]Partindo da
premissa de que a compreensão daquilo que ocorreu no princípio auxilia a entender
como será no fim, o Rev. Lee Vayle fará uma síntese de alguns pontos que já
foram estudados nos cultos anteriores, endossando em particular os seus
esclarecimentos a respeito de João 1:1 que apresenta Deus como sendo a Palavra
viva manifestada por meio da criação e em especial sobre a raça humana, tendo
como objetivo prover um meio para redimi-la de sua posição de decadência em
meio à corrupção do mundo, até o dia em que toda a criação esteja sujeita a
Deus e venha Ele a ser Tudo em todos. Deste modo, quando se conhece o
princípio, conhece-se o fim. Portanto, temos que ir ao princípio para
compreender como tudo começou.
Conforme esta
passagem do Livro de João, antes que houvesse um princípio, a Palavra já
existia. Se não tivesse existido alguém antes, não poderia ter havido um
princípio. Antes de haver um produto é necessário a existência de um produtor
que o faça. E este produtor não é outro senão a Palavra que é o próprio Deus,
Aquele que se declarou ser o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, Aquele que
começa e que termina, e todas as coisas foram feitas pela Palavra de Sua boca.
Antes que houvesse a matéria ou qualquer átomo, não havia tempo e nem espaço,
somente a eternidade. Até que em um dado momento, da Sua própria substância,
Deus, o Espírito amoroso, formou uma Luz que veio a ser uma parte de Si mesmo.
Ela foi chamada de o Filho Unigênito por ter sido gerado em uma circunstância
única quando nada ainda havia sido feito até então, justamente para que o Filho
se tornasse o agente da criação de Deus. Por meio do Filho todas as coisas
foram criadas. Porém, a fim de dar a conhecer a supremacia de Deus, o Filho O
adorou como o Seu único Deus e Pai, tornando-O assim de fato Deus, o objeto de
adoração. Não há outro Deus, assim como não pode haver outro Pai. Por essa
razão, enganam-se aqueles que fazem do Filho a própria Palavra, pois assim
estarão criando, como disse o profeta, a fé em dois ou até mesmo três deuses,
tirando de Deus a Sua glória que Lhe é única. Deus é o único a ser adorado e
ninguém deve ocupar o Seu lugar. No Seu culto de adoração a Deus, como uma
oferta de sacrifício, o Filho apresentou-Se a Si mesmo como um Cordeiro imolado
desde antes da fundação do mundo. O Filho dirigiu e instituiu o modelo de
adoração no céu, que depois mais tarde Deus ordenaria que tal modelo fosse
imitado na terra com o sacrifício de um cordeiro no tabernáculo. Porém, quando
os exércitos do céu foram criados, entre eles também se encontrava Lúcifer, o
anjo perfeito, que antes de perverter a Palavra e de lá fosse expulso também
esteve presente naquela adoração.
Porém Deus na
Sua onisciência, firmou um propósito de eleger Nele uma outra ordem a ser
formada na terra pelos Seus filhos e de ter com eles companheirismo. O Jardim
do Éden, onde se encontrava o primeiro casal, tornou-se o Seu governo na terra.
Entretanto a mulher se deixou macular com a serpente levando a raça de Deus a
cair, dando origem também à raça da serpente. Apesar da miscigenação das raças,
os filhos de Deus prosseguiram na terra como os portadores da semente e da vida
de Deus. Deus estava preso a um juramento do qual não poderia voltar atrás.
Deus estava limitado à Sua Palavra que possuía um fim definido e que não
poderia ser alterado. Ele então enviou o Seu Filho Unigênito, que foi o Seu
reflexo na terra a fim de redimir a raça caída, confirmando a irrevogabilidade
da Sua promessa, apresentando o Filho como sacrifício perfeito e sem mácula,
fazendo Dele Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que não é outro
senão o próprio Deus. E ao ressuscitar o Seu Filho, Deus O fez Senhor e Cristo.
Por meio de
Sua intervenção Deus provou ser a Palavra viva com poder que também servirá de
passaporte para a Noiva para a sua entrada no milênio. Onde Sua Palavra
incorruptível estiver ali Deus se fará presente. Melquisedeque, Deus mesmo na
forma do Espírito Santo, está agora entre nós. Ele tem aperfeiçoado a Noiva com
a Sua Palavra e Ela O servirá como o seu único Deus e Senhor para todo sempre.
Diógenes
Dornelles
Deidade – Parte 7
O Deus da Palavra Viva; Palavra Com
Poder
4 de Março de 2000
Irmão Lee Vayle
Pai celestial,
há muitos anos atrás um servo Seu, pregando uma vez sobre o fato de que Jesus
não estava com Seus pais, e de que eles pensavam que Ele estava com eles, até
que eles descobriram que Ele não estava, perguntou à congregação o que era
pior, que é você pensar que Ele está com você quando Ele não está, ou quando
Ele está com você e você não crê nisso?
E Senhor, hoje
sabemos a resposta. Essa de que és Tu, Deus Pai, Elohim, Jeová-Elohim que estás
aqui, Tu mesmo, e as pessoas não crêem nisso. Elas não querem aceitar isso.
Elas tomarão todas as outras saídas, mas elas não aceitarão isso; e muitos
daqueles que fazem, não ouvirão a Tua Palavra, exatamente como quando eles não
ouviram há dois mil anos atrás.
Mas nós
Senhor, somos aqueles que permanecem aqui sabendo que Tu estás aqui, e se Tu
não estás aqui então Senhor, estamos enganados; estamos errados. Porém não
podemos crer que Tu não estás aqui. Tua verdadeira glória foi fotografada por
uma câmera, a glória que Te circunda, e sabemos que temos ouvido a Tua Voz,
Senhor.
Tu tens falado
aos nossos corações, e sabemos que Tu estás aqui. E sabemos que Tu estás aqui
para glorificar o Teu Filho, de que Tu estás aqui para colocar todas as coisas
debaixo de Seus pés, e que Tu estás aqui para deixar uma Noiva pronta. Tu
desceste com uma Mensagem, para por a igreja em ordem, e que está em ordem. Tu
estás aqui para ressuscitar o morto. Tu estás aqui para trazer um rapto.
Sabemos disso, de que Tu estás aqui.
Conhecemos o
Teu Nome. Sabemos Quem Tu és. Sabemos quem nós somos. Conhecemos a verdade. Conhecemos
a mentira. Entendemos estas coisas, embora elas sejam mistérios que não eram
conhecidos desde antes da fundação do mundo. Somos íntimos a eles. Não estamos
mais por tempo algum na ignorância. Somos aqueles, Senhor, que estão vestidos
com as vestiduras da Luz, porque a Noiva é gloriosa por dentro e gloriosa por
fora; e ela tem sido lavada nas águas da separação, adornada com a Palavra do
Deus vivo.
Cremos que
isto é a verdade, Senhor. Cremos que isto é o que nos tem sido ensinado.
Sabemos que isto é a verdade, porque isto tem sido vindicado. Que possamos
ouvir mais da Tua verdade esta noite, conhecer a Tua Presença e conhecer a Tua
personalidade, Em Nome de Jesus oramos. Amém. Podem se assentar.
1
Agora, estou um tanto indeciso, um pouco confuso aqui.
Tenho um grupo de notas, e um segundo grupo de notas, e não sei se posso
colocá-las juntas, mas veremos se podemos trabalhar com elas. Eu acho que seria
melhor trabalhar na idéia do que eu posso ver melhor, como eu mencionei que
minha visão é muito ruim neste ponto em particular, e não estou totalmente
seguro sobre tudo o que pode ser feito. Uma outra coisa que eu não mencionei:
não teremos um culto de Páscoa, pelo menos até onde eu sei. Eu não estarei
fazendo um culto de Páscoa, sexta-feira santa, sábado e domingo. Mas eu acho
que o irmão John tem planos para isto. E temos nossos cultos regulares se
aproximando dia 29 e 30 de Abril, ao passo que o culto de Páscoa seria em torno
do dia 23 de Abril. Assim teríamos duas comunhões em Abril para dar-nos o Dia
Memorial [Festa nacional nos Estados Unidos, celebrada na última segunda-feira
do mês de maio, em memória aos membros das forças armadas dos Estados Unidos
que morreram na Segunda Guerra Mundial – NT.] em maio. Então temos este
pensamento em mente. Coisas que estão sujeitas a mudanças só um pouquinho.
2
(...) Começaremos sobre o entendimento da Divindade. E,
tentarei desenhar isto de um modo aqui que sejamos capazes de compreender isto
de João 1:1. Agora, a Bíblia distintamente diz aqui: “No princípio era a
Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus”. Agora, se você é um
trinitário é muito fácil de se ligar isto a Jesus, muito fácil para colocar
isto em João 1:1 e bem abaixo da linha o que faria de você um herético e um
pagão, porque de fato a verdade do assunto é: não é Jesus. Qualquer um que sabe
inglês entende de qualquer modo que a Palavra e Deus estão em aposição, o que
significa que eles são literalmente o mesmo. E o pequeno engano, ali dentro,
como eu mostrei a você foi onde João interveio, e Paulo interveio, e a
Escritura está repleta de pequenas interpolações que são meios para elucidar e ajudar
você; e muitas vezes elas não te ajudam de modo algum a menos que você tire a
interpolação. Então aqui diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava
com Deus, e a Palavra era Deus”. Agora, porque João simplesmente não diz: “no
princípio era a Palavra e a Palavra era Deus”? Porque isso é o que ele está
dizendo. [Alguém na audiência diz: “Isso mesmo” – Trad.] Isso é o que ele está
dizendo; ele não está dizendo alguma coisa diferente. Então a Palavra é Deus.
3
Agora, você poderia desejar conectar isso com Jesus e
dizer uma porção de coisas sobre isso. Por mim está tudo bem. Não tenho nenhum
problema. A coisa importante é: isto é Deus ou isto não é Deus? Agora, William
Branham categoricamente disse: “Se você faz de Jesus a Palavra, você tem obtido
três deuses”. Bem, na realidade, você poderia ter dois deuses ou três deuses.
Você poderia ter uma dúzia de deuses. O fato de importância é: existe um Deus,
Jeová-Elohim, e é a respeito disso que está sendo falado por João: “No
princípio era a Palavra”.
