terça-feira, 29 de junho de 2010

papeldofilho


“Jesus fez a criação? Não. Deus fez a criação. Porém não houve criação seja qual fosse até que a Luz se formou, o que significa que Deus gerou aquele Filho. Porque a palavra “formado” significa “tomar a coisa que está aí e moldá-la”. A palavra “criar” significa “fazer algo que nunca estava ali”, e isto é falado para vir à existência. Agora, esta Luz formada era aquele Filho, inteligente, e Ele conversou com o Pai, e o Pai conversou com o Filho. E Deus, através daquele Filho: “Que haja luz! Que haja isto. Que haja aquilo”. E houve.

=====================================
Introdução ao sermão "O Papel do Filho" do Rev: Lee Vayle

Esta é uma aula de escola dominical presidida pelo Dr Lee Vayle a fim de responder algumas perguntas de sua congregação local, fazendo-lhe interromper um estudo sobre o tema “Liderança” que ele vinha trazendo há alguns dias.

As dúvidas giravam em torno sobre a questão da Deidade que por conta dos grupos unicistas estavam gerando inquietações entre os crentes da Mensagem. Apesar de seus esclarecimentos, dentro de aproximadamente cinco anos ele voltará a este assunto outra vez, dando início a uma série de estudos exatamente sobre este tema que durará quase dois anos, tendo em vista a grande confusão generalizada entre os grupos da Mensagem envolvendo esta questão.

O Dr. Vayle não esconde aqui sua inquietante indignação por muitos não conseguirem compreender aquilo que deveria ser de domínio de toda a Noiva, que estava se deixando levar por interpretações de homens que se diziam crer na Mensagem, mas que, contudo, não estavam sendo fiéis àquilo que o profeta de Deus, William Branham, havia deixado. Para combatê-los, o Rev. Lee Vayle procurou falar tão somente o que o profeta disse de modo que não houvesse contestações.

O irmão Branham expressamente afirmou que a única diferença entre Deus e Jesus era de que Jesus teve um começo enquanto que Deus não. Deus é eterno e Seu Espírito antecedeu a criação. Todos os filhos têm um começo e Deus tornou-Se Pai ao gerar um Filho Unigênito, o que significa que Jesus não foi propriamente criado, pois como o irmão Vayle irá explicar, a criação que foi um ato posterior, é algo que veio a existir do nada, enquanto que Jesus foi formado da própria substância pré-existente de Deus a fim de que o Filho viesse a se tornar a expressão exata do Seu Ser.

Com esta rápida introdução, o irmão Vayle responderá então a pergunta que deu origem a este culto: Se Jesus não é Deus, qual é então a Sua função? E a sua resposta é: servir de instrumento de Deus para a Sua criação e de gerar uma Semente que levaria consigo o mesmo gene de Deus.

Entretanto esta raça eleita de Deus apesar de possuir a mesma Origem do Filho não viria à existência através do mesmo corpo-Palavra Dele, mas pela Sua soberana vontade, deveria vir ao mundo em carne humana para ser provada e tentada, a fim de que o Filho também servisse de Mediador entre o Pai e Seus irmãos.

A fim de redimir a raça caída de Adão, foi necessário que o Filho viesse ao mundo exatamente como Adão veio, sem o nascimento sexual, a fim de restaurar sua posição outrora perdida ao derramar o Seu Sangue como propiciação pelos seus pecados.

Como um Pai, Deus teve que sujeitar Seu Filho ao sofrimento para aprender a obediência exatamente como se dá a todos aqueles que são filhos. Agora, nas regiões celestiais, há um Filho assentado à direita de Deus Pai, aguardando o momento para revestir a Noiva com o Seu mesmo corpo-Palavra.

Não há dois deuses. O que existe é um Deus que gerou um Filho e fora a diferença de ter sido gerado, o Filho é idêntico ao Pai, pois leva Consigo a Sua mesmíssima Palavra sendo totalmente submisso a Ela. E é exatamente nisto que todos os demais filhos de Deus se igualam ao Cordeiro e ao Pai, ao se identificarem com esta mesma Palavra.

No entanto, na Nova Jerusalém, haverá uma árvore cujas folhas servirão de cura para as nações, que diz respeito a sua santificação, da qual o Filho não necessitará participar, mostrando uma distinta posição de Sua natureza frente aos Seus irmãos.

Mas é somente no Milênio que o entendimento da Deidade será plenamente alcançado quando então a Noiva se aperceberá de que toda a Palavra falava de uma única coisa, a saber, do grande e perfeito Amor de Deus.

Diógenes Dornelles
===================================================

“O Papel do Filho”



Tradução e Comentários

Diógenes Dornelles



“O Papel do Filho”

7 de agosto de 1994

Irmão Lee Vayle



Pai celestial, viemos a Tua Presença esta manhã pela Tua atração – na verdade, pelo Teu Próprio livre dom do Teu amor que desce a nós e fazendo a Ti mesmo presente a nós e por nós. E apreciamos muito isto, sabendo que enquanto cantamos esta manhã “Jesus, Tu estás aqui”, estamos pensando nos termos de Jeová Elohim, Jeová Salvador, Deus Ele mesmo, que desceu no Jardim do Édem para lidar com Seus filhos errantes e agora, no tempo do fim, tendo descido neste grande momento, nesta última pequena hora de tempo aqui, fundindo-se com a eternidade. Deus, Ele mesmo, este grande Jeová Elohim, agora desce até nós com o Livro da Redenção para colocar todas as coisas em ordem para trazer de volta uma Noiva gloriosa para aquele Filho, em Quem Ele Se encarnará, onde coroaremos a Ti Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Te agradecemos Pai, por revelar isto para nós, a obra que está ocorrendo neste momento, o Alarido, trazendo todas as coisas em sujeição à Palavra, e sabemos que não poderia ser feito a menos que houvesse uma Palavra que trouxesse à sujeição. E então, novamente, sabemos que não poderia ser feito exceto que houvesse um Espírito na Palavra que lidasse conosco, como esta Palavra que está em nós, para nos conduzir até aquele lugar de adoração para o tempo do fim em sujeição, aguardando agora pela completa libertação com respeito ao Filho, e então aguardando outra vez por aquele dia de completa libertação de volta com respeito ao Pai.

Te agradecemos por tornar isto conhecido a nós. Entendemos quem somos e Quem Tu és. Isso tem sido face a face. Reconhecemos estas coisas e sabemos serem verdadeiras. Damos nosso selo a elas, Senhor, e apreciamos muito de Tu nos ter mostrado estas coisas, mesmo se nós somente as conhecêssemos, e elas passassem por nós, como o irmão Branham disse: “Se não somos a Noiva, existe uma Noiva aí fora em algum lugar, e pela graça de Deus, não ficaremos em seu caminho”, mas esperançosamente, como amigos, poderíamos ficar próximos com grande encorajamento e alegria, sabendo isto, de que a vontade de nosso Senhor está sendo cumprida. Seja o que for que necessitamos saber esta manhã, Senhor, ajude-nos a conhecer isto e a entender. Em Nome de Jesus, oramos. Amem. Podem se assentar.



1               Agora, tenho que escolher entre uma coisa e outra. Estou cativo entre se apenas respondo perguntas ou vou para a Escritura improvisadamente, o qual é às vezes muito, muito perigoso a menos que você seja um profeta, o que certamente eu não sou, porém talvez isto responda algumas perguntas e mesmo assim é difícil saber o que fazer.

2               As perguntas, pelo o que eu vejo, são aquelas que estão preocupando pessoas com relação à Deidade, não um entendimento... Eu também não alego ter um perfeito entendimento sobre um assunto em particular; porém uma pergunta diz: “Quando o irmão Branham descreveu uma pequena Luz se formando, você poderia, por favor, tocar sobre isto, e Aquele que foi formado representou algum papel na aparição de Jeová perante Abraão?”. Você quer dizer que seria Aquele que foi formado?

Depois outra pergunta: “Poderia você aprimorar na Escritura a declaração feita por você na noite anterior sobre “Quem quer que o Filho envie”. E também os diferentes papéis que representam a Deidade nisto?



3               Bem, novamente aí, eu digo que estou entre uma coisa e outra. Eu odeio ter que interromper o que estamos vendo com relação à “Liderança” aqui e o entendimento definitivo da Deidade, do qual Jesus Cristo não é uma parte, não mais do que você e eu somos. Ele é um Filho, e somos filhos. E estamos em uma ordem definitiva de acordo com a soberania de Deus, nem mais nem menos. E, como Ele representou o Seu papel, também representamos os nossos papéis. E um dia isto chegará ao lugar onde nós realmente, verdadeiramente entenderemos, e o entendimento será maior na Nova Jerusalém. E daquele ponto em diante haverá um outro amadurecimento que conduzirá ao cativeiro e à sujeição, cada coisa singular com respeito a nós para Deus Ele mesmo, de modo que esta imagem possa ser mais perfeitamente refletida em cada um. E, como eu descrevi isto para você anteriormente, o irmão Branham disse: “O Milênio é um lugar de mais santificação”. E eu mostrei a você recentemente como que Isto diz referente à Nova Jerusalém, onde o Filho está no trono (o Cordeiro) e a Coluna de Fogo acima do trono, que é Deus – Elohim-Jeová, Elohim Ele mesmo.



