terça-feira, 29 de maio de 2018

servo do ministerio de Deus

Servo do Ministério de Deus


Quando Jesus esteve aqui sobre a terra em carne humana, Ele cumpriu com todos os tipos do sacerdócio aarônico, sendo um sacerdote dos homens para Deus, embora Ele fosse da tribo de Judá e não de Levi. Porém nesse Seu sacerdócio, Jesus disse que veio para servir ou ministrar, e não para ser servido. E da mesma maneira, todos aqueles que se tornassem sacerdotes no Reino de Deus na terra, deveriam fazer exatamente como Ele fez. Quem quisesse ser o primeiro que fosse servo de todos; quem quisesse ser grande que fosse serviçal de seu próximo. 

Jesus para ser um sacerdote para os homens precisou ser como um deles, semelhante em tudo, exceto pelo pecado, para que assim pudesse conhecer as fraquezas do homem e nutrir uma simpatia e compreensão pela raça humana decaída, sabendo exatamente como é o homem. Mas sendo Jesus também um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, Seu Pai, Ele possuía um papel duplo, que era tanto representar a raça humana para Deus, como também de representar a Deus perante os homens. Como sacerdote de Deus para os homens, Cristo derramou o Seu Sangue apresentando-o para Deus em favor de Seus filhos. 

No entanto, era Deus mesmo, ou seja, Melquisedeque, Quem estava ministrando aos homens na forma humana de Seu Filho Jesus Cristo, e Ele o faz continuamente hoje. É Deus Quem sempre está ministrando para a humanidade. Deus não confiou a salvação do homem a um anjo ou a um filho qualquer nascido entre os homens, pois todos nascem em pecado; mas Deus confiou isso a Si mesmo. Deus literalmente desceu e ministrou aos homens através do Seu Filho primogênito. Foi Deus Quem ministrou pão e vinho a Abraão depois da batalha; era Deus Quem ministrou nos dias da carne de Seu Filho, e é Ele Quem desceu para ministrar para a Sua Igreja nestes dias na forma de um profeta, nos trazendo o pão e o vinho na forma de Sua Palavra verdadeira e revelada. Isso era Deus na forma do Espírito Santo com o ministério do Filho do Homem. 

Abraão não pôde ministrar para Deus no monte até que primeiro Deus ministrasse a Abraão um cordeiro, de modo que Abraão pudesse oferecer de volta para Deus aquilo que Ele mesmo havia lhe dado. E assim como Deus ministrou para nós com uma Mensagem vindicada, ninguém pode ministrar nada para Deus senão com essa mesma Mensagem que foi ministrada a nós. Deus deu a Abraão a única coisa que ele poderia apresentar de volta e que fosse aceitável, e da mesma maneira, a única forma de sermos aceitáveis aos olhos de Deus é apresentar a Ele exatamente o mesmo tipo de fé que Ele próprio revelou para nós nestes dias. Portanto somos justificados somente se aceitarmos a Palavra vindicada para esta hora. 

Cristo disse que veio em resgate de “muitos”, porém Ele não disse que veio para “todos”, pois nem todos O aceitaram no passado, e há os que igualmente O rejeitam neste dia. Por conseguinte, Ele ministrou apenas para aqueles que são Seus, e somente os Seus. Temos que atuar como servos, assim como Jesus atuou como Servo de Deus. Viver para os outros e não para nós mesmos, servindo como Cristo serviu. Se basta para o discípulo ser como o seu mestre, ou ao servo ser como o seu senhor, é importante que os que seguem a Cristo sejam imitadores também de Seu sacerdócio, buscando servir, ao invés de ser servido. 

Aos que assim o fazem, Cristo nos chamaria não de servos, mas de amigos. Então devemos ser servos e amigos tanto de Deus como também de nosso próximo, mas não podemos ser servos e amigos de Deus sem amar os nossos irmãos. Ninguém pode amar a Deus se não servir ao seu próximo. Esse era o sacerdócio de Cristo, e essa é a postura que cada filho de Deus, como rei e sacerdote deve de ter. 

 Diógenes Dornelles


Quem é Este Melquisedeque? 16

Servo do Ministério de Deus

8 de outubro de 1988

Irmão Lee Vayle

1               Oremos. Pai celestial, queremos agradecer novamente por Tua bondade para conosco, dirigida a nós, Senhor, e mostrada a nós, provada a nós, vindicada nesta última hora; fazendo-nos conhecer o amor de Deus que está na eleição; fazendo-nos conhecer o Teu poder de predestinação, Pai; fazendo-nos conhecer o poder do Teu ofício, Senhor, que Tu guardas para nós, pois Tu intermedeias e intercedes, assegurando-Se de que ninguém está perdido. Nós Te agradecemos por esta noite Senhor, e agora Pai, que a Tua Palavra venha a nós e que seja pregada como vivificante para pessoas viventes que estão vivas em Ti, vivas pela Palavra, Senhor, a Vida que está na Palavra. Ajude-nos a entender o que nós não entendemos anteriormente tal como seja esta noite, Senhor, mas acima de tudo, nos ajude a ter tal fé nesta Palavra, Pai, que nos identifiquemos com ela – nós e a Palavra nos tornamos um. Nós simplesmente nos encomendamos a Ti. No Nome de Cristo de Jesus. Amém. Podem se assentar.

2               Agora, porque é culto de comunhão esta noite e nós queremos continuar, é claro, com “Quem é Este Melquisedeque?”, o qual seria o número dezesseis, e... para torná-lo talvez um pouco mais pertinente a esta hora em que vivemos, e para torná-lo muito pertinente especialmente para nós, queremos falar sobre o ministério, este ministério de Melquisedeque como mostrado aqui na Palavra de Deus.

3               Agora, nós faremos uma pequena leitura para começar e nos afastaremos do texto que estamos tomando do sermão do irmão Branham, mas nós voltaremos a ele amanhã de manhã e então outra vez nós concluiremos esta mensagem que será essencialmente em duas partes. Uma, é claro, é entender o ministério, do que se trata, e também a nossa parte nele.

4               Então vamos ao capítulo 14 de Gênesis para começar, e aos versículos 18 e 19, que diz:
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra.

5               E também no livro de Hebreus, voltaremos para o capítulo 7 e os versículos de 1 a 3:
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre... (E depois do 14 ao 17 do mesmo capítulo) Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque Dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.

6               Tudo bem, depois mais adiante, ou voltando, melhor dizendo, ao livro de Mateus, então tentaremos juntar essas coisas, no capítulo 26, e eu anotei aqui, do 26 ao 29:
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o Meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o Meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de Meu Pai.

7               E depois mais adiante em Marcos 10:42-45:
Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.

8               Eu acho que você consegue entender porque eu juntei essas Escrituras. Agora, depois de ler estas Escrituras, quero apenas considerar o fato de que existem dois sacerdócios. Um é o aarônico, e depois um que é o de Melquisedeque; eu suponho que possa ser chamado de sacerdócio melquisedequiano – eu realmente não sei; eu suponho que a maioria o chame de sacerdócio de Melquisedeque.

9               Agora, Arão instituiu uma ordem de sacerdotes dentre os homens que ministravam para homens a Deus. Isso é o que a Bíblia nos diz, que um sacerdote... um homem é escolhido, um sumo sacerdote, e ele é escolhido entre os homens; ele é um homem, e ele tem que ser porque ele tem que conhecer as suas fraquezas, ele tem que saber tudo sobre eles, ele tem que ser um deles para que possa fazer isso com uma verdadeira compreensão e simpatia, sabendo exatamente como é o homem. Ele terá compaixão e compreensão para servir a Deus e ir diante de Deus para os homens. Ele é um homem que ministra a Deus pelos homens; ele os representa.

10            Agora, Jesus Se tornou o Chefe da ordem de Melquisedeque, que é um sacerdócio no qual Ele era um sacerdote de Deus, e de Deus que ministrava aos homens. Há apenas uma reversão aí. Um está ministrando a Deus, e o outro é de Deus ministrando ao homem. Agora, você notará que Jesus cumpriu ambas as ordens, o qual podemos ver lendo aqui em Hebreus 9:11-14.
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio Sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o Sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

11            Agora, esse é o sacerdócio aarônico em que Jesus derramou o Seu Sangue e apresentou-o diante de Deus. Agora, há vários pensamentos sobre isso. O irmão Branham disse que o Sangue de Jesus caiu no chão e lá estava simplesmente, sabe, se deteriorando. Em outro lugar ele disse que Ele foi levado e purificou os céus. Não importa muito como você olha para isso, o fato é que o Sangue era necessário porque sem o derramamento de sangue não há remissão de pecados e isso é algo que foi feito pela humanidade e apresentado ao Deus Todo-Poderoso.

