sábado, 13 de fevereiro de 2016

doutrina13

A Doutrina 13



31 de maio de 2015

Brian Kocourek


1             Esta manhã vamos continuar com o nosso estudo do Livro de Romanos, e estamos rapidamente chegando ao fim da nossa série sobre Doutrina. Para isso eu gostaria de tomar o nosso texto de Romanos 16:17, onde vemos o apóstolo Paulo nos alertando para os que promovem a separação através da doutrina, ensinando o que é contrário à Escritura.

2             Romanos  16:17-18 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e ofensas contra a doutrina que aprendestes; evite-vos. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

3             Agora, a palavra grega que foi usada quando ele disse “note” é a palavra  skopeo” que literalmente significa mirar, e vem da raiz skopos”, que significa “como uma sentinela ou guarda, mantendo um olhar atento para aqueles homens que causam divisões e ofensas contra a doutrina  que aprendestes; e evite-os”.

4             Agora, ao contrário daquelas pessoas que querem somente coisas positivas pregadas do púlpito, eu seria considerado negligente e inepto em meu posto como um pastor, se eu me recusasse a estar constantemente alertando você dos homens que se infiltraram nesta Mensagem e trouxeram ao lado da verdadeira doutrina heresias destruidoras.

5             Isso é uma coisa para alertar você e mostrar a você pela Escritura onde esses homens se desviaram da Escritura. Outra coisa seria eu mencionar os nomes deles e falar mal dos seus caracteres, ou apontar suas falhas de caráter. Eu não tenho a intenção de fazer isso e eu não acredito que eu alguma vez tenha feito isso. Eu não tenho como alvo os homens; eu nunca molestei a qualquer pessoa da qual tenho sido acusado, mas eu tenho ajustado as minhas miras, como a Escritura me diz para fazer, quanto a se referir ao falso ensino relacionado à Doutrina Verdadeira desta Mensagem, e eu tenho como alvo o falso ensino  que é contrário à doutrina que aprendestes, que é o que o apóstolo Paulo nos alertou como bons administradores da Palavra fazermos.

6             No entanto, há uma coisa que eu não fiz, na medida em que eu deveria ter feito, e isso  é que eu  não lhe disse  para evitar estes homens  que fazem ofensas que são contrárias à doutrina que aprendestes.

7             Mas o apóstolo Paulo disse: Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e ofensas contra a doutrina que aprendestes; evite-os. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

8             Agora, o apóstolo Paulo nos disse para  evitá-los. A palavra grega que foi traduzida para a palavra em inglês evitar” é a palavra ekklino. A palavra significa  desviar, e da nossa  palavra em inglês  a palavra “desviar” significa “desviar-se de uma rota, de um caminho ou de um curso”. “Afastar ou desviar-se de um procedimento, curso ou facção, ou norma aceitável”. A palavra grega significa (absolutamente) fugir (literal ou figurativamente), ou (relativamente) evitar,  abster-se,  sair do caminho E a  palavra  evitar” quer dizer: “abster-se ou manter-se afastado”.

9             Possuindo as Portas do Inimigo (22/03/1964) Se você ainda não foi batizado no batismo cristão, faça-o. Esteja entre os crentes; agora, os crentes reais, não os manufaturados, os crentes reais.

10          Agora ouça, o que ele está falando aqui são daqueles que usariam a doutrina como um aríete, e que usariam de forma abusiva. Suas vidas não estão em sincronia com a doutrina, porque esta é a hora da pedra angular, que é o amor. Suas vidas não refletem o que o espírito que estava no mensageiro refletia.

11          2 Timóteo 3:8-14 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, (Note que Paulo diz: “você tem conhecido a minha doutrina, mas não só isso, você também tem conhecido o meu...”) modo de viver, (“e não só isso, mas você também tem conhecido os meus motivos e os meus objetivos e a minha...”) intenção, (“e não só isso, mas também a minha...”) fé, (“e não só isso, mas você também tem me conhecido por observar a minha...”)  longanimidade, (“e o meu...”) amor, (“e a minha...”) paciência, (“e você não só viu essas características da vida de Cristo em mim, mas você também se tornou consciente das minhas...”) perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, (“e você viu como que...”) o Senhor de todas me livrou; e também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

12          Observe que diz: sabendo de quem o tens aprendido. Agora eu quero ler o versículo 10 novamente a partir da tradução de Wuest:

Tradução Wuest: Mas, quanto a você, você foi atraído como um discípulo a mim por causa do meu ensino,  e da minha conduta, e do meu objetivo e da minha fé, assim como da minha paciência e do meu divino amor sacrificial, e de minha paciência, e você também está ciente das minhas perseguições, e de como o Senhor me livrou de todas elas.