4               Agora, para o que você está observando: Ele nunca cessa de ser o Cordeiro. Agora nós entendemos: toda lágrima será enxugada, não haverá uma lembrança das coisas passadas, mas quando você vai até a Escritura, você encontrará cada tempo singular, de como eles estavam indo para a Terra Prometida, o qual é um pequeno tipo do Milênio, e eles chegaram lá, e invariavelmente o papel de Deus como um libertador foi lembrado. Lembra os milagres. Lembra a libertação. Lembra o Mar Vermelho. Lembra a derrota esmagadora do faraó e seu exército. Lembra, lembra... Deus preparando uma mesa. Deus trazendo o maná. Deus fazendo isso. Então, no meu entendimento, nunca haverá uma ocasião em que perderemos de vista a lembrança de nosso Redentor, nosso Parente, nosso Irmão, o Senhor Jesus Cristo, que pagou o preço; que não é Deus, não o Deus Filho. Não! E Ele é um Filho obediente com seu nome no mesmo cheque como o de seu Pai, porém Ele não esbanja o que pertence ao Seu pai. Entende o que estou dizendo?

Adão fez isto. Eva fez isto: vendeu por sexo. Mas Jesus não fez. Vê? Não há semente, nem progenitura; todavia Ele verá Sua Semente. Que semente é esta? A mesma semente que Ele é – redimindo-lhes, depositando o Seu Sangue sobre o chão a fim de redimir nossa terra, porque somos pó, para nos trazer a existência.



5               Na Nova Jerusalém nós O vemos, e Ele é aquele Cordeiro, e somos os irmãos. Somos os filhos e filhas de Deus, embora eles sejam chamados de filhos, vindos à existência. Por quê? Porque eles não vêm pelo sexo. De modo que tudo isto que fala de Deus sendo fêmea e isto e aquilo, eu não compro isto! O mesmo sujeito que disse: “Jesus está comatosado”. (Literalmente significa em estado de coma, inerte; indiferente – NT.) Quem precisa de um Senhor comatosado? Eu lhe direi: a maioria dos advogados age como se fossem comatosados e seria melhor que eles fossem quando eles defendem os seus casos. Porém não misture aqueles urubus com Jesus, a Pomba, o Cordeiro.



6               Nós O vemos no trono. Ele é o Redentor. E, todavia, a Árvore da Vida tem raízes em ambos os lados do rio da vida. Isto é simbólico, e ainda está aí. E ela tem doze espécies de frutos, e as folhas são para a cura das nações. Agora, o que é para curar? Como você pode curar um corpo glorificado? O irmão Branham disse: “Isto é para manter a paz”. O que é manter a paz? Você põe duas pedras juntas, elas não lutam. Você põe duas pessoas glorificadas juntas no Milênio e Jesus no trono, e responde perante eles... O que há para lutar? O que há para se conservar a paz? Bem, isto é para mais santificação. Isso mostra que você e eu nunca fomos do mesmo estado que Deus concedeu ao Seu Filho Unigênito, o Único. Ele disse: “Tu és Meu Filho, hoje Te gerei. Hoje tenho começado minhas gerações em Ti”. E se isto não é a verdade, como que então Isto chega a dizer: “Uma geração será para Ele como uma semente?”. Somos Sua semente, porém não pelo sexo. Vê como o irmão Branham trouxe tudo isso junto?



7               Agora então, estamos olhando para Aquele que estava longe, bem longe no começo. Agora, lembre-se que filhos têm começos. Assim, portanto, Ele estava lá atrás no começo. Uma pergunta chegou ao irmão Branham: “Qual é a diferença entre Jesus e Deus?”. Ele disse: “Não há diferença exceto que filhos têm começos”. ( Mensagem “Hebreus – Capítulo 7” (15/09/1957), § 27, tradução GO – NT.) Agora, se o irmão Branham tivesse dito diferente, ele teria mentido para você, porque entre Aquele e o Pai não existe diferença substancialmente, exceto uma que é o Filho que veio do Pai. Mas de acordo com Hebreus 1, o qual lemos para você, Paulo diz cem por cento exatamente da maneira que o irmão Branham disse Isto, e Isto diz:

... a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a  quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (E este Filho) O qual, sendo o resplendor, o efluente, o resplendor da sua glória, (Em outras palavras, a completa avaliação do O quê e de Quem Deus é em Suas expressas perfeições de modo nada haver a ser acrescentado ou tirado Disto. Tudo bem) e a expressão da sua substância, (Ele é a expressão) e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas... (Hebreus 1:2-3 – NT.)

Existe alguém sentado à destra de alguém. Não tente mudar isto. Você quer ir para unicidade, e você se assentará em suas próprias mãos! Olhe, não abra caminho para estupidez. Não fale da maneira que eles falam, ou você não estará preparado para ir. Fale da maneira que o profeta falou.



8               Agora então, como que Ele é o mesmo exceto por “filhos terem princípios”? Bem, isto é simples como o A-B-C. Até mesmo os judeus sabiam disso. Eles disseram: “Se Te fazes a Ti mesmo o Filho de Deus, então Tu és igual a Deus!”. (João 5:18; 10:33 – NT.) A menos que este Filho fosse obediente, guiado pelo Espírito, deixado em tentação, fortificado pelo Espírito, cumprindo toda a Palavra na vinda e colocando Satanás em seu lugar, mesmo perante Ele que morreu na cruz e desceu e espoliou os domínios de Satanás no mundo inferior. Estamos falando a respeito Daquele que disse: “Tu não deixarás minha alma no inferno. Tu, oh Deus, meu Pai, meu Progenitor, minha Origem, de Quem eu saí e sou igual Contigo. Tu não deixarás minha alma no inferno!”. (Salmo 16:10 – NT.)



9               Estou fervendo, e eu deveria sair agora mesmo, porque eu posso ficar mau e mais quente que fogos de artifício. Esta é a mesma coisa grosseira que eles dizem em Saskatchewan – (Cidade do Canadá – NT.) besteira trinitariana. Eles fazem de Jesus “Deus”, e eu leio na Escritura que assassinaram isto ali acima – pelo menos por algum tempo. Eu disse: “Estas pessoas são tão ignorantes que até mesmo uma criança da quarta série, ou até mesmo na primeira e segunda série, se ela pode ler, pode ler onde eles não conseguem ler. ‘Há um mediador entre Deus e o homem, o homem Cristo Jesus’”. (I Timóteo 2:5 – NT.) Não o Deus, Cristo Jesus! Então por que ler isto daquela maneira? Por que pensar assim daquela maneira? Por que falam daquela maneira?

Agora, eu estou gritando para que você saiba que eu sou mau. Porém eu não acho que a minha raiva é uma raiva humana... e isto é simplesmente porque eu quero ser duro e quero do meu modo. A razão de eu estar colérico é porque ali estava um homem vindicado, e estou citando ele, citação após citação, e levando você para a Escritura, e o que mais alguém quer?  Porque se William Branham é alguém um pouquinho fora desta Escritura, ele não pode cumprir a posição de um profeta sob 1 Coríntios 13, quando cada parte está cumprida, o que significa perfeição – completa conclusão e polimento.

Quem se arriscaria a mudar uma bola de boliche se ela é uma esfera perfeita? ... que, a propósito, vamos encarar isto: pela primeira vez na história, você pode fazer uma esfera perfeita, e você pode fazê-la subir além da estratosfera! Subir numa cápsula. Correto? E lá você pode fazer uma esfera perfeita ou um rolimã, o qual você não consegue fazer na terra. Hã? Pela primeira vez.

Agora, sou bem pentecostal. Eu poderia começar a gritar e correr em volta deste edifício. Mas o que aconteceria se eu fizesse isto? Você não correria e gritaria comigo, então eu ficaria totalmente só. E você se sentaria aí impressionado... “O que está acontecendo com Lee Vayle? Ele está louco?”. Está correto. Eu estaria louco.



10           Porém eu quero que você saiba de algo. Isto é real com a realidade de Deus pela primeira vez em 2000 anos. E mesmo lá no passado eles não poderiam ter isto, porque não era a ocasião. Paulo agora podia somente compreender o que era para ele compreender, o qual era a primeira Ressurreição e sair provando que ele era o líder que tinha a verdade, e de que o mundo seria julgado pelo seu evangelho, porque este é o seu evangelho. Ele disse: “O mundo será julgado pelo meeeeu evangelho”. (Romanos 2:16 – NT.) Porque ele não disse “evangelho de Jesus Cristo” ou “evangelho de Deus”? Agora, você está recebendo sua resposta. Estamos falando sobre o Filho e o Pai, não estamos? Hã? O Filho disse: “Eu somente posso dizer o que o Pai diz”. Portanto, Paulo somente podia dizer o que o Pai disse. Todavia Jesus tinha uma mensagem. Todavia Paulo tem uma mensagem. Hã? Tudo bem.



11           Voltando a Nova Jerusalém, vemos positivamente Aquele Ente sair de Quem Aquele Ente veio, iniciando as gerações de Deus. Vemos cada pessoa individual, ou na Nova Jerusalém ou do lado de fora, que estava na geração de Adão, que é a nossa, e estamos ali, e ali você distintamente vê o Pai e o Filho e todos os outros filhos. E, como disse o irmão Branham, não existe diferença entre nós e Jesus. Agora, ouça, ele disse: “Não há diferença entre Jesus e Deus, exceto que um teve um começo, porque filhos têm começos”. E mostramos a você agora: o filho, o primogênito, é igual ao pai em cada particular, coisa única. Porém se ele é um filho obediente, ele sempre estará debaixo do pai. Por quê? Porque o filho não é a origem. Você não pode gerar a si mesmo. Quantos de vocês geraram a si mesmos? Diga-me, cada um de vocês: “Eu quis nascer! Eu escolhi meus pais! Aqui estou eu, irmão Vayle”.

Estou ficando sarcástico e mau e repulsivo, não estou? Porém você poderia ter isto vindo a você – ou alguém. Nem Jesus fez. Ele disse: “Eu nunca digo qualquer coisa senão o que Ele diz, e Eu nunca faço qualquer coisa...”. Isto O coloca em perfeita igualdade.