4
Agora, quando ele diz: “no princípio era”, ele está
dizendo a você que alguma coisa existia antes que houvesse um princípio. Isso é
o que ele está dizendo a você. Assim, portanto, houve um princípio, uma
história, na qual iremos entrar; alguma coisa havia ou não teria havido um
produto. Agora, a história é um produto. Quem produz isso? Então existe um
produtor antes de existir um produto. Assim, portanto, Deus está aí. E a
Palavra, naturalmente, sendo uma manifestação, contendo a substância da
realidade que está suposta a ser apresentada, então a realidade apresentada era
Deus Ele Mesmo estando ali e depois entrado em alguma espécie de tangibilidade
da qual seria necessária se houvesse alguém ali para ser tangível a isso. Em
outras palavras, se eu consigo um copo d’água para alguém, seria melhor alguém
receber o meu copo d’água. Certo? [A congregação diz: “Amém” – Trad.] Então
estou deixando isso bem simples. Tudo bem. Lembre-se, não estou em vantagem com
ninguém. Isso é apenas uma questão de querer chegar a este ponto aqui em cima.
[O irmã Vayle começa a desenhar um diagrama no quadro – Ed.]
5
Alguém deveria vir aqui em cima e escrever [O irmão Lee
Vayle ri – Trad.] [O irmão Vayle refere-se a ter que alcançar a parte de cima
do quadro – Ed.] eu não consigo alcançar muito alto aqui, porém eu quero
desenhar um círculo. Bem, isso não é um círculo. É uma elipse. E eu quero
colocar aqui dentro, Espírito Santo. Agora, o que temos aqui bem no princípio,
que é antes que houvesse um princípio, houve alguém ali para ter um princípio e
um fim, porque Ele diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega. Sou o iniciador. Sou o
finalizador. Então é melhor você compreender tudo a Meu respeito e o que estou
fazendo”.
6
Assim, tudo bem então, isto então é Deus e o Seu eterno
propósito. Agora lembre-se, o Livro de Efésios, capítulo 1; este é o meu
favorito. Eu nunca pude entender porque... Bem, eu entendi. Todo mundo que já
foi um pregador sempre tomou o Livro de Efésios. Porém tenho sobrepujado a
todos eles. Você sabe como? Porque eu ouvi a um profeta. [“Amém”] Porque eu
descobri o que Efésios 1:15-17 era enquanto o restante deles não tem um indício
sequer. E eu não teria conhecido exceto pelo irmão Branham. Agora, isto aqui
diz referente à Efésios 1:3-6:
7
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo; como também ele – como Deus, nos elegeu em Deus Ele Mesmo
antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante
dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si
Mesmo, segundo a benevolência da sua vontade, para louvor e glória da sua
graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. (E assim por diante).
8
Então Isto diz a você aí que Deus tem feito um
propósito, e este princípio aqui tem tudo a ver com o propósito de Deus, o
começo e o fim disso. Então Ele é o Alfa e o Ômega, e isso tudo está na Bíblia.
E isso começa lá atrás, e nós encontramos o rastreio no jardim do Gênesis, e
abaixo, abaixo na história, até que João escreve uma Revelação onde terminamos
na Nova Jerusalém, aonde como eu tenho falado a você muitas, muitas vezes como
que Deus [se torna] Tudo e em todos.
9
Então, no princípio aqui, Deus é Tudo e em todos. [Ele
vê tudo que está aí]. Você entende isso. Então agora, este Deus aqui
definitivamente é um Deus de Amor porque Deus é Amor. Agora, aqui em cima Ele é
onisciente [O Irmão Vayle está escrevendo as palavras no quadro enquanto fala –
Trad.] (você não pode ver isso) e aqui em cima é onipotência. Agora... Então
estamos olhando para Deus, que é Espírito.
10
Agora, a palavra “Espírito Santo” é – realmente não
deveria estar ali naquele tempo, por que como que nós podemos falar de um santo
sem conhecermos o maligno? Mas colocamos isto ali, porque sabemos que quando o
espírito maligno apareceu, que foi um espírito criado, perfeito em todos os
seus modos, bonito, e cheio de sabedoria – a mais bela criação que Deus teve,
que foi Lúcifer, o filho da manhã.
Como que ele caiu? Ele caiu por perverter a Palavra.
11
E assim, portanto, entendemos, que se existe um Espírito
de santidade e um espírito de impiedade, o fato real do assunto é de que o
espírito ímpio era um espírito bom que perverteu a Palavra, porque ele era
perfeito em todos os seus modos até que a perversão da Palavra chegou. Assim,
ali realmente não deveria haver qualquer coisa sobre Espírito Santo, mas porque
isso é usado ao longo de toda a Escritura, e gostamos deste jeito, deixamos
isto ali. Isto deveria ser apenas Espírito “amoroso”, Espírito de amor – que é
Deus; e Ele é onisciente, e Ele é onipotente. [Porém temos ambos o santo e o
ímpio ou justo e injusto].
12
Tudo bem agora, queremos somente lembrar entretanto,
que neste tempo em particular quando Deus era tudo por Si Mesmo, não havia
ninguém em volta – nenhuma pessoa, nenhum meio, jeito e forma, ou nem mesmo um
fôlego de ar. Recorde você de que o irmão Branham levou isso um pouquinho para
trás. Ele disse que não havia um fôlego de ar, e então ele diz: “um átomo”, e
isso é exatamente correto. Você tem, bem, até mesmo o átomo; existe algo mais
além do átomo. Os cientistas apenas nos dizem que se você olha para o átomo, o
interior é um universo de aproximadamente trilhões de milhas de espaço. E ainda
assim, eles falam acerca de microsegundos, que é um bilionésimo de um segundo.
Oh Senhor, que coisa, isso simplesmente me faz [sair de minha mente]. Porém a
idéia é, obter a realidade da vastidão de Deus, Seu universo, mesmo no minuto.
Nunca se concebe a vastidão inexplicável disso. Assim, antes que houvesse um
átomo, e o átomo se rompesse em – o quê? – íons e partículas e... O que
existem? Quarks e não são quark. Eu não sei. [Risos – Trad.].
13
Tudo bem, antes que houvesse qualquer coisa, fora dali,
o irmão Branham disse: “Formou uma luz”, e isto agora, é o Filho de Deus.
Agora, aqui em cima, (Você tem que trabalhar um tanto comigo) eu escreverei
Deidade. Deidade é Divindade. Um. Aqui embaixo, SEM Deidade [Estas palavras
estão sendo escritas no quadro – Ed.] Hã? Vê? Sempre lembre-se disse. Vê?
Estamos falando de João 1:1. O irmão Branham disse: “Jesus não é a Deidade”. E
ele nos deu a revelação de como Aquele veio aqui.
14
Certo, vamos descer aqui um pouco mais. Isto na verdade
é uma espécie de número dois aqui, e vamos aqui em cima para três, e desenhamos
outra elipse, e temos o Espírito Santo. Bem, é melhor eu somente fazer como este
aqui. E, temos a onisciência, temos a onipotência e temos o amor. Vê? Isto vem
assim aqui. Agora, isso é muito bom, mas queremos fazer alguma outra coisa aqui
agora, para deixar isto moldado... (tenho várias cores; talvez, talvez não).
15
Então agora, temos aqui o Deus de fato. Agora, essa é a
primeira vez que temos Deus pela simples razão de que Deus é um objeto de
adoração, e Ele não é um objeto de adoração até que o Filho entre em cena, e
por meio do Filho temos a criação. Agora, neste tempo em particular, até mesmo
antes, eu creio, nada havia a se fazer com as massas da terra e tudo mais, e é
totalmente possível que tivemos aqui dentro todos estes seres espirituais, dos
quais Lúcifer era um deles sem dúvida, e todos os arcanjos e querubins e o
grupo todo que estava ali dentro.
16
Agora, ao mesmo tempo, temos que trazer isso aqui para
baixo para onde vemos o Filho novamente, porque o Filho está aqui conduzindo na
adoração, e naturalmente, aqui está Miguel. Agora, Ele é tomado da forma de um
arcanjo, e aqui em cima ali está Satanás com ele, e todos esses outros seres
ali dentro.
17
Então agora temos absolutamente Deus. E existe somente
um Deus. Não existe ninguém além Dele. Não existe outro de nenhum modo, meio e
forma. E assim, poderíamos ter aqui, isto poderia vir como, este grupo aqui
vindo aqui embaixo. Em outras palavras, estamos olhando para o início da
cronologia, um, dois, três. Eu acho que eu não me preocuparei em fazer aquele
número quatro. Eu apenas produzirei aquela idéia de que tudo isto agora, vai em
direção a Deus.
18
Então agora temos aqui o Deus Todo-Poderoso que é o
Espírito Santo, Deus de Amor, onisciente, onipotente. Ele tem este Filho. O
Filho, e em volta faz toda esta criação aqui, e Ele coloca a forma em ordem na
adoração no Céu, que naturalmente, é o plano de governo de Deus na Terra:
“Venha o Teu Reino, seja feito a Tua vontade assim na terra como no céu”. E
lembre-se, Deus disse a Moisés: “Veja para que faças todas as coisas conforme o
modelo que Eu te mostrei no monte”. [ Êxodo 25:40 – NT.].
19
E, assim, aí está aqui em cima, aí está certamente
aquela grande área de adoração, e você também deve entender, que quando você
vai ao Livro de Apocalipse os quatro e os vinte anciãos, você vê as quarto
bestas, você vê os arcanjos, os querubins, e todas essas coisas, você os vê
adorando a Deus, dia e noite, lançando suas coroas ao chão sobre todas aquelas
várias coisas; você vê no Livro de Apocalipse. Então, tudo bem, temos a
instituição da adoração aqui em cima.
20
Agora a próxima coisa que temos, chegamos um pouco mais
abaixo, e fazemos outro, (...) que estamos descendo aqui agora, e encontramos
Deus aqui, e encontramos o Filho de Deus.
E neste tempo, Deus diz: “Façamos o homem à nossa
imagem”. [Gênesis 1:26 – NT.] Então, tudo bem, teremos Adão e Eva aqui dentro,
e em Adão e Eva, descobrimos que estamos obtendo uma outra ordem. E esta ordem
é uma ordem dos filhos de Deus, que agora começarão a reconhecê-Lo como Pai,
mesmo quando Ele se tornou o Pai quando o Filho apareceu. Vê? Então poderíamos
colocar isto aqui embaixo, na verdade, Pai. Ele é um Pai. E então Ele é Deus e
Pai.
21
E, lembre-se, Paulo diz: “Bendito seja o Deus e Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo”. E existe uma grande ênfase, e você descobrirá que
em nenhuma ocasião Paulo Lhe chamou “Bendito seja o Pai e Deus”. Não há meio,
de modo nenhum, de modo nenhum, que Deus alguma vez desistisse da Sua Divindade
a fim de ser um Pai. Como disse o irmão Branham, e eu sei de outros que tem
verdadeiramente dito: “Deus não é um grande velho vovô caduco em quem você possa
se impor sobre Ele”. Sua vontade e Sua Palavra são para os Seus filhos, e esta
Palavra é simplesmente tão inflexível quanto Deus Mesmo. Assim, lembre-se, é
sempre “Deus e Pai”.