13          E vamos também olhar para  Filipenses  3:17  e eu vou lê-lo a partir da  tradução de Wuest: Tornem-se meus imitadores, irmãos, e observem atentamente os que se conduzem de uma forma que reflita o exemplo que vocês possuem em nós, pois muitos estão, dos quais eu muitas vezes tenho dito a vocês, porém agora eu também o digo chorando, de que eles são inimigos da cruz de Cristo,  cujo fim é a destruição total, cujo deus é o  estômago, e de que aquilo que eles estimam como sendo sua glória é na verdade a sua vergonha, que consideram mais as coisas da terra. Pois a comunidade da qual somos cidadãos tem o seu local fixo no céu do qual nós, com nossa atenção desviada de tudo mais, estamos esperando ansiosamente acolher o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, e  para recebê-Lo a nós mesmos,  que deve transformar este nosso corpo  que tem sido humilhado pela presença da habitação do pecado e pela morte e pela decadência,  de modo que ele será conforme ao Seu corpo da Sua glória, isto de acordo com a operação Daquele que é capaz de trazer em sujeição a Ele todas as coisas.

14          Agora, Paulo está falando sobre duas vidas completamente diferentes aqui. Uma que reflete e  ecoa a Vida de Deus, e, portanto, a Vida de Deus manifesta, e a outra que é auto-suficiente, e, portanto, auto-centrada. E ele diz que estes últimos usam a doutrina para controlar e abusar, enquanto você tem tido a mim como um exemplo de como morrer para si mesmo para que você possa viver e refletir em suas vidas a Vida de Deus que vive pelos outros. Mas aqueles que... promovem dissensões e ofensas contra a doutrina que aprendestes; evite-vos.

15          Note que ele nos diz para  evitá-los. A razão pela qual eu nunca lhe disse para evitar certas pessoas é porque eu detesto como muitos grupos religiosos e seitas têm usado o ostracismo como uma ferramenta para controlar o seu povo, e eu detesto esse espírito que evitaria pessoas por não corresponderem aos seus padrões. Não é isso que Paulo está falando aqui. Paulo está falando sobre aquelas pessoas que deliberadamente tentam dividir e conquistar. Aqueles que provocam, provocam, provocam o tempo todo. Agora, eu  nunca tenho pregado o afastamento porque as pessoas podem usá-lo indevidamente. E eu sei que se você soubesse a verdade da Palavra, então você também saberia quando alguém não estivesse ensinando a verdade, mas sim de que está ensinando o oposto da verdade, que a Bíblia diz: Como podem dois andarem juntos a menos que estejam de acordo?

16          Agora, na leitura deste versículo, encontramos perfeitamente uma forte advertência do apóstolo Paulo a respeito daqueles que abusam da Doutrina. Ele nos diz para notar os que causam  divisões  e  ofensas  relativo à doutrina que aprendestes. Agora, ele não está nos dizendo para notar e evitar aqueles que ensinam outra doutrina. Mas ele está nos dizendo para notar os que causariam divisões relacionadas à doutrina que nós  cremos, e essa é uma repreensão muito forte vinda do apóstolo.

17          Primeiro de tudo ele diz: Rogo-vos, irmãos, e a palavra rogar é uma forma de exortação, ou admoestação. Em outras palavras, estas não são palavras em que o apóstolo fale alegremente. Ele está  chamando a nossa  atenção para algo e que devemos prestar muita atenção para o que ele está nos dizendo.

18          Depois ele diz o seguinte: note os que causam divisões e ofensas que são contrárias à doutrina que aprendestes. Vamos decompor isso pelos próximos minutos.

19          Primeiro de tudo o que ele diz por “note-os”. Esta palavra “notar” significa  “fixar os olhos sobre”“observar e tomar cuidado”. Agora, por que o apóstolo Paulo estaria indicando as pessoas para que ficassem de olho sobre essas pessoas? Porque estes são irmãos que estão causando  divisões  e  ofensas  que são contrários à doutrina que aprenderam. Em outras palavras,  eles estão fazendo algo que está errado com a doutrina.  A maneira como eles a estão usando está errado, é contrário e é ofensivo.

20          Essas pessoas estão  causando divisões, e elas estão usando a doutrina para fazer isso. E a palavra grega aqui é dichostasia” e ela vem de duas palavras, a primeira que é dis  que significa dois” ou fazer dois de um, e de novo a partir da palavra stasis” que na verdade significa  sedição”, “dissensão”, “insurreição” ou “tumulto. Elas estão causando conflitos no Corpo.

21          A outra coisa que o apóstolo recorda é que  eles estão causando ofensas que são contrárias. Agora, a palavra grega para “ofensas”  aqui é a palavra skandalon” que no nosso inglês é o equivalente a escândalo. Literalmente é  uma pedra de tropeço,  uma ocasião de tropeço,  uma coisa que ofende, 1a)  uma vara móvel ou gatilho de uma armadilha,  um laço de passarinheiro;  uma armadilha, cilada; qualquer impedimento colocado no caminho fazendo com que alguém tropece ou caia.