12           Agora, o irmão Branham disse: “Viemos exatamente como Ele veio, exceto por uma coisa. Nós contornamos o Espírito ou o corpo-Palavra, o qual nós deveríamos naturalmente ter tido”. Ele não contornou. Por quê? Porque é uma Luz formada. Agora, não tente ir a fundo até às luzes e dizer: “O que é isto...?” e “O que é aquilo...?” Ouçam! Luz é substância! Se não era substância, você não poderia ver luz! Existe luz! [Aponta para luzes fixas – Ed.] Substância! Espíritos são substâncias. Sim.

Pode apanhar você e arremessá-lo ao chão. E aquele espírito nas reuniões de Lorne Fox

 (Lorne Franklin Fox (23/11/1911-23/12/1988) foi ministro das Assembléias de Deus por 50 anos inspirando-se no ministério de cura de Charles Price e mais tarde acompanhou William Branham em algumas de suas campanhas de cura divina – NT.)

que golpeou o povo pentecostal como dez alfinetes, o irmão Branham categoricamente me disse: “Isto é um espírito errado”. Espíritos do inferno podem fazer coisas incríveis. Alguma espécie de transportação telespiritual em que eles se vão. Isto foi provado por aquele homem no Brasil... tenho o livro em minha biblioteca. Eles tinham um homem sentado à mesa, e um cigarro estava colocado na mesa. O cigarro começou a desaparecer, e eles caminharam até o banheiro, e lá estava o cigarro. (Fenômeno que a parapsicologia chama de telecinesia – NT.) Você diz: “Eu não creio nisso”. Você não tem que acreditar em coisa alguma. Eu não estava lá. Porém existe a evidência de autoridade. Você diz: “Bem, talvez os homens foram hipnotizados”. Talvez eles não foram.

A vida é física. Os espíritos são físicos no sentido de que eles são de uma espécie de substância distinta. O irmão Branham despertou para esta realidade. Ele costumava pensar anos atrás que você partia, e que você era um espírito desencarnado – sem mãos, sem nada. Ele disse: “Lá vai o irmão Neville, como uma pequena nuvem, porém eu não poderia apertar sua mão”. Eu nunca acreditei nisto. Eu não sei onde o irmão Branham conseguiu isto, mas você pode ver o que acontece à pessoa. Ele não é diferente de nós. Ele teve suas idéias estúpidas por algum tempo. Depois Deus o endireitou. Vê?



13           Assim, portanto, viemos como Ele veio, exceto que nós ultrapassamos aquela forma-Palavra da qual teria sido proporcionado, e fomos lançados aqui para sermos testados e tentados na carne. Assim, portanto, até que morramos seremos testados e tentados. Sendo este o caso, quem precisa de um intercessor comatosado? ( Em estado de coma. A forma de crer como se o corpo de Jesus estivesse no propiciatório, parado porque seu Espírito está aqui na terra. A crença “só - Jesus” tem esta definição mesmo que não admitam!- Ed. ) Eu te direi quem é comatosado... o deus Baal, e suas coortes. Quando ele ficou perante Elias, e eles gritaram, e pularam, e bateram em tamborins e se cortavam, e Elias disse: “Bem, talvez o velho rapaz esteja dormindo”. Ele disse: “grite um pouco mais alto, assim você poderia despertá-lo. Ou talvez ele esteja caçando, muito ocupado para ouvir”.

Não temos corrupção pagã em nosso meio. Nós temos um entendimento. E eu quero que você entenda isto: que Jesus não é diferente de você e de mim concernente à Origem. É a mesma semente  (Do inglês “spora”, que também significa “germe” – NT.) de Deus... não esperma. Semente. Pequenas flores. Uma parte da natureza, da qual Deus Ele mesmo tomou parte; e Ele tomou parte pelo Filho Unigênito, o Único, em quem Ele começou todas as gerações. Como disse o irmão Branham: “Deus foi o primeiro homem; Jesus o segundo; Adão o terceiro”. (Existe uma crença que diz ser o irmão Branham o terceiro Adão. Ed.)



14           - Agora, ele disse isso ou não disse? Ele não disse: “Agora você tem dois deles, quando a Luz se formou, e o Filho falando ao Pai”? (Mensagem “Atitude e Quem é Deus” (15/08/1950) §18 – NT.) Traga-me um pregador unicista que diga a você isso. Vê? Então, tudo bem.

15           A pergunta surge: “Que tal esta Luz que se formou? Qual, na verdade, foi o papel que Ele teria?”.

Bem, número um:

Deus, por Ele, criou tudo! Agora, vamos a João. Primeiro de tudo, vamos a João 14 e começar a ver que esta é uma pessoa real. E antes de lermos Isto, lembre-se do que Ele disse em João 12: “Eu gostaria que fosse restaurada a mim a glória que Eu tinha Contigo no princípio”.  Princípios do princípio. Em outras palavras, Tua estimativa, o que Tu pensavas; portanto, o que Eu sou. Aí fica alguma coisa para comparar com agora. E Ele disse em João 17:5, “Restaura a mim a glória que Eu tinha Contigo”. Em dois lugares Ele fala acerca da Presença. Isto significa a posição que Ele tinha.



16           Assim, portanto, Ele foi totalmente pré-existente. E o irmão Branham descreve isto. “Aquela Luz que se formou, como uma criança brincando em volta do trono do Pai”. E Ele segue diretamente todos os passos da criação pela Palavra e formação. Então, começando com o sol, a grande massa fundida, da qual pedaços flutuaram e caíram por bilhões de anos resfriando, e formando as geleiras, criando a América. E Ele falou acerca de Kentucky. Você tem que lê-lo por si mesmo.

Agora, quando que o irmão Branham se arrependeu? Quando ele disse: “Eu cometi um erro. Eu estava apenas ilustrando”? O irmão Branham não estava ilustrando. Ele estava falando a verdade. E ele falou a verdade sob o mistério dos Selos e o ministério para o qual ele foi chamado, contando-nos aquelas coisas as quais não eram conhecidas desde antes da fundação do mundo. Elas estavam aqui na Bíblia, porém elas nunca foram explicadas. E ele as explicou, e ele as trouxe adiante uma por uma.

17           Agora, a Bíblia distintamente diz que Deus, por Cristo Jesus, criou todas as coisas. E isso está não somente em Hebreus que menciona as eras, mas está no Livro dos Efésios. E Isto não está falando a respeito das eras. Isso está falando acerca do absoluto, da completa criação.

Agora, o ponto é este: Jesus fez a criação? Não. Deus fez a criação. Porém não houve criação seja qual fosse até que a Luz se formou, o que significa que Deus gerou aquele Filho. Porque a palavra “formado” significa “tomar a coisa que está aí e moldá-la”. A palavra “criar” significa “fazer algo que nunca estava ali”, e isto é falado para vir à existência.

18           Agora, esta Luz formada era aquele Filho, inteligente, e Ele conversou com o Pai, e o Pai conversou com o Filho. E Deus, através daquele Filho: “Que haja luz! Que haja isto. Que haja aquilo”. E houve. Agora, isto é o que a Bíblia diz. Agora, não tente imaginar isto, porque no instante em que você imaginar, você irá voltar direto para o Novo Testamento, e você encontrará para si mesmo só Jesus. (O irmão Lee se refere aos unicistas, ou chamados “só Jesus” crêem que Jesus é o próprio Pai, e portanto o próprio criador. O irmão Branham foi contra essa doutrina -  Ed.) E quando você encontrar, esta é a sua dura sorte. Esta é a sua dura sorte. Tenho alertado as pessoas vez após vez. Eu digo: “Observe os seus cruzamentos. Somente os observe. Se você tomar aquele atalho, você finalmente encontrará só Jesus”. Agora você tem um Jesus comatosado no trono. O que há de bom Nele?

Agora você tem o mesmo tagarela dizendo... e nada é senão um tagarela: “Bem, seu corpo voltou ao pó”. (Alguns pregadores ensinam que o corpo de Jesus deixou de existir, e explicam isto apresentando os três estado da matéria, sólido, liquido e gasoso. Ed.) ressuscitou um Corpo e O colocou no trono de misericórdia?! (Do inglês “Mercy Seat”, que também significa “propiciatório” – NT.) Eles dizem que crêem nesta Mensagem. Bem, eu direi a você... Existe dinheiro nisto. Existe muito dinheiro nisto. Existem dinastias nisto. Os mesmos pássaros que me acusam de organizar, eles mesmos tem organizado. E a organização é contra a “Existe Um, o verdadeiro Deus com Seu Filho” e A Presença. E a maior revelação, a grande revelação desta hora é o verdadeiro entendimento da Deidade e o batismo no Nome do Senhor Jesus Cristo. E qualquer pessoa batizada no Nome do Senhor Jesus Cristo sem o entendimento da Deidade, em meus livros, é literalmente batizada em vão a menos que ele surja como virgem néscia ou algo assim. Eu não entendo isso. Sou um purista quando isto chega a estas coisas aqui.



19           Eu estava indo ler João. Em João 14:6-10 diz aqui distintamente:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Agora, lembre-se disto positivamente: Jesus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Agora, existe somente um Deus da Verdade, e que é Deus Ele mesmo. Que não é Jesus. Então vamos... Agora veja você, você não pode ser tornar só Jesus aqui tão rapidamente, isto só confunde sua mente.

...Desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai.

Por quê? Porque Ele era aquela manifestação visível do Pai. Ele era o corpo, o tabernáculo, no qual Deus Ele mesmo, o Pai de Jesus, estava habitando! Agora, o Pai e o Filho eram de uma substância, porém o corpo era de barro.

 E como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? (Agora:) As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que habita em mim.

E Aquele mesmo que está falando está fazendo as obras, e se Ele não estava fazendo as obras, Ele não estaria falando. E se Ele estava falando sem as obras, então Ele era um mentiroso! Vindicação!