22
E Deus é objeto de adoração. E sendo, portanto, objeto
de adoração, não existe pai, não existe mãe, não existe irmão, não existe irmã,
não existe sacerdote, não existe pregador, não existe mestre, não existe coisa
alguma – [absolutamente] ninguém em parte alguma que assuma o lugar de Deus. É
por essa razão que Ele disse: “Não chame a nenhum homem na terra de seu pai,
porque você tem obtido um no Céu”. [Mateus 23:9 – NT.] Isto é Deus Ele Mesmo. E
Ele está dizendo a você bem ali, porque é Deus o Pai, ou Deus que é o Pai, e
somente Deus pode ser adorado. Você dever ser cuidadoso para que a sua fidelidade
seja dada a Deus. E, como o homem disse: “Eu quero ficar e enterrar o meu pai”.
Ele disse: “Deixe os mortos enterrar os mortos”. [Mateus 8:21-22 – NT.] Aquilo
tomou conta disso. A fidelidade é indiscutivelmente para Deus primeiro.
23
Agora aqui em cima no Éden descobrimos que Deus desceu,
e houve companheirismo. Agora, na calada da noite, Deus desceu. [Em uma
daquelas ocasiões Deus disse:] “Façamos o homem à nossa imagem”, e temos Adão e
Eva, e agora temos um companheirismo iniciado na terra, [onde] o Éden era o
governo de Deus. Aqui embaixo, isto é, o escritório central, [você poderia
dizer;] o governo de Deus na terra. [O irmão Vayle está escrevendo isso no
quadro – NT.].
24
Assim, agora neste ponto então, estamos [visualizando]
o que estava aqui em cima no céu, que é como uma hierarquia, um governo, um
povo que tem como sua cabeça o Deus Todo-Poderoso. Agora aqui embaixo, estamos
na verdade começando exatamente a mesma coisa, o qual deveria nos dar um
governo na Terra, que era o governo do Próprio Deus. Agora sabemos, é claro,
que isto caiu completamente.
Então agora podemos descer aqui para enumerar cinco,
e temos nossa elipse novamente, e temos o Deus Todo-Poderoso. Agora aqui, não
nos preocupamos com o Filho de Deus. Estamos somente chegando aqui atrás a Deus
Ele Mesmo, como que Deus está descendo através das raças, ou do povo na Terra
para estabelecer o Seu governo.
25
Agora, neste tempo em particular, sabemos que alguma
coisa aconteceu no Jardim do Éden, onde a Bíblia nos conta, em Ezequiel 28:13,
onde a Bíblia fala da serpente: “Tu estavas no Éden, o Jardim de Deus”. E ele
estava no santo monte. Ele estava em vários lugares. Ele estava lá e permitido
a ter a sua liberdade. E neste tempo em particular, porque Satanás entra em
cena, nós agora começamos a ter uma linha vindo de Deus e através de Adão e Eva
aqui dentro. Isso não foi por meio de Adão, isso foi por meio de Eva, porque
Eva foi quem permitiu a si mesma ser maculada, que é a raça humana, assim
chamada, e isto seria a raça humana. Na verdade, isso era para ser a raça de
Deus, os filhos de Deus, nesta área em particular.
26
Agora, iremos por isto... descendo aqui é a linha
adâmica. Agora lembre-se, Eva foi a mãe de todo o vivente. [“Isso mesmo”] Uma
mãe, Eva, aqui dentro. Todos os filhos de Adão e aqui em cima temos a raça da
serpente.
Agora finalmente, após um período de tempo chegamos a
um monturo. Agora, este é o seu quadro de como tudo tem chegado à existência. E
agora, ainda que anteriormente, antes de você chegar a Gênesis capítulo 6 e
você compreender a completa deterioração, onde os filhos de Deus olharam para
as filhas dos homens, porque elas eram bonitas, e eles se misturaram, e com
isso, ali se tornaram um monturo. E brevemente depois disso, você encontra a
história de Abraão: “Eu te escolhi dentre todas as nações, para que a semente
possa ser abençoada em ti”. [Gênesis 22:17-18 – NT.].
27
Agora lembre-se, o macho é o portador da semente. E
isto é algo que temos ensinado aqui do irmão Branham e as pessoas simplesmente
não querem acreditar. O irmão Branham disse: “Nós estávamos em Deus”. Isso é
absolutamente a Escritura, cem por cento. “Nós estávamos em Jesus Cristo”, isso
é cem por cento Escriturístico, cem por cento. Deus descendo através do Filho.
28
E agora formando Adão, Deus soprou em Adão o fôlego de
vida e o irmão Branham categoricamente disse: “Isso não foi um sopro, isso foi
o Espírito Santo”. E naquele tempo, [Ele soprou em] Adão o fôlego de vida, e
Adão se tornou o autor das vidas. Ele soprou nele o fôlego de vida, e a vida é a
alma que veio de Deus; e portanto, o macho é o portador daquilo que veio de
Deus, porque esta é a semente de Deus.
29
Agora, eu entendo que as pessoas não querem acreditar
nisso. E todavia, se você não crer nisso, você não pode crer na Bíblia porque
isso é a Bíblia. E semente é a questão. Paulo disse: “Porque você é semente,
Deus envia adiante o Espírito Santo dentro de seu coração”. [Gálatas 4:6 – NT.]
Ele não disse: “Você se torna semente, e então Deus diz: ‘Eu darei a você o
Espírito Santo’”. É porque você é semente. [“Amém”] É a ovelha que ouve a voz;
são aqueles que estavam Nele.
30
Agora, como que você pode estar em alguém a menos que
você estivesse Nele? Agora ouça, o irmão Branham disse: “Você estava em seu pai
e ele desejou ter companheirismo com você mas ele não podia...” e ele deu o
caso de Levi estando nos lombos de Abraão, o ta-ta-ta-taravô, que ele era.
Agora, se você estava em Deus, e ainda assim em seu pai, então o macho tem que
ser o portador da vida de Deus [exatamente], queira você crer nisso ou não.
31
Agora, você pode fazer o que você quiser com isso. Mas
eu lhe direi uma coisa: olhe para esta gravura na parede, onde o quadro da
glória Shekinah foi captada por uma câmera, respondendo de volta a tudo que o
irmão Branham ensinava. [“Aleluia”] Agora você encontra alguém mais que pode
fazer isto. Veja, é por esta razão que eu creio em Deuteronômio 18. E eu darei
um passo adiante. Eu vou a Números 12, onde Deus disse: “Quando eu lido com um
profeta, Eu lidarei em visões e em sonhos, mas com Meu profeta Moisés não é
assim. Eu falarei com ele até mesmo aparentemente”. [Números 12:6-8 – NT.] Que
significa face a face. “Eu verei a ele e ele verá a Mim. E nós trataremos de
negócios”. E o irmão Branham colocou-se a si mesmo com Moisés e com Paulo. Vê?
É por esta razão que estou desejando morrer pelo homem. Por que eu não
morreria? Eu poderia morrer por Jesus. Porque estamos olhando para a verdade;
não estamos olhando para “quem sabe”. É por esta razão que somos permanecedores
com a Palavra.
32
Então agora, estou mostrando a você aqui que isto
aconteceu lá atrás em Gênesis, embora em Gênesis 1 encontremos o fato de Deus
introduzindo o Seu Nome no registro. “No princípio, Deus”, e o irmão Branham
diz que é Elohim, o Ser auto-existente, o único Ser naquele tempo em particular.
Então o que estamos fazendo, entretanto, é trazer a você isso bem mais adiante,
e então levaremos você de volta e introduziremos você para a verdadeira
revelação de Deus que Ele deu ao povo.
33
Agora, a revelação começou aqui, porque Ele conversou
com Adão e Eva. Porém é uma revelação progressiva como é requerida, porque
quando você lida com Elohim, embora seja Elohim-Jeová, Ele não é conhecido
pelos vários títulos do complexo-Jeová, dos quais existem nove, até que seja
necessário para o tempo, de modo que as pessoas saberão que Ele está lidando
com elas no nível que é especificado pela condição em que elas estão. Na
condição em que Adão e Eva estavam, eles não precisavam ir além de Elohim, o
Ser auto-existente, Aquele Grande com grande poder, o Criador, eles nunca foram
além disso. Vê? Mais tarde aqui embaixo descobrimos mais.
34
Porém agora eu levarei você de volta a esta área bem
aqui. E esta área, onde Deus revelou-Se a Si Mesmo, é a palavra “El”, e você
pode ver que... porque motivo os aviões de Israel e diferentes companhias
gostam de ir para o complexo-El. Temos El, temos Elá, e temos El-Elá, e temos
Elohim. Agora, todos aqueles são nomes realmente. O nome que o irmão Branham
preferia, e isso é através da Escritura por si mesma, da maneira como você entra
nela, é Elohim – porque Elohim abraça tudo isso.
35
Agora, enquanto olhamos para isto, descobrimos que Deus
é definido [O irmão Vayle escreve no quadro – Trad.]. Então aqui está Ele, bem
aqui. Deus está definido, basicamente. Deus está definido. Este é o Seu
absoluto original. Não nos interessa qualquer coisa sobre qualquer coisa que
segue neste ponto em particular. Tudo que queremos saber é qual é o nome
original de Deus, ou Deus definido pelas pessoas para que elas possam ter algo
para se sustentar.
36
Então, tudo bem, este é El, Elá, El-Elá, ou Elohim, e
isso desce para este como aquele favorito, Elohim. Agora, o que tudo isso
significa? De fato, o significado básico, como temos observado vez após vez, é
de que este Ser aqui em cima, o Espírito Santo, Deus, onisciente, onipotente,
Ser de Amor, literalmente traduziu para as pessoas de modo que você pudesse
conhecê-Lo de uma maneira que você está suposto a conhecê-Lo, porque, depois de
tudo, Deus concedeu a estas pessoas, Adão e Eva, a linguagem. Ele é Aquele que
as confundiu na Torre de Babel, não disse o que o diabo disse. Deus lhes deu as
línguas. Deus é o autor da linguagem, porque Ele é o autor de todo o
conhecimento. Ele é onisciente. Ele poderia falar um milhão de línguas ou criar
cinco trilhões de línguas ou mais, e isso não seria incômodo. Deus lida com
tudo na terra.
37
Assim, portanto, enquanto estamos olhando para este
grande Espírito Amoroso que é onisciente e onipotente, descobrimos que isso é
muito bom. O que Ele está nos dizendo sobre Si Mesmo? Bem, em Elohim Ele é o
Ser auto-existente. Isso é muito bom, mas o que mais há sobre isto? Bem, o que
existe mais é: Ele é O forte. Que é onipotência, O forte, (Agora note: é um,
não vários) O forte preso – preso a um juramento.