22          Então aqui nós encontramos o apóstolo advertindo as pessoas daqueles irmãos que estariam fazendo coisas que são  contrárias à doutrina  e que estariam fazendo com que as pessoas caíssem ou tropeçassem por causa das coisas que estão fazendo. E o que devemos fazer quando vemos que há aqueles causando divisão e que estão fazendo as coisas que são contrárias à doutrina que fomos ensinados? Ele disse para evitá-los!

23          Romanos  16:17  E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; evite-os.

24          Isso é tudo que nós devemos fazer Paulo?  Sim, isso é tudo. Evite-os, ele diz. “Não chegue perto deles”. Simplesmte deixe-os sozinhos. Observe,  estas não são pessoas que são ignorantes da doutrina, e que não sabem nada.  Estes são homens que voluntariamente usam meios para dissuadir e causar  divisão  ou  sedição, que é a insurreição e danos à doutrina, e para aqueles que tomam a sua posição com a doutrina.

25          Agora,  sedição” é conduta ou linguagem de incitar a rebelião contra a autoridade envolvida. E a palavra insurreição é o ato ou uma instância de revolta aberta contra a autoridade.

26          Ora, não são de assistentes inocentes que estamos falando aqui. Estes são os que têm algum tipo de vingança e tentam abertamente fazer mal à autoridade da doutrina. No versículo seguinte o apóstolo nos dá uma pista sobre as motivações daqueles a quem você deve atentar.

27          Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

28          Eles não enganam os corações dos sábios e prudentes, mas eles enganam os corações dos simples, aqueles que não nasceram de novo. Esses são aqueles que lutam em sua caminhada cristã. Assim como o lobo que persegue os cordeiros fracos e débeis, da mesma maneira, estes observam os cristãos fracos e débeis, aqueles que eles podem controlar com o seu ódio e ensino discordante.

29          Em seu sermão  Pondo-Se ao Lado de Jesus (01/06/1962) o irmão Branham disse: Porém Jesus, eles simplesmente tentaram encontrar cada pequena sombra que podiam encontrar para tentarem diminuí-Lo diante do povo. E é isto que o diabo quer. Eles querem ferir sua influência diante do povo. É desta maneira que você precisa observar cuidadosamente o que você faz. Andar como um verdadeiro homem de Deus; falar como homem de Deus. Vê? Agir como um homem de Deus; viver como um homem de Deus, porque o diabo, o seu adversário, tentará como um leão que ruge, devorar o que ele puder. Por que eles fizeram isto? Eles tinham inveja Dele. Esta foi a razão pela qual eles tentaram diminuí-Lo. Eles tinham inveja do Seu ministério. E esta é a razão pela qual eles tentaram diminuí-Lo. Mas Ele tinha o ministério de Deus e eles sabiam disto, porém Isto era contrário aos seus credos; então eles tentavam diminuí-Lo. Faziam tudo que Ele... cada manchinha que podiam encontrar, para tirá-Lo do caminho. Eles queriam que Ele parasse; eles queriam que o povo O denunciasse. Eles queriam dizer: “Agora, este sujeito não é nada. Veja aqui. Agora ali está ele, ele fez isto. E você sabe que isto não é certo. Nós fomos ensinados em toda nossa vida que devemos crer nos anciãos. E aqui está Ele, parou bem ali e gritou com aquele ancião. Ele discordou com a tradição dos pais, e nós - e nós temos que crer na tradição de nossos pais. Isto nos foi ensinado através de cada rabino por todos estes anos. E aqui vem este Homem e discorda com eles.” Vê? “ora, um Homem como este não está apto para ser um pregador.” Veja, eles estavam tentando diminuí-Lo. Mas tudo aquilo, para os que criam Nele e O amavam e tinham visto os Seus sinais e maravilhas bíblicas, não foi empecilho para eles. Não, senhor! Aqueles que criam Nele, criam Nele. Aqueles que O amavam estavam ao Seu lado. Eles não viam o que os outros lhes apontava.

30          Pondo Toda a Armadura de Deus (07/06/1962) É por isso que o Deus todo-sábio equipou o Seu exército com o batismo do Espírito Santo. Ele sabia que esses gigantes intelectuais se apresentariam nestes últimos dias. Aleluia. Ele sabia que eles se posicionariam e que seriam capazes de explicar por sua grande sabedoria, poderes de Satanás. Pedro disse: “Eles são como um leão que ruge, devorando o que quiser”. Sim. Mas Ele disse: “Não vos deixarei órfãos. Estou chegando novamente. Vou ficar com vocês”. Ele equipou o Seu exército com o batismo do Espírito Santo. Disse: “Vá até lá, cada um de vós e esperai (Lucas 24:49)  Eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até – até que do alto sejais revestidos de poder. Após isso, o Espírito Santo vem sobre vós, então ser-me-eis Minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, Judéia, (Atos 1:8) e até aos confins da terra.