12            Agora, observe aqui que embora o... olhando aqui nas mesmas Escrituras, descobrimos que... como lemos aqui no capítulo 7, que Jesus Cristo era um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. O que certamente Ele foi, e vimos isso lendo o livro de Marcos no capítulo 10, o qual não apontamos necessariamente para enfatizar isso, mas apenas para lê-lo, e aqui diz no versículo 45:
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.

13            Então você irá notar aqui que Ele já estava cumprindo as duas funções do sacerdócio aarônico e do sacerdócio de Melquisedeque, porque estava literalmente ministrando aos homens e estava ministrando ao Deus Todo-Poderoso. Agora, o principal pensamento que temos aqui, onde estamos olhando para este sermão que o irmão Branham nos trouxe é de que o próprio Deus ministrou e ministra continuamente aos homens por meio de Sua Presença através do Espírito Santo. Então estamos olhando para Melquisedeque, sendo o Deus Todo-Poderoso em uma forma humana. Nós olhamos para aquele mesmo Deus em forma humana, e você perceberá que Ele sempre está ministrando para a humanidade.

14            Agora, aquilo que Deus foi Ele jamais pode ser de outra forma. Você não pode mudá-Lo essencialmente. Você não pode mudar os Seus caminhos, não há nada que você possa fazer quanto a isso. Então, se há alguma coisa dita nas Escrituras a respeito de Deus, você sabe que pode levar isso de Gênesis a Apocalipse, e você pode levá-lo de eternidade a eternidade, como você pode chamar, desde os primórdios até o fim. Sempre é o mesmo. Portanto nós verificamos que se Deus estava em Cristo e servia à humanidade – quanto a um ministério como um sacerdócio – então é isso que Ele sempre fez.

15            E você percebe que é exatamente o que Deus fez quando chegou à queda do homem. Como o irmão Branham trouxe, Deus não confiou em algum anjo. Deus não confiou em nenhum outro ser, a não ser no próprio Deus que desceu e literalmente ministrou ao homem, ajudando o homem a encontrar a sua posição – embora aquela posição, a boa fosse perdida – mas manter uma posição diante do Deus Todo-Poderoso. Foi Deus Quem ministrou na forma de um homem a Abraão no momento da batalha, como o irmão Branham disse: “Quando o calor da batalha terminou, Deus ministrou ao Seu cansado filho.” Era Deus ministrando através de Jesus como verificamos aqui em Marcos 10:45.
O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir...

16            Era Deus ministrando neste nosso dia, como Ele usou o irmão Branham para nos trazer o verdadeiro pão e vinho. A Palavra verdadeira e revelada, e provada ser a verdade pela Vida que foi manifestada. Isso é uma vindicação perfeita. Como eu disse muitas vezes, muitas pessoas podem dizer muitas coisas e dizer: “Bem, eu sou instruído, tenho conhecimento, eu fui treinado”. Eu não daria a mínima para o seu treinamento. Eu vi homens treinados caírem de cara no chão quando um homem não treinado podia fazer o trabalho.

17            Perto de uma pequena cidade velha aqui em Ohio, nós costumávamos viver perto de um companheiro chamado Chimanaugh, e John era um sujeito muito legal. E eles traziam à universidade os professores e todos os colegas que precisavam saber, que simplesmente precisavam conhecer os engenheiros; sobre como lidar com certos tipos de máquinas. E quando eles ficavam confusos com isso e não conseguiam fazer, John entrava e fazia isso. Nossa máquina de lavar roupa quebrou e nós levamos isto para o homem do conserto que era altamente treinado nesta máquina em particular, a qual era uma Bendix, e minha esposa realmente a amava, e assim, eles não conseguiram consertá-la. Então ela disse para John: “Ei John, você acha que talvez conseguisse consertar a máquina?”. “Bem”, ele disse, “eu entendo dessa forma, se alguém consegue fazer isso, eu posso consertá-la”. E ele a consertou. E os sujeitos espertos caíram de cara no chão. Eu não dou a mínima para os espertos, irmão e irmã. Mas se alguém pode vir e provar um ponto como aquele homem que existe, até onde estou interessado, estou disposto a ouvir. [“Amém”] Agora, eu não sou muito esperto, mas eu também não sou um burro, sabe, e você não se subestima também.

18            Então vemos que Deus estava ministrando nesta hora, absolutamente, através de um homem. Aquele ministério do Filho do Homem, não a Coluna de Fogo, não William Branham, mas na forma do Espírito Santo, um ministério surgindo. E Deus estava ministrando para nós e Ele estava fazendo isso como preparação, como nos levando a entender aquela Palavra surgindo – o pão e o vinho – a ser recebida nesta hora para nos levar a um estado de descanso e relaxamento depois que o calor das Sete eras da Igreja passassem todas de lado agora, esta foi uma Palavra vindicada para provar que nós tínhamos a verdadeira Palavra do Deus Todo-Poderoso, na qual somente existe a Vida. E aqueles que captaram a realidade foram alimentados com aquela comida espiritual em sua estação e eles viveram com esse alimento espiritual. “Porque nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. O irmão Branham disse a respeito disso: “Nada fora desta Mensagem virá à vida”. Como poderia ser? Porque só esta Mensagem tem vida, porque esta é a única Mensagem que está provada ter alguma vida nela.

19            Nós hoje estamos exatamente como nos dias de Abraão quando ele ofereceu o seu filho a Deus. Abraão não tinha permissão para ministrar a Deus até que primeiro Deus tivesse ministrado a ele, suprindo o carneiro que ele ministrou de volta a Deus. Isso mesmo. Abraão ministrou a Deus, oferecendo de volta a Deus o que Deus lhe deu como sua própria aceitação pessoal com Deus. Você ouviu o que eu disse? Ele não foi autorizado a ministrar a Deus até que Deus primeiro ministrasse para ele e o que Deus ministrou a ele foi a sua aceitação pessoal com Deus. Então as pessoas pensam que podem sair daqui sem essa Palavra. Deixe-me dizer-lhe claramente, você está pensando errado, meu irmão e minha irmã, e cada tipo na Bíblia prova que você está errado em seu pensamento. [“Amém”] Deus deu a ele somente aquilo que tornaria Abraão aceitável. O irmão Branham disse: “Eu vim para vestir uma Noiva. [“Isso mesmo”] Vim para levar uma Noiva à verdade”. Irmão e irmã, nós somos… ouça, isto é maravilhoso. [“Amém”] É maravilhoso saber dessas coisas.

20            Então vemos Melquisedeque neste nosso dia, dando-nos uma Palavra de Vida vindicada e nós A oferecemos de volta a Deus como nossa aceitação diante de Deus, exatamente como Caim e Abel, pois Ele disse na Septuaginta tão lindamente, Ele disse: “Tu tens ofertado corretamente, mas se tu não tens dividido corretamente, não pecaste?”. E a Bíblia claramente nos diz que se nós não dividirmos corretamente a Palavra de Deus, nossa oferta de volta a Deus na adoração é pecaminosa. [“Amém”] A justiça não é algo que você e eu achamos certo, irmão e irmã. De jeito nenhum.

21            Apenas tente enganar o departamento do imposto de renda. Você diz: “Bem, meus números são os mesmos que as suas contas. Qual é a diferença?”. Ele diz: “Sim, mas você tem que fazer do meu jeito”. E se você não for multado e todo o resto, até mesmo te jogarão na cadeia. Deus não é escarnecido, irmão e irmã. Agora, Ele não é como o IRS, mas Ele vai exigir honestamente o centavo certo. Vê?

