendo pelo Seu Espírito. Um Deus movendo-Se
através de um Espírito. Deus Se manifestando como Ele quer Se manifestar. E
Deus não teria nada a ver com você e eu, como Seus filhos, exceto que tenhamos
a semente que vem do Espírito, porque Deus é Espírito, em nossas almas,
[“Amém”] tornando filhos. Então, nós estamos apenas olhando para o nosso quadro
aqui. Agora ele disse: “Isso é Deus”.
O que certamente é Deus.
79
Agora
veja isso. Deus mudando Sua máscara. Agora, a essencialidade de Deus nunca muda
de modo algum. E aqui está o que o irmão Branham olhou quando ele olhou para a
palavra “morphe”, e ele chamou “en morfe”. Agora, ele recebeu isso da
mesma Bíblia da qual eu estou lendo. Agora, vamos olhar para o grego real e
saber mais sobre isso. Morphe denota
a forma especial ou característica ou a funcionalidade de uma pessoa ou coisa.
Ela é usada com um significado particular no Novo Testamento somente à Cristo,
em Filipenses 2:6-7. Em três lugares somente. Um em Marcos, mas estes dois aqui
é com respeito a Jesus. E ele disse: “Jesus
apareceu em outra forma”. E Ele apareceu em uma outra forma, que foi a
certa – foi a forma glorificada. Agora Ele aparece em uma forma – e Deus estava
em Cristo. Que vida estava naquele óvulo? Se você acha que é qualquer outra
vida além da vida de Deus você tem alguns pensamentos loucos em sua cabeça.
80
Tudo
bem, nas frases “Sendo na forma de Deus, e tomando a forma de servo”. Agora,
tomando a forma de Deus, afastou-Se disso, e tomou a forma de servo. Uma
excelente definição da palavra é o de “doador”. Morphe é, portanto, adequadamente a natureza ou a essência, não no
abstrato, mas como realmente subsistindo no indivíduo e retido enquanto o
próprio indivíduo existe. Por quanto tempo Cristo existe? Assim, na passagem
diante de nós, “morphe theo” é na
verdade a natureza divina, e inseparavelmente subsistindo na pessoa de Cristo.
Pois a interpretação da forma de Deus é suficiente para dizer isso, um; isso
inclui toda a natureza e essência da Deidade, e é inseparável deles desde que
eles não poderiam ter nenhuma existência real sem isso, e que isso não inclui em
si nada de acidental ou separável, tal como um modo particular de manifestação,
ou condições de glória e majestade e assim por diante. O verdadeiro significado
de morphe que é a expressão “forma de
Deus”, é confirmada pela sua recorrência e a frase correspondente “forma de
servo”. É universalmente admitido que as duas frases são diretamente
antitéticas e que a forma deve, portanto, ter o mesmo sentido em ambos. A
definição acima se aplica ao seu uso em Marcos 16:12, onde o Senhor apareceu em
outra forma.
81
Então
o que ele está dizendo aqui é isso, que se você pudesse contemplar o que o
irmão Branham estava nos dizendo, você saberia que é Deus, você perceberia.
Assim como a Coluna de Fogo, Paulo disse: “Senhor”, ele reconheceu. Você como
Moisés, haveria um reconhecimento. Você não poderia evitar a não ser de saber.
Agora então, Ele tinha uma forma de um homem, você não poderia evitar, a não
ser saber disso, que era um homem. [“Amém”] Mas a forma de homem traiu o que
estava Nele, porque eles não sabiam que Deus estava Nele. E eles não dariam
crédito a William Branham. Eles falarão tudo sobre o que eles quiserem sobre
Deus em Moisés, e Deus aqui, e Deus ali, isso está bem; mas quando um profeta
vindicado entra em cena, o que eles fizeram? Eles viraram as costas e (...?...)
seus narizes. Eles blasfemaram. [“Sim”. “Isso mesmo”]
82
Vê?
Intrinsecamente havia uma forma de um homem, havia a forma de Deus. O irmão
Branham explica: “Pelos
olhos espirituais você poderia ver isso, isso é o que você poderia ver, se você
pudesse ver”. E Ele estava lá
naquele princípio, naquele irradiar, naquele esplendor, e Ele deixou isso de
lado. E o mesmo Deus veio através do espermatozóide e do óvulo e habitou em um
corpo no rio Jordão e nunca o deixou até o Jardim do Getsêmani. Mas lembre-se
que a vida ainda era de Deus. [“Amém”] Vê? Você não pode separar isso. E então
observe o que diz aqui: “Ele Se humilhou. Ele Se derramou”. Bem, Ele Se
derramou, Ele Se esvaziou, o kenosis.
Lembre-se que Jesus disse: “Eu poderia chamar doze legiões de anjos se Eu
quisesse agora”. Mas Ele disse: “Eu não vou fazer isso”. Ele Se esvaziou. Ao
longo de todas as Escrituras Ele Se esvaziou.
83
Vamos
apenas tomar algo em João, o esvaziamento em 5:31.
Se Eu der testemunho de Mim
mesmo, o Meu testemunho não é verdadeiro.