31          Agora, eu tenho provado a você muitas vezes pela Escritura que  somente aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo pelo Espírito do Deus Vivo são capazes de realmente conhecerem e entenderem o que a Escritura ensina.  Não me importa quantos anos você alega ter seguido o irmão Branham ou o irmão Vayle ou qualquer outro homem de Deus, pois tudo isso é digno. Até você ser nascido de novo você não consegue entender as coisas de Deus.

32          Eu vou provar isso novamente para você pela Escritura. Abra suas Bíblias em 1 Coríntios capítulo 2.

33          1 Coríntios 2:9-14 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito (o Espírito de Deus) penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

34          Então Paulo nos diz aí que ninguém conhece as coisas de Deus, a menos que tivesse sido revelado a eles pelo próprio Espírito de Deus vivendo neles. Então não me interessa com quão grande mestre você se sentou, a menos que você seja nascido de novo você nunca entenderá o que aquele mestre lhe ensinou.

35          ...Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
Veja, Paulo apenas nos disse que a razão de nós recebermos o Espírito de Deus é com a finalidade de que sejamos capazes de compreender as coisas de Deus.

36          As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Em outras palavras, ele está dizendo que nenhum homem é o seu  mestre; o Espírito Santo é Quem ensina.

37          E depois ele diz: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Elas são compreendidas espiritualmente. Em outras palavras, você não pode entendê-las pelo intelecto humano, você só pode conhecê-las por meio de revelação.

38          O Chamado de Abraão (16/11/1955) É dessa maneira. Quando Deus diz assim. Vê? Um cristão não calcula ou não olha para as coisas que ele vê. Você não vê com os olhos de qualquer maneira. Você não vê. Certamente você não vê com os teus olhos. Você olha com os teus olhos. Você vê com seu coração. “Ver” não significa “olhar”. “Ver” significa “entender”. Jesus disse a Nicodemos: “A Menos que o homem seja nascido de novo, não pode ver o Reino  de  Deus”. Veja, a tradução correta disso é “não pode entender o  Reino  de  Deus”. Alguém  estar fazendo algo, mostrando a você. “Eu simplesmente não consigo ver isso”. Você está olhando para isso, mas você não entende isso. E  você nunca saberá o que é o  Reino  de  Deus até você ser nascido de novoentão você saberá o que é.

39          Testemunho e Vida Interior (23/08/1950) a única maneira de você poder estar bem com Deus é ser nascido de novo. Jesus disse: “Aquele que  é nascido de novo, não pode ver o  Reino  de  Deus”. Não importa o que ele tenha feito, quantas boas ações que ele fez; ele tem que nascer de novo. Então, quando ele é nascido de novo, ele pode entender do que se trata tudo isso.

40          É por isso que o irmão Branham nos dizia em seu sermão Cristo  é o Mistério de Deus Revelado (28/07/1963) Olhe, Cristo em você torna Ele o centro da Vida da revelação. Vê?  A vida de Cristo em você  torna Ele o centro da revelação. Cristo na  Bíblia, torna a Bíblia uma revelação completa de Cristo. Cristo em você torna você a revelação completa da coisa toda. Veja, o que Deus está tentando fazer? O que é o novo nascimento, então? Você diz: “Bem, irmão Branham, o que é o novo nascimento?”.  É a revelação de Jesus Cristo pessoalmente para você.

41          Cristo é o Mistério (28/07/1963) Mas a única maneira que você pode realmente ser um cristão é Cristo identificar-Se em você. Como... Temos algum ferrão aí. Espero que todo mundo na fita receba isso também. Veja,  vê? Você diz: “Eu sou pentecostal”. Isso não  significa nada. É Cristo identificado em você;  assim é quando Ele tem reconhecido você.

42          Bem, irmão Branham, eu vejo o Cristo identificado em você? Isso não irá salvar  você,  Ele disse que  a única maneira que você pode realmente ser um cristão é Cristo identificar-Se em você.

43          Cristo é o Mistério (28/07/1963) Agora. Você entende? Assim, portanto, não há nenhuma escola, nenhum teólogo, nenhum ensinamento da Bíblia, entre qualquer escola que saiba alguma coisa sobre isso. Eles não podem saber  nada  sobre issoÉ impossível para eles saberem qualquer coisa sobre issoDeus escondeu o senso de saber disso dos próprios mestres eleitos e tudo mais. É um assunto pessoal e individual com a pessoa, que Cristo é revelado a eles. E se você diz: “Ele foi revelado a mim”, e depois a Vida que Cristo produziu aqui na Bíblia (essa mesma Vida que estava Nele) não produz  a Si mesma em você, então você tem a revelação errada.