22            Agora, Deus é o justo Juiz, e lembre-se que Ele é Juiz e Sacerdote tanto como o Filho do Homem, porque a Bíblia nos diz isso. Jesus disse: “Como o juízo do Filho do Homem está confiado a Mim”. Mas lembre-se que Ele estava na ordem de Melquisedeque. Portanto, Ele era o Juiz-Sacerdote. E assim, verificamos que Deus é o justo Juiz, e Ele é tanto Sacerdote como Juiz, e é a mesma Pessoa declarando-nos vindicados como justos e sem pecado, a Noiva do Senhor Jesus Cristo. Por que motivo? Devido em aceitar a uma Palavra vindicada.

23            Como você pode deixar alguém entrar em sua casa e falar-lhe e dizer: “Ei, você se tornou herdeiro de um milhão de dólares.” Você diz: “Quem no mundo é você afinal? Bem, é melhor você me mostrar alguma autoridade, e alguma coisa de que eu tenho um milhão de dólares vindo para mim”. Bem, você pode fugir e ficar muito feliz em pensar que tem alguma coisa, mas quantas pessoas foram enganadas? Bem, é aquele antigo truque o tempo todo. Sim senhor, aquele velho truque que eles usam. Eles vão até uma pobre senhora e dizem: “Agora ouça, sabe, ora, há alguém tentando extrair um cheque de sua conta bancária. Eu sei disso e sim senhor, somos do departamento de polícia. Agora o que queremos fazer, nós só queremos que você nos dê um cheque e nós o levaremos de volta ao banco”.

24            E a primeira coisa que a pobre menina dá é um cheque e eles pegam o dinheiro e fogem estrada a fora, ou eles dão a ela uma bolsa que deveria ser de dinheiro com recortes de papel. E isso acontece nos Estados Unidos o tempo todo. É claro que os canadenses são muito espertos para não caírem nisso. Você sabe por quê? Você não tem coelhos idiotas lá em cima. Você tem 240 milhões de pessoas como nós temos, e você encontrará burros suficientes também, e eles usarão esses truques. Vê?

25            É para isso que eu estou olhando aqui. Deus não veio com nenhuma mensagem nesta hora sem vindicação. [“Isso mesmo”] Vê? Da mesma forma como Ele justificou totalmente a Abraão: “Sim, Eu quero que você sacrifique, mas você só vai sacrificar exatamente o que Eu lhe der e nas condições que Eu lhe der”. O irmão Branham categoricamente disse que Deus literalmente criou aquele animal. [“Sim”] E se você quer saber a verdade, então de onde veio aquele urso pardo? “Então eu não sei o que Deus cria.” Você não sabe? Qual é a sua concepção de Deus?
Então Deus, o Justo Juiz, tanto Sacerdote como Juiz, nos declara vindicados como justos e sem pecado, a Noiva do Senhor Jesus Cristo.

26            Agora vamos considerar novamente Jesus, o Filho do Homem, nascido de uma mulher, mas Quem é o Pai era Deus, como a ordem principal de Melquisedeque. Agora, Ele é a cabeça da ordem e Ele sabe que Deus é Sua cabeça porque Ele será de Deus e ofertará por você e por mim, ou servirá a você e a mim – Ele está ministrando. Já que Ele veio para ministrar e não para ser ministrado, e já que Ele veio para ministrar e não pode mudar, então Ele ainda está ministrando para os Seus, e somente os Seus, pois todos os outros O rejeitaram nesta hora, e eles O colocaram de fora da Sua própria igreja nesta era. Mas observe o que a Escritura disse: “Eis que estou à porta e bato; e se alguém entrar, cearei com ele e ele Comigo”.

27            Agora eu quero lhe fazer uma pergunta: você acha que por um minuto, sob essas condições, você oferecerá algo a Deus ou Deus oferecerá algo a você? Agora, se você acha que oferecerá algo a Deus, você está pensando errado porque foi isso que O colocou de fora da igreja. Não há nada lá que seja aceitável para Ele; nem as pessoas nem o que as pessoas estão produzindo. Então, portanto, agora Ele deve vir e fazer algo quanto a isso, assim como foi no Jardim do Éden. Neste último dia Deus não está satisfeito em mandar alguém; o próprio Deus deve vir porque foi o próprio Deus que afastou o homem da árvore da Vida para que ele não vivesse, comesse e vivesse nessa condição por seis mil longos anos.

28            Agora então, quem virá e removerá os querubins flamejantes? Quem virá e convidará o homem de volta à árvore da Vida? Quem virá e verá que o homem foi declarado pronto para voltar à árvore da Vida e à imortalidade? Há somente uma Pessoa que pode fazer isso e essa é Deus e ninguém mais poderia fazê-lo. “Mas eis que Ele está à porta e bate”. E sempre o Servo justo, porque Ele é o Servo justo. Ele deseja servir a comunhão para os Seus e com os Seus. Assim, vemos nesta hora que Ele é o único mediador e intercessor para os Seus. Em outras palavras, Ele é apenas o mediador e intercessor para os Seus, e para nenhum outro, porque todos os outros O rejeitaram, e quando você rejeita o presente do cortejador você rejeita o cortejador. [“Sim”] Você sabe que isso é verdade porque foi Eliezer quem levou os presentes de Isaque para a sua noiva em potencial, e ela disse: “Sim, eu aceito os presentes”, significando: “Eu aceito o homem”. Bem, rejeite os presentes e o que você irá fazer? A igreja recusou os presentes, e não há mais nada aí. Vê?

29            Então, como ele vai ser mediador e intercessor para aqueles que rejeitam o dom de Deus? E o irmão Branham disse: “Somente pare para pensar que neste dia Deus nos deu o dom de Seu Filho na forma do Espírito Santo”. Nós estamos de volta exatamente nesta hora do Filho do homem. Eu creio que o período do Filho do homem está completamente concluído, que foi completamente vindicado, e que você está de volta agora ao Filho de Deus, que é o Espírito Santo conduzindo uma Noiva, porque o irmão Branham disse: “A Coluna de Fogo está aqui para levar uma Noiva para o Milênio”.

30            Agora, Seu ato final de serviço, de ministrar, mediar e interceder está se reduzindo aos gentios. Ele não irá mais manter isso como um papel dominante. Pois esse papel já começou a retroceder e tornar-se um papel subdominante pelo fato de que Ele agora não é necessariamente, ou potencialmente, Melquisedeque, mas na realidade, como o irmão Branham disse que o Cordeiro vindo detrás do trono, no meio do trono, veio do propiciatório, tomou o livro das mãos do Pai que estava assentado no trono, rompeu os selos, e Aquele no trono desceu, Apocalipse 4, Apocalipse 5, Apocalipse 10, desceu com um pé na terra e outro no mar, e o Cordeiro subiu ao trono, tornando-O agora absolutamente Rei de Justiça e Rei de Paz, o qual temos paz em nossos corações, mas que logo seguiremos para um reino terrestre.

31            Portanto, temos um papel dominante agora do Rei de Justiça e do Rei de Paz e Ele está pronto para descer a qualquer momento. Não sabemos quando, mas isso está se aproximando muito em breve. Ele descerá para tomar a Sua Noiva para Si, e na condição de Rei de Paz, Ele nos levará para a Ceia das Bodas, e da Ceia das Bodas nos estabelecerá no Milênio. E você vê aí novamente que Deus está servindo ao Seu povo no papel de Melquisedeque.

32            Assim, nesta hora, vemos o próprio Deus e o reino da justiça de Deus servindo aos filhos de Deus, que formam um sacerdócio e um reino de acordo com Pedro, começando com 1 Pedro 1:22 e entrando no segundo capítulo:
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; (Ela se esvai, se acaba) mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a Palavra que entre vós foi evangelizada. Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; se é que já provastes que o Senhor é benigno; e, chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, (Hoje novamente rejeitado) vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz...
E assim por diante. Agora, você pode ver... Agora, com isso vamos para o capítulo 3 de Hebreus e vamos olhar para o sacerdócio ao qual pertencemos. Vê?