20           O que aquele Ser está fazendo ali naquela Coluna de Fogo? Ele está conduzindo a igreja a fim de submetê-la aos pés do Senhor Jesus Cristo, para que Ele possa apresentar esta igreja ao nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro, nosso Irmão mais velho na carne, glorificado. E quando aquele Ser é encarnado naquele corpo, nós O coroamos Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isso é tão difícil de entender?

É tão difícil compreender que aquele Cordeiro que está agora mesmo no trono do Pai, no corpo glorificado, é Aquele que ficou de pé aqui na terra?  Que uma vez que não estava encarnado em carne, que Ele produziu por meio de Si mesmo Sua vida no ventre da virgem Maria? De que Ele mesmo foi aquela Luz, por meio de quem Deus operou, criando todas as coisas? De que Ele era Aquele que estava ao lado de Satanás na adoração do Deus Todo-Poderoso, e naquela vez em que Ele habitou em Miguel, e de que Miguel está vivendo ainda?



21           Agora, se suas mentes estão exaustas, por favor, saia agora. Não aborreça ficando aqui. Você ainda está confundido esta manhã de que você não pode compreender uma linguagem simples?

“Oh”, você diz. Boing! Boing! Boing! “Eu não posso aceitar isto, porque isto não faz sentido para mim”.

Bem, quem é você? Quem é você? Huh! Alguns de vocês aqui são exatamente como eu. Você está envergonhado de ficar na Presença de Deus. Você é tão ruim, mau, fedendo a confusão, por dentro e por fora. E depois você acha que você tem caráter para falar. Você não sabe o que é a verdadeira humildade? Cale-se e reconheça o que é a verdade.

Você diz: “Irmão Vayle, eu simplesmente não faço parte disto”.

Bem, então, você não faz parte deste período, se você não reconhece a verdade como ela é entregue a nós.

Você diz: “Bem, isto não faz parte da minha salvação”.

Ela também faz. Ela também faz, porque você tem que crer no evangelho de Paulo, ou você não faz parte do Rapto, porque você é julgado por isto. E Paulo disse: “Jesus Cristo, aquele Filho de Deus, literalmente veio de Deus e foi formado da Própria substância de Deus, para que Ele pudesse ser a verdadeira personificação – no bom sentido da palavra – a personificação de Deus Ele mesmo, embora Ele mesmo não fosse Deus!” Porém Ele era puramente, essencialmente, você poderia dizer, literalmente, uma metade do Espírito literal de Deus. Você nem mesmo queira ir por medida. A Bíblia diz: “Ele tem o Espírito sem medida”. (João 3:34 – NT.) Então apenas deixe isto desta maneira, porque você não pode medi-Lo de modo algum. Porém existe uma medida na Escritura, a Bíblia nos diz. Deixe isto aí, também. Então Ele é aquele Ser.

22           Agora, vamos continuar lendo:

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. (João 14:11 – NT.)

Agora, você não pode escapar disto. E lembre-se, eu continuo dizendo a você, e eles perguntaram ao irmão Branham: “Irmão Branham, o que isto quer dizer quando Jesus disse: ‘Quem vê a mim vê o Pai’?”. Ele disse: Você está olhando para mim, não está? É a mesma coisa!”. ( Assim como não podiam ver Deus em Jesus, não conseguiam ver Deus em Seu profeta. Ed.)

“Oh, blasfêmia. Oh, eu não posso receber isto!”.

Por quê? É simples demais receber isto, não é? É lógico demais receber isto, não é? É sóbrio demais receber isto, não é? Oh, temos necessidade de obter algum polimento, pequenas coisas girando no espaço, e irmos dançando em cima da plataforma como um bando de excêntricos e idiotas, porque “Aleluia! Somos espirituais!”. Estou realmente chovendo nisto, não estou? Agora?

Não me dê esta sujeira. Aí está o irmão Branham. [O irmão Vayle aponta para o retrato do profeta – Ed.] Ele disse: “Você está olhando para mim. É a mesma coisa”. Ele disse: “Não é o William Branham que diz aquelas coisas que acontecem tão perfeitamente. Não é o William Branham que ressuscita o morto. Não é o William Branham que diz o futuro. Não é o William Branham que expõe o pecado. Quem foi? Deus no profeta!

“Ohh, Deus no profeta! Ohh. O profeta... Deus para o povo!”.

Então porque você alega ser nascido de novo, e que você tem Deus em você quando todos nós vivemos como um bando de grosseiros ao lado do irmão Branham, e viver como inferno voltado para cima e de cabeça para baixo ao lado de Jesus Cristo? Quem se arrisca dizer que temos qualquer coisa? Oh, somos tão espertos! Sabe de uma coisa? Hipócritas. Semente da Serpente. Crentes manufaturados. Sim. Esta é a verdade.

Sabe de uma coisa? Quando o irmão Branham estava ali de pé discernindo, você não podia esconder se você examinava, e nem eu podia. Sim. Você deveria ter morrido através da minha experiência. Você não tem que ter, porque experiência não faz bem nenhum de qualquer maneira, porque isto é o que você crê.

23           O que diz aqui em Hebreus 4?

Porque a palavra de Deus é viva e poderosa, e mais penetrante do que espada (Lembre-se, é de Rhema-Logos que estamos falando. O Rhema-Logos de Elohim-Jeová) mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Hebreus 4:12-13 – NT.)

E isto diz a você que somente pode acontecer no período de Laodicéia quando eles são pobres, miseráveis, nus e cegos e não sabem que Ele expôs isso. Como você acha que o irmão Branham discernia?

Você está olhando para mim, não está?”, ele disse.

“Oh que coisa! Que blasfêmia. Oh, que coisa, isto...”.

Ei! Sem isto, eu não tenho qualquer coisa. Graças a Deus que ele pôde dizer: “Você está olhando para mim, não está?”. Não um hipócrita agora.

“Oh, William Branham é um grande sujeito, Deus abençoe”.

“Oh, ele não é como o apóstolo Paulo. O apóstolo Paulo matou a Noiva e ele pensou que estava fazendo um favor a Deus”.

“William Branham nunca falou um mentira. Oh, ele nunca fez qualquer coisa errada”.

Quando ele estava morrendo, a única coisa que ele podia dizer foi: Eu não cometi adultério”. Que garoto da sua idade cometeria adultério? Ele tinha feito todas as outras coisas no livro. Você tentará cair de volta numa coisa que você não fez, quando você fez todas as outras coisas?

Todavia ele disse: “Você está olhando para mim, não está?”. Daquele momento em diante, Deus agora dizia para ele: “William Branham, você encheu bem suas tripas e seus miolos. Eu nunca apoiarei sua palavra em público novamente. Você nunca terá minha Palavra apoiada em público. Você nunca discernirá outra vez. Você nunca saberá estas coisas novamente”?! Besteira! Ele continuou fazendo isto exatamente. Hã? Você diz: “Bem, eu acho que Deus estava contando uma piada”. Oh, Deus. Deus misericordioso. Algo está errado em algum lugar.



24           Então a pergunta é: “Este Ser tem qualquer parte?”. Certamente que Ele tem. Ele nunca cessou de ter a sua parte. Ele nunca cessará de ter a sua parte, não mais do que você e eu temos dentro de nós um gene de Deus, eterno, porém encoberto na imagem obstruindo-nos. Não podemos nos lembrar de uma coisa sobre isto, e podemos lutar diariamente. Temos nossos problemas diários e abominamos a nós mesmos em pó e cinzas, sabendo o que somos na carne, e é dificílimo dar caminho ao Espírito para nos deixar saber quem e o que somos na maldade da carne. Porque, veja você, é a carne que morre, não a alma. A alma somente pode morrer quando ela é lançada no Lago de Fogo e aniquilada. Nossas almas não morrem. Recebemos novos corpos, chamados de um corpo-Palavra, um corpo-Espírito que recebe você lá em cima. E depois se você não sobe lá em cima para recebê-lo, ele desce para encontrar você com seu corpo glorificado.



25           E nesta hora estamos começando a saber quando o tempo e a eternidade se misturam, e isto face a face. E aí está, face a face: um profeta como Moisés, um profeta como Paulo – William Branham, o Elias desta hora, de pé ali, face a face, e a foto tirada! Somos conhecidos como somos conhecidos.

E O conhecemos, porém eles não. Eles não sabem que Ele é o Irmão mais velho, o grande Ente. Eles não sabem quem Ele é.

“Oh, Ele está comatosado”.

“Oh, Ele partiu de volta ao pó”.

“Oh, é somente Deus. Nunca existiu um Filho. O Filho é Deus e Deus é o Filho”.

Onde você encontra Deus, o Filho? Porém eu posso mostrar a você pelo menos uma centena de lugares na Escritura onde Ele é o Filho de Deus. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. (2 Coríntios 1:3 – NT.) E Jesus Cristo... isso tem... Então se Deus é o Pai de Jesus Cristo, então, axiomaticamente, (Algo que não precisa ser provado, que é evidente por si mesmo – NT.) cem por cento disso segue que Jesus é o Filho. Isso não é verdade?

E se dizemos: “Nosso Pai, que está no céu”, isto é só uma forma destes pássaros aí fora teologicamente dizer: “De modo nenhum. Que coisa. Escute! Adão foi um filho de Deus pela criação!”. Besteira! Ele foi um Filho de Deus pela criação. Deus s-o-p-r-o-u nele o Fôlego de Vida, que era o Espírito Santo, e ele se tornou alma vivente. A alma recebeu o Zoe, a parte da criação. Ele tem uma parte? Quando que ele não teve uma parte? Quando que ele alguma vez nunca terá uma parte? Quando que Isto se esgota? Estou respondendo suas perguntas juntas.