44          Observe, ele diz que Deus escondeu isso até mesmo dos  próprios mestres eleitos. Hummm, eu não vou entrar aí, mas eu espero que você entenda o que ele está dizendo aqui. Ele diz que não importa se Deus Se revelou a muitos mestres eleitos; se Ele não Se revelou pessoalmente a você, identificando-Se, a Vida Dele em você, então esqueça. Nenhum mestre eleito pode pavimentar o seu caminho para você. Você não irá pegar carona em William Branham, meus irmãos ou irmãs, e nem pegar carona no irmão Vayle.

45          Cristo é o Mistério (28/07/1963) O  novo nascimento é Cristo, é uma revelação. Deus revelou a você este grande mistério, e esse é o novo nascimento. Agora,  o que você vai fazer quando você obter todo aquele grupo reunido, onde a revelação está perfeitamente em harmonia, e Deus expressando isso através da Sua Palavra pelas mesmas ações, as mesmas coisas que Ele fez, tornando a Palavra manifesta?

46          Bem, do que ele está falando aqui? Ele está falando sobre João 14:12, a própria Vida de Cristo expressa nos crentes.  Marcos 16,  estes sinais seguirão aos que creremem  todo o  mundo, a cada crente.

47          Oh,  se a Igreja somente conhecesse a sua posição. Será um dia. Então o Arrebatamento virá quando se souber o que é. Agora, observe. Você diz: “Irmão Branham, mas isso não é...” Oh, sim, é também. É a Verdade.

48          Romanos  16:18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

49          Aqui o apóstolo Paulo nos deixa saber que o verdadeiro motivo  deles é o seu próprio ventre. O irmão Branham disse que há três coisas que apanhará um homem ou um ministro, se for para ele ser apanhado. E essas três coisas são em primeiro lugar o dinheiro, depois em segundo lugar é a popularidade, e em terceiro são as mulheres. E uma vez que as mulheres tipificam a igreja, podemos ver que ser popular com as mulheres significaria também ser popular entre as igrejas.

50          Mas Jesus, o padrão para todos os filhos, e Paulo o padrão para todos os pregadores, nunca foram populares entre as igrejas do seu dia, e nem William Branham foi. Eles foram rejeitados pelo mundo da igreja. E assim foi o irmão Vayle.

51          E o apóstolo nos diz que estes não servem ao Senhor Jesus Cristo, mas apenas a si mesmos. E eles usam boas obras e lisonjas para enganar os corações ou a compreensão do simples. E os simples são aqueles que são inofensivos em si. Pessoas em quem não há dolo. Apenas velhas ovelhas que só querem fazer o que é certo e viver uma vida direita.

52          Agora, por que o apóstolo alerta os crentes para ficarem atentos a esse  tipo  de homens? Porque ele sabia do grande perigo que esses homens poderiam fazer para a igreja, afastando-as da doutrina ou  torcendo  a doutrina para ganho pessoal.

53          Basta olhar em volta para as igrejas e você irá encontrá-los em abundância. Eles parecem bem aos olhos, como os programas de missão, e alimentar os pobres, e todos esses tipos de coisas, mas essas coisas talvez estejam tudo bem, mas o foco da igreja deve ser a doutrina, não alimentar os pobres. E, no entanto, você também tem aqueles que ensinam a doutrina, mas tem um espírito que mataria se eles fossem autorizados a fazê-lo, assim como os judeus nos dias de Jesus.

54          O Evangelho não é quão bom seja o sermão que você pode produzir ou quão justo um discurso que você possa dar. Este mesmo apóstolo disse: “Eu não vim a vós com palavras de sabedoria humana, mas em demonstração e no poder do Espírito Santo”. Paulo disse: Eles usam boas obras e lisonjas para enganar os corações ou a compreensão do simples.

55          Agora, um discurso bonito é aquele que é agradável para o ouvinte. Não é como aqueles que eram dados por João Batista, que veio agitando o ninho de vespas, nem são como aqueles dados por Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, que veio ao templo e pegou um chicote e expulsou os cambistas e que chamou os fariseus de semente da serpente. Também não são como aqueles dados por William Branham que disse o denominacionalismo é do diabo e é a marca da besta.

56          Um discurso bonito é como aqueles que os políticos fazem. Eles dizem coisas que eles sabem que você quer ouvir e, assim, fazem cócegas em seus ouvidos com suas doces palavras. Lembro-me muito bem da campanha eleitoral de 1992, quando ouvi Bill Clinton dando um discurso para um grupo de pessoas em uma cidade no centro-oeste,  e que ele estava dizendo para eles exatamente o que elas queriam ouvir. Oh, foi magnífico, e eu me lembro bem porque soava muito bem. Mas, mais tarde, naquele mesmo dia, eu o ouvi dando outro discurso em uma cidade na costa leste e ele estava dizendo exatamente o oposto do que eu o ouvi dizer mais cedo naquele mesmo dia. Eu pensei: “Que hipócrita”. Que enganador”, e mesmo assim existem milhões de pessoas que não se importam, porque  quando ele estava discursando para eles estava lhes dizendo o que eles queriam ouvir, e por isso não queriam pensar diferente. No Livro de Oséias somos advertidos por Deus da mesma coisa.