38
Agora, se você realmente quer saber sobre Deus, você
tem que ir de volta ao princípio. Por quê? Porque do princípio virá cada coisa
singular que você necessitará saber, ou saberá ou jamais saberá. Você deve
começar com isso. [Isso é tão necessário], porque, “Eu sou o Senhor, Eu não mudo;
vós filhos de Jacó não sereis consumidos”. [Malaquias 3:6 – NT.] Agora, você
quer ficar consumido, ou você quer ser capaz de permanecer?
39
Está ficando quente aqui, (...) mas eu quero que você
fique bem acordado, porque eu não intenciono examinar a Divindade muitas vezes mais.
Eu quero encerrar isso, e amanhã você pode trazer suas perguntas aproveitando
que estou aqui, porque tenho alterado minhas notas ao redor para tentar
conseguir esta coisa elaborada, por isso eu quero usar o quadro esta noite,
porque haverá mais pessoas aqui esta noite do que haverá amanhã. Disso eu estou
bem certo.
40
Então tudo bem, estamos olhando para Aquele forte que é
onipotente ou onipotência em si. E você sabe, a Bíblia está repleta disso. E
você sabe que até mesmo o próprio Jesus disse: “Todo o poder no céu e na terra
Me é dado”. [Mateus 28:18 – NT.] Ele nunca disse que Ele tinha isso. Ele disse
que é “DADO a Mim”. [“Amém”] Então se é DADO a Ele, isso significa que alguém
está de pé atrás Dele. [“Amém”] E isso está ao longo de toda a Escritura. Eu
quero dizer isso. Eu posso citar para você e ir para um sermão inteiro sobre isto.
41
Tudo bem, a próxima coisa é: Ele está preso a um
juramento. Agora vem a pergunta: seja quem for para quem Ele fala e o que Ele
apresenta ou declara, estaria absolutamente envolvido nisto. Porque quando você
lida com um juramento, você está jurando algo. E jurando algo significa que não
existe saída. Isto é absoltamente a verdade; absolutamente é o que está para
acontecer; absolutamente o que aconteceu; absolutamente o que acontecerá; a
quem isso ocorrerá; sob que condições isso acontece. Em outras palavras, você
vê um completo retrato aqui da soberania. Aquele que é capaz de fazer todas as
coisas de acordo com a Sua Própria intrinsicalidade, o que significa que a onipotência
é equilibrada pela onisciência, e que não somente inclui conhecimento mas
inclui sabedoria. Não somente isto, mas como; não somente quando, mas onde; não
somente por que, mas o que resultará ser. De onde isso nasce?
42
Então quando você começa a falar sobre o grande
Espírito de amor, e você vê que Ele é onipotente, e Ele é onisciente, você não
pode simplesmente dizer: “Bem, eu acreditarei no poder de Deus, aleluia. Isso é
Deus”. você está errado. E você diz: “Bem, eu creio na Palavra de Deus, aleluia”.
Ainda assim você está errado, porque você tem que crer em ambos. E você tem que
crer na natureza Daquele que está exercendo o poder e estabelecendo o palco e
produzindo o produto e que é o Deus de amor.
43
Assim, portanto, descobrimos que Deus está preso à Sua
Própria Divindade, que, embora Ele tenha todo o poder, Ele não pode
simplesmente fazer qualquer coisa. E Ele simplesmente não fará qualquer coisa. Tudo
que Ele faz é absolutamente perfeito, e não importa o que alguém faça com o que
Deus faz ou tem feito ou fará, sairá cem por cento perfeito. Isto é, esta
Palavra não retornará a Ele vazia, mas voltará cem por cento da maneira que Ele
A deu, e até mesmo multiplicada, se Ele A quer multiplicada. [“Aleluia”,
“Amém”].
44
Então agora, você vê aqui, que você tem o amor
perfeito, este Espírito amoroso, e você tem dois braços fortes da onisciência e
onipotência e Ele está preso a um juramento. Agora vem a pergunta: para quem
Deus está jurando? Por que Ele está jurando? Nós não temos que responder a
todas as perguntas, porém isto começa a fazer sua mente penetrar e entender que
Deus está jurando a respeito de algo para alguém referente a Si Mesmo e o que
Ele está fazendo.
45
Deste modo agora vemos aqui então que este Ser Forte
Preso a Um Juramento é Aquele auto-existente, Elohim, e temos agora um
entendimento melhor e uma revelação de Deus, porque estamos agora colocando
junto exatamente quem Elohim é. Ele é El; Ele é Elá; Ele é El-Elá; Ele é
Elohim; Aquele auto-existente, um Espírito de amor, uma fonte de amor, onipotente
e onisciente. E a onipotência e a onisciência chegam cem por cento junto.
46
Então você não pode ir a Deus e pedir a Deus, e dizer:
“Senhor, conforme a Tua Palavra, eu quero isto”, se isto não está nisso. [“Isso
mesmo”] Agora você diz: “Como que eu poderia enganar este irmão?” Da mesma
maneira que Satanás o enganou. Ele perverteu isto! Você acha que você não
poderia perverter a Palavra? Não seja ridículo. Você faz isso a toda hora – mil
vezes ao dia como qualquer outro faz. É por essa razão que a doutrina tem que
ser perfeita. [“Isso mesmo”] Você não pode adorar a Deus aparte da doutrina.
Jesus mesmo disse: “Em vão eles Me adoram, tendo por doutrina as tradições dos
homens”. [Mateus 15:9 – NT.] Você tem que ter a Palavra revelada de Deus; você
tem que saber exatamente o que Deus diz, e como Ele diz isto e porque Ele diz
isto. E o irmão Branham categoricamente disse: “Ninguém ora pelo enfermo, e
ninguém fica curado”. Há mistérios aqui dentro que eu não pretendo entender,
mas estou apenas lhe dizendo isto, que temos que chegar ao ponto, primeiro de
tudo, do entendimento de que o que quer que Deus faz, Deus faz Isto de acordo
com a Sua Própria Divindade, que é o quê? Onisciência.
47
Agora, “O Forte Preso a Um Juramento”. Isto significa
que Deus Mesmo está limitado. Deus Mesmo está definido. As pessoas pensam que
Deus não é limitado. Eu sei que a Escritura diz: “O que pode Te conter, ó
Senhor? Pode este templo Te conter? Por que os céus não podem conter a Ti”. [2
Crônicas 6:18 – NT.] O que isto significa? Que Deus está aqui fora como um
enorme pedaço de alguma coisa? [Não assim]. Ele está apenas dizendo: “Senhor,
Tu és onipotente”. Em outras palavras, tudo está presente a Deus. Não existe nada que não esteja. Ele lida com
cada coisa singular. Ele conhece nossas lágrimas; Ele conhece o número de fios
de cabelos que temos. Não há nada que Ele não saiba sobre nós. Ele conhece o nosso
coração completamente. Vê?
48
Deste modo aqui está então para o que estamos olhando: O
forte, onipotente (Isso é Escriturístico) preso a um juramento. O que é um
juramento? É um grupo de palavras significando uma intenção. Todavia esta
Bíblia, na verdade, é um livro inteiro de intenções. Esta Bíblia é o Juramento
de Deus. Deus está preso a esta Bíblia. O que não está nesta Bíblia, Deus não
está preso a isto. Então de onde saem os católicos com seu purgatório? De onde
eles tiram isso de eleição de um Papa – Vigário de Cristo?
49
Você tem dado ouvidos aos políticos recentemente? Eu
espero que você não tenha. [Risos – Trad.] Eles estão tentando tornar isso
religioso agora. Vocês conhecem Bob Jones... grande fanático. Eu fiquei doente
do meu estômago depois do que ele se referiu sobre o que é a Palavra de Deus.
Ele na verdade nunca teve a Palavra de Deus em primeiro lugar. Quando os
protestantes chamam os católicos de “negro”, você sabe, espiritualmente
falando, é melhor o protestante olhar para o seu coração e verificar que os
católicos estão inteiramente em muito mais vantagem em sua incredulidade do que
os protestantes estão, porque eles estão em um milhão de direções. [“Isso
mesmo”] Onde os católicos possuem dois ou três ramos, os protestantes tem cerca
de mil e cem ou dois mil deles. Eu teria mais prazer em ver um bom católico
entrar do que quase qualquer protestante. Posso lhe dizer isso porque é um
fato.
50
Preso a um juramento, onisciência. Ele teria que saber
tudo, se Ele Se prendeu a um juramento. Se Ele não soubesse o passado, o
presente, o futuro, todo o conhecimento, como que você gostaria de ter um
conhecimento do presente e do futuro e descer e comprar alguma ação? Oh, oh,
oh! Sejam bilionários sentados aqui (...) [Risos – Trad.].
51
Tudo bem, então temos Elohim aqui. Agora, se não
entendemos isto, então somente podemos entender Deus segundo a natureza. E se
você entende Deus segundo a natureza, você pode acabar adorando as criaturas.
Agora, os hindus dirão a você que eles não adoram a vaca, porém eles dizem que
é um animal tão maravilhoso, que a vaca dá leite, a vaca dá (você sabe) tortas
para secar para depois fazer o seu fogo, e a vaca dá urina porque isto e isto e
leite e todas essas gulodices e queijo e coisas. Então eles tocam a vaca e isso
é... Por favor, isso é adorar a criatura. Você tem que conhecer Deus através da
revelação.
52
Agora, a respeito do que eu estou falando, e o que
estou tentando mostrar a você é que aqui está a definição original da
Divindade. Correto? [“Amém”] Então se Deus não muda, por que as pessoas estão
mudando isso? Digo isso porque eu quero saber. Por que eles não conseguem ver
que João 1:1 é Deus, Jeová-Elohim Ele Mesmo? Certo, você está comigo?
53
Tudo bem, vamos mais adiante. O auto-existente, O
forte, que está preso a Sua Própria Palavra. Isso é o que havia quando ocorreu
um princípio. Este é o número um, Deus e Deus sozinho; portanto, de modo algum
pode João 1:1 ser qualquer coisa senão o número um no nosso gráfico [ O esboço
no quadro – Ed.]. O Forte Preso a Um Juramento, porque Ele não pode mudar. [“Isso
mesmo”] O irmão Branham disse: “Ele não pode ter outro pensamento”. Ele não
pode mudar Sua opinião. De modo algum. Ele é imutável. O Forte que está Preso a
Um Juramento. A onipotência presa pela direção da Palavra. Se Ele está preso a
um juramento a Palavra está dirigida. Você entende o que estou dizendo? Está
dirigida; Ela é para um determinado fim definitivo que não pode ser mudado,
porque Ela está presa. Certo.