26           Agora, vamos para João 5:19: Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai. (Um profeta com visões!).

“Ah, você sabe, não precisamos de visões, Deus abençoe. Se você é um verdadeiro profeta de Deus, você não precisa de visões. Apenas vá em frente e faça isto. Apenas produza para Deus. Apenas vá em frente e faça isto. Apenas vá em frente e faça isto. Apenas vá...”.

Oh, cale-se. Você está ferindo com a boca.  Veja, sei que posso ler você como um livro, e eu direi a você por que: sou um homem. Posso ler todos vocês como um livro. Sou um humano. Posso ler todo humano como um livro. E sendo o que sou como uma pessoa religiosa, eu posso ler todas as pessoas religiosas como um livro. E isto é exatamente o que uma pessoa religiosa diz.

“Ah, este é Jesus. Ele é Deus. Aleluia. Ele está aqui embaixo, e Ele está por si próprio”.



27           Todavia toda a Escritura diz que Ele não está por si próprio! Toda a Escritura diz a você que Ele é um profeta... Ficando face a face assim, então velando Deus para a Palavra vir à frente. E Ele diz bem aqui: “Eu não tenho minha própria opinião. Eu não tenho minha própria palavra. Eu não tenho meu próprio pensamento. Eu não tenho um ato próprio meu. Eu não sou dono de mim”. E Paulo, nos passos de Jesus, podia dizer quase a mesma coisa para a perfeição. Ele disse isso, mas não para a perfeição. O Filho nada pode fazer de Si mesmo. Pensávamos que Ele podia fazer qualquer coisa. Por quê? Porque Ele disse: “Eu poderia neste instante chamar por doze legiões de anjos”. (Mateus 26:53 – NT.) Certamente, Ele poderia chamar, pelo que a habilidade toca; porém ele não poderia chamar sobre os fundamentos de ser aquele Filho-Palavra.

Veja, Adão teve que contornar o corpo-Palavra. Ele não era um verdadeiro Filho-Palavra como era Jesus. O gene estava em sua alma. A alma era um gene de Deus; isto é verdade. Porém ele foi colocado em carne humana, e ele foi testado. E ele não podia dizer: “Eu farei isto, e eu não farei isto”. E Jesus vindo, e adotando uma maneira idêntica, poderia dizer: “Eu não farei isto” e “Eu farei...” Porém Ele disse: “Estou determinado a fazer a vontade de Meu Pai, a qual Eu farei”. E o irmão Branham disse a mesma coisa, pense você. Eu li isto para você, atrás aqui em minha Bíblia... “Estou determinado a fazer a vontade de meu Pai”. Isso está aqui em algum lugar. Vamos continuar lendo:

...se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; (Oh! Isso não é bonito?) e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. (João 5:19-20 – NT.)

28           Tudo bem. Qual parte que tem hoje? Vamos voltar a João 14:11-12 outra vez:

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu-eu-eu vou para meu Pai.

Agora... Está Ele comatosado (A pergunta é: “agora está ele em coma?” Ed.) de modo que Ele não possa ver as obras maiores? Aqui está Jesus, tendo pago o preço, levantado dos mortos, no trono, e Deus O deixa comatoso. Mesmo assim estas Palavras que Jesus falou têm que acontecer, porque elas não são suas Palavras. Elas são as Palavras do Pai. Elas são as Palavras prometidas. Obras maiores Ele irá me mostrar! Aquele homem disse que Ele as fez. Você me pergunta: “Agora, que parte que Ele tem?”. Que parte que Ele não tem? Seu nome está no cheque do Pai. O que Deus derramou sobre Ele, Ele nunca perdeu. O que Deus derramou em nós, como uma Noiva, nunca tem sido perdido. Isto responde suas perguntas?

29           Duas pessoas fizeram as perguntas. Se elas não estão respondidas, por favor, coloque-se de pé agora e diga-me: “Você não tem respondido minha pergunta, irmão Vayle, eu ainda não entendo”, e diga-me o que você não entende.

Você viu o irmão Branham, não viu? Hã? Quero dizer, posso mostrar filmes, isto é correto? Olhe, existe... se você não tem visto o irmão Branham ele está ali.

[O irmão Vayle aponta para o retrato da Coluna de Fogo e do irmão Branham – Ed.] Sem problema. Este é William Branham. Não se preocupe... Eu o conheci... muito, muito bem. Este é William Marrion Branham. Sim. Você está olhando para ele. Bem, qual parte de Deus que você está vendo? Bem, número um, você está vendo uma imagem na carne. Eu posso entender isto. O que as pessoas falham em entender é onde o irmão Branham categoricamente disse a mesma coisa que Jesus disse: “Isto é Deus em mim fazendo a obra”. Eu espero que eu tenha isto. Tenho. Deixe-me ler isto novamente, e, por favor, ouçam, e ponha isto dentro de seus corações e nunca, jamais mude. [Fim do primeiro lado da fita – Ed.]

Eu quero que você saiba que isto é verdade. Isso está certo. Esta é uma definição definitiva. Eu não acrescentarei; eu não tirarei. Acredite em mim, isto é isso. E vocês que ouvem esta fita, vocês poderiam ter pensado hoje que eu estava tentando dizer isto sobre mim mesmo sendo que estou trazendo esta Mensagem, ou pregando esta Mensagem. Eu não tenho mais do que nada a ver com isto, não mais do que apenas uma voz.

O apóstolo Paulo disse a mesma coisa. Certo? É aquela verdade escrita no Livro de Gálatas ou eu devo lê-lo para vocês? Hã? Eu quero. Sei que eu quero. Mas eu não quero, e não estou irado. Você entende que Paulo disse: “Nunca recebi isto de ninguém a não ser de Deus Ele mesmo, e estou somente dizendo isto como Ele me disse”? Então ele foi apenas uma voz! Tudo bem.

... E minha voz, mesmo contrário a meu melhor julgamento... Eu preferia ser um que põe armadilhas para apanhar animais. Porém é a vontade de meu Pai que declarei e me determinei fazer. Agora, a palavra “declarar” significa produzir em palavras e expô-las perante você de modo que você as receba – é disso que se trata... e me determinei fazer. Eu não fui Aquele que apareceu abaixo no rio; eu apenas estava parado ali quando Ele apareceu. O que é a Aparição? Presença! A palavra “Presença” significa que eles nem sequer sabiam que Ele estava vindo. Eles nem se importaram de como Ele veio, se Ele veio. A única coisa que eles sabem é que Ele está aqui. Eu estava lá, e Ele estava lá. Eu não sou Aquele que faz estas coisas e prediz estas coisas que sucedem tão perfeitamente, eu somente sou um que está p-e-r-t-o quando Ele o faz. Eu somente fui uma voz que Ele usou para dizê-lo. Não era o que eu sabia; isto é o que eu simplesmente me entreguei, por quem Ele falou. Isto não sou eu. Não foi o sétimo anjo, ou o sétimo mensageiro, ele está inclinando sua mão agora, Apocalipse 10:7. Oh não; foi uma manifestação do Filho do homem.

 O verdadeiro ministério dos dias do Filho do homem onde Deus, em... por meio de carne humana, fez a mesma coisa que Ele fez através da carne de Jesus Cristo há 2000 anos atrás conforme Mateus 12. Aí está. E isso nos arremessa adiante para a vitória decorrido o juízo.

“A longa, longa noite é passada. A manhã rompe finalmente e silencia o terrível lamento. E a fúria da rajada está acima do distante monte. O dia se aproxima rápido. O Confortador tem chegado!”.

Assumindo o controle... não homens... não Lee Vayle. Não, eles acham que estou tentando ser alguém.




30                Aí está sua resposta! Por quê? Porque o programa inteiro de Deus tem sido colocado nas mãos do homem e a cabeça que lida com todo o homem é Jesus Cristo. E quando Ele é a cabeça da Noiva, aqueles de fora da Ressurreição... Não se esqueça que Ele ainda é a cabeça da virgem néscia que inclui as multidões do lado de fora da Cidade Santa e que conduz à sua glória. Oh sim. Oh sim. Eles não são como se eles fossem imprudentes. Huh-huh. Não, não. Agora escute:

...foi o mistério que Deus desvelou. Não é um homem, é Deus. O mensageiro não foi o Filho do homem, ele foi um mensageiro do Filho do homem. O Filho do homem é Cristo. Agora, do que ele está falando? Ele é Aquele de quem você está se alimentando. Você não está se alimentando de um homem. Um homem, seu corpo[1] falhará, porém você está se alimentando do infalível Corpo-Palavra do Filho do homem.[2]



31           Agora, você está me dizendo... O que você está fazendo hoje? O único modo de haver uma identificação com Aquele, o verdadeiro Cordeiro de Deus que está no trono agora mesmo, no trono de Seu Pai, Mediador, Intercessor, a única identificação é pela Palavra. Não existe nenhuma outra. Por quê? Porque essa foi Sua identificação. E em Sua identificação, vindicação por Deus, provando Quem Ele era, Ele provou quem eles eram. O mesmo hoje, porque Ele é o mesmo hoje, ontem e eternamente. Através daquela vindicação, provando Quem Deus é e Quem Ele é, Ele prova quem nós somos! O irmão Branham disse: “Tenho visto. Tenho ouvido. E porque eu ouço, eu falo”. Então, somos completamente identificados como nunca fomos identificados antes. Então aí está você.



32           Eu pergunto outra vez: “Existe alguma pergunta agora de alguém, que você não consegue entender onde estou indo?”. Não existem dois deuses! Mas existe um Deus que se tornou um Pai! Sim... sim! E Ele se tornou um Pai gerando. Aquele que formou aquele Filho que veio Dele e é uma parte de Deus, e de acordo com a Palavra, que é a lei da primogenitura, Ele é igual. E a Bíblia disse: “Embora Ele fosse igual com Deus, Ele não preferiu ficar ali em Sua igualdade, mas Ele necessitou de Deus para que Ele recebesse isto de volta!” Então Ele desceu, não como um servo de Deus. Ele desceu como um servo do homem, e Ele nos serviu. E o povo desejou ser grande:

“Oh, posso me sentar ao seu lado?”