57          Oséias 4:6-8 Meu  povo está sendo destruído por falta de conhecimento (agora, este conhecimento da Palavra, na verdade, deveria ter sido traduzido por discernimento, pois é o discernimento que as pessoas não têm) porque tu rejeitaste o  conhecimento.

58          Na verdade eles realmente têm rejeitado o discernimento. E se esse não é o mundo em que vivemos hoje. Você nunca ouve falar de uma forma cortês sobre aquele jovem exigente, ou daquela pessoa que possui um gosto muito exigente. Pelo contrário, as palavras “discernimento” e “discriminação” são desprezadas como sendo algum tipo de noção caótica torcida com que alguém pode estar possuído. Mas Deus diz que por causa das pessoas não serem exigentes e pelo fato de deixarem de ser exigentes, Ele mesmo irá desprezá-las.

59          Eu também te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu Me esquecerei de teus filhos. (E como você poderia ser um sacerdote do Altíssimo Deus, se você não pode sequer discernir o que é de Deus e o que não é de Deus?) Como eles se multiplicaram(como eles se tornaram numerosos, ou como eles se tornaram multidões que é quando eles começaram a afastar-se do discernimento do Espírito de Deus.) assim pecaram contra Mim, (isto é, “quando eles pecaram contra Mim”), pois que Eu mudarei a sua honra (reverência ou reputaçãoem vergonha. (Deus continua) Comem da oferta pelo pecado do Meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente.

60          E lembre-se, o coração representa sempre a compreensão, por isso vemos aqui que eles estabeleceram o entendimento deles sobre a sua iniquidade e iniqüidade é você saber fazer o correto e não fazê-lo.

61          Do seu sermão  O Anjo e as Três Puxadas (14/04/1951) o irmão Branham disse: Jesus disse: “Muitos virão e dirão: ‘Senhor, não tenho eu...’.” Ele disse: “Não vos conheço”. Não, você nunca... Vê? Muitos confessarão e dirão: “Não expulsamos demônios em Teu nome, e em Teu nome não profetizamos?”, pregadores e assim por diante, e tudo mais. Ele disse: “Apartai-vos de  Mim, vós que praticais a iniqüidade. Nunca vos conheci”. Algumas pessoas podem ter saído e tido algum tipo de uma ideia carnal, tentado obter popularidade ou alguma grande educação, ou poderia falar algumas palavras um pouco enfeitadas e feito algum dinheiro com isso. Jesus disse: “Vós que praticais a iniqüidade, não vos conheço”. E iniqüidade é algo que você sabe que você deve fazer e não o faz. Isso mesmo.

62          Eis Um Maior Que Salomão Está Aqui (21/07/1962) “Mas se eu atender à iniqüidade no meu coração, então Deus não ouvirá a minha oração”, disse  Davi. O que é iniqüidade? Iniqüidade é algo que você sabe que você está fazendo e que você não deveria fazer e ainda assim não irá se arrepender disso. Se eu atender à iniqüidade no meu coração, sabendo que eu deveria fazer isso, e não o faço, então Deus prometeu, a Bíblia promete que Deus não ouvirá sua oração, se você sabe que você deve fazer isso e não o faz. É isso mesmo, irmãos? É isso mesmo, irmãos ministros? É verdade, se você atender à iniqüidade...

63          Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; em outras palavras, não haverá nenhuma diferença entre o povo e os sacerdotes, e assim os sacerdotes dirão ao povo o que eles querem ouvir. O apóstolo Paulo novamente nos adverte que nos últimos dias isso vai acontecer.

64          II Timóteo 4:3  Pois virá o tempo em que eles não suportarão a sã doutrina. (Observe, é porque eles não suportarão) isso significa que eles não vão colocar-se com a sã doutrina, a testada e comprovada doutrina, (porque eles não irão se por ao lado da doutrina; após recusar a doutrina eles vão...), mas segundo as suas concupiscências amontoarão para si doutores, tendo comichão nos ouvidos; (as pessoas estão como que com comichão nos ouvidos, e elas amontoarão para si um mestre após outro, após outro daqueles que lhes dirão o que eles querem ouvir. E veja o que resultará disso.) desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

65          Agora, voltando a  Oséias 4:9-11 Castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras. Comerão, mas não se fartarão. (Comer o que? É do alimento espiritual que ele está falando). Entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor. A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.
Que é o entendimento. E quais são essas luxúrias e vinho que irão tirar o entendimento?