54
A Palavra onipotente, então, é Deus. Agita-o
diretamente para baixo: A Palavra onipotente é Deus. Olhe para isto. A Palavra
tem que ser onipotente. Você não tem apenas uma palavra e diz: “Certo, isso
está preso a um juramento”. Esta Palavra tem que ser endossada, assim a
onipotência e o juramento seguem juntos. A onipotência e a Palavra seguem juntas,
elas não podem ser separadas, então a definição de Deus, para você e para mim
no intelecto, que é mecânico, é a Palavra Onipotente. Ele se torna a Palavra
Onipotente. Isto é simplificando, mas isso é bem abaixo com o significado do
Logos. Portanto, Deus é a Palavra.
55
Agora, estamos tomando isso direto de Hebreus e de
Gênesis 1 por todo o caminho. Então você me diz que João, cheio do Espírito
Santo, podia dizer que o Logos era Jesus? Você não pode fazer isso; não pode
fazer isso. Agora, o povo Só-Jesus está todo confuso em sua roda, e eu fui
parte disso. [A roda é um diagrama ou figura de um “roda” (rememorativa a um
projeto de roda de roleta) representando qualidades (atributos) que poderiam
ser atribuídas a Deus e ao Seu Filho, tudo com referência da Escritura – Ed.] por
um momento eu olhei para isso e pensei: “Oh, isso é grande”; porém eu ainda não
podia imaginar isso, mas eu pensava que se eles disseram assim, e o irmão
Branham é quem parecia ter dito assim, bem, isso talvez não poderia ser tão
mal. E eles puseram ali embaixo “Deus é um criador – Jesus criador”. Isso é uma
mentira; Jesus não é criador.
56
Minha Bíblia me diz que Deus criou por Cristo Jesus!
Ele foi o agente da criação. [“Amém”] E existe uma grande diferença. Se eu dou
a você o dinheiro para pagar minhas contas você não está pagando minhas contas.
Eu estou pagando as minhas contas. [O irmão Vayle grita – Trad.] [“Amém”] Agora,
perdoe a inflexão, mas eu quero que você entenda sobre o que estou falando.
57
Então isso é direto do Antigo Testamento. Porém Logos,
no grego, Novo Testamento, é exatamente o mesmo. Deus, que é a Palavra, se
torna viva ou Deus manifestado, de acordo com exatamente como e o que Deus
disse que Ele era. No princípio era o Logos, e Deus que disse exatamente o que
Ele era e é exatamente o que Ele é, que é O Forte Preso a Um Juramento, esta Palavra,
Este Ser, é Deus, e Ele é o Logos. Então Ele é um Logos ou um Deus-Palavra. Ele
é a Palavra Onipotente. Absolutamente Ele é.
58
Então Deus, que é a Palavra, se torna vivo e Deus
manifestado conforme a exatamente como e o que Ele disse que Ele era. Então o
Logos é a expressão da realidade. “Eu sou a realidade, a verdade, a luz”. Logos
é a expressão de Deus. A substância contendo a vida ou a realidade, e isto é o
que o Logos é. Ele tem que conter a substância – o que está por trás disso.
Agora escute, vamos obter isto: Deus não está somente atrás de Sua Palavra,
isto é Deus, a Palavra surgindo. [“Isso mesmo”, “Amém”] Em outras palavras,
Deus fazendo Isto, Deus apoiando Isto, mas somente aquelas palavras que estão
ali para permitir você saber. Então esta é uma expressão muito conveniente,
para deixar você saber, que se eu saberei alguma coisa sobre Deus, eu terei que
ter a Palavra. [“Amém”] E se eu acreditar nessa Palavra, tenho que ter o poder
por trás desta Palavra. ASSIM DIZ O SENHOR bem ali – Deuteronômio 18. [“Amém”,
“Aleluia”] E se isso não é Deus, então eu não sei do que estou falando. [“Amém”]
Vê você de onde o profeta estava vindo? Exatamente de onde João estava vindo –
a substância contendo a vida da realidade.
59
Então Elohim, o Deus da Palavra onipotente, estava ali
aguardando trazer a Si Mesmo e todos os Seus propósitos à manifestação. Uma
verdadeira declaração de Si Mesmo, e Isto foi feito. E o ponto focal é o Filho de Deus em uma
progressão Dele e através de Seus filhos. Porque, só um minuto, como que você
pode ter a Nova Jerusalém com o Cordeiro no trono e a Coluna de Fogo sobre o
trono, Jeová-Elohim, e os 144.000 com a Noiva, e todos os outros filhos de Adão
do lado de fora, e Deus se tornando Tudo e em todos, se isso não é verdade? O
que eu há pouco li: Deus descendo através do Filho progredindo abaixo por meio
de cada um de Seus filhos até que cada um esteja dentro. Assim como em Adão todos
morrem, assim em Cristo todos são feitos vivos: cada virgem sábia em especial;
cada virgem néscia em especial; ninguém perdido. [“Amém”] E eles vem em segundo,
não como o povo pensa, porque eles entrarão na Ressurreição, Segunda
Ressurreição, e eles entrarão sem conhecerem as coisas de Deus. [“Amém”] Sem
terem nascidos de novo, somente a Noiva recebe o novo nascimento, a parte do
tecido acerca do qual o irmão Branham falou.
60
Tudo bem agora, quando chegamos ao Antigo Testamento,
Isto claramente torna Deus a Palavra, ou a Palavra viva. Agora, vamos somente
dar uma pequena parada aqui e ver por que os israelitas e os judeus fazem Dele
a Palavra, e assim isso está em João 1:1. Agora, eu direi a você, não estou
dizendo a você esta noite todas essas coisas que tenho descoberto por mim
mesmo, mas eu disse a você que eu tenho um pequeno dom. E esse dom é não ter
que ler todo o livro sob o alto sol, e ler todas as notícias de auxílio,
qualquer coisa de modo algum. Eu apenas de alguma forma adquiro um apoio disso.
E então eu começo olhando para mim mesmo quando eu digo: “Agora, só um minuto,
se isto é Elohim bem aqui, não estou satisfeito com os estudiosos que falam sobre
o grego. Não estou satisfeito com Scofield e todo o resto”. Então eu comecei
procurando em volta e eu apanhei um livro de minha biblioteca, e eu descobri
ali que os estudiosos que realmente sabiam a respeito do que eles estavam
falando sabiam que Elohim era a Palavra. E, ao mesmo tempo, eles eram
trinitários. Este não era o seu tempo. Ruim demais, mas este não era. Então eu
li um pouquinho ali, e apanhei uma dupla de versículos, e assim eu trago a
vocês estes versículos. Eu não desejaria nem por um minuto que você pensasse
que eu sou um sujeito esperto. Acontece que eu sei um pouquinho e tanto da
Bíblia, porém eu não sei tudo, e eu também nunca saberei tudo.
61
Então aqui no Salmo 33:6 você lê: “Pela
palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua
boca”. Agora ouça isto: “Pela
Palavra do SENHOR foram feitos os céus”. Agora, ponha este “e” ali para uma
conjunção, não uma conjunção, mas uma preposição, “todo o exército deles pelo sopro
da Sua boca”. É a mesma coisa. Agora ouça novamente: “Pela
palavra do Senhor os céus foram feitos, e todo o exército deles pelo sopro da
Sua boca”. Então Ele está
dizendo que a Palavra fez isto, mas o sopro de Sua boca fez isto. Certo? [“Amém”]
O que sai da Sua boca? Espírito Santo. Ele não sopra como você e eu. Então tudo
bem, vamos para o versículo 9. “Porque falou, e foi feito; mandou, e logo
apareceu”.
62
Então vamos pular aqui para o Salmo 107, e vamos
somente começar a olhar para essas coisas com realidade, onde os verdadeiros estudiosos
começaram a olhar; não essa coisa aqui fora. Versículo 20: “Enviou a Sua Palavra, e os
sarou; e os livrou da sua destruição”. Agora escute: “Ele enviou
a Sua Palavra, e os sarou; e os livrou”. Então você não pode obter Deus
aparte da Sua Palavra. [“Amém”, “Isso mesmo”] Se você quer Deus, é melhor você
ter a Sua Palavra. [E se você não tem a Sua Palavra], você não tem a Deus. Se
você tem a Deus, você tem a Sua Palavra. Se você tem a Sua Palavra, você tem
Deus. Tem uma foto da glória [O irmão Vayle aponta para o quadro da Coluna de
Fogo – com o irmão Branham – Ed.] trazendo-nos o quê? A Palavra! [“Amém”] A
Mensagem.
63
E lembre-se, você não pode entrar na terra prometida
sem a Palavra, porque Moisés levou os filhos de Israel tão longe quanto ele
podia, e ao final de dar a Palavra inteira, ele disse: “Quando você entrar lá,
os habitantes da terra dirão: ‘Oh que grande palavra estas pessoas trouxeram
com elas’”. Você diz: “Irmão Vayle, eu não entendo”. Quem pediu para você
entender? Quem pediu a você? Não estou pedindo a você, estou dizendo a você. [“Isso
mesmo”] Você acha que sou algum esperto aqui em cima que sabe tudo e que lhe
diz tudo? Estou lhe dizendo o que a Bíblia disse. Eles não podiam entrar sem
aquela Palavra. [“Isso mesmo”] Eles não podiam entrar sem a Presença, e a
Presença estava lá por causa da Palavra, e a Presença e a Palavra são a mesma
coisa. [“Amém”].
64
Agora, “No princípio era a Palavra e a Palavra estava
com Deus e a Palavra era Deus”. Agora, o irmão Branham disse: “Me sinto bem
religioso”. Isso quer dizer que ele se sentia como que gritando e pulando, mas
eu disse: “Eu me segurarei pelo bem do povo, ou eles não entenderão de maneira
alguma”. Bem, você deseja, mas o restante não deseja.
65
Tudo bem, Salmo 147:15. Você está começando a
entender o que estou dizendo agora? Isso levará um tempo para penetrar. Não
importa. Eu sei. Ele ordena... “O que envia o seu mandamento à terra; a Sua
palavra corre velozmente”.
Salmo 147:15: “O que envia o seu mandamento à terra; a Sua
palavra corre velozmente”.
Isso é bom.
66
Vamos ir aqui para Jeremias agora, lá atrás no
princípio em algum lugar. Eu quero ir a Jeremias 1:4:
Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo... (“Oh Deus não estava lá, é claro, é apenas
a Palavra que veio fluindo”. Você crê nisso? Você teria as minhas palavras esta
noite se eu não estivesse aqui? [Risos – Trad.] Bem, isso é um bom pensamento,
não é? Vamos tentar isso algum dia).
67
Ainda veio a mim a palavra do Senhor,
dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. (Isso também é bom. Então a Palavra
simplesmente chegou ali. Quem sabe? Ninguém falou. Oh, não) E veio a mim a
palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma
panela a ferver, cuja face está para o lado do norte. [Jeremias
1:11,13 – NT.] (Certo, isso é bom).