Em
João 7:17, alguns destes podem não fazer
muito sentido a você.
Se
alguém quiser fazer a vontade Dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de
Deus, ou se Eu falo de Mim mesmo.
Veja,
Ele simplesmente dirigiu imediatamente de ser Deus e atuar a parte de Deus. Em
outras palavras, Deus dentro Dele não Se moveu como Deus, exceto em momentos
específicos e determinados, então Cristo teria que sair do caminho.
84
O
versículo 28 do mesmo capítulo de João capítulo 7. É o capítulo sete? Eu acho
que é.
Clamava, pois, Jesus no
templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-Me, e sabeis de onde sou; e Eu não
vim de Mim mesmo, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro, O qual vós não
conheceis.
Em
outras palavras, Ele Se esvaziou ao ponto onde Ele seria apenas um homem aos
seus olhos. Ele renunciou para que Deus operasse Nele ou nenhuma obra seria
feita de forma alguma. Ele deixou tudo de lado.
85
Agora,
aqui diz: “Que Deus tomou sobre Si a forma de um homem”. Nós já vimos isso, e
aqui disse: “Ele foi feito na forma de um homem”. Agora, essa palavra “forma” é
“esquema” uma figura da forma é
traduzido por “forma” em 1 Coríntios 7:31 ou o mundo significando aquilo no
qual compreende o modo de vida, ações, etc. Em Filipenses 2:8 é usado do
Senhor, em Seu ser encontrado na forma de homem, e significa o que Ele era aos
olhos dos homens, toda a forma exteriormente perceptível e o aspecto de Sua
existência, assim como a palavra procedente “morphe”.
Ou seja, absolutamente tudo conspirou para que esta Pessoa fosse na verdade um
homem para os homens.
86
Então
Ele foi feito em semelhança. A palavra é “feito”, há uma palavra feito também e
essa palavra é “tornar-se”. Feito à semelhança do homem, se tornar na
semelhança do homem. Observe, não feito como se fosse um novo produto, mas vindo
como na forma de metamorfose. Descendo e subindo. Há uma metamorfose.
Semelhança, que vem da palavra grega “h-o-m-o-i-o-m-a”,
que é como, “homoioma”, denota
semelhança na aparência, mas distinção na essência. Agora, à semelhança de um
homem, porém Ele não era. Ele era mais do que um homem. Vê? Então o que você
está vendo aqui, como disse o irmão Branham: “Deus mudando Sua máscara”. E Deus o
faz de maneira única para que Deus possa fazer e sempre fará; é uma progressão
constante de descer. Agora ele disse: “Jesus assumiu a Sua teofania, nós contornamos a nossa.
Nós iremos obtê-la de qualquer forma”.
87
E
este sermão que o irmão Branham está ensinando aqui, para mim é uma mensagem
importante como as outras, mas especialmente esta, sobre a doutrina de Deus e
do plano... da implementação do plano que Deus tinha, provando inteiramente o
entendimento de um Deus, porque Alfa é Omega. E todas as várias progressões que
vemos vindo de Deus para a humanidade, especialmente, é sempre no papel de
Filho, porque é a identificação de Deus naquele reino. E assim nós falamos
sobre o Filho. Fale sobre isso, criação, manutenção, dando vida, todos estes
vários elementos e você pode entender a razão, porque aqui diz: “Ele está
trazendo muitos filhos à glória, tornando-Se o capitão da salvação deles”, o
Santificador, Jesus Cristo, o Irmão mais velho, que é Deus manifestado em carne,
o Unigênito Filho de Deus, onde você e eu não chegamos a essa esfera, mas nós
entramos em nossa própria esfera aqui embaixo, que são aqueles pequenos filhos,
os pequenos gerados.
88
Nós
não éramos unigênitos. Ele era o Unigênito em cada fase única que Deus mesmo
utilizou através do papel de Filho. Em outras palavras, era absolutamente
original e único, a fim de que Disso, sendo uma primícia, muitos deveriam vir.
Então se Jesus ressuscitou dos mortos em um corpo glorificado, encontrando a
Sua própria forma teofânica, quanto mais você e eu saberemos que nós seremos
idênticos como Ele é. E é para isso que estamos olhando para entendermos o que
acontecerá neste momento. O que vem acontecendo, e é Deus que faz tudo isso.
89
Eu
sei que ainda existem alguns pensamentos aqui que podem ser um pouco vagos. Se
eu puder chegar alguma vez às respostas que sejam mais claras eu tentarei fazer
isso, mas para ser honesto com você, eu estou satisfeito com as respostas que
eu tenho. Deus estava em Cristo. [“Amém”] Sem problema. O Filho. Não Deus
Filho, Deus o Pai, Deus o Espírito Santo – há um só Deus que é Espírito e
absolutamente indo por esses papéis tão amplo quanto a este ponto. Agora, aí
está. Pode ver você a resposta – que Alfa é Omega? [“Amém”] Quantos deuses há
aí em cima? Há um Pai, um Filho e um Espírito Santo. Faça o que você quiser.