33            Agora, em Hebreus, no terceiro capítulo, lendo-o todo até o quarto capítulo, no versículo 16, que é para os nossos dias, como Hebreus 3:7 até Hebreus 4:2 trata do Êxodo, que é o tipo de nossa partida. Então vamos ler:
Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que O constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. (Agora veja, nosso Sumo Sacerdote, sabe, bem aí, é uma ordem de Melquisedeque) Porque Ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a Sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. (Agora preste atenção nisso que vem aqui) Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais Me tentaram, Me provaram, e viram por quarenta anos as Minhas obras...
Em outras palavras, eles queriam dizer que eles disseram a Deus: “Ouça” – assim como eles disseram a Jesus, e assim como dizem hoje – “Nós diremos a Você o que queremos fazer, então nós creremos se Você realizar isso”. Eles fizeram isso, absolutamente. E então as pessoas se intrometem no ministério que somente Moisés teve, vê?

34            Agora...
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. (Veja, tentando fazer um teste sobre si mesmo) Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos tornamos (Não é “participantes” aí, mas “companheiros”) companheiros de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, O provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem Se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no Seu repouso, senão aos que foram desobedientes? (Veja, eles não podiam entrar porque não criam) e vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
E a incredulidade estava recusando o que Deus fez e substituindo pelo o que eles queriam. E essa é a mesma coisa que o homem sempre faz com a Palavra. Ele deixa de fora o que não quer e coloca o que ele quer.

35            Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no Seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a Palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que A ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na Minha ira que não entrarão no Meu repouso; embora as Suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as Suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no Meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, (Agora, é mais ou menos assim) como está dito: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações. Porque, se [Jesus] Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no Seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. (Agora preste atenção. Agora este é o nosso dia aqui, novamente) Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar. Visto que temos um grande Sumo Sacerdote... (Agora, tudo isso é jogado aí dentro em relação ao Sumo Sacerdote, e então você chega direto a esta hora, Melquisedeque. Então você pode ver porque o irmão Branham pregou este sermão... sobre a abertura dos Selos. Vê? Porque tinha que ser.) Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

36            Agora, a parte que foi tentada aí é a aarônica, que diz respeito ao homem que ministra a Deus para os homens. Mas estamos olhando agora para o fato de que Este Se graduou, ou foi exaltado do sacerdócio aarônico para o grande sacerdócio, que é ministrar ao homem desde Deus. Agora, o irmão Branham disse: “Este Melquisedeque... Quem é Este Melquisedeque?”. Quem é Este que está aqui hoje? Quem é Este após a batalha? Aqui diz a você aqui mesmo. Quem está fazendo isso? Discernindo? Quem está provando a Si mesmo? Vê? Quem está provando os méritos de Seu Sangue sem pecado? Quem está dizendo a você para vir com confiança ao trono da graça?

37            Agora, Ele disse: “Eu quero lhe dar paz”. Vamos falar sobre essa paz em um segundo. Vamos para 2 Tessalonicenses 1. Ele disse aqui, aí no versículo três:
Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, de maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus (Pondo uma avaliação muito alta em vós, vendo que vós estais até o topo) por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, (O irmão Branham disse: “Sob o Sétimo Selo está o descanso”. Descanso quando?) quando Se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do Seu poder, (bem aí) como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

38            Você diz: “Bem, isso significa bem aí destruição”. Não, não, porque a palavra “vingança” também pode significar vingar. Lembre-se que o juiz injusto vingou a viúva que chorava. Nosso Marido não está morto, mas estamos sentindo falta Dele. Ele não está aqui conosco. E o Justo Juiz tem uma vingança por nos declarar como a justa Noiva do Senhor Jesus Cristo. E deixe-me dizer-lhe uma coisa, ao mesmo tempo em que Ele faz isso, o irmão Branham pregou; o julgamento e o julgamento e a combina. E você não pode ter nenhum caso na história, sob qualquer lei, exceto que aja um exame do que é certo e do que é errado. E você neste momento, entramos em nossa paz sob Melquisedeque. Deus ministrando ao Seu povo e não haveria paz, não poderia haver nada, a menos que o próprio Deus tivesse feito isso por nós. Não há maneira alguma. Vê? Então olhamos para o que Deus fez por nós. Ele nos trouxe diretamente para este lugar quando vemos o sacerdócio de Melquisedeque demonstrado diante de nossos olhos. O irmão Branham nunca poderia ser desafiado sobre isso.

39            Agora, estamos indo para o êxodo e saindo daqui; e este êxodo está sitiado[1], está repleto de todos os problemas que eles tiveram lá no Êxodo. Agora, com todo este prelúdio que lhes chamei a atenção, definimos o princípio básico que um sacerdócio de Melquisedeque deve mostrar. Tem que haver um sacerdócio porque um sacerdote não faz um sacerdócio. Não o faz.

40            Então vamos voltar ao livro de Marcos novamente, a fim de entendermos o que está diante de nós nesta hora. E nós vamos ler, não apenas alguns versículos que eu leio, nós vamos voltar para Marcos 10:35-45:
E aproximaram-se Dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que Te pedirmos. E Ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles Lhe disseram: Concede-nos que na Tua glória nos assentemos, um à Tua direita, e outro à Tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que Eu bebo, e ser batizados com o batismo com que Eu sou batizado? E eles Lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que Eu beber, e sereis batizados com o batismo com que Eu sou batizado; mas, o assentar-se à Minha direita, ou à Minha esquerda, não Me pertence a Mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. (Agora veja, até mesmo isso é predestinação.) E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. (Eles ficaram com raiva e você não pode culpá-los.) Mas Jesus, chamando-os a Si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; (Isso é um sistema de castas) mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. (O homem baixo no totem) Porque o Filho do homem... (Agora lembre-se, Ele está deixando que eles saibam Quem Ele é em razão de Sua poderosa e vindicada autoridade. Ele está dizendo: “Olhe para Mim”, Ele disse: “Vou lhe dizer uma coisa. Eu sou o Chefe número Um, mas estou assumindo a posição baixa”. Ele disse...) Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.

41            Agora, eles não podiam dar suas vidas em resgate; mas eles podiam, de acordo com as Escrituras, dar suas vidas como um doce sacrifício a Deus. E, é claro, a chave de ouro lhe diz: “Mas, assim, não estará entre vós, mas todo aquele que estiver no sacerdócio de Melquisedeque, a nação santa, o sacerdote para o Deus Todo-Poderoso, ministrará a Seus irmãos e será Servo”.

42            Agora, quando olhamos para isso e entendemos o que estamos vendo no versículo quarenta e três... O versículo quarenta e três não é tão abrangido por atos de determinação em que constantemente nos forçamos a examinar nossas ações todos os dias, de modo que sirvamos deliberadamente, mesmo contra as nossas vontades, mas é uma filosofia ou um modo de vida que é mais inerente do que cultivado porque estamos sendo comparados a Jesus, o Servo justo, a Quem nunca poderíamos atribuir a atitude de uma pessoa que laboriosamente ministrou, em vez de responder espontaneamente às necessidades do povo. Em outras palavras, não somos um grupo de legalistas. Isso não é algo que você planeja, levanta-se de manhã e diga: “Eu farei isso, farei isso, e farei aquela outra coisa”. Mas é uma vida diária em que há uma resposta espontânea às necessidades. É para isso que estamos olhando neste tempo final.

43            Que esta avaliação que estou dando está correta é encontrada em Mateus 25:31-41.
E quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas diante Dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; (Não diz que eles são, apenas diz como) e porá as ovelhas à Sua direita, (como eles eram) mas os bodes à esquerda (como eles eram). Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-Me; estava nu, e vestistes-Me; adoeci, e visitastes-Me; estive na prisão, e fostes ver-Me. Então os justos Lhe responderão, dizendo: Senhor, quando Te vimos com fome, e Te demos de comer? Ou com sede, e Te demos de beber? E quando Te vimos estrangeiro, e Te hospedamos? Ou nu, e Te vestimos? E quando Te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-Te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, (exatamente um deles) a Mim o fizestes. (Depois Ele diz para o grupo oposto) ...Apartai-vos de Mim...

44            “Porque não fizestes isso a Mim”. Eles disseram: “Quando estivestes por perto?”. Agora veja, isso era um fluxo natural da vida e então devemos nos examinar nesta noite nesta mesa de comunhão. Sou um tipo de pessoa que serve aos outros? Eu realmente gosto de fazer isso? A minha vida está ligada às pessoas ou estou apenas interessado em ser alguém? Estou buscando a mi mesmo ou estou procurando outras pessoas? Assim, através do Espírito da Vida em Cristo, como Paulo diz: “Uma vida em Cristo Jesus e Cristo em nós”, porque isso é verdade. Nós Nele e Ele em nós. Deveríamos estar acima das virgens tolas porque estes são virgens tolas.