O que estou
tentando mostrar a você aqui é que os estudiosos da Bíblia que são realmente
estudiosos entenderam que Deus é a Palavra. E isso é outro nome para Deus,
período [“Isso mesmo”]. Ele é a Palavra.
68
Certo, Isaías 55, e isso aqui é bom, aqui no versículo
11, e tenho lido Isto muitas vezes. “Assim
será a Palavra que sai adiante da minha boca; ela não voltará a mim vazia, mas
fará aquilo em que me agradei, e ela prosperará naquilo para o que a designei”.
Assim, portanto, você está falando sobre Deus como se
Ele simplesmente estivesse explodindo algo à frente. Mas eu quero dizer algo a
você: a Palavra por si mesma não pode fazer coisa alguma. Eu posso lhe dizer:
“Olhe, posso alcançar o meu bolso e puxar uma nota de 50 dólares vinte vezes em
série”. Eu não tenho vinte notas de 50 dólares em meu bolso; eu não acho que
alguma vez tive uma. Não, eu não penso assim, talvez uma de vinte. Chame isso
de barato para os avarentos. Mas Deus não é um avarento. [“Isso mesmo”] Deus é
a Sua Palavra. Como disse o irmão Branham: “A mensagem e o mensageiro são um”.
[“Amém”].
69
Agora, diga-me qualquer palavra que pode curar, e eu
usarei essa palavra tanto quanto eu viver para tornar seguro de que estou
curado. Você não pode fazer isso. Quando Ele enviou a Sua palavra, Ela estava
lhes dizendo, e Ele disse Isto. [“Isso mesmo”] E lembre-se, Ele está preso a um
juramento pela Sua Palavra. Assim, portanto, Deus e a Sua Palavra são na
verdade um e o mesmo na intrinsicalidade disso, a natureza, a aplicação, e tudo
Disso.
70
Assim, portanto, se você estava aplicando Deus para a
sua vida, isso terá que ser pela Palavra. Se você irá nascer de novo, nascerá
de novo pela incorruptível Palavra do Deus vivo, [“Amém”] ou você não é nascido
de novo. E se você é nascido de novo da Palavra, você tinha que ser a Palavra
em primeiro lugar. Agora, a mente do homem é tão estúpida e corrupta que ele
pensa que ele poderia ter seu pequeno cachorrinho nascido de novo, e talvez
seja nascido de novo como um gato desta vez, por causa do pequeno cachorro.
71
Não seja estúpido. Se você tinha um gato nascido de
novo, ele seria um gato. Se você tem um cristão nascido de novo, ele tinha que
ser uma parte de Cristo para começar. [“Amém”] O povo fica tão ridículo. Mas eu
quero que você entenda sobre o que estou dizendo.
A Palavra por si mesma não funcionará. Nem você pode
separar a Palavra da onipotência; ela é a Palavra onipotente, que é Deus Ele
Mesmo, e a Palavra significa que se fez carne. Então este Elohim se fez carne e
habitou entre nós.
72
Agora, vamos para Hebreus, e em Hebreus... Oh, estamos indo
notavelmente de um lado para outro, e eu serei capaz de encerrar esta noite. (...)
73
Tudo bem, iremos para Hebreus. Veremos sobre o Deus
vivo, o Deus da Palavra viva, não somente o Deus vivo da Palavra, mas o Deus da
Palavra viva. Porque a Palavra viva é Deus. Em outras palavras, Palavra com
poder. E ela não pode ser Palavra sem poder que faz isto acontecer que a torna
estável como para o que ela é, caso contrário isso não é um juramento. Hã? Um
juramento é uma garantia. Tudo bem, Hebreus 5. Vamos começar lendo. Tenho um
monte para ler. Versículo 1: [Serão
lidos todos os capítulos 5 e 6, e o capítulo 7, do versículo 1 ao 11 de Hebreus
– NT.].
74
Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre
os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus,
para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; e para que possa
compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está
rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também
por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E ninguém toma para si esta honra,
senão o que é chamado por Deus, como foi Arão.
75
Agora,
Jesus não tinha qualquer pecado, então Ele não teve que oferecer por Si Mesmo.
Deste modo Ele podia entrar e oferecer por qualquer um. Então quando Ele
ofereceu por você eu, sendo Ele mesmo sem pecado, Ele obteve isso da figura e
deu isso tudo para você e eu. Fale sobre um dom de amor e de graça.
76
E ninguém toma para si esta honra, senão o
que é chamado por Deus, como foi Arão. Assim também Cristo não se glorificou a
si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu
Filho, hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote
eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. O qual, nos dias da sua carne,
oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia
livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu
a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa
da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; chamado por Deus sumo
sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Agora, aqui
não diz que Ele é Melquisedeque, ele disse que Ele é um sacerdote segundo a
ordem. Agora, quem é Melquisedeque? Ele era Deus. [“Amém”] E o que aqui diz a
você? Aqui diz que Jesus foi ordenado por Deus para ser sumo sacerdote. [“Aleluia”]
Então eu não sei como que você pode fazer de Melquisedeque Jesus. Ele é Deus.
77
Você
sabe, as pessoas não entendem sobre os dois senhores. Bem, eu lhe falarei sobre
os dois senhores. Dois Senhores é na realidade uma falácia. Isso não deveria
estar na Bíblia; porém isso está, então usemos isto. Veja você, o povo inglês
tirou a tradução de acordo com o inglês dos senhores e das senhoras e o alto
sujo-imundo e os oficiais superiores e o fulano de tal. A tradução correta do
Salmo 110:1 é: “Elohim” (ou Jeová) “disse ao meu senhor”, (ou alguém em
autoridade sobre mim) “Assenta-te a minha direita”. E isso deveria ser
traduzido como Jeová. Não deveria ser chamado de Senhor. Isto poderia ser
chamado Deus. “Deus disse ao servo amado”, “Deus disse ao nosso Jesus, o irmão
mais velho”. É por esta razão que diz em Efésios “um Senhor”. [Efésios
4:5 – NT.] Mas as pessoas, elas não
pensam por si mesmas. Elas simplesmente não sabem, quando a palavra... “Oh, a
pregação de dois deuses de Vayle”. Você sabe, Paulo disse: “Para a estupidez
requer somente uma resposta – fique estúpido”. Isso é Lee Vayle. Paulo disse
“ignorante”.
78
Jesus
não era Melquisedeque. Ele era um sumo sacerdote segundo a ordem... [“Isso
mesmo”] Existe uma nova ordem que vem a existência. Vê? Agora observe, ele fala
sobre Melquisedeque. [Continuação de Hebreus 5 – Ed.]
Do qual
muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes
para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que
se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos dos oráculos de
Deus; (exatamente como estou
fazendo esta noite, levando isso bem de volta ao princípio) e vos haveis
feito tais que necessitais de leite, e não de forte alimento. Porque qualquer
que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça,
porque é um menino. Mas o alimento forte é para os que são de plena idade, (Que
é você e eu) os quais, em razão do costume, têm os seus sentidos...
79
Ah, ah.
Sentidos? Mecânico? Pode justamente arrazoar? Ahh... não um bando de bobalhões,
espiritualmente falando. Por favor; por favor. Você tem que ter seus miolos
batizados com o Espírito Santo. Você pode tomar isto. [“Amém”] A maioria deles
não pode. Os branhamitas são como todo o restante deles. Eles tem cinco
bilhões, seis bilhões de pessoas. 5.999.999.992 estão na arca; oito do lado de
fora. [Risos – Trad.] Não. O irmão Branham disse: “Eu ouvi que tem dez mil que
crêem nesta mensagem; tem que sacudi-los fora. Demais”. Agora eles falam em dez
mil de uma vez “aleluia”. Você sabe, sou grato por uma coisa, de que eles estão
ouvindo esta mensagem, de qualquer modo parte dela. Eles estão ouvindo sobre um
profeta do tempo do fim. Porém eles tem estado ouvindo sobre Jesus por dois mil
anos, e ainda assim eles irão para o inferno.
80
[O
irmão Vayle começa a leitura em Hebreus 6 – Ed.]
Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de
Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do
arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e
da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto
faremos, se Deus o permitir. Porque é impossível que os que já uma vez foram
iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito
Santo, (isso é de uma vez por
todas, isso é a mensagem do tempo do fim) e provaram a boa palavra de Deus,
(Provaram a boa Palavra de Deus, que eles a comeram) e os poderes do mundo
por vir, (Você sabe que os poderes do mundo por vir estão bem aqui agora, [“Amém”]
nesta mensagem do tempo do fim?) e recaíram, sejam outra vez renovados para
arrependimento, vendo que eles crucificaram para si mesmos de novo o Filho de
Deus, e o expõem ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva, que muitas
vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada,
recebe a bênção de Deus; (É sobre isso que eu falei esta noite a você antes
da mensagem, quando eu saudei vocês) mas a que produz espinhos e abrolhos, é
reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó
amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda
que assim falamos. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e
do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos
santos; e ainda servis. (Veja, isso tira sua virgem néscia bem abaixo da
linha. Aí estão os seus eleitos ali dentro, a virgem néscia, o bando todo
deles) Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim,
para completa certeza da esperança; para que vos não façais negligentes, mas
sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. (Agora
observe) Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro
maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, (O Forte Preso a Um Juramento).
[“Amém”].
81
Agora,
sobre quem ele está falando? Melquisedeque. [“Amém”] E ele disse: “Desde que
vocês são pessoas infantis”, ele disse, “você não pode tomar o que estou
dizendo a você”. Isso somente fica revelado no tempo do fim. E o tempo do fim
da mensagem final, na última semeadura, onde, se você saiu disso, você nunca mais
pode se arrepender de novo, Melquisedeque entra. Por quê? Porque Deus Ele Mesmo
desce e jura por Si Mesmo, e o irmão Branham disse: “Quem é este
Melquisedeque?”. Um companheiro pregou: “Quem é ESTE Melquisedeque?”. Besteira.
É “Quem É Melquisedeque?”. Deus. [“Amém”] Deus. Descendo em forma humana,
descendo em um profeta. Deus mais uma vez revelado em carne humana.
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e
multiplicando te multiplicarei. E assim, esperando com paciência, alcançou a
promessa. Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o
juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.
82
Você
conhece a antiga lei, se você corta sal ou sangue; você está preso para sempre.
Assim é como Lawrence da Arábia [T.
E. Lawrence (1888 – 1935), foi um coronel britânico que lutou nos países árabes
na I Guerra Mundial – NT.]
enganou os árabes. Eles puseram suas mãos no sal; ele os enganou, e eles
tiveram que permanecer por isso. Eles não puderam tomar isso de volta. Você
sabia que Deus não pode tomar Sua Palavra de volta? Os pagãos parecem saber
mais sobre isto do que nós sabemos. Isso não é estranho?