Você pode ter uma dúzia se você quiser, pode também ter cinquenta, se você tem
três deles. Um Deus.
O Senhor te abençoe.
Vamos nos levantar neste momento e nos despedir.
90
Gracioso
Pai eterno, mais uma vez obrigado por Tua bondade, nos permitindo reunir para
estudar o que podemos descobrir, Senhor, sobre os grandes mistérios que temos
sob os Sete Selos, os Sete Trovões, Senhor, que o profeta nos deu. E saberemos,
Senhor, enquanto ficarmos com a maior compreensão; há um só Deus – e nós
absolutamente conhecemos o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e nós
absolutamente entendemos que Tu estavas em Cristo. Podemos ver mais e mais
sobre esse entendimento, Senhor, em desenvolvimento. E nós oramos, Pai, para
que tenhamos isso na medida em que isso nos dará uma paz real, e uma alegria e
uma base forte e sólida, longe de todas as excentricidades do paganismo, e
(...?...) de todas essas coisas, meu Deus, que tem acontecido, porque a Tua
Palavra foi inundada pelas mentiras do inimigo conduzindo-nos ao paganismo.
91
Pai,
livra-nos, nós rogamos, de qualquer conceito pagão, seja qual for. Livrai-nos,
ó Deus, para a pureza da luz da revelação de Ti, que Tu dá neste tempo do fim,
Senhor. Então nós nos alegraremos mais e mais, Pai, porém nós veremos a nós
mesmos mais e mais como sendo um Contigo, e nós estamos vendo mais e mais um
Contigo porque Tu disseste: “Aquele dia se aproximaria”. E como podemos ver,
isso foi trazido diante de nós por meio do profeta, Senhor, e eu creio que isto
é para esse dia, “que Eu e o Meu Pai somos um”. Podemos dizer isso e entender
como nunca temos entendido antes e nos alegramos nisto, Senhor, e em toda a
coisa, Pai, de acordo com o entendimento que a Tua Palavra disse: “Aquele
Espírito em nosso meio nos traria isso, e então isso por sua vez provocaria a
Ressurreição, e a conclusão da glória”.
92
Podemos
ver com Paulo, com Pedro, e com o irmão Branham especialmente, que se tornou
tão forte em seu entendimento na fé. Olhando por esse caminho como Pedro disse:
“Sim, depois de amanhã, será o que é, a Nova Jerusalém”, andando por aquelas
ruas e tudo convertido de volta ao que era a menos que a plenitude tenha sido
concluída.
93
Pai,
que coisa maravilhosa é saber que estamos naquela hora. Pai, nós apenas rogamos
para que como o profeta estava preocupado, nos ajude a chegar a esse lugar,
Pai, onde ele não teria que se preocupar se ele estivesse aqui, porque estamos
colocando todo o nosso tempo e energias sobre a verdade e na admiração da Tua
palavra, Senhor, e deixar que a vida na Palavra Se soltasse e nos soltasse para
as maiores glórias de Deus.
94
Abençoe
a cada um na Presença divina esta noite, Senhor. O Teu próprio profeta nos
disse que poderíamos ter cura desta Mensagem, e nós temos isto, Senhor. Há mais
e mais, a cura na alma e da mente, e nós sabemos que essa é a coisa mais
importante que traz a cura do corpo. Então, Pai, toque os corpos esta noite,
nós rogamos. Nós não podemos por as mãos sobre os enfermos esta noite, mas
Senhor, Tu estás aqui para fazer isso por nós, pelo poder do Espírito Santo.
Levanta o Teu povo, Senhor, dá-lhes a saúde e a força que eles precisam, Pai, e
aqueles dentre nós que estão saindo de cena, o que de fato temos que sair
porque a idade se aproxima, que possamos sair com a alegria do Senhor, e uma
medida da força que Tu podes dar, Pai. Estas misericórdias pedimos em Nome de
Jesus para a Tua glória. Amém e amém.
“Leve
o Nome de Jesus Contigo”.
Tradução: Diógenes
Dornelles
Esta mensagem intitulada “Quem é Este
Melquisedeque? Nº.14 – Movimentos de Deus; Se Tornando Tudo em Todos” (Who Is
This Melchisedec? # 14 – God’s Moviments; Becoming All in All) foi pregada pelo
Rev. Lee Vayle, no dia 28 de setembro de 1988, quarta-feira à noite, na Igreja
do Evangelho da Graça, em Saint Paris, Ohio, EUA. Esta tradução foi feita na
íntegra do inglês para o português, em agosto de 2016, com o auxílio do texto e
áudio original. (Duração: 1 h e 15 min.)
Gostaria de esclarecer que este não é um trabalho de um só homem, mas o
esforço de um grupo de crentes dedicados à serviço de Deus e de seus filhos.
Obrigado a todos que de alguma forma tem nos ajudado e apoiado a levar adiante
a Revelação de Deus para esta hora.
Ir. Rosendo
AGRADECIMENTO
Por este meio agradecemos a todos os crentes que
com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição
deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa,
mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor
do Universo, e de Seus filhos.
doutrinadamensagem@gmail.com
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nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem
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