45            Agora você se pergunta, você olha ao redor do mundo, e eu digo: “Essas são as pessoas mais adoráveis.” Então como é que nós somos assim, e eu não quero ser vulgar, mas meu Deus, olhe para nós... Agora, eu estou ficando velho, acabei de completar setenta e quatro anos, e isso é completamente algumas milhas na carcaça antiga, e como aquela...?... Eu posso simples e de repente me desintegrar. Vou lhe dizer uma coisa, eu devo admitir que nunca vi pessoas como as que nós lidamos nesta Mensagem.

46            Eu creio que aqueles que realmente têm um domínio da Palavra e a Palavra os tem são as melhores pessoas do mundo. Não há nada que eles não façam, eles estão sempre e sempre... eles simplesmente superam qualquer um. Mas rapaz, há muitos outros que simplesmente não têm jeito. E eu tenho tentado impressionar vocês por um longo tempo agora, para entrar no Espírito como o irmão Branham tentou nos ensinar, e o Espírito disto é saber o que Deus está colocando diante de nós e porque Ele está colocando isto diante de nós. E deveria haver uma espontaneidade, como o irmão Branham simplesmente não podia negar a si mesmo. Eu vi aquele homem sob pressão até que ele ficasse como... uma espécie de animal, pronto para simplesmente ir aos pedaços, somente procurando por algum canto para mergulhar, e ainda assim se conter para ajudar alguém. E se alguém precisava de ajuda, ele precisava de ajuda. Mas sabe, ele ajudou as pessoas.

47            E quando você olha para Jesus Cristo, você simplesmente não pode dizer: “Bem, agora, isso era Deus em uma forma humana tão... aleluia, Ele com certeza fez isso.” Ele colocou tudo o que estava relacionado a Deus Nele para assumir uma forma e uma forma completa de homem, e todavia como Hastings trouxe tão maravilhosamente, no momento em que Cristo precisava de conforto – em João treze – Ele deu-lhes o conforto e o amor. E na cruz quando Ele precisou de ajuda, Ele deu a outros a ajuda. E existe essa verdade aqui, que nós simplesmente não podemos ignorar, que nesta hora uma Noiva verdadeira deve ofuscar de todas as maneiras qualquer virgem tola, [“Amém”] porque eles nem sabem o que estão fazendo, mas uma Noiva deve saber.

48            Vamos apenas seguir as Escrituras e descobrir algumas coisas. Estou tentando não segurar você por muito tempo, mas vou mantê-lo pelo tempo que for necessário. Vamos começar em Filipenses, o segundo capítulo, ao qual estávamos nos referindo há apenas um segundo atrás, e aqui diz:
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, (Ou que seja um prêmio a ser apreendido e retido, algo para se segurar e dizer: “Isto é Meu”. Mas Ele Se esvaziou – isso é a kinosis.) Mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou...
Agora, é para isso que estamos olhando. Estamos olhando para este Melquisedeque porque é exatamente quem Ele é, Ele é o Filho do homem lá atrás, e Ele Se tornou um servo por cada um.

49            Agora, vamos voltar para Mateus e vamos começar a correr pelas Escrituras rapidamente, eu espero. Mateus 10:24-25.
Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. (Em outras palavras, ser colocado nessa categoria no sacerdócio.) Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
Agora, isso é apenas um pensamento. Vamos dar outro pensamento.

50            Vamos para Mateus 23:10-15.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mas agora observe. Nós poderíamos ler um pouco mais) Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! (Vocês são aqueles que se exaltam. Vocês são aqueles que querem que todos lhe obedeçam. O que eles estão fazendo?) Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

51            Por que você acha que segue os versículos aí acima? Você acha que a Bíblia está escrita tão radicalmente que nada entra em linha? Que Deus nem usa um bom julgamento como um autor que entende o ponto de vista, de modo que quando ele se move ele diz a você e você o segue? Qual autor você gostaria de ler... Ele está dizendo a você que algo está acontecendo em Nova York e sem avisar a você que de repente ele está em Los Angeles? Bem, você diz: “Eu ficaria tão furioso que jogaria o livro fora”. Eu também. Você acha que o versículo 13 segue por nada?

52            Agora, estes são auto-buscadores.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações...
“Ai de vós, pentecostais. Vocês não eram assim quando eu era criança, vocês tinham compaixão e amor, mas quantos se tornaram um homem? Tudo o que vocês fazem é louvar a Deus e cobrir o pecado pelo seu louvor a Deus, e tudo é simples, aleluia. Mas vocês se esqueceram da verdadeira compaixão e do amor verdadeiro”. Eu não estou falando como o irmão Branham, de qualquer forma; e eu sou como o irmão Branham, mas eu posso ficar bem com o homem porque eu era apenas cinco anos mais jovem que William Branham e eu fui salvo no Pentecostes com a idade de dezoito anos. Mesmo assim eles estavam indo para baixo com o grande encobrimento. [“Sim”]

53            Ai das pessoas que se esforçariam para assumir o controle de alguém ou de qualquer coisa, que faz alguns... e é apenas uma pretensão. O que eles chamam de guias cegos? O que acontece com essas pessoas que não seguem a ordem de Melquisedeque? O verdadeiro sacerdócio do Deus Todo-Poderoso?
...Prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo... Hipócritas! Que fazem prosélitos...
Você pode ver que Deus não é para essas pessoas.

54            Agora vamos para Lucas 17. Sim, Lucas 17, o grande capítulo em que o irmão Branham esteve inteiramente envolvido. Vamos descobrir o que Lucas 17 tem a dizer. Em Lucas 17:7-10:
E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

55            A atitude de humildade num verdadeiro sacerdócio, num verdadeiro povo de Deus nesta hora. Como poderia o irmão Branham alguma vez dizer algo à luz desse quadro? “Olhe para mim e meu ministério”? William Branham, no meu entendimento, nunca jamais teve o que era conhecido como um ministério de espetáculos secundário, mas o anjo de Deus disse: “Você literalmente zombou disso tornando esse um ministério de espetáculos secundário.” E William Branham nunca poderia usar o dom para si mesmo; isso era para os outros. Realmente estamos olhando para algo aqui um pouco diferente.

56            Vamos para Lucas 12:42-48.
E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Agora, vê bem aqui o que Deus está dizendo ao povo? Ele disse: “Vocês são os que estão no sacerdócio deste dia, nesta hora e muito tem sido confiado a vocês, muito é necessário e vocês têm algo para ajudar aos seus companheiros de trabalho”.

57            Em 1 Coríntios... e há muitas e muitas Escrituras que eu poderia usar, mas eu estou apenas usando estas que mais ou menos chamam a atenção à minha mente enquanto eu estava pensando. O capítulo 9 de 1 Coríntios, 19-27.
Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. (O que ele está dizendo aí? Tornar-se um deles? Não, ele apenas assumiu o seu lugar com eles para entender a condição deles e deixá-los saber que “Eu estou aqui para ajudá-los. Não vou criticar e julgar vocês; estou aqui para ajudá-los”. É disso que se trata.) ...para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

58            Agora ele está dizendo a você o que ele fez como servo. Agora, se você quiser algum grande salpico aqui, se você não puder, se não pudermos afrouxar os lombos de nossas mentes e dos nossos corações e nossas almas, para nos derramar para o serviço de nossos irmãos, preferindo em honra, em verdadeiro amor, em atitudes sinceras, para realmente fazer o bem, para sustentá-los e ajudá-los, ele disse: “Você não está correndo uma corrida.” Agora, sejamos francos, a Bíblia também diz: “Corra a corrida com paciência.” Como você corre uma corrida com paciência? Oh meu Deus, essa é a única coisa que você não tem, que é paciência. É impossível, mas Ele disse: “Corra a corrida com paciência”, fazendo a mesma coisa aqui. Ele disse: “Olhe, se você estiver em uma corrida, você será reduzido ao último lugar, mas o último homem chegará primeiro”. [“Amém”] Não é o primeiro homem que entra, de jeito nenhum.