Por isso,
querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos
herdeiros da promessa...
Deus,
desejando mostrar que Ele não pode falhar em Seu Juramento, Sua Palavra,
interpôs a Si Mesmo, desceu, e disse que isso é ASSIM DIZ O SENHOR.
83
Quem é
este Melquisedeque? Deus, um Deus, Jeová-Elohim, João 1:1, período! [“Amém”] O
Jeová do Antigo; o Jesus do Novo. Quem é o Jesus do novo? Elohim. [“Amém”] Elohim
mostrando-Se em Sua plena aliança, poderes, testemunho, e o que Ele está
fazendo pelo Seu povo. E Ele disse: “Pequena Noiva, você nem sequer fez isto.
Você foi enganada a isto”. Tudo isso cai de volta sobre o diabo, e você é puro,
justo, semente e Noiva do Senhor Jesus Cristo. Como a Escritura disse, toda
gloriosa por dentro e por fora; confirmada.
“Confirmada?”,
você diz. “Eu não ouso crer nisso”.
Você não
ousa crer nisso. [“Amém”] Oh, sim, alimento forte.
“Bem, veja
você, irmão Vayle, veja você...”.
84
Não, eu
não vejo coisa alguma. Se eu não for pela minha experiência que prova ou mostra
que isso era exatamente Deus em minha vida, então como que eu posso seguir pelo
negativo? Como disse o irmão Branham: “Irmão Vayle, nós não vamos pelas
experiências, nós vamos pela Palavra de Deus”. [“Amém”] E isso é um profeta.
Oh, o povo
não crê nisso.
“Oh, irmão
Vayle, você é apenas um mentiroso”.
85
Certamente
que sou um mentiroso. Vamos esperar, apenas espere até o Trono Branco. Se eu
realmente for para o inferno, apenas espere até o Trono Branco; veremos quem
está mentindo. Eu não penso. Eu erguerei minhas mãos algum dia, a Bíblia aberta
perante a mim, como o profeta de Deus fez. Eu não penso. Vê? Quando você fala a
verdade, você não tem medo. [“Isso mesmo”] Quando você não conhece a verdade,
você é instável. Senta-se no velho muro, e nunca aprende a andar de bicicleta
com duas rodas. Você tem que ter um triciclo com as três rodas.
86
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais
é impossível que Deus minta, (o
Deus imutável, Palavra, força).
O que mais
você quer de Deus? Diga-me. O que mais você quer? Você diz: “Bem, irmão Vayle,
eu gostaria que esta Palavra mudasse”. Depois você ainda quer a Palavra de Deus
não quer? Ela ainda é a Palavra não é? “Bem, se Ele fizesse assim e assim”. Bem
estude. Isso é tudo. Tome isso como uma fé de criança.
87
Eu
acreditava em minha mãe quando ela me contava histórias na hora de dormir, você
sabe. Ela veio da Europa e ela atravessava um mar violento às vezes em que eles
arremessavam mobílias aos extremos e quase perdiam os passageiros, e ela me
contava sobre sereias. Então eu acreditava que haviam sereias. Fui para a
escola e eu disse: “Existem sereias, minha mãe me disse assim”. Quem se importa
com um simples professor e livros escolares? Minha mãe me contou! Eu não sabia
que isso era história para dormir. Isso é fé de criança.
88
Mas se
uma criança pode crer numa mentira, ela pode crer na verdade também. Isso faz a
diferença entre um filho de Deus e um filho do diabo. Caim não podia acreditar
na verdade, porém Abel podia, e ele morreu por isto. Podemos morrer por isto. O
que é o grande pacto? [De repente], você se vai. Talvez não tão rápido, [mas se
vai].
89
Ele
disse, isso é um fim para toda a discussão, ASSIM DIZ O SENHOR, Deus Mesmo
desce, Melquisedeque no tempo do fim. Deus Mesmo na carne de um profeta
confirmou Sua Palavra. É isto.
Eu tinha um
companheiro no telefone outro dia, conversou um tanto por um momento e ele
mencionou a outro companheiro: “Bem, eu não creio em tudo que o irmão Branham
ensinou”.
Bem, então
porque você quer minhas fitas? [Risos – Trad.] Esqueça isto! Não temos nada que
conversar. Está acabado. [“Amém”] Não há nada para se dizer àquele homem, sua
esposa, seus filhos, ou qualquer outro; esqueça isto. Eu somente tenho uma
coisa em mente. Esta é a Palavra de Deus liberada pelo profeta.
90
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais
é impossível que Deus minta... (Agora,
duas coisas imutáveis fazem Deus, e quando você tem poder para recuar a sua
palavra, como que você pode mentir? [“Isso mesmo”] Por que você mentiria? O
diabo não pode voltar atrás em sua palavra. É por essa razão que ele mente. A
igreja católica está repleta de mentiras; o Papa, o Vigário? Oh! Por favor;
dá-me um tempo. Tudo bem).
91
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais
é impossível que Deus minta, tenhamos
a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança
proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até
ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente
sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. (Segundo... Ele não diz
que Ele é Melquisedeque, ele diz segundo a ordem. Segundo a ordem de
Melquisedeque. Em outras palavras, na linhagem de Deus).
92
[O
irmão Vayle continua lendo em Hebreus 7 – Ed.]
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém,
sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão (Eu mostrarei a você algo aqui que é
realmente precioso, porém eu não direi que isso é ASSIM DIZ O SENHOR) que
saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o
abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por
interpretação, Rei de justiça, e depois também Rei de Salém, que é Rei de paz; sem
pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas
sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote continuamente. (Agora
feito como somente seu... a idéia é que existe um papel descendo onde Jesus
assumiria) Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca
Abraão deu os dízimos dos despojos.
93
Agora,
Melquisedeque está aqui. Agora observe cuidadosamente a respeito do que estou
falando. Estou falando sobre os dízimos. E estou informando a você agora que o
povo que costumava dizimar não está mais dizimando a torto ou direito. Agora,
eu não quero o seu dinheiro. É melhor eles darem isto a algum lugar, porque
isso é de Deus. Vê? Ouçam, não pense por um minuto que estou brincando com
você, porque eu não estou brincando. Sei o que está acontecendo. O velho guarda
está morrendo, se aprontando para a nova guarda assumir, e eu darei a você uma
pequena nota sobre isso aqui muito em breve. Porém os dízimos são importantes,
porque se você não faz isto, você não fará qualquer coisa, porque imediatamente
você é um ladrão. E lembre-se, Deus desceu, e Ele ainda está aqui. Agora, as
pessoas não acreditam nisso. É como aquele grupo lá do outro lado que disse que
o irmão Branham era Jesus Cristo.
E Banks
Woods disse: “Sim”, ele disse, “e eu não sou nada íntimo a sujeitos como vocês”.
[Risos – Trad.] Agora ouça:
94
E verdadeiramente, os que dentre os filhos de
Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo,
isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas
aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e
abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é
abençoado pelo maior. E (Agora
observe) aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; (Aqui diz
exatamente agora, que eles recebem dízimos) ali, porém aquele que os recebe,
aquele de quem se testifica que vive. (Então quando você paga os dízimos
para um pregador ou um homem, você está pagando dízimos para Jesus como o Sumo Sacerdote.
Porque, veja você, isso é o que aconteceu nos dias de Abraão e Melquisedeque.
Agora, ouça:)
95
E, por assim dizer, (Agora, este é Paulo falando por permissão.
Agora, eu não penso assim. Estou apenas dizendo a verdade. Agora observe; ele
está tipificando isso) por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos,
pagou dízimos. (Seriam pregadores que deveriam estar ali fazendo isso
também. Não somente os dez por cento, eles deveriam prover mais de um meio se
eles tem recebido tanto dinheiro assim, e essa é a maneira que deveria ser. Sem
entretanto dizer que sempre é assim; pois é até mesmo difícil de se encontrar
lugares para dar dinheiro nestes dias. Agora, observe outra vez:)
Porque ainda ele estava nos lombos de seu
pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
96
Lá
atrás em 1933, Billy Paul Branham estava nos lombos de seu pai, hã? [“Amém”] Absolutamente,
não nasceu até 1937 ou 1938. [Billy Paul Branham nasceu no dia 13 de
setembro de 1935 – NT.] E seu filho
Davi estava nos lombos de seu avô. Três: William/Abraão, Billy Paul ou Joseph,
isso não importa, David/Jospeh/Isaque. Ele é provavelmente pai agora, se ele é
um Branham. Abraão, Isaque, Jacó, Levi. Irmão Branham, Billy Paul, David, seu
filho. Quantos dias temos deixado? Estou apenas tipificando. E tenho tipificado
antes e trazido você a essa quarta geração toda vez. Quão, quão, quão longe
temos que ir? Não temos que ir muito longe. Agora, isso nos levará para a
perfeição. Vamos para o versículo 11:
97
De sorte que, se a perfeição fosse pelo
sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade
havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de
Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Agora iremos
tipificar outra vez. Justificação deu caminho para a santificação, santificação
deu caminho para o batismo do Espírito Santo, e o batismo do Espírito Santo dá
caminho para o próprio Batizador. Estamos no Espírito Santo agora? [“Amém”] Onde
estamos? Melquisedeque. Jeová-Elohim, Deus Todo-Poderoso, perfeição. Quatro é
libertação. Estamos de volta ao quatro novamente.
98
Certo, vamos agora para 1 Coríntios. Não precisamos ler
tudo isso. Aqui diz a você quando aquilo que é perfeito vem, aquilo que é em
parte é aniquilado. Sete partes é perfeição, o mensageiro da Sétima Era da
Igreja chegou e partiu, temos a mensagem da Sétima Era da Igreja, e não existe
mais arrependimento, porque não existe mais mensagem vindo por meio da qual a
mente do povo é mudada, porque agora as mentes tem que ser mudadas pela última
vez, o útero da mente tem sido selado pelo Espírito Santo, o selo Ele Mesmo.
Deus Mesmo está aqui embaixo preparando uma Noiva. [“Isso mesmo”].
99
Certo. Agora, com isso vamos para Hebreus 11. E aqui
diz no versículo 40: “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso
respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Em outras palavras, fé, esperança, amor; a
fé acabou. Certo? Sem mais arrependimento. Esperança; aquilo que alguém vê
porque ele ainda espera? Nós vimos isso. Amor, perfeito. Perfeição. Nada é
deixado.
100 Como
que você pode tornar a Noiva qualquer coisa senão perfeita quando o irmão
Branham categoricamente disse: “O sangue de Jesus Cristo dissipa o pecado até
não haver evidência”. Como que você pode tornar um homem pecador? E novamente:
“A Palavra aperfeiçoa a Noiva”. Ele chamou isso de o ministério quíntuplo. As
pessoas não crêem em um ministério quíntuplo, então onde está sua perfeição?
Ouça. Estou apenas tentando manter a Palavra de Deus. Se eu creio por uma vez e
estou dizendo algo que Lee Vayle imaginou eu sempre falo a você e digo: “Isto é
Lee Vayle falando. Isso é o que eu vejo ou eu penso”. E estou tipificando;
estou esboçando conclusões. Sempre digo isso a você. Caso contrário isso sempre
endireita o ensinamento do irmão Branham da Palavra de Deus. Contanto que eu
permaneça com a verdade da doutrina, eu tenho todo o direito de ilustrar
contanto que eu não afaste isso da doutrina. O irmão Branham nos alertou. [“Amém”]
Eu sei o que o profeta disse e por que ele o disse. É por essa razão que eu
considero que os meus miolos estão batizados com o Espírito Santo. Por essa
razão.
101 Então,
quando a perfeição chega – e ela tem que vir – isso significa que está tudo
terminado, somente uma coisa é deixada; e é a mensagem da igreja da sétima hora
que faz isso. Agora vamos para o Livro de Apocalipse, capítulo 10 e vamos olhar
isso por um segundo, e então encerraremos o culto desta noite (...).
102 Tudo
bem, agora após o mensageiro da sétima era da igreja estar na terra, e vamos
para o versículo 8 onde encontramos o profeta no Sétimo Selo que tem sido
aberto, que é o Sétimo Selo, Apocalipse 10:1-7. A maioria das pessoas sequer
sabe que o Sétimo Selo foi aberto. O irmão Branham disse que foi aberto, porém
existe silêncio. Mas ele disse: “Está aberto, porém não aberto ao público”. E
então ele furtivamente entra: “Apocalipse 10:1-7 é o Sétimo Selo”. Pessoas
estão me escrevendo cartas dizendo: “Oh, isso não está aberto. Não está
aberto”. Bem, está aberto! Apocalipse 10:1-7 é o Sétimo Selo! É uma
interpolação; isso abre o livro inteiro. [“Isso mesmo”] Agora, versículo 8.
103
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a
falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em
pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E
ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca
será doce como mel. (Rapaz, se
isso não é essa mensagem, eu lhe digo, eu não sei do que ele está falando) E
tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel;
e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que
profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis (Eu disse:
“Irmão Branham, isso é você?”. “Não”, ele disse, “Isso é a Palavra”).
104 E esta Palavra há pouco tem partido para o
mundo todo, e é por essa razão que eu não me importo como que as pessoas
rejeitam esta mensagem. Sinto muito por isto, como Paulo disse, quando ele
disse seja Cristo pregado por contenda ou amor, graças a Deus por Ele estar
sendo pregado. [Filipenses 1:18 – NT.] E graças a Deus, que embora esta mensagem seja pregada por pessoas que
a tornam estritamente pentecostal (...), ou de alguma maneira mudam-na, graças
a Deus que eles estão falando a respeito do irmão Branham, e eles estão falando
sobre a Presença.
105 Uma
vez um canadense disse: “Bem, aquelas pessoas que pregam a Presença, elas estão
noventa por cento certas”.
Então ele é o dez por cento? [Risos – Trad.]
“Oh, eu não acho que isso seja muito bom”.
Ouça, eu conheço estes sujeitos. Então, estou dez por
cento errado, o que me torna o maior mentiroso de todos, como este sujeito do
norte disse. Ele vai para o seu trailer para orar a Deus para ajudá-lo a pecar.
Eles arrastaram isso para mim quando eu estava no
começo dos meus trinta. E eu disse: “Ted, você não pede a Deus para ajudá-lo a
pecar. Você pede a Ele para ajudar a manter você longe do pecado”.
106 Mas
graças a Deus, que embora eles estejam pregando “Queremos línguas,
interpretação, todas as demais coisas, queremos pentecostes nesta mensagem”, graças
a Deus que eles ainda estão falando sobre a descida de Deus à terra; isto é,
contanto que eles não digam que é o Cordeiro, como alguém que estava dizendo:
“Onde está o Cordeiro, a marca do prego?”. Algo está errado em algum lugar.
107 Mas
graças a Deus por esta mensagem estar seguindo. Não me importa quão errada ela
está seguindo, porque o ponto é, se alguém fura suas orelhas, e alguém engana, e
eles ainda estão ligando para mim dizendo, após vinte e trinta anos: “Irmão Vayle,
desde que eu consegui suas fitas, esta é a primeira vez que meus olhos foram
abertos, e eu comecei a entender”, eu tenho esperanças de que existem ovelhas
lá fora, e que podemos ajudá-las de algum modo. Não estou tentando muito duro,
não acho que estou, não, não, não, não, não.
Sou muito, muito, preguiçoso, e muitas outras coisas mais. Porém eu
ainda sei que existem ovelhas lá fora, e aquelas ovelhas receberão a Palavra. E
eu lhe direi uma coisa: eu creio que elas crerão da maneira que eu ensino isso.
Realmente, eu não tenho escolha para crer de outro modo, ou eu não preciso
mudar.
108 Creio
nisso, e creio que tenho dito a você a verdade, cem por cento; e eu tenho
levado você de volta ao passado do Logos do grego para mostrar que você não ponha
seus olhos fora de qualquer coisa senão na raiz, porque a raiz sustenta o
tronco, e o tronco sustenta os galhos, e os galhos sustentam a fruta. [“Isso
mesmo”] E se você tem suas raízes erradas, você está acabado. [“Amém”].
109 Então
vamos ir direto de volta ao princípio. Que é João 1:1. Você diz: “Mas irmão
Vayle, eu vejo Jesus ali, porque aqui diz definitivamente em João 1:14: ‘E a
Palavra se fez carne e habitou entre nós, (e nós avistamos a Sua glória, a
glória como do Unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade’. E Isto diz a
você bem aí que Jesus, a imagem de Deus, refletiu o Deus Todo-Poderoso”. E eu quero
dizer a você, descubra para mim um lugar onde Deus refletiu Jesus. Vá em
frente; vá em frente. Deus refletiu a Si Mesmo.
Quando você olha no espelho da Palavra, você verá a
Deus; você verá o Cordeiro de Deus; você verá o propósito de Deus; você verá a
Deus; você verá Jeová-Elohim.
110 Agora,
algo está acontecendo esta noite. Você está começando a receber isto. Eu sei.
Posso sentir algumas coisas. Eu não vou pelos meus sentimentos, mas quando eu
sei que eu sei.
Eles gostam de cantar: “Olhe para o Cordeiro de
Deus”. O que você está olhando para o Cordeiro de Deus? Hmmh? Você olha para
Deus. [É Elohim Quem desceu. Olhe para o Cordeiro como o seu Sumo Sacerdote e
tudo que Ele é].
111 Não
olhe para Jesus ressuscitar o morto; Ele não pôde sequer ressuscitar a Si próprio.
Deus ressuscita o morto. [“Amém”] Deixe-me dizer a você outra coisa. Minha
Bíblia me diz isto: que “Jesus, a quem vós crucificastes; Deus ressuscitou dos
mortos, este Jesus, e o fez ambos Senhor e Cristo”. [Atos 2:32,36 – NT.] Ele
não era Senhor e Cristo até Deus ressuscitá-Lo. [“Amém”, “Isso mesmo”] Como que
você irá colocá-Lo lá atrás como uma parte da Divindade? Oh, irmão e irmã. Bem,
bem, bem, bem, “A Deus seja a glória e as grandes coisa que Ele tem feito”, [“Amém”]
e Ele ainda está fazendo grandes coisas, e Ele começou com o Seu Filho
Unigênito, o único gerado, de um tipo único. [“Isso mesmo”] (...) Ele feito na
imagem e nós em Sua imagem.
112 Temos
chegado a um longo caminho, e o homem exterior está perecendo, mas o homem
interior está sendo renovado. E um dia, quando esta carne velha declinar e
retornar renovada, pareceremos semelhantes. Pareceremos o mesmo. Não se
preocupe. Não seremos espetáculo de beleza de rainhas e príncipes e todo aquele
lixo, mas seremos pessoas bem reais. Pessoas reais. Sem mais falsificação. Nada
fora da linha, mas tudo unicamente como o único Filho, porque esta é a nossa
herança.
Vamos orar. Pai celestial, Te agradecemos pelo tempo
em que estivemos reunidos em Tua Palavra. Sabemos, Senhor, que Tu tens nos
ajudado e somente com a Tua ajuda, podemos sobreviver. Sabemos, Senhor, que
nossas mentes irão para uma provação de mudança mas, Senhor, elas tem que ir
através disso vendo que Tu tens nos batizado com o Espírito Santo e
entenderemos como nunca antes a realidade de que Tu és o Logos, de que Tu és
aquela Palavra, de que Tu és Jeová-Elohim, Tu é Deus e único Deus somente, e Tu
és Aquele, e Tu és Aquele que é chamado a Palavra. E vemos isso tão
conclusivamente ao longo do Livro de Provérbios onde o Teu servo conhecia inegavelmente
essa realidade, e agora sabemos esta noite também, e sabemos isso
inegavelmente, Senhor, como até mesmo Paulo sabia, tantos lugares chamando a
Palavra simplesmente o Logos que pode fazer-nos saber que o irmão Branham
continuava dizendo: “Ele é a Palavra, Ele é a Palavra, Ele é a Palavra”, que de
fato, Ele é a Palavra. Então obrigado por Teu auxílio nesta noite, Senhor, e
que possamos seguir nosso caminho regozijando em Jesus Cristo nosso Salvador.
Te damos glória no Nome de Jesus. Amém.
[O irmão Vayle prossegue com o Culto de Comunhão –
Ed.]
Tradução: Diógenes Dornelles
Esta mensagem intitulada “Deidade Parte 7 - O Deus
da Palavra Viva; Palavra Com Poder” (Godhead #7 – The Living Word God; Word
With Power) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, em 4 de março de 2000, sábado à
noite, no Grace Fellowship Tabernacle, em Lebanon, Ohio, EUA. Esta tradução foi
feita na íntegra do inglês para o português, com o auxílio do texto e áudio
original, em outubro de 2009.
Gostaria de esclarecer que este não é um trabalho de um só homem, mas o
esforço de um grupo de crentes dedicados à serviço de Deus e de seus filhos.
Obrigado a todos que de alguma forma tem nos ajudado e apoiado a levar adiante
a Revelação de Deus para esta hora.
Ir. Rosendo
AGRADECIMENTO
Por este meio agradecemos a todos os crentes que
com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição
deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa,
mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor
do Universo, e de Seus filhos.
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