66          Luxúria é comprometer os seus votos com o seu marido. Receber outro no lugar do seu marido verdadeiro. E assim, eles ensinam outro Jesus e assim as pessoas recebem um outro espírito. E o ensino de outro Jesus por outro Evangelho traz outro espírito que entra nas pessoas, e elas não deixaram de atentar para o Senhor. O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.

67          Em que condição desolada essas pessoas acabam. E é por isso que o apóstolo Paulo advertiu as pessoas pelos seus quase últimos três anos de vida, de que os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

68          II Timóteo 3:13-14  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

69          Oh, como é importante saber quem está fazendo o ensino. O que ele está  dizendo? De onde ele aprendeu? Como é que este conhece e outros não? O que há sobre isto que ele pode ensinar essas coisas tão claramente? Observe como a verdade sempre ficará com a Palavra e será capaz de equilibrar as coisas que são a Palavra falada com as coisas que são a Palavra Escrita.

70          E Paulo disse para saber de quem você é ensinado. Ao ver um homem entrando em cena pregando a Palavra de Deus, você deveria perguntar: como é que ele aprende, e Quem ensinou? Porque Deus nunca opera aparte do homem, e se você seguir a história da igreja você descobrirá que Deus nunca levanta um homem de um lugar e depois traz homens de um lugar completamente diferente com a mesma Palavra. Deus sempre teve um sistema. E a luz sempre vem primeiro ao profeta que recebe a Palavra diretamente do próprio Deus e Deus vindica aquele homem que tem as Suas Palavras, fazendo que se cumpra as coisas que o homem declara.

71          Livro das Eras – Esmirna; pg 133-  Em cada era temos exatamente o mesmo padrão. É por isso que a luz vem através de algum mensageiro determinado por Deus numa certa área, e em seguida a partir daquele mensageiro a luz se espalha através do ministério de outros que foram fielmente instruídos. Mas é claro que todos aqueles que saem nem sempre aprendem quão necessário é falar SOMENTE o que o mensageiro falou. (Recorde, Paulo advertiu as pessoas a dizerem somente o que ele disse, I Cor. 14:37: “Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são MANDAMENTOS DO SENHOR. Porventura saiu dentre vós a Palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?”) Eles acrescentam aqui, ou tiram ali, e logo a mensagem não é mais pura, e o avivamento se extingue. Quão cuidadosos devemos ser em ouvir UMA voz, porque o Espírito tem apenas uma voz que é a voz de Deus. Paulo os admoestou a dizerem o que ele disse, assim como fez Pedro também. Ele os advertiu de que ATÉ ELE (PAULO) não podia mudar uma palavra do que tinha dado por revelação. Oh, quão importante é ouvir a voz de Deus por meio de Seus mensageiros, e então dizer o que lhes foi dado para dizer às igrejas.

72          E é disso que se trata todos os avisos que antes de tudo vieram de Jesus nos alertando sobre lobos em pele de cordeiro, e depois o apóstolo Paulo disse que ele não deixou de advertir o povo pelos últimos três anos do seu ministério.

73          I Timóteo 1:6-7  Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; (em outras palavras, eles falam para ouvir a si mesmos falar. Nenhuma Escritura, não há palavras do profeta de Deus. Exatamente como os vendedores de carros usados, eles gostam de ouvir a si mesmos falar) Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

74          Se essa não é a condição dos muitos assim chamados ministros de hoje. Eles nem sabem o que estão ensinando, e eles não fazem nem ideia se o que eles estão dizendo é bíblico ou não, cometendo tais erros grosseiros, como o de dizer que o consumo de carne não é uma característica dos últimos dias, quando a Bíblia claramente diz que é. 

75          1 Timóteo 4:1-3 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos (isso significa que eles vão ensinar você a se abster de comer carne) que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.

76          Observe que Deus disse que os crentes comerão carne e que eles farão isso com ações de graças. E aqui diz que aqueles que creem e conhecem a verdade comerão carne ao recebê-la com ações de graças e a comem.

77          E o apóstolo Paulo disse em  Hebreus 5:12-14  Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das Palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
77
78          Atos 20:26-31  Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio Sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (Basta olhar para os seus motivos aqui.) Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

79          Até mesmo o apóstolo  Pedro  falou em seus dois livros dos alertas sobre os falsos mestres entrando e trazendo para a mensagem heresias destruidoras que negam Aquele que os resgatou.

80          II Pedro 2:1-3 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, (destrutivas) pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza (ganância fraudulenta)  farão de vós negócio com palavras fingidas; (falsas, inventadas) sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

81          II Pedro 3:3-5 Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: onde está a promessa da Sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela Palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.

82          E assim nós encontramos João nos alertando da mesma maneira em I João 4:1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.   