59            E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
Agora Paulo está falando sobre servidão; falando sobre um verdadeiro servo do Deus Todo-Poderoso.

60            Agora, é claro que poderíamos ler Romanos 6, não nos incomodamos com isso, mas vamos para o capítulo 12 de Romanos, e aí observamos em Romanos 12:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (sacrifício razoável) E não sede conformados com este mundo...

61            Os gentios buscam autoridade, eles querem ser figurões. Todo mundo quer ser alguém. Todo mundo quer estar lá tocando a buzina e soprando o apito. Você sabe por que Satanás caiu? Por causa do orgulho. O que acontece com os ministros? A maioria deles cai por causa do orgulho. Sim. Popularidade, mulher e dinheiro. Não há pessoas mais corruptas neste mundo que eu conheça do que o povo do só-Jesus. Eles espancam o seu povo, dominam, eles não têm chance.

62           Você diz: “Bem, irmão Vayle, não diga isso”. Ouça, eu tenho uma Palavra de Deus aqui, meu irmão, e eu não me importo com o que você diz. Faça o que você quiser. Eu já fui julgado, você já foi julgado. Quem você está tentando enganar? Está você tentando olhar para o Trono Branco só lá no futuro? Este é o Trono Branco, sempre foi. Nunca sai de moda. Está agora mesmo. [“Amém”] O irmão Branham disse: “Nós estamos bem diante disto”. É por isso que nós pregamos isto aqui. É verdade, você não precisa olhar para o futuro. Nós apenas olhamos para o espelho da Palavra de Deus e sabemos se somos livres ou não. Vê?

63            E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento...
Qual é a renovação do entendimento? A renovação do entendimento está aí. No quê? Está lá em Filipenses capítulo dois. O entendimento que tinha e sabia que ele tinha toda a autoridade do mundo. O que Deus havia derramado em Cristo, Deus em Cristo. Cristo disse: “Ponho tudo de lado, coloco tudo de lado e Me torno completamente sujeito para tornar-Me servo de todos.” [“Amém”] Sabe, essa é a grande coisa aí, é uma estrada difícil, é um caminho difícil para se seguir, mas é o único caminho que é realmente bom.

64            Agora aqui diz:
...Sede transformados pela renovação do vosso entendimento, (isto é, passar pela metamorfose) para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Agora, do que ele está falando? Ele está falando sobre serviço. Qual é a perfeita vontade de Deus para um membro da Noiva, para um dos sacerdotes de Melquisedeque? Qual é a perfeita vontade de Deus para você e para mim? Comece a servir às pessoas de acordo com a Palavra do Deus Todo-Poderoso. A Bíblia disse... agora, eu não vou entrar nessa fase, porque nessa fase que eu tocasse agora eu cobriria muitas e muitas Escrituras e eu vou deixar que o meu tempo termine aqui; mas lembre-se que isso tem a ver com a Noiva do Senhor Jesus Cristo.

65            Agora ouça, nós vimos o que é aquele servo que não bate nas pessoas, que eleva as pessoas, posiciona-se correto com a Palavra de Deus no dia da Presença de Cristo – nós vimos William Branham vir. Nós vemos uma Noiva agora, para seguir à Sua imagem porque Ele foi as primícias, alguém para seguir, sempre servindo, nunca usando nenhum dom para si mesmo, ele não poderia fazer isto, não lhe fora permitido.

66            Agora observe, observe o que este servo fiel fez no dia do nosso Senhor Jesus Cristo, o dia do Filho do homem, bem aqui em Efésios 1:17. Isso é o alimento na devida estação.
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.

67            E o irmão Branham nos diz que chegará um momento em que o Espírito de Deus entrará na igreja para deixar a igreja saber a hora em que ela está vivendo, e nos revela os mistérios profundos, sinceros, e secretos do Deus Todo-Poderoso. Então aqui estamos nós neste mesmo dia e agora em nossos dias, com isto, observamos agora que tudo isto é parte do sacerdócio de Melquisedeque.

68            Vamos voltar para João 15:15.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, (Lembra-se que Abraão era amigo de Deus? E foi dito a Abraão: “Sodoma será destruída. E o filho prometido em carne, virá em um pouquinho”. Isso mesmo.) porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer.

69            Aí está bem aí. Agora isso trouxe direto para um lugar de comunhão com Deus; não apenas servos, mas servos amigos. [“Amém”] Sabe, é uma coisa linda perceber isso... e se nós trabalhássemos nessas casas e lugares, nós seríamos apenas como servos? Essa é uma situação muito grosseira. Mas e se você estivesse lá como um amigo de verdade? Sabe, você já ouviu falar de pessoas assim e de vez em quando elas têm que fazer mais, creio eu, com os companheiros, eles são chamados de companheiros. E a Bíblia fala: “Somos companheiros de Cristo”, se simplesmente seguirmos com o Seu sacerdócio e entendermos essas coisas. Vê? Entre na Palavra.

70            Então aqui temos uma verdadeira companhia aqui agora e, ao mesmo tempo, somos servos. Vê?
...Tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer. (Isto é Hebreus 12, mais uma vez falando, e isto é Apocalipse 10.) Não Me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda.

71            E assim por diante. Agora, com isso vamos direto para cá e provaremos o ponto no capítulo 1 de Apocalipse, e observemos o que está escrito em Apocalipse 1:1.
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus Lhe deu, para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer...
Isso já aconteceu. E quando isso acontecer, o que é isso? A elevação da amizade com Deus. Nós não podemos ser os verdadeiros amigos de Deus, ignorando os nossos irmãos e irmãs. Paulo, o apóstolo, estava tão disposto a fazer qualquer coisa por seu próprio povo segundo a carne, que ele disse: “Eu poderia desejar a mim mesmo ser amaldiçoado”. Claro que não poderia ser. E sabe... em outras palavras, ele estava se colocando na tábua de cortar. Colocando-se lá como uma garantia, e sabe, você e eu não podemos ser fiadores de mais ninguém. Isso é verdade, e não devemos ser, isso é ilegal, não é bíblico. Mas há uma coisa em que podemos ser bons um para com o outro, podemos servir uns aos outros e ao servir uns aos outros, desenvolvemos uma posição com Deus – uma amizade e uma comunhão.

72            E você sabe de uma coisa? Estou convencido de que este é um desses passos, como eu mencionei antes, quando se trata de servir a Deus em uma mordomia adequada com as coisas financeiras do mundo – um homem que não faz o bem com isso nunca receberá as verdadeiras riquezas de Deus que estão bem ali. [O irmão Vayle aponta para a foto da Coluna de Fogo – Ed.]

73            As verdadeiras riquezas de Deus nesta hora são Efésios 1:17-23, e aí está esboçado e aí veio. Não posso ser dissuadido de que estou lhe dizendo a verdade. Eu estou lhe dizendo a verdade. Agora, eu estou olhando para a mesma coisa de novo. Como podemos receber mais revelação de Deus? Não se trata simplesmente de coisas mundanas e físicas, trata-se agora das coisas vivas. As pedras vivas do Deus Todo-Poderoso. É por isso que esta Palavra aqui, irmão, na Vida liberada nesta Palavra, se é a verdadeira mecânica... e deixe-me ler algo sobre a ordem da igreja aqui. Eu meio que parafraseei isso, mas é a verdade. Em “O Desvelar de Deus”, parágrafo 183. [184]
A Igreja em ordem é absolutamente a Palavra que vive no indivíduo. Separação pela Palavra. Cada coração com Deus e nada mais.

74            Aquela Palavra vindo, aquela Palavra operando em nós, porque nós lhe demos um lugar. Aquela Palavra tem aquela Vida ali e nós encorajamos isso, alimentando o Cristo dentro de nós e se desenvolvendo no Espírito de entendimento. “Ei, o que estou realmente fazendo por você?”. Agora, isso não significa que você é uma pessoa importante. Isso significa algum sujeitinho. Você sabe que algumas pessoas dizem: “Bem, se eu não posso ser isso, eu não quero ser nada”. Bem, você nunca será nada em sua vida; você já provou isso. Mas se eu pudesse ser como Davi disse: “Um porteiro da casa do Senhor” e o homem está sentado no trono. Vê? Como Cristo desceu.