“Posso eu estar aqui no reino?”

“Posso eu estar ali?”

Ele disse: “Deixe-me dizer-lhes algo. Aquele que é o maior de todos é servo de todos”, e o grande Filho, não Deus agora, o grande Filho com as Palavras de Deus em Sua boca, disse: “Eu sou o grande Filho, e tenho me tornado servo de todos”.



33           Ele não é chamado de “o Servo”? Ele não é chamado de “o Ramo Justo”, mostrando que Deus colocará adiante outro ramo, redimindo todos os filhos? Não disse o irmão Branham: Se a igreja produzir outro ramo, ela produziria um ramo pentecostal?”.[3] Oh, um ramo pentecostal... Que fala em línguas, pula e grita! Esqueça isto. O ramo pentecostal era Deus Ele mesmo, descendo e dividindo-Se, e no mesmo tempo da divisão, Ele tinha um profeta ali, a quem Ele apareceu e trouxe a Palavra! E a Palavra se tornou o teste. Não que ele vivesse Isto, mas você crê Nisto, porque você está indo viver algo. Ninguém viveu perfeito, porém se você vive ou morre, você vive ou morre para Deus. Portanto, nós somos do Senhor. Não “se”, “e” ou “mas”.

34           Novamente, eu digo, existe alguma dúvida? Agora, não tenha medo. Eu não... eu não... Ouça. Eu não irei bater em você entre os olhos. Eu me acalmarei e ficarei bem doce agora. Nem dançarei. Nem gritarei. Esta é uma garantia muito boa. Eu não intenciono.

Você está começando a entender que Deus se tornou um Pai? Você entende que mesmo antes que Ele fosse Deus, Ele era Espírito, e Ele era o Espírito Santo? E aquele Espírito não foi criado, mas é eterno. Estava lá... Não pode entender isto. Não tente. Não confunda sua mente. Apenas cale-se e aceite isto.

Oh, existe uma tentação fabulosa. Se Deus é eterno, por que Ele somente tem lidado conosco nestes últimos 6000 anos? Oh, irmão! Estas perguntas nada são ao lado daquela. Uuuhh! De girar os olhos. O coração fica boing! boing! boing! O estômago fica perturbado. Esqueça isto. Esqueça isto. Aqueles 6000 anos podiam simplesmente ser alguma espécie de uma eternidade com Deus. Quem sabe? Não tente por um momento adivinhar Deus. Apenas receba isto. E cada dia da criação foi de mil anos, de modo que você tem mais de 6 mil jogados aí. Agora você tem 12.000, e o irmão Branham disse que o mundo estava sendo criado ou formado a bilhões de anos. Hã?



35           Bem, eu irei ler para você. Tem suas Bíblias? Vá a Efésios 1, e eu irei ler Isto para você diferente do que eu já li antes:

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, a vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo...[4]

Agora, eu li desta maneira de propósito, tirando os nomes de Jesus porque eu quero que você saiba que estávamos em Deus, mesmo antes que a Luz se formasse, que era o Filho Unigênito de Deus, começando as gerações.

O que estou tentando mostrar a você é: existe um Deus que teve um Filho, e Isto não é Deus, o Filho. Ele é o Deus Espírito Santo período! ...Quem fez tudo, porque Jesus disse que Ele fez tudo Isto. E Jesus fez Isto pela vindicação de Deus. Ele estava falando a verdade. Quando eles tentaram adorá-Lo, Ele disse: “Não me adore; adore a Deus”. Quando eles disseram: “Oh, bom Mestre...”. “Não me chame ‘bom’, só existe Um que é bom. Que é Deus”.[5] “Ora, Ele era simplesmente polido”. Seu bando de hipócritas. Se você crê nisto, você tinha que ser bizarro, doente e semente da serpente. Jesus não era polido. Ele era gentil, manso e amável; porém Ele não era polido. Você e eu usamos este termo... Descubra esta palavra na Bíblia – “polido”. Você não pode encontrá-la. “Polido” significa que você apenas ri... Nem mesmo eu faço isto. Céus misericordiosos, que problema. Tudo bem.

36           Vamos ir novamente... versículo 4:

...Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; tendo nos predestinado para filhos de adoção para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue... (Você diz: “Agora, isso está falando a respeito de Jesus”. Sim e não. Lembre-se, Jesus é o Sangue de Deus. O Livro de Atos diz isto a você.[6] Certo? O irmão Branham trouxe isto a nossa atenção) a remissão das ofensas, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo. (Isso é antes que houvesse um Filho) de tornar a congregar todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, (Nem preste atenção em Cristo agora) tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; (Que é Deus, o Pai) com o fim de sermos para louvor... para louvor da sua glória, (Deixe Cristo de fora); em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida. Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a vós, lembrando-me... Não cesso de dar graças por vós fazendo menção de vós nas minhas orações: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele.[7]

Agora, você pode ver aqui, que ao deixar de fora o nome de Jesus e Jesus ele mesmo, e colocando-nos ali, você pode entender que o que Deus fez em e através de Jesus, estava tudo bem e todos nós fomos uma parte disto. Nunca fomos uma não-parte. Nunca fomos uma não-parte. Sempre fomos uma parte. Viemos exatamente como Ele veio, porém contornamos a forma teofânica, o corpo-Palavra, o corpo-Espírito. Aqui estamos.



37           A Bíblia distintamente diz que Jesus estava na eleição natural, absolutamente predestinado. Nós não perdemos uma coisa que Ele tinha, exceto aquela posição no plano e no propósito de Deus, e Isto já falou a você a respeito bem aqui.

Então como que você faz de Jesus “Deus”? Como que você faz Ele diferente de nós quando o profeta disse o contrário? Você sabe o que está errado? O pensamento não tem mudado. Seu arrependimento não tem se estabelecido. Muito ruim, pregadores maus! E você dá ouvidos a eles. Eu não classifico a mim mesmo como um deles. Eu tomo toda a Palavra da Bíblia, toda a Palavra do profeta. Eu direi algo a você: existe uma interpolação aqui que iremos olhar numa quarta-feira, se estivermos de volta na quarta. Não vamos nos preocupar com isto agora mesmo. Tudo bem. Vamos continuar lendo:

Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo...

Agora, lembre-se, Ele é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, e isto me diz uma coisa: Ele é o Filho, porém é melhor Ele observar os Seus passos. Mesmo que Ele tenha um Pai que é Deus – Deus ainda é Deus. E o relacionamento com o Pai não remove a divindade! Hã?

“Bem”, disse o juiz, “este é meu filho, e sei que ele tem sido pego fugindo das drogas, e sei que ele estuprou uma garotinha, e que ele assassinou o seu pai; mas, veja você, ele é meu filho então eu deixo-o prosseguir”.

Não é o que a Bíblia diz. A Bíblia diz: “Sou Deus. Este é meu filho amado”. Sem favores. Hã?



38           Agora ouça-me. Eu provarei isto a você: “Embora Ele fosse Filho, todavia Ele aprendeu obediência... hã?... pelo sofrimento”.[8] A Paternidade não removeu a deidade. Certo? Hã? Então Ele é diferente de nós? Não... não... não... não. Então de onde você consegue este Deus, o Filho, e coisas, e Lee Vayle pregando dois deuses? Há uma gravação da minha voz numa fita e no céu, e existe uma gravação de vozes de outros homens nas fitas e no céu. Não estou com medo de ficar com minha gravação.

Aqui está a Bíblia. Prove-me errado. Venha. Leia isto. Você não é um pássaro mudo aqui. Todos vocês tem grau de educação. Deus misericordioso, você pode ler algo. Leia isto. Você pode ler um rótulo numa lata de feijões e um pode numa de sopa, e alguns são até mesmo tão talentosos que você pode ler uma receita de passagem e fazer um bolo. Até mesmo eu posso fazer isto. E as garotas aqui são fantásticas. Oh, elas são pecadoras, embora elas me alimentem com invenções deliciosas. Sim. Tudo bem.

O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória.

“O Pai da glória”. Você entende o que estou dizendo? O Pai da glória. Ele é o progenitor e Pai da glória. Oh, quão belo é saber que se Ele é o nosso progenitor, somos cobertos de glória! Que coisa fabulosa é ser nascido no reino de Deus, ser dos lombos de Sua mente, ser um de Seus genes; saber que nossas almas sempre foram eternas, embora nós realmente, como pessoas, nunca precisávamos ser salvos. Isto foi imputado a nós. Tentados na carne. É a carne que morre. É a carne que precisa ser redimida. Houve o Sangue que caiu sobre a terra. Nossos corpos vieram da terra. Oh, sim. A transgressão mata a alma, porém o gene de Deus não pode pecar. Aquele que é nascido de Deus não peca. Agora, eu não disse “formado”. É “nascido”. Quando o irmão Branham disse “forma”, ele estava simplesmente dizendo a você que aquele que veio adiante tinha aquela Luz em volta disso, foi formado Dela, a manifestação disso.

39           Agora:

...o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele. (Ele mesmo); tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos (Para que você possa vir à plena Palavra revelada e saber o que repousa aí porque esta é a sua herança. Ei! O testamento tem sido aberto e está sendo lido de passagem pela primeira vez e trouxe a uma execução apropriada Disto)... da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder. Que manifestou em Cristo, (ser humano com uma pré-existência) ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nas regiões celestiais.  Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste mundo, mas também no mundo por vir (A Nova Jerusalém, lembre-se); e sujeitou todas as coisas a seus pés, e concedeu-lhe ser todas as coisas...  sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. [9]



40           Tudo bem. Agora, você tem duas coisas para as quais você está olhando. Você está olhando para o fato de que a igreja é o corpo de Deus, conforme este capítulo. Você está olhando para o fato de que este é o corpo de Cristo. De que maneira isto vem a acontecer? Quando aquele Espírito que está em nosso meio se torna encarnado para nós, nos O coroaremos Rei dos reis e Senhor dos senhores. Que Noiva que você irá ser? Que Noiva que você irá ser? A mesma que na terra disse: “Eu e Meu Pai somos um”. Este alguém fazendo uma Noiva, mas apresentando-a para Si mesmo. O irmão Branham diz: “Aquele mesmo Espírito se torna encarnado para nós”.



41           Agora observe:

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais vós tínheis também nossa conversa (nosso comportamento) em que outro tempo... (em outras palavras, você era exatamente como um iníquo, velha semente da serpente lá fora. Sem diferença) andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; (maus, assassinos, adúlteros, estupradores e mentirosos e ladrões, e Deus sabe o que. Sem diferença!); e éramos por natureza filhos da ira, (aquela velha natureza lá embaixo) como os outros também. Mas Deus (Que é o Pai de vocês e de Jesus), que é rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo.[10]



42           Em outras palavras, ele está dizendo a você bem aqui: o mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos está operando em nós, livrando-nos de nossos pecados, não servindo por mais tempo àqueles desejos e pecados. Como disse o irmão Branham: “Vocês foram colocados aqui nesta carne para seguir de lado a lado em tentação, mas agora”, ele disse, “pelo batismo com o Espírito Santo, é comensurável e literalmente igual para você estar naquele corpo-Palavra”. Mas veja você, isto não segue aquela rota perfeita. Por quê? Temos um Intercessor porque erramos. Como disse o irmão Branham: “Nos desviamos milhares de vezes por dia”. Vê? A coisa é, não pegue uma declaração que o irmão Branham disse e corra com isso. Pegue tudo.

...para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.[11]

A cegueira existia o tempo todo, e Deus estava trabalhando, porém isto tinha que vir desta maneira. Você diz: “Por que isto teve que vir desta maneira?”. Porque Deus quis.

Diga alguma vez para um garotinho uma vez em sua família e diga: “Por que você tem que fazer isto?”.

“Porque eu quero desta maneira, e é desta maneira que tem que ser”.

“Oh, você não deve dizer isto para uma criança. Você irá arrasá-la. Oh, que coisa”.

Oh, que bobo e que tolo.

“Olhe, garoto, se eu tiver que bater na sua cabeça com esta soqueira, você irá fazer isto do meu modo”.

“Oh, agora você está sendo mau. Você tira a liberdade. Você não deveria fazer isto”.

Cale-se e cuide de seus negócios. Eu cuidarei dos meus. Deus está cuidando dos Seus. E se você pode mudar a Escritura de que Deus não castiga você na sua desobediência para fazer sua carne sofrer de modo que você se ajeite, então você irá para o inferno agora mesmo. Eu direi a você claramente. Você irá para o inferno. Esqueça isto. Você tirou a Palavra de Deus. Você irá para o Lago de Fogo. Seu nome está fora do Livro. Se foi!



43           Não tente ser mais que Deus. É isso que eles estão fazendo com esta Mensagem. É por esta razão que eles estão repetindo Bill Gothard.[12] Ele não é a origem desta coisa, o relacionamento familiar e as respostas apropriadas e todas aquelas coisas. Ele é o sujeito que seguiu isto. O sujeito à frente dele atraiu multidões de 7.500 a 10.000. E ele ensinou com suas próprias palavras o que eu havia ensinado com as minhas há vários, vários anos atrás. Não é a sua ação que conta, mas é a sua reação contra uma ação que prova o que você tem dentro de você. O irmão Branham disse: “Lee, você mudou toda a minha vida quando você disse uma coisa: ‘Isto não é ação, isto é reação’”. Agora, ele disse isso. Você não tem que acreditar em mim. “Oh, o irmão Vayle está mentindo”.

Você não precisa de Bill Gothard e de seus palhaços, e a coisa de relacionamento familiar. Você só precisa ficar com esta Palavra, homem e mulher, ter um relacionamento com Cristo. Como disse o velho Dr. Bell, que é o sogro de Billy Graham: “Tudo que você necessita saber a respeito de sexo e vida e tudo mais está bem nesta Palavra de Deus. Leia-A e aplique-A”. E os sexos podem encontrar uma monogamia – uma pessoa de cada. “Oh”, eles dizem, “isso está bem. Eu tenho esta cobiça e este desejo. Vamos satisfazer isto”. Vá em frente. Vá para o inferno. Pegue Aids, e vá para o Lago de Fogo que poderia queimar por bilhões e bilhões de anos. Esta é a sua dura sorte.

Deus misericordioso, você não pode nem mesmo bater a taxa de rendimento numa batida justa. Em outras palavras você está certo e eles errados. Você não pode nem mesmo bater isto. Eles pegarão você de qualquer maneira. Eles disseram para um amigo meu que é dono de um Holiday Inn[13] lá na Pennsylvania – Harrisonburg. Ele disse: “Olhe, sei que meu contador aprovou isto. Veja, bem aqui. Eu não devo isto”.

Eles disseram: “Deixe-me dizer algo a você, Charley. É mais barato para você nos pagar do que pegar um advogado”. Esta é a lei da terra. Isto é a IRS.[14] Eles tiveram problemas no passado na época de Jesus. Nós o temos agora. Coletores de taxas de rendimentos; o publicano. Quantos se arrependem? Você entende o que estou dizendo?

... pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé... e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ele não disse: “Isto é um dom de Jesus Cristo”, ele disse, “é um dom de Deus que veio através das obras meritórias de Seu Filho”). Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras. [15]

44           Pois somos feitura sua por meio da criação. Que criação? Um novo espírito dentro de nós porque Jesus morreu no Calvário a fim de conduzir-nos à Palavra. Lembre-se: isto é uma aliança de Sangue; e sangue, em si mesmo, não é uma aliança. O sangue meramente ata e ratifica aquilo que é pactuado, que é um pacto, que são palavras de consentimento de que certas condições agora devem prevalecer. Correto? Então não fale a respeito do Sangue a menos que você conheça as condições. Não fale a respeito de Jesus, sendo Salvador, como os católicos e dizendo: “Ave Maria”, e dizem: “Bem, não cremos que Maria de fato morreu por nós. Jesus morreu. Porém você sabe, ela pode interceder porque ela é a mãe. Ela puxa os cordões. Talvez os cordões de bolsa”. Diga-me, que cordões do coração de Jesus ela pode puxar? Ela não tem que puxar nenhum.

45           Não fale sobre o Sangue para profaná-Lo. Fale sobre o Sangue... sangrando, a Palavra morrendo. A Palavra sangrando, o Sangue de Deus, Rhema-Logos[16], Jeová-Elohim. Fale sobre isto. Porque pela primeira vez em 6.000 anos nós temos a verdadeira teologia, a verdadeira revelação, Deus plenamente exposto, a humanidade plenamente exposta, e um Casamento acontecendo pela graça através do Sangue derramado. O Casamento legal, o Casamento procedendo, consumado; o Milênio, porque o Sangue confirmou e legalizou isso, afastando todo o obstáculo. Hã? Como disse o irmão Branham: “Deus condescendendo e descendo, porque o Sangue estava ali, e Ele podia vir e fazer isto”.



46           Tudo bem. Estou encerrando. Você entende agora o que estou fazendo aqui no Livro? Estou tentando mostrar a você Deus, Deus, Deus, Deus, Deus. O infinito. Deus Espírito Santo, antes que Ele tivesse um Filho, antes Dele ter feito um átomo, antes que Ele fizesse qualquer coisa. Este Ser: onisciente, onipotente e amor.

Você diz: “Irmão Vayle, eu não sei se chamo isso de amor”.

Isto é a coisa toda, porque você não entende, e não pode ver que o amor está na Palavra. Isso é um amor que está descrito na Palavra. É um Amor que está aqui. Não é algo que você e eu temos. Algo que nos mostra. Exatamente como Paulo disse: “Seja o amor sem dissimulação”.[17] Não seja um hipócrita. Qual o amor que não tem hipocrisia nele?

Quando o amor contém sexo e o sexo contém amor – o problema original. Não fale muito acerca de me amar, porque eu tenho ouvido algumas indecentes e brutas piadas a respeito disso, e eu posso criar algumas por mim mesmo. Não estou mais interessado em qualquer espécie de amor que eu tenho ou que você tem. Estou interessado numa coisa: isso está aqui? Posso tê-lo? Isso está aqui embaixo? [O irmão Vayle bate na área do coração por duas vezes – Ed.]



47           Porque o irmão Branham categoricamente disse concernente ao Livro de Coríntios, capítulo 13: ‘Sem amor’ significa ‘sem o Espírito Santo’” e eu nunca entendi, até que eu compreendi que Deus estava nos três, e Ele não é onisciente, onipotente, onipresente. Ele é onisciente, onipotente e amor. Como que eu posso não ajudar, senão dizer “amem” para toda Palavra se tenho aquele amor em mim? Como que eu posso não ajudar meus amados irmãos que crêem na mesma Mensagem?

Agora, eu posso amar de uma maneira compassiva, no sentido de que compaixão significa “fazendo a vontade de Deus”, que é a Palavra. Eu posso amar aqueles que traem esta Palavra, que traíram a cruz, o Cristo da cruz, e o Cordeiro no trono e o Deus, aqui, em Seu profeta, que tem partido para longe agora. Eu posso perdoar. É uma obrigação, obrigação, ainda que eu considere isto terrível, terrivelmente difícil, eu admito. Terrivelmente difícil para apagá-lo de minha mente a apagar a coisa toda, e simplesmente recuar e dizer: “Bem, isso é parte da vontade Deus”.

Judas foi ordenado. Faraó foi ordenado. Todos eles são ordenados. Eu sou ordenado. Você é ordenado. Se Deus conhecia cada pulga e de quantas vezes ela piscaria o seu olho e de quantas delas levaria para fazer uma libra de sebo, Ele certamente sabia disso tudo. E deixe-me descansar à destra do Deus Todo-Poderoso. Eu não tenho chegado àquele lugar ainda, para a plena habilidade que tenho dentro de mim. E não estou contestando ignorância, e não estou dando desculpas. Estou apenas dizendo: “Eu não tenho feito isto”. Porém disso eu sei muito bem: se esta vida que está nesta Palavra aqui e plenamente manifestada em minha hora não está aqui dentro [O irmão Vayle aponta para a área do coração – Ed.] o Espírito Santo não está aqui dentro, e esta é uma espécie diferente de amor da que eu vi aqui fora. Este é um amor que vai, “Rocha das eras, fendida por mim, permita-me ocultar a mim mesmo em Ti”. Não em algum credo ou em algum dogma. Sendo preparado, vestido pela Palavra. Trazendo sua santa vestidura com a Palavra de Deus parada ali. Isto é o que realmente conta, irmão e irmã.



48           Bem, tenho respondido sua pergunta, se você sabe ou não. Se você quer outra resposta, você tem que ir a algum outro lugar. Verdade. Você tem que pensar na sua própria reposta. Eu não tenho mais nada para dizer a você. Eu fui do começo do profeta até o fim. Do Alfa para o Omega. E fui do Omega para o Alfa. E ele disse: “O que está no meio realmente não importa”. Não se preocupe com isso. Hã?

Então, se você entende o Omega hoje... Hã? Você realmente entende? Veja, isso tem que estar aqui em cima [O irmão Vayle aponta para a cabeça – Ed.] para chegar aqui embaixo [Aponta para o coração – Ed.]. Isto não é Edgar Casey[18] que não entendia de matemáticas e ele, sendo um espírita, ele pôs o livro no seu peito aquela noite, e na manhã seguinte ele sabia tudo que estava no livro. Tente isto. Diga: “Espírito Santo, eu Te amo, Senhor. Tu és tão maravilhoso”. [O irmão Vayle começa a fixar a Bíblia teórica abaixo no peito – Ed.] e o Espírito Santo aqui dentro, e Tu sabes como que é isso, Senhor, e eu sei...”.

Sim, você seria como o homem que sonhou que estava tomando água, e ele estava num deserto lá fora morrendo de sede, e ele se acorda porém ele não estava tomando água. O homem faminto... Ele sonhou que ele estava comendo uma boa comida, porém ele se acordou. Ele não estava comendo comida. Você não adquire isto desta maneira. Estude para mostrar-te a ti mesmo aprovado para Deus. Um trabalhador discernindo corretamente a Palavra da Verdade nunca será envergonhado.



49           Tudo bem. Eu não tenho gritado com você. Não estou irritado por causa das suas perguntas. Eu amo suas perguntas. Eu teria que lidar com elas de qualquer modo, porque eu podia ver isto por todo o lugar. Isso está em toda a parte. O povo simplesmente não entende este Deus maravilhoso – onisciente, onipotente, amor. E este Deus... talvez tomou Ele... Deus sabe o que a eternidade é. Mas o quão distante isto O levou? Eu não sei, e não me interessa, para colocar o plano todo junto. E primeiramente o principal foi trazer à existência este Filho para gerar uma gloriosa raça de Deus para Ele mesmo. Nós nunca penetraremos Isto, mesmo na eternidade... simplesmente estará crescendo e crescendo e crescendo. Vamos nos levantar e nos despedir.



Pai celestial, nós Te agradecemos pelo tempo que temos juntos e, Senhor Deus, eu sei que do meu coração dos corações eu creio e entendo que isto é a verdade, sei que não posso colocar isto totalmente junto para a satisfação de todo mundo, nem sequer para mim mesmo. Mas conheço a realidade aqui, a verdadeira verdade do assunto: existe um Deus, Espírito, que é onde começamos, e isto é onde paramos. E que existe aquele Filho, o Unigênito. Isto é onde começamos. Isto é onde paramos. E que existe uma raça em Adão e que todos morreram, e todos foram feitos vivos em Cristo. Novamente aí, começamos, e aí paramos. E aí vemos a consumação para o fim, e aí começamos como nunca temos começado antes e nunca paramos. Não. Simplesmente prosseguindo e prosseguindo. Te louvamos por isto, Senhor.

Agora Pai, o irmão Branham disse: “Tome esta Mensagem para a nossa cura”, e eu espero esta manhã que ela tenha curado alguma coisa na mente de alguém concernente a um Deus e Seu Filho e Seu Próprio povo, e aquelas coisas que o profeta ensinou de modo a balançar completamente fundo aqui, e nós as temos na Escritura e as seguimos totalmente até o fim, Senhor, no melhor de nossa habilidade, e Vós, aumentando e acrescentando. Ele disse: “Tome esta Mensagem para a sua cura”. Que Isto possa estar na mente. Que Isto possa estar na alma. Que Isto possa estar corpo para esta hora, oh Deus, vindo adiante.

E se existem dificuldades financeiras, Senhor, eu rogo para que Tu toques o Teu povo mais e mais como que para lutar com eles, também, e Te ver fazer estas coisas para a glória do Deus Todo-Poderoso.

Ajude-nos, rogamos, Senhor, para crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como nunca antes, e chegar a uma completa maturidade neste entendimento. E sabemos que a plena maturidade é para aceitar a tua inteira graça – vida, morte, afundar ou boiar – e crer que somos uma parte daquela Ressurreição e seguir adiante, vivendo aquela boa, vida cristã, amando completamente esta Palavra e completamente o Espírito Santo. Permita que todas estas coisas sejam feitas conforme o Espírito de Deus geradas nesta Palavra.

Para o Rei, eterno, imortal, invisível, o único Deus sábio, seja todo o poder e honra e glória. Através de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amem.

“Oh, Como Eu Amo Jesus”. Por favor, cantem aquela canção. [A congregação começa cantando; fim da fita – Ed.].


Tradução: Diógenes Dornelles

Julho de 2009.



Adquira mais sermões doutrinários no Site:





Ou escreva para:

REVELAÇÃO PROFÉTICA

Caixa Postal n° 12

Cep: 07910 970 – Francisco Morato, SP – Brasil



E-mail  para contato:

doutrinadamensagem@gmail.com





[1] Aqui o irmão Vayle disse “corpo”, mas na mensagem da qual ele faz menção o profeta disse “palavra” – NT.
[2] Mensagem: “Os Ungidos dos Últimos Dias” § 269 (25/07/1965) GVD – NT.
[3] Mensagem “O Arrebatamento” (4/12/1965), § 96-97, tradução GVD – NT.
[4] Efésios 1:1-4 – NT.
[5] Marcos 10:17-18 – NT.
[6] Atos 20:28 – NT.
[7] Efésios 1:4-17 – NT.
[8] Hebreus 5:8 – NT.
[9] Efésios 1:17-23 – NT.
[10] Efésios 2:1-5 – NT.
[11] Efésios 2:7 – NT.
[12] Bill Gothard é um ministro e escritor americano que nos anos 60 fundou um instituto que mais tarde teve o nome definido como Instituto de Princípios Básicos da Vida, onde grandes seminários são ministrados com base em seu livros e teses sobre o comportamento da mocidade, visando solucionar conflitos familiares através de princípios bíblicos e demais técnicas– NT.
[13] Rede de hotéis luxuosos – NT.
[14] Órgão do Departamento do Tesouro americano responsável pelo recolhimento de taxas e tributos – NT.
[15] Efésios 2:7-8 – NT.
[16] "RHEMA". "Logos" geralmente se refere à "palavra" escrita ou gravada, "Rhema" geralmente se refere à "palavra" viva ou vivificante.  Os seguintes exemplos têm por objetivo o uso preciso destas palavras gregas. São dados apenas como exemplos da idéia que o autor tenta explicar com relação às palavras Logos e Rhema. — Jesus disse: “Está escrito [Logos], ‘nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra [Rhema] que procede da boca de Deus’’ (Mt 4:4)”. Foi dito o seguinte sobre os que estavam em Beréia: "Estes foram mais nobres dos que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra [Rhema], examinando diariamente as Escrituras [Logos] se estas coisas eram assim" (At. 17.11).  Estes versículos ilustram o vínculo inseparável entre "Logos" e "Rhema". Sempre operam em conjunto. Precisamos conhecer as Escrituras (Logos) para julgarmos se uma palavra (Rhema) que veio até nós realmente é do Senhor — ou de algum outro espírito. O Espírito Santo (Rhema) e a Bíblia Sagrada (Logos) estão sempre de acordo. Jesus disse o seguinte com relação aos fariseus: "Errais não conhecendo as Escrituras [Logos] nem o poder [Rhema] de Deus" (Mt 22.29). Os Fariseus da época de Jesus não conheciam nem o "Logos" nem o "Rhema". Ed.

[17] Romanos 12:9 – NT.
[18] Edgar Evans Cayce (18/03/1877-3/01/1945) foi um clarividente americano que desde criança conseguia memorizar livros dormindo sobre eles. Fez várias profecias, entre elas a submerção da Califórnia e o desaparecimento de Nova York – NT.

Baixe aqui o sermão completo do Rev Lee Vayle "O Papel do Filho" download

Nenhum comentário:

Postar um comentário