83          E novamente em  II João 1:7-11 Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, (aquele que vai além dos limites) e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem (ecoa) tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

84          Até mesmo  III  João 1:8-11 Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

85          E também no Livro de Judas. Judas 1:3-4 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negando o único Senhor Deus, e nosso Senhor Jesus Cristo.

86          Observe que estes homens negam o ÚNICO Senhor Deus. Isso significa que eles negam que existe somente um Senhor, como Paulo e Moisés e William Branham ensinaram.

87          E agora nesta hora recebemos um profeta vindicado que não poderia fazer menos. William Branham, o profeta vindicado de Deus, usando  o Livro das Sete Eras e muitos de seus últimos sermões, como  os Ungidos dos Últimos Dias, e O Éden de Satanás, e  A Semente Não Pode Ser Herdeira Com a Palha, etc. E ele nos avisou para tomar nossa posição com a Palavra e para exercitarmos o discernimento a respeito desses falsos ministérios, e para sermos sempre cuidadosos para verificar o espírito pela Palavra.

88          Os Ungidos dos Últimos Dias (25/07/1965) § 25 Agora, um que é ungido é “um que traz uma mensagem”. E a única maneira em que a mensagem se pode expor é por meio de um que está ungido; e esse seria um profeta - ungido. “E se levantarão falsos mestres ungidos”. Um profeta ensina o que é sua mensagem - mestres ungidos, mas pessoas ungidas com ensinamento falso. Ungidos, “cristos”, plural; “profetas”, plural. E se há tal coisa como um Cristo, singular, então estes teriam que ser “ungidos”, que a sua profecia do que eles estivessem ensinando seria a diferença, porque são ungidos, ungidos.

89          Agora, o que ele está dizendo a você aqui? Ele está dizendo a você que qualquer mestre que venha e não diz o que o profeta diz está errado, e ensinando falsamente.

90          Os Ungidos dos Últimos Dias (25/07/1965) §§ 45-46 Notem. A mesma água de unção que traz o trigo, traz o joio. O mesmo Espírito Santo que unge a Igreja, que lhes dá o desejo de salvar as almas, que lhes dá o poder para realizar milagres, Ele cai tanto sobre o injusto quanto sobre o justo. O mesmíssimo Espírito. Agora, você não pode fazer de uma outra maneira e entender Mateus 24:24. Ele disse: “Se levantarão falsos cristos”, falsos ungidos, ungidos com a coisa genuína, mas serão falsos profetas disso, falsos mestres disso. O que faria um homem querer ser um falso mestre de algo que é a Verdade? Agora, nós chegaremos à marca da besta em alguns minutos, e vocês verão que é a denominação. Vê? Falsos mestres; falsos ungidos. Cristos ungidos, porém falsos mestres. É a única maneira que se pode entender isso.

91          Os Ungidos dos Últimos Dias (25/07/1965) §§ 256-257  Vamos agora encerrar. Ungidos, “Cristos” nos últimos dias, mas os “falsos mestres e falsos profetas”... Notem quão admirável. Quero que comparem isso; nós não temos tempo para ler, Mateus 24:24 com II Timóteo 3:8 - Mateus 24:24 diz, nos últimos dias, vejam, “virão falsos cristos”, falsos ungidos, “falsos profetas, e farão sinais e prodígios” exatamente iguais aos verdadeiros - verdadeiro “e enganarão – e quase enganarão aos escolhidos”. Agora vejam, isso foi Jesus falando. Agora, aqui veio Paulo em seguida e disse: “Nos últimos dias virão pessoas religiosas (vê?) tendo aparência de piedade. E levam cativas as mulherzinhas carregadas de toda classe de coisinhas mundanas” (e então se põem a pensar e dizem: “Por que é que sempre está criticando as mulheres?” Oh, pelo amor... Eles nem sequer veem isso. “Levam mulheres néscias, carregadas de diversas concupiscências” para longe das coisas como em... do. Vejam, “E como Janes e Jambres...” Mateus 24:24, “falsos cristos”, falsos ungidos, operando sinais e prodígios para enganar aos escolhidos. “Agora, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes réprobos...” Réprobos concernente à fé. Não “uma” fé. “A Fé”. “Uma fé, um Senhor, um Ba...”. Não se pode ter uma fé sem crer em um Senhor.

92          Portanto se você crê em mais de um Senhor, você terá mais de uma fé. E o próprio irmão Vayle chamou os “dois senhores” de uma falácia.  Ele disse  em  Divindade Nº 7: Sabe, as pessoas não entendem acerca dos dois senhores. Bem, eu lhe direi acerca dos dois senhores. Dois Senhores é na verdade uma falácia. E a palavra “falácia” significa que é um  enganador, enganoso, errôneo, argumento infundado.
Oremos...


Tradução: Diógenes Dornelles








Nenhum comentário:

Postar um comentário