75            Se pudermos começar a ver isso, deixe-me dizer uma coisa; eu estou convencido de que isso vai vivificar a revelação. Estamos nos perguntando por que não há uma vivificação e eu creio que a resposta seja como o irmão Branham disse: “Você que diz que crê em mim e me ama, então por que você não me obedece?”. Onde está o serviço que podemos prestar uns aos outros? Vê? Onde está o olho que está aberto?

76            Eu me lembro, só para dar uma pequena ilustração. Há anos atrás quando estávamos em Indianápolis, com o irmão Branham, no... tabernáculo. Eles trouxeram um homem em uma maca. Bem, me desculpe, não era uma maca, ele estava no banco detrás de um carro. Sem cadeira de rodas, sem maca. E nós saímos para almoçar naquela hora e estava muito quente lá fora porque era julho, pelo que me lembro, julho era o mês. E sabe, eles disseram para nós – eles me disseram porque eu estava com o irmão Branham cuidando da reunião – disseram: “O irmão Branham... talvez ele pudesse vir e orar por este homem”. Então eu disse: “Irmão Branham, há um homem lá fora, ele não pode sair do carro. Será que você poderia vir e orar?”. E o irmão Branham disse: “Oh, absolutamente”. E ele correu direto para orar pelo homem e eu fiquei tão envergonhado, porque o irmão Branham tirou uma nota de vinte dólares e deu para o homem. Eu poderia ter dado ao homem uma nota de vinte dólares. Vê o que eu estou dizendo? Você diz: “Bem, eu poderia precisar daquela nota de vinte dólares”. Isso é tudo que você alguma vez conseguirá disso. [Risos]

77            Eu não estou dizendo... não, nós não levantaremos uma oferta. Não se preocupe, nós não fazemos isso nesta igreja. Agora, eu não me importo com dinheiro. Deus sabe disso. Esqueça, esqueça, esqueça. Nós te preencheremos um cheque se você quiser o dinheiro, nós te daremos cheques. De jeito nenhum, as lições foram aprendidas. Mas irmão e irmã, a igreja precisa aprender essas coisas. Vê agora? Olhe, o irmão Branham não esteve para sempre conosco. Eu não estarei, os pastores não estarão, estamos passando adiante; mas deixamos a vocês esses pensamentos que são verdadeiros.

78            Agora, esta carta é para uma Noiva do tempo do fim, no livro de Apocalipse, o irmão Branham nos abriu através das chaves dadas por Deus, elevando-nos de servos para amigos. Nós entramos em Efésios 1:17, já agora para o lugar através de 1:17, para Apocalipse 22:18-19; sem adicionar uma palavra, e sem tirar uma palavra. Vê? Sem fazer isso. Aqui está agora o verdadeiro servo, ou os verdadeiros servos de Deus.

79            Mateus 24:37-49.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. (Agora, isso é Lucas, a mesma coisa) Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios.
E assim por diante. Ele entrará na grande tribulação.

80            Agora, o que estamos vendo aqui, como eu vejo isso, é que o irmão Branham veio como um servo fiel e verdadeiro neste dia do Deus Todo Poderoso, e aqueles de nós que foram deixados para trás, nós preenchemos as posições de servos e amigos do Senhor; servos uns dos outros, amigos uns dos outros. E ele diz aqui: “Pode haver um coração maligno entre o povo”. E o que é esse coração maligno? O maligno é quando eles perdem a compreensão do serviço. Você e eu não podemos ser amigos a menos que sirvamos um ao outro. É simples assim. Nem você e nem eu podemos servir um ao outro e não ser amigos. Se você é Noiva, tem que funcionar nos dois sentidos. Você diz: “Bem, eu acho que posso servir a uma pessoa e não ser amigável”. Eu acho que você está errado porque quando você começar a servir, você será um amigo. Como Abraham Lincoln disse: “Eu nunca tenho um inimigo, porque eu simplesmente os transformo em amigos”.

81            Veja, é para isso que estamos olhando. Estamos olhando para a Palavra do Deus Todo Poderoso aqui. Agora, olhe o que isso traz. Vê? Veja o que Efésios nos traz da Palavra de Deus. Agora Mateus 25:1-13, porque Ele está dizendo a mesma coisa. É tudo a mesma coisa.
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, (e todos estaremos em trevas e nenhum de nós o encontrará.) ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, (E enquanto elas foram comprar...) chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: (“Eu costumava conhecer você como minha esposa, mas eu não a conheço mais como minha esposa”. O divórcio ocorrera.) Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

82            Com quem Ele está falando? Servos? Servos, servos de Deus. Agora, o que o irmão Branham diz, ele disse: “Você não pode servir a Deus de nenhum outro modo a não ser servindo ao seu próximo. Você não pode amar a Deus de nenhuma outra maneira a não ser amando o próximo”. E a Palavra de Deus diz: “Como você pode dizer que ama a Deus e odeia o próximo?”. A Palavra de Deus também menciona: “Como Caim era do maligno, e ele não podia amar ao seu irmão, ele o odiava”. Então como será a Noiva? A Noiva será como um grupo adorável de pessoas que se amam, que servem uns aos outros, que se unem. Como o irmão Branham disse: “Quando o problema vier, o diabo levantará alguém, então simplesmente ajuntem-se”.

83            Sabe, se os animais têm instinto, e você já viu fotos, pinturas de quadros, viu imagens literais, fotografias e viu imagens em movimento. E você viu como os animais no norte, quando eles são atacados por um lobo ou algo assim, todos eles vão encarar os jovens lá dentro e juntos eles encararão os animais e tentarão matar esse animal até à morte, que tenta matar a um deles.

84            Não é estranho que o povo de Deus seja algo como a Bíblia diz: “Os bois conhecem o presépio de seu senhor, e os pássaros no ar parecem conhecer os seus caminhos, o caminho para chegar aos seus ninhos, mas Meu povo parece não saber de nada e Meu povo perece por falta de conhecimento”? E o conhecimento que parece que adquirimos no ministério do irmão Branham tem tido uma grande tendência de inchar as pessoas. “Bem, nós temos essa grande coisa e aquela grande coisa.” E toda vez que ouço pregadores por todo o país que se afastaram da Palavra e se embebedaram, eles estão caindo em algo que é tão destrutivo e tão horrível; é lamentável. Agora, eu não me alegro com eles e não me alegro contra eles, mas eu sei o que aconteceu. Eles eram do tipo fariseu que diziam: “Olhe, eu serei alguém”. Ninguém é nada além de Deus.

85            É um tempo para entender como nunca antes, irmão e irmã, esta revelação nesta profundidade, e nesta admiração, e neste amor, e todas estas coisas dependem do espírito desta hora e é uma hora de serviço porque Melquisedeque era um servo. Ele veio não para ser servido, mas Ele veio para servir.

86            Agora, isso não é você e eu se unindo a um sacerdócio para ministrar a Deus, isso está totalmente fora. O nosso ministério é ministrar uns aos outros. Você diz: “O que eu posso fazer?”. Orem uns pelos outros, incentivem uns aos outros, edifiquem uns aos outros. A Bíblia diz: “Todos nós passamos por tempos perigosos, épocas de repreensões, tempos de infortúnio.” Depois diz: “Faça caminhos retos para aqueles que têm pés ruins para que não sejam expulsos.” Levante as mãos que estão caídas. Comece a fazer algo de bom por alguém, como o irmão Branham disse tão sinceramente: “Você não pode falar bem de um sujeito que não diz nada”. Mais adiante eu posso ver aqui que estamos procurando nesta era, uma fruta entre nós e aquela fruta que temos ao nosso alcance, se apenas pegarmos as coisas simples que estão diante de nós.

87            Então, aqui está o grande Melquisedeque, servo de Deus ministrando ao povo. Agora observe o que eu disse aqui. Aqui está o grande servo Melquisedeque de Deus – servo de Deus que ministra ao povo, para trazer dois servos amigos de Deus, que são verdadeiros amigos e servos, que não podem ser um sem o outro, que ministram uns aos outros, e desse modo ministram a Deus e amam a Deus. É nesta hora que Deus está procurando por aqueles que se humilham a Ele e uns aos outros, e sabem inerentemente pela Vida do Cristo interior, que estamos todos aqui, não para sermos servidos, mas para servir. Mesmo que William Branham não pudesse usar o dom para si mesmo. Ele não podia fazer isso. Aquela vez em que ele orou por Billy Paul, e orou pelos jovens – eu esqueci o nome dele, Dan Wortz, Danny Wortz – quando o câncer saiu do ouvido dele; ele puxou a calça da perna e mostrou uma contusão horrível em sua perna e disse: “Eu não posso fazer nada por mim mesmo”.

88            Agora, esta noite é o culto de comunhão. É uma figura de Cristo servindo a Deus. Ele está nos servindo e compartilhando do próprio Cristo, da Sua própria Vida, e porque nós participamos juntos, isto deve ser uma garantia para Deus (agora ouça cuidadosamente) e porque nós participamos juntos e oramos um pelo outro ao fazer isso, isto deve ser um compromisso com Deus e com os membros de Sua Noiva, para que nós, como irmãos, sirvamos um ao outro em amor.

89            Para encerrar, deixe-me dizer, como eu já disse a você nesta noite, que nesta era de Laodicéia houve um tempo em que o povo pentecostal realmente entendia do serviço e do amor. Eles oravam um pelo outro, eles ministravam, eles até jejuavam e oravam, o que é bom se você é guiado pelo Senhor para fazer isso, e sabe o que está fazendo. Eles eram um povo que se dedicava a isso. Homens e mulheres começaram, eles foram ao redor do mundo, eles não tinham muito dinheiro para apoiá-los, apenas diziam: “Nós confiaremos em Deus.”

90            John Lake largou o emprego para ir para a África. Eles disseram: “Sr. Lake, o que você está fazendo?”. Ele desistiu de um emprego de 50 mil dólares por ano no início dos anos de 1900. O que 50 mil dólares na época seriam hoje? Ele seria um multimilionário. Ele deu tudo, e eles disseram: “O que você está fazendo?” Ele disse: “Olhe”, ele disse, “se Deus não pode me levar até lá”, sabe, “do seu dinheiro, se eu tiver que fazer isso, se Deus não puder fazer isso, Ele nunca me manterá lá”. Então o que ele fez, ele saiu, Deus o usou poderosamente e isso foi incrível.

91            Mas aqueles dias começam a parar quando os homens começaram a olhar para a organização, para a hierarquia e não conseguiam entender que a grande coisa nesta vida não era ser grande, não era ser alguém, não era ter uma grande organização e grandes edifícios, mas ter um pequeno grupo de pessoas que realmente amavam e serviam umas às outras. Ser como era na Suíça há muitos e muitos anos atrás, quando Roma tinha o controle, e estava congelando lá em cima. Eles tinham cinquenta pessoas marchando nuas sobre o gelo, agitando as mãos como palmas para o Deus Todo-Poderoso. “Cinqüenta santos marchando para Deus”, gritavam: “Cinqüenta santos marchando para Deus”. E eles não se retratariam, não voltariam atrás. Um deles caiu e morreu, e disseram: “Quarenta e nove santos marchando para o céu, dando a vida por Cristo”. E o centurião estava lá, e ele disse: “Não, haverá cinquenta”. E ele tirou a roupa e caminhou para a morte com eles.

92            Parece-me que falta muito disso. Na verdade, sabemos que está faltando. Na rica Laodicéia, materialista, isso tem que continuar, irmão e irmã, porque... o que importa? Tudo irá queimar em breve. [“Amém”] E a única coisa que temos são os nossos corações para Deus e que permitimos que surja, e essa é a grande coisa. Como o irmão Branham disse: “Aprenda a sair do caminho”. Aprender a deixar a espontaneidade da Vida de Cristo se mover e começar a ver o valor de uma alma e o valor de nossos irmãos e irmãs.

93            Então deixe-me dizer isso: Satanás pode vir entre nós, mas ele não vai causar nenhum dano porque ele não pode. Será como no Milênio, Satanás está preso às circunstâncias. Como pode Satanás ou alguém fazer alguma coisa quando o povo de Deus está dedicado em fazer o bem um pelo outro? Não para empurrar para trás. Não empurrar para trás, nem para dizer: “Quanto eu posso fazer porque eu vou ser o corredor da frente”. Olhe, vamos lá, o corredor da frente é o corredor detrás. [“Amém”] O homem grande é o homenzinho. É por isso que o irmão Branham disse: “Não há grandes homens entre nós, há somente um grande Espírito Santo.” Que Deus nos ajude a entender que homenzinhos são grandes homens, e que os grandes homens não são homens. Eles não existem.

94            Então que o Senhor nos ajude a ver que um sacerdócio de Melquisedeque, irmão e irmã, existe hoje e que cada homem, mulher e cada filho pode participar dos emblemas nesta noite sabendo o que eles significam: “Sim, Ele serviu a Abraão. Deus deu a Abraão o que Abraão precisava, (absolutamente) e Abraão o usou.” Então Deus está fazendo a mesma coisa esta noite e nos mostrando a beleza disto, que está completamente vindicado. Não há necessidade de crer que não é porque é. Então, em nossa comunhão, que tomamos muito, muito, pouco agora, entendemos que estamos fazendo esta promessa esta noite: “Sou servo, mas sou amigo”. Um servo de Deus e amigo de Deus. Sou servo do meu irmão, da minha irmã, mas sou amigo. E o que é maior em todo esse mundo, e do que se trata um amigo e um servo? Se você tem um servo que apenas: “Aqui, é pegar ou largar. É isso. Tudo o que eu quero é um dia de pagamento”. Algo está faltando em algum lugar, mas não conosco pela graça de Deus. Vamos inclinar nossas cabeças em oração.

95            Gracioso Pai celestial, queremos Te agradecer esta noite por Tua bondade para conosco, Senhor. Nós sabemos, Senhor, que existe um Cristo, há um ressurreto, há um Espírito Santo, uma Coluna de Fogo em algum lugar, conduzindo uma Noiva para o Milênio. E como o irmão Branham disse: “Se não somos a Noiva, há uma Noiva em algum lugar”. E existe então, Senhor, cremos que há um sacerdócio de Melquisedeque, há um povo, amigos de Deus, amigos uns dos outros; servos de Deus, servos uns dos outros. Que quando desejarem, desejarem o melhor para os seus irmãos e irmãs, e ajudá-los a consegui-lo, sabendo absolutamente que o que um homem semeia ele colhe, e eles serão alguém mais ajudando a ele ou a ela a conseguir o que eles também precisam.

96            Senhor, ajude-nos a entender que isso nos levará para mais e mais fundo na revelação e na comunhão de nosso Deus; certamente que o faz. Não pode deixar de ser assim. Portanto, nós agradecemos pelas lições que aprendemos, que pudemos entrar nisso como nunca antes. Ajude-me, Senhor, e a todos os ministros que tentam Te servir, servindo ao povo, para obter uma visão disso da maneira verdadeira e apropriada, para que isso possa produzir em Sua época como nunca antes. E a Ti daremos a honra e o louvor. Em nome de Jesus nós oramos. Amém. O Senhor te abençoe.

(...)

[O irmão Lee Vayle dá início à leitura de 1 Coríntios para o culto de comunhão - N.T.]



Tradução: Diógenes Dornelles















Esta mensagem intitulada “Quem é Este Melquisedeque? Nº.16 – Servo do Ministério de Deus” (Who Is This Melchisedec? # 16 – Servant of God Ministry) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, no dia 8 de outubro de 1988, sábado à noite, na Igreja do Evangelho da Graça, em Saint Paris, Ohio, EUA. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em maio de 2018, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 1 h e 15 min.)



[1] Do inglês “besieged”, que também quere dizer “conquistado”, “controlado”, “dominado”, “cercado”-NT.

Codigo do google adcense

Gostaria de esclarecer que este não é um trabalho de um só homem, mas o esforço de um grupo de crentes dedicados à serviço de Deus e de seus filhos. Obrigado a todos que de alguma forma tem nos ajudado e apoiado a levar adiante a Revelação de Deus para esta hora.

 Ir. Rosendo

 

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br

Se você deseja e pode nos ajudar a divulgar a Doutrina da Mensagem, entre em contato conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário