sábado, 20 de fevereiro de 2016

josue27

O Livro de Josué - Parte 27



A Verdadeira Evidência

Introdução
É de extrema importância para os nossos dias compreendermos a atuação do Espírito Santo em nosso meio como o nosso Líder “Josué”, que nos posiciona através da nossa obediência à Sua Palavra como filhos adotivos na Terra da Promessa. O passaporte para possuir Canaã é estarmos cheios do Espírito Santo e de Sua Palavra, mas essa jornada pode ser facilmente impedida se tirarmos de nosso foco aquilo que é a Verdade, virando as costas para Ela ao darmos ouvidos a algo contrário.
Em sua epístola aos gálatas, o apóstolo Paulo nos fez lembrar que este foi um dos erros cometidos pelos crentes daquela igreja, que começaram no Espírito e na graça e terminaram nas obras da lei, não reverenciando como filhos de Deus a verdade que lhes foi entregue pelo mensageiro do dia.
A obediência completa à Palavra de Deus dá ao eleito o direito ao Espírito Santo. O próprio Filho de Deus só foi posicionado pelo Seu Pai após ter demonstrado obediência, e a única maneira de se cumprir todos os mandamentos é esconder a Palavra revelada de Deus no coração. Para isso é necessário uma fé sobrenatural que Deus coloca em Seus filhos a qual nada mais reconhece a não ser a Sua Palavra.
Embora seja importante que cada filho eleito tenha a experiência do batismo do Espírito Santo, esse por sua vez, não é o último estágio espiritual a ser alcançado por um crente, mas isso abre a porta para o Espírito Santo mesmo, a fim de que ele possa ser magnetizado pela Pedra de Coroa que é Cristo e subir para o Arrebatamento. Dizer que alguém possui os dons do Espírito Santo não significa que ele também tem o Doador.
É necessário portanto ter a manifestação de uma evidência verdadeira e genuína do batismo do Espírito Santo, e crer na Escritura predestinada para o dia é a evidência do Espírito. O verdadeiro batismo do Espírito Santo é a vida de Jesus Cristo dentro do crente que o faz falar da Palavra da hora, porque o Espírito Santo é a própria Palavra.
Quando se falha em ver a Palavra do dia não se tem o Espírito. No entanto essa Palavra não é requerida àqueles que viveram em eras anteriores. Cada eleito que creu na mensagem do seu dia recebeu o selo da redenção, pois cada era teve a sua própria medida do Espírito e a Palavra apropriada para aquela estação.
Agora estamos na Era da Noiva, que é onde o tempo e a eternidade estão se juntando e o Espírito Santo no crente está avivando cada Palavra dessa era em seu coração dando-lhe um entendimento renovado. Sem esta vindicação da hora não poderia haver uma transformação necessária para que a Noiva Se casasse e Se encontrasse com o Seu Senhor nos ares.
E assim vive o justo neste dia, meditando na lei do Senhor de dia e de noite porque esse é o seu maior prazer, tendo o Espírito Santo guiando-lhe em toda a Palavra.
Diógenes Dornelles




O Livro de Josué - Parte 27
A Verdadeira Evidência

Palestra do dia 13 de janeiro de 2008

Ir. Rosendo
1 - Como foi anunciado no quadro de avisos, Gálatas capítulo 3, versículo 1:
Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado crucificado entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isto também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Assim como Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que os que são da fé são filhos de Abraão. Amém.

2 - Pai bendito, Senhor eterno, Tu como Soberano Deus, criador de todas as coisas, que através de Jesus Cristo trouxestes tudo à existência, inclusive nós também como Seus filhos. Neste instante Te agradecemos por este culto que estamos tendo, por este clima gostoso que há entre nós. Pelo amor fraternal que está em nossas vidas e pelo Espírito Santo que tem sido derramado em nossos corações. Te pedimos, encarecidamente, que o Senhor fale às nossas vidas nesse instante. Trate com as nossas almas e que isso possa nos encher mais da Tua Palavra, Senhor. Porque buscamos neste instante aquilo que é verdade, aquilo que é essencial para nossas vidas. E o que é essencial para nossas vidas, o primordial para o nosso ser é o Espírito Santo. É a verdade do Senhor. É Tu mesmo, que é o Deus da verdade. E no nome de Jesus Cristo nós Te pedimos essas bênçãos. E que a ministração da Tua Palavra traga para nós paz de espírito, traga cura para os nossos corpos físicos e também para o nosso ser espiritual, para nossa alma. E qualquer dúvida que seja contrária a Tua vontade, ao Teu Espírito Santo, somente a Tua Palavra pode tirar dos nossos corações. Tu podes renovar o nosso entendimento, e nos transformar para sermos conforme a Tua semelhança. No nome de Jesus Cristo, o Teu Filho. Amém. Podeis sentar irmãos.
3 - Bem meus irmãos, ontem no culto de Jundiaí, nós demos prosseguimento aos cultos que estamos tendo sobre o Livro de Josué. A comparação que temos entre Josué e Efésios, sendo que essas coisas são os acontecimentos do Juízo Final. Quando outra vez um grande Líder se levantaria do meio do povo para dirigi-lo ou posicioná-lo na terra da promessa. E esse assunto ele é muito... Ele é mui tremendo para nossa compreensão da Doutrina de Cristo, porque fala precisamente do trabalho que Deus está realizando nos últimos dias. Porque se trata do trabalho do próprio Espírito Santo, do nosso Josué. Do Líder que nos colocaria na nossa posição. E para sermos posicionados temos que ser adotados. Filhos adotados. E esses filhos adotados eles já nasceram filhos. O seu filho já nasceu seu filho. Você não foi numa instituição de caridade e o adotou. Ele já nasceu na família, nasceu seu filho. Quando Paulo falou sobre adoção de filho na carta aos Efésios e também na carta aos Gálatas, ele está nos mostrando o que aconteceu no Antigo Testamento e de como Deus faz com cada um de nós.
4 - Você já nasceu filho de Deus e depois disso Ele ainda te adota. Porque você alcançou a maturidade, a maioridade, e se mostrou responsável pelos negócios do Pai. Então Ele diz: “Esse é o Meu filho, no qual tenho prazer de habitar”. Há uma mudança, porque você alcança um... Não sei se chama status. É uma posição superior porque Deus então confia a você, para que você seja um transmissor, um reflexo do Seu caráter, da Sua própria essência. E nessa carta aos gálatas, o apóstolo Paulo os está chamando de insensatos. E disse: Quem vos fascinou? Quem chamou a vossa atenção? Quem foi que apresentou para vocês algo mais brilhoso, mais bonito, mais belo? Quem foi que conseguiu chamar a atenção de vocês para outra coisa, a ponto de tirar o vosso foco daquilo que é a verdade? E vocês começaram a obedecer a outra coisa, deixando de obedecer à verdade!
5 - Quando se deixa de obedecer à verdade, se deu as costas para Deus, se deu as costas para a Palavra. Porque os dois cultos anteriores foi bem salientado o que é o Espírito Santo, o que é a Verdade. Então nós chegamos a uma conclusão dentro dessa compreensão sobre o trabalho do Senhor nosso Deus. Que aquilo que Jesus disse: Adorai a Deus em espírito e em Verdade. Aquilo que foi dito: Santifica-os na Verdade. A Tua Palavra é a Verdade. Paulo também ratificando isso, disse: O Espírito é a Verdade. Então, quando o Mensageiro do Senhor nos ensina sobre essas coisas, ele disse: Deus é a Palavra. Deus é o Espírito. O Espírito é a Palavra. O Espírito é a Verdade. Então, disso se trata possuir Canaã. Disso se trata entrar na terra da promessa. É estar cheio do Espírito. Estar cheio da Palavra. Não há outro jeito. Isso só pode vir a nós ouvindo e lendo a Palavra de Deus.
6 - Bem, os gálatas tinham começado no Espírito. E quando você vem para a Palavra, quando é despertada a sua atenção para a Verdade, é o Espírito Santo que está fazendo isso. Então você começou bem. Você começa no Espírito. Mas, no culto que tivemos, creio que foi na sexta-feira, aqui, nós aprendemos que você pode ser batizado com o Espírito Santo e mesmo assim estar indo, caminhando para o inferno. E foi muito duro aprendermos aquilo. Pelo menos para mim foi mui duro. Você pode ser batizado com o Espírito Santo e, no entanto, ir para o inferno. E o mensageiro de Deus nos explica por que. Porque o batismo que você recebeu foi apenas no teu espírito e não na alma. E por não ser na alma, que é o interior, o miolo do teu ser... Então, claro, que você tendo um espírito muito bom, um espírito pautado pelas boas coisas do Evangelho, mas, no entanto, na alma a natureza não é de Deus. Dali a pouco aquilo que está lá na alma passa pelo espírito e expressa-se através do corpo. Então você não age como um filho de Deus age, não atua como um filho de Deus atua, não se comporta como um filho de Deus, não se veste como um filho de Deus, não conversa como um filho de Deus. Não vive a Verdade. Não reverencia a Verdade como um filho de Deus.
7 - Mas você diz: Eu sou crente. Como pode? Mas o problema é que lá na alma aquela natureza está lá. Aquela natureza pecaminosa ainda está lá. Dúvida ao invés da fé. “Mas eu comecei no Espírito!” Os gálatas também, mas estavam terminando na carne. Só quisera saber isso de vós, disse Paulo, recebeste o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Depende das obras, do que você faz? “Ah, mas eu fiz muita cosa! Eu trabalhei, eu lutei. Eu fiz muito: eu orei, jejuei, subi ao monte, fiz isso e aquilo...” Não importa o que você fez. Não depende do que você faça. Paulo disse: Não é para quem corre e não é para quem quer. Ele disse: É para aqueles de quem Deus tem misericórdia! É para aquelas pessoas de quem Deus tem misericórdia! E Ele disse: “Eu terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia. Me compadecerei de quem Eu Me compadecer”, e acabou o assunto. Nisso Ele está mostrando a Sua soberania.
8 - Paulo diz (versículo 5): Aquele pois que vos dá o Espírito, o que opera maravilha entre vós, Ele faz isto pelas obras da lei ou faz isto através da pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça, sabeis pois que os que são da fé são filhos de Abraão.Então eu quero lembrar o que aprendemos nos dois últimos cultos. Um deles, pregamos sobre O Tempo do Sinal. No qual você entendeu de uma forma mais clara e completa o que o irmão Branham exige de nós como pessoas que estão destinadas a verem a verdade nesses últimos dias. Em que ele nos mostra qual o sinal que Deus requer. E esse sinal tem que ser um sinal seguro, não uma coisa temporária.
9 - A Raabe, ela pediu um sinal. Ela disse: “Eu quero um sinal seguro de que eu não serei destruída quando Jericó for destruída”.“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro, De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte. Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Josué 2:12-14  - Então aquilo foi uma segurança que ela pediu. E essa segurança... Você só pode se sentir seguro se estiver no esconderijo do Onipotente! Se estiver no esconderijo do Altíssimo. Se o Salmo 91 estiver como evidência na sua vida. Então esse sinal, que é o próprio Espírito Santo é que tem que vir te selar.
10 - Então, no outro culto aprendemos que as pessoas estão satisfeitas com o dom temporal. E quando elas são batizadas com o Espírito Santo, aquilo ainda é um dom temporal. É algo temporário ainda, o batismo do Espírito Santo. Para aqueles que achavam que o batismo do Espírito Santo era o final da questão, nós aprendemos naquele culto que o batismo com Espírito Santo apenas te abre à porta para o Espírito Santo mesmo. Vê? Pois bem.
11 - No culto de ontem, na cidade de Jundiaí, nós aprendemos sobre o verdadeiro batismo do Espírito Santo e nesse culto, com certeza, já que temos comunhão, não teremos tempo de chegar à conclusão, eu gostaria de falar da Verdadeira Evidência. Porque tem o verdadeiro batismo com o Espírito Santo. Se tem o verdadeiro é porque tem o falso. Então vamos aprender o que é a evidência de se ter o Espírito Santo. A verdadeira evidência.
12 - Rapidamente eu estava dando uma olhada no significado dessa palavra evidência e EVIDENCIAR sendo um verbo transitivo direto, quer dizer:
1º - Tornar evidente,
2º - Mostrar com clareza,E:
3º - Comprovar.

Isto é o que significa a palavra evidenciar. E a palavra EVIDÊNCIA significa:
1º - Qualidade do que é evidente;
2º - Certeza manifesta;
3º - Caráter de objeto de conhecimento
4º - Que não comporta nenhuma dúvida quanto a sua veracidade. Ou quanto a sua verdade.
Então o que seria a evidência? É uma certeza que se manifesta. Não é só você dizer: eu tenho certeza que eu sou filho de Deus. Terá que haver uma manifestação disto, de você como filho de Deus. Não é você dizer: “Eu tenho certeza que eu sou cheio do Espírito Santo”. Então, esta certeza tem que ser manifesta. Vê? Daí vem o porquê da evidência.
13 - Eu quero continuar com vocês o que estávamos falando ontem em Jundiaí, isso no sermão; Nomes Blasfemos. E eu espero que vocês tenham bastante atenção quanto a isso. Nomes Blasfemos foi ensinado assim: No antigo testamento, quando o filho era adotado ou colocado na família, seu nome tinha tanto valor no cheque quanto o do seu pai. Já imaginou você aqui na terra ter diante das pessoas tanto valor como Deus tem? Foi te ensinado que Deus não tem outros pés a não ser os meus e os seus. Deus não tem outras mãos aqui na terra a não ser as minhas e as tuas. Quer tocar em Deus, quer ver Deus, quer lavar os pés de Deus? Quer abraçar Deus? Você só pode fazer isso, fazendo ao seu irmão. Por isso te foi ensinado essas duas coisas. Nas quais se cumpre toda a lei e os profetas: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
14 - Você tem que saber. Você tem que crer. Se Deus está em você e Ele está em teu irmão, em tua irmã, então quando vocês se encontram, quando vocês se juntam, não é o encontro de pessoas. É o Espírito de Deus tendo companheirismo com Seus filhos. Uns com os outros. Amém? Para isso tem que andar na luz, se andarmos na luz como Ele na luz está então temos comunhão uns com os outros. Porque todos estão cobertos pelo Sangue de Cristo. Tem uma evidência ali de que tudo foi feito, foi comprovado. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7
15 - Pois bem, é...
Sim, senhor. Não tinha um anel naqueles dias, mas tinha uma marca, um timbre e cuspiam nele. O irmão Branham faz o som de cuspir e bate com o punho.
Colocavam-no. Esse era um timbre. Isso era... Ele usava o anel de seu pai, aquele símbolo, seu timbre. E este tinha tanto valor como o do seu pai. Agora, quando Jesus tinha sido obediente...
Disso se trata possuir Canaã. Obediência. Obediência completa à Palavra de Deus te dá direito ao Espírito Santo. Correto? Isso está firmado.
Quando Jesus tinha sido obediente – Jesus a Deus. Deus o colocou em posição.

16 -Estou lendo a mensagem Nomes Blasfemos.
Deus o colocou em posição e disse: Este é Ele.
Então, Deus só colocou Jesus em posição quando Jesus mostrou completa obediência. Não colocou antes.
Agora, quando um membro nasce pelo Espírito Santo na família de Deus agora está tratando de você. Quando você nasce na família de Deus. Quando você diz: “Olha, por que estou no mundo? Por que estou vivendo com essas pessoas incrédulas? Ou essas que crêem pela metade? Não, eu preciso estar entre aqueles que crêem em toda a Palavra!”
Então, quando um membro nasce na família de Deusveja isso - e provou ter estas virtudes nele, que Deus pode ver virtude, sabedoria, temperança, paciência, bondade fraternal, piedade nele. Então Deus o sela e o coloca na posição.
17 - Bem, quando você é colocado na posição, você está num determinado lugar que é seu. Senão você não se posicionaria ali. Foi isso que Josué fez com os filhos de Israel. Quando eles entraram na terra de Canaã foi repartido para cada um o seu lugar. Para cada um plantar aquilo que é próprio, no seu próprio terreno, para se alimentar daquilo. Veja.
E é aí então quando se vê os filhos e filhas de Deus. Só aí pode se ver. Antes não.
18 - Então se chega o momento que você tem que perceber uma coisa: que o que está escrito desde o Velho Testamento... Que diz assim: naquele dia sabereis a diferença dos que servem a Deus e os que não servem. Como você saberá a diferença? Como sabemos a diferença de quem serve a Deus e quem não serve? Bem, para você mostrar que serve a Deus, Deus tem que estar agindo, atuando através de você. E a única forma de Deus atuar através de você, é se você tiver toda a Palavra em sua vida. Você crê em toda a Palavra. É a única forma de você cumprir os mandamentos. É o esconder a Palavra de Deus em seu coração. Como disse Davi: “Escondi Tua Palavra no meu coração – para que Davi? – Para não pecar contra o Senhor”.
19 - Agora, claro que não é no coração, neste músculo de carne. O coração trata do entendimento. E Paulo fala que temos que servir a Deus, adorar ao Senhor, prestar, render culto a Deus com sabedoria e com o que mais? Com inteligência. Vê? Deus nos dotou de inteligência não apenas para sermos pessoas sábias no mundo. O sábio segundo o mundo é um tolo, um perfeito idiota. Mas um sábio segundo Deus, ele tem a sabedoria do alto. Não há cientista nesta terra, que alguma vez já nasceu nessa terra, que possa suplantá-Lo em conhecimento.
20 - Enquanto os grandes cientistas estão discutindo o que causou a criação do universo, com um som, o estrondo, se foi uma bomba, uma explosão, ou seja o que for... a ciência de Deus sabe que houve um “Haja Luz!” e tudo começou. Simples assim. Sem nada de complicação. Então é aí que se vê os filhos e filhas de Deus. Quando Deus coloca essa pessoa em posição. Porque quando Deus coloca em posição, Deus está dizendo o que? “Este é Meu filho, esta é Minha filha. Eu tenho prazer de habitar nele ou nela. A ele ou a ela ouvi”. Porque esta pessoa está tão cheio da Palavra que ele estará transbordando isso para outras pessoas. Já não será mais você aconselhando, você falando, você dando uma dica, uma ideia. Será o próprio Deus através de você.
21 - Então, claro, no culto de ontem, foi explicado para nós que esta fé sobrenatural que o próprio Deus coloca em Seus filhos, ela só reconhece a Palavra. Se essa fé, se essa revelação, esse conhecimento, só reconhece a Palavra, tudo que é contrário à Palavra você estará dizendo: Não, não, não. Seja para o filho, seja para esposa, seja para o esposo, seja para o vizinho, seja para o patrão.
‘É, não custa nada. Só diga aí que não deu para enviar por causa disso e daquilo...’ Você diz: Não!
‘Então você vai perder o emprego’. Você diz: Sim, posso perder.
‘Ah, simplesmente diga... Invente uma desculpa, invente uma mentira. Está tudo bem’. Você diz: Não. Não porque o conhecimento que eu tenho só reconhece a verdade. Só reconhece a Palavra.
‘Ah, mas aí vou perder meu emprego. E minha família?’ E o que te adianta ganhar o mundo inteiro e depois perder a tua alma? Vê o que é estar em posição? Meu Deus do céu! Eu não vou entrar em detalhes, senão nós só ficaríamos nisso aqui e iria embora.
22 - Vamos continuar a leitura da mensagem Nomes Blasfemos. Então Efésios 4:30 diz: Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual estais selados até o dia da vossa redenção. Agora alguns de vocês batistas, que querem ir em segurança eterna... Agora se chegarem a esse estágio, eu ficarei com vocês.
Mas eles não chegam nesse estágio de ficarem selados com o Espírito Santo. Eles não chegam a isto. Bem, no sermão A Festa das Trombetas foi ensinado assim no parágrafo 90:
Não tiveram isto através das eras. Vejam essa perfeita continuidade das Escrituras. Aqui vivemos nisto. Os mistérios, mesmo do batismo no nome do Senhor Jesus e longe da idéia da unicidade - O irmão Branham está nos explicando que durante as eras eles não souberam disso –
Durante as eras todos batizaram nos títulos de Pai, Filho e Espírito Santoporque no tempo de Constantino foi estabelecido isto. Foi estabelecida a doutrina da santíssima trindade e o único Deus deixou de ser reverenciado. Começaram a reverenciar três pessoas distintas. E isso era algo terrível e foi profetizado nas Escrituras, quando viriam três espíritos semelhantes a rãs. Com isso uma doutrina satânica foi introduzida no seio do cristianismo, quando os apóstolos criam no único e verdadeiro Deus, o qual enviou Seu Filho ao mundo. Não um segundo Deus, mas o Seu próprio Filho.
23 - Então eles pegaram os títulos de Deus e transformaram em três pessoas distintas e tiraram o batismo em nome do Senhor Jesus e colocaram dos títulos de Pai, Filho e Espírito Santo. Isso durante todas as Eras da Igreja ficou assim. Então quando surgiram os irmãos da unicidade ou os irmãos unicistas ou os Só Jesus, eles começaram a batizar em nome de Jesus Cristo. E aqui o Mensageiro de Deus está dizendo que aquilo é o mistério que tinha que ser revelado, mas não da forma que os unicistas fizeram. Da forma unicista estava errado! Porque enquanto os trinitários que batizavam nos títulos, criam em três deuses, os irmãos da unicidade ou os unicistas eles começaram a batizar em nome de Jesus, mas apenas dizendo que era “só Jesus”. E colocaram o Filho no lugar do Pai. Como se não existisse um Pai. Achando-se que Jesus era o Seu próprio pai. Então o mensageiro de Deus está mostrando agora o centro disso. Vê?
24 - Ele diz: Os mistérios, mesmo do batismo em nome do Senhor Jesus e longe da idéia da unicidade. E estas coisas como o Espírito Santo tem movido aqui e mostrando perfeitamente. E o verdadeiro batismo do Espírito Santo, o Sinal e tudo mais. E colocou isto! Essa é a tradução que temos aqui no Brasil. Eu olhei este mesmo sermão no espanhol e diz assim: “E tem colocado em sua posição”. Vê?
E como Ele colocou cada reformador e tudo mais, exatamente bem diante dos nossos próprios olhos. E não está em um canto. É conhecido no mundo. Jesus, o Filho de Deus, se revelando através das Escrituras, fazendo aquela Escritura que tem sido predestinada para este dia, como isso foi para aquele dia. E todos os outros dias viver.
25 - Eu preciso agora voltar um pouquinho, senão vocês não entenderão bem as palavras. Caso contrário, vocês passarão por alto a evidência do que é o batismo do Espírito Santo.
Jesus, o Filho de Deus, se revelando através das Escrituras, fazendo aquela Escritura que tem sido predestinada para este dia -veja, a Escritura foi predestinada para este dia – fazendo esta Escritura acontecerquer dizer, cumprir-se - Aí ele continua:  e crer nistonisto o que? Que aquela Escritura que foi predestinada para o tempo do fim, ela foi evidenciada, confirmada como a verdade manifesta e chegou-se ao seu cumprimento manifesto nas pessoas. E crer nisto é evidência do Espírito Santo.Crer em que? Na Escritura que se revela em seu próprio dia!
Crer nisto é a evidência de se ter o Espírito Santo.
26 - Você precisa entender isso bem detalhado. Bem, o que é evidência?
Certeza manifesta. Certeza manifesta.
Caráter do objeto de conhecimento.
Que no nosso caso agora é conhecer o que é o Espírito Santo, como Ele tem se manifestado na forma da Palavra. A Palavra ungida: Cristo. Vê? Que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade. Porque está confirmada em toda Bíblia.
27 - Quando você sabe que toda a Bíblia é a revelação de Jesus Cristo. Veja, ele disse: Crer nisto é a evidência do Espírito Santo.
28 - No sermão A Estatura de um Varão Perfeito foi dito assim para nós, no parágrafo 244: Agora, não foi requerido daqueles sob Lutero, o mesmo requerido daqueles sob Wesley.Nós temos aqui dois homens que foram mencionados: Lutero e Wesley. Eu quero dizer para vocês, para que não haja nenhuma dúvida nas pessoas que ouçam depois, que tudo que se ensina tudo que se prega, se ouviu de alguém mais. Então nós temos os irmãos luteranos e eles seguem aquilo que Lutero ensinou. E Lutero foi um homem de Deus, um mensageiro de Deus. Nós temos os metodistas e eles seguem o que Wesley ensinou. E Wesley foi um homem de Deus, um mensageiro de Deus. E assim nós temos vários... Os presbiterianos, que seguem João Calvino, com o ensinamento Calvinista. E assim temos vários outros grupos. Os irmãos da Deus é Amor que seguem o conhecimento de Davi Miranda. Nós temos os irmãos da Universal que seguem o ensinamento de Edir Macedo. E todos os grupos religiosos que você possa imaginar, eles seguem o ensinamento de algum homem que trouxe um conhecimento, ou uma ideia ou uma interpretação. Ou uma interpretação.
29 - Agora, em todas essas dispensações do cristianismo, nós temos sete eras e sete mensageiros. E
cada um desses mensageiros trouxe a Palavra de Deus para o seu dia. Então a verdade de Deus para cada era é só através de um desses mensageiros. No tempo de Paulo, a verdade veio por Paulo. No tempo de Irineu foi sobre ele. Até que chegam os nossos dias, que Deus envia o último desses mensageiros das eras da Igreja gentílica. Agora, os irmãos que viveram no tempo de Lutero, Deus não exige deles o que está exigindo de nós hoje. Essa é a verdade. E ele está mostrando isso na mensagem A Estatura de Um Varão Perfeito.
30 - Deixe-me continuar agora. Não foi requerido daqueles sob Lutero, o mesmo que foi requerido sob Wesley. Eu tenho aqui dois grupos de irmãos. Vou colocar deste lado aqui, olha [o pastor separa dois objetos no púlpito – Ed.], os irmãos que seguiram a mensagem de Wesley e os irmãos que seguiram a mensagem de Martinho Lutero. Dois homens de Deus. Um em uma Era e outro em outra. O mensageiro da Era de Laodicéia está dizendo que Deus não exigiu destes irmãos que ouviram essa mensagem, o mesmo que exigiu desses irmãos aqui. Porque Deus deu um pedacinho para estes irmãos e só poderia exigir aquilo deles. Mas nesse outro tempo Ele deu mais. Então Ele exige mais desses irmãos aqui.
31 - Quero falar bem simples e quem sabe até as crianças possam compreender. Agora observe:
“Nem tão pouco foi requerido daqueles sob Paulo o mesmo que foi requerido daqueles que estavam sob Martin”.
Martin foi o terceiro mensageiro. Paulo o primeiro mensageiro. Mas as pessoas que aprenderam com Paulo, Deus não exige deles o mesmo que exige daqueles que ouviram de Martin. Era outro tempo. Era outra dispensação. Outra Era. E houve mais do conhecimento naquela Era inclusive.
32 - Pois bem. Aí ele continua:
Porém Ele tem estado formando Sua Igreja tal como tem formado Seu povoque Ele vai aumentando, vai só acrescentando conhecimento –.
Então Pedro disse aqui, primeiramente foram sete coisas: fé, virtude. Vê você? Isto vem subindo é o que está naquele quadro ali, sobre a Pirâmide –.
Ciência, temperança, paciência, obediência, piedade, amor fraternalnão é fileo–.
E logo, o amor de Deus. O Espírito Santo! Que é chamado ali Amor, pedra de coroa. Aquilo é Deus mesmo. Eu não sei se ali naquele desenho está amor, está assim? Ou Jesus? Amor. Nos primeiros quadros que os irmãos fizeram, eles colocavam ali Jesus. E claro, agora sabemos que representa o próprio Deus. Porque esse é o nome do Pai, não é? Mas ali é amor. Porque mostra Deus mesmo, a pedra de coroa. Este é o Espírito Santo. Aquilo é sua terra da promessa. Toda a sua luta para subir os sete degraus é para chegar naquele Canaã ali. Para chegar no Espírito Santo. Para possuir a terra. Vê?

33 -Bem... Cristo na forma do Espírito Santo vem sobre você no batismo verdadeiro do Espírito Santo. E você tendo seladas por dentro todas essas virtudes, então Deus mesmo vive num Tabernáculo, que é chamado O Tabernáculo da morada do Deus vivente.
Isso em corpos físicos. Daí vem a palavra Tabernáculo desde o antigo testamento: um lugar de morada, um lugar de habitação. Você tem que ser um Tabernáculo do Deus vivo. E Paulo disse: Não sabeis vós que o Espírito Santo habita em você? Não sabeis vós que sois templo do Espírito Santo e que Ele habita em vós? Amém?
34 - Bem, na Era de Esmirna ele ensinou:
Agora vem a nossa triunfante pedra angular, sob o Batismo do Espírito Santo”.
Então entenda meus irmãos, que o Batismo com o Espírito Santo não é o último estágio seu. O batismo do Espírito Santo te abre a porta para o Espírito Santo mesmo. Por isso na Era de Esmirna ele disse: Agora vem nossa triunfante pedra angularque é aquele topo chamado amor, que é o próprio Deus ali. E vem sobre o que? Ele disse: Sobre o batismo do Espírito Santo. Aí sim.

35 - Nas Setenta Semanas de Daniel... Esse estudo que temos sobre o Livro de Josué e Efésios apenas estamos fazendo um apanhado de tudo que foi ensinado sobre esta questão para mostrar, para que você saiba quem você é. Porque você tem que saber a diferença, se você serve a Deus ou não. E servir a Deus não quer dizer que você é igrejeiro ou que é isto ou que é aquilo, ou que faz boas obras. Você mostra que realmente serve a Deus quando você O adora em Espírito e em Verdade. Vê?
36 - As Setenta Semanas de Daniel 140: Eu recordo haver estado aqui observando este moinho naquele tempo, onde eles estavam recolhendo toda a sobra da construção e varrendo tudo. Aquela pedra veio e recolheu. Esta grande pedra magnética. E recolheu tudo porque aquilo estava magnetizadovocês lembram a história do grande ímã que veio. Terminou a fábrica... Os trabalhadores... Tocaram o alarme e os trabalhadores foram para o seu lanche, então as aparas de ferro que ficaram caídas pelo chão, as limalhas de ferro que ficaram caídas pelo chão, o dono da loja, do ambiente acionou um botão e veio um grande ímã por cima do piso, ele passou assim por cima e todas as aparas de ferro foram atraídas, recolhidas. E o ir. Branham perguntou: “Escuta, por que isto? Para que isto?” Ele disse: “Isto é um ímã e todas as aparas de ferro que está imantado, magnetizado, é atraído por este grande ímã, depois é recolhido para fornalha e se faz outras peças”. Naquela hora o ir. Branham disse: “Glória a Deus! Louvado seja o Senhor!”. E o dono daquela fábrica disse: “Mas por que estás glorificando?”. Ele disse: “Porque é isso que vai acontecer. O grande ímã de Deus virá sobre a terra, ficará nas alturas e recolherá todos aqueles que tem a mesma natureza”. Vê? Recolherá a todos.
37 - Então nessa mensagem As Setenta Semanas de Daniel, ele está fazendo referência a isto de novo. Veja. Essa grande pedra magnética recolheu tudo, porque foi aquilo que estava magnetizado. Nós temos que ser magnetizados a esta pedra de coroa. Essa pedra de coroa é o Espírito Santo! Cristo! E cada um de nós que tem esse magnetismo ao Espírito Santo... Quando essa pedra golpear a imagem, a igreja voará a ela. Amém! De novo à glória. Ela será levantada no rapto dos santos, quando ela sai através desse dia. Amém.
38 - Bem, ele continua. Eu tenho aqui ainda umas cinco citações a respeito do verdadeiro batismo do Espírito Santo. E na mensagem O Messias... Eu vou pular muitas delas para falar um pouquinho sobre a evidência ainda. É... Na mensagem o Messias parágrafo 64, ele ensinou:
Cada homem hoje que tem recebido o verdadeiro batismo do Espírito Santo, está ungido com o mesmo Espírito com o qual estava em Jesus de Nazaré–.
Não é diferente. É o mesmo Deus que ungiu a Jesus de Nazaré, é o mesmo que vem ungir você, se você tiver o verdadeiro batismo do Espírito Santo. Isto são as Escrituras. Isto é a verdade.
39 - Agora vamos tratar um pouquinho... Eu citei isso até agora porque ficou do culto anterior, que eu não pude passar lá na cidade de Jundiaí. E ainda deixei umas quatro citações, nas quais ele fala sobre o verdadeiro batismo do Espírito Santo. Que é receber a Palavra, inclusive. Eu acredito... Eu vou passar isso com dó no coração. Porque tem coisas que ele diz assim, olha. Como na mensagem o Selo da Páscoa:
O real e verdadeiro Espírito Santo, então manifestará a promessa desta hora.
Na mensagem O Sinal: Quando Deus tem dado a você o verdadeiro batismo do Espírito Santo, então a vida de Jesus Cristo está dentro de você. E assim sucessivamente.
40 - Então vamos falar um pouquinho sobre essa verdadeira evidência. Senão... Eu já tenho... Já estou com trinta e cinco minutos nesta palestra e ainda não falei sobre a Verdadeira Evidência. Houve uma pergunta em um dos cultos... É importante perguntas e respostas, viu? E eu aconselho vocês a não faltarem ao culto de domingo à noite. Seria bom porque... Todos os cultos são importantes, mas já que você não pode estar em todos os cultos, pelo menos o culto de domingo à tarde, já que não temos escola dominical, é importante que vocês estejam. Os irmãos que podem, que não trabalham por essas horas assim, que vocês possam estar para aprenderem essas coisas. Porque eu não quero ser culpado de vocês não aprenderem coisas importantes. Não posso ser culpado.
41 - Então eu tenho que sempre estar pisando no vosso calo, no vosso calcanhar. ‘Venham, por favor! E tal’... Não é porque eu precise, mas é porque nós precisamos aprender juntos essas coisas.
42 - Fizeram uma pergunta. É a pergunta número 318. Tiveram várias e isto está no livro Conduta, Ordem e Doutrina, página 948. Todos os livros com todas as perguntas e respostas. E a pergunta foi esta:
Qual é a evidência de que uma pessoa realmente está cheia com o Espírito Santo? Qual a evidência? Bem, lembrando que a evidência é uma certeza manifesta, não é? É um caráter de objeto de conhecimento, que não comporta nenhuma dúvida da sua verdade. Então a pergunta é essa: Como eu sei? Qual é a certeza? Como posso mostrar de ter a certeza de estar cheio do Espírito Santo? Qual é a evidência de que uma pessoa realmente está cheia com o Espírito Santo?

43 - Ele responde isso usando João capítulo 14, porque as respostas estão nas Escrituras. Ele diz: Quando vier o Espírito Santo, vê? Ele os fará saber as coisas que haverá de vir, vê? Ele está citando as Escrituras de um modo um pouco diferente, no seu linguajar. Mas quem ouviu como eu ouvi quando li, eu sei que ele está citando as palavras de Jesus. Quando o Consolador vier, Ele vos guiará em toda a verdade e vos fará saber tudo o que vos tenho dito. Não é mais ou menos assim na Bíblia? Pois bem.
Quando vier o Espírito Santo, vê? Ele os fará saber as coisas que haverá de vir, vê? Ele o aperfeiçoará. Obras de homens não o farão.
44 -Então, vamos prestar atenção nisso daqui senão você não entende a resposta. Ele os fará saber as coisas que haverá de vir, vê? Ele o aperfeiçoará. Obras de homens não o farão. Então, qualquer coisa que você faça é obra de homem. Não importa se você é menino, mulher ou criança, não é? Quando se fala de homem, é a humanidade, é a geração, é a pessoa como um todo, claro. Então tudo que você chegar ou vier a fazer, nada prova que você tem o Espírito Santo.
45 - Você diz: Eu sou uma pessoa tão boa. Não é a prova, não é a evidência que você tem o Espírito Santo. ‘Mas eu falei em línguas’. Não é a evidência de se ter o Espírito Santo. ‘Mas eu profetizei’. Não é evidência. ‘Eu preguei muito bem’. Não é evidência de ter o Espírito Santo. ‘ Eu distribuo minha fortuna para os pobres. Eu faço isso, eu faço aquilo’. Não é a evidência de se ter o Espírito Santo! Foi aí onde os Pentecostais erraram. Disso temos tratado nos últimos cultos sobre... Nessa série de mensagens. Os Pentecostais falharam! Porque quando eles falaram em línguas, eles disseram: Recebemos! E fizeram daquilo um credo. E disseram: Quem não falar em língua é porque não tem o Espírito Santo. E tiveram o dom de língua como a evidência.
46 - E eles cometeram um erro tremendo. Um erro doutrinário tremendo e estão sendo enganados até hoje. Enganando e sendo enganados. Vê?
Não é nada que você chegue a fazer. Obras de homem não o farão e Ele é a Palavra. Quando Ele vier, o Espírito Santo, Ele mesmo se identificará em vocês com a Escritura.Vê? Então o Espírito Santo quando vem na pessoa, Ele identifica essa pessoa com a Escritura. Não tem outra forma. Aí ele diz:
E esse é o verdadeiro sinal de que o Espírito Santo está em vocês, porque Ele é a Palavra! E Jesus disse que “quando Ele vier vos guiará em toda a Palavra”. Então eu não posso crer que um ministro, só porque ele prega o evangelho ou porque ele tem o dom de curar os enfermos e expulsar demônios, eu não posso crer que ele tenha o Espírito Santo, se quando mostra para ele o verdadeiro batismo apostólico em nome do Senhor Jesus, ele rejeita e diz que Pedro errou no dia de Pentecostes. Sendo que Pedro estava cheio do Espírito Santo. Então este homem não tem o Espírito Santo. Ele pode estar cheio dos dons. Até dos nove dons do Espírito, mas do Espírito Santo não. Porque se ele tivesse o Espírito Santo, o Espírito Santo o guiaria na Palavra.

47 - Então, quando você vir por aí a fora essas pessoas fazendo tantas coisas. Essas pregadoras do evangelho, missionárias e tudo, fazendo uma obra tão bonita! Pregam tão lindo! E as pessoas choram e convertem pessoas. Meus amigos, isso não prova que elas tem o Espírito Santo. O Espírito Santo não estaria num templo deste tipo, contrariando a Palavra. Se foi dito nas Escrituras que vestir roupa do homem é abominação diante do Senhor, eu não posso entender que uma pessoa numa situação abominável possa ter o selo da redenção. Não senhores! Não pode. [pode estar em processo, mas ainda não O tem] Poderíamos aqui entrar em outros detalhes, mas o Espírito Santo poderá continuar falando aos nossos corações. Você vai ampliando isso e você vai ver rapidamente, vai julgando pela Palavra. Porque a Palavra realmente é quem julga. E você vai ver que aquilo não pode ser o Espírito Santo. Daí para frente, você nunca mais será enganado com o espírito do erro, o espírito do anticristo tentando passar para você que é o Espírito de Cristo. Não senhores! Você então terá discernimento de espírito para saber se aquilo é de Deus ou não. Porque tem que saber quem serve a Deus e quem não serve. Vê? Então um espírito que não te guia em toda a Palavra, não é o Espírito Santo.

48 - Na mensagem Então Jesus Chegou e Chamou, parágrafo 21:
Quem tem o Espírito Santo ali? Vê? Aí está. Veja, não fruto do Espírito, não falar em línguas, não gritar.
Você diz: então, irmão Branham qual é a evidência? Qual é a evidência? Porque ele aqui está dizendo uma coisa antes. Preste bem atenção nas palavras:
Quem tem o fruto do Espírito Santo ali? Que tem o fruto do Espírito ali. Vê? Aí está. Não fruto do Espírito. Ele está nos dizendo que você manifestar o fruto do Espírito, ainda não é a prova, a evidência que você tem o Espírito. Agora se eu perguntasse a vocês, quais são os frutos do Espírito, vocês poderiam citar pelo menos um? Quem se lembra das Escrituras? Mas os frutos do Espírito são beneguinidade, bondade, temperança, amor e assim sucessivamente. Honestidade... E Paulo cita ali vários frutos do Espírito.

49 - Ele está fazendo contraste, mostrando a diferença entre as obras infrutuosas da carne e os frutos benéficos do Espírito. Então ele cita ali muitos frutos do Espírito. E o mensageiro do Senhor está nos dizendo que você manifestando os frutos do Espírito, não quer dizer que você tenha o Espírito.

50 - Vamos continuar. Porque ele diz assim olha:Não o fruto do Espírito. Não falar línguas. Não gritar. Então você diz: Irmão Branham, qual é a evidência então? O que é? O que a pessoa está perguntando? Qual é a certeza? Como posso provar? Qual é a prova que eu tenho? Ele responde: A VINDICAÇÃO DA PALAVRA DA HORA!Amém!

50 - Quando foi entregue aqui um sermão, no qual foi dito que a evidência de se ter o Espírito Santo é crer na Palavra de Deus para o seu tempo, alguns irmãos disseram: “Eu nunca tinha ouvido isso! Eu não sabia disto”. Mas vocês sabem quantos sermões nós temos em que o profeta disse isso? Isso quer dizer que quando você leu, se você tivesse pelo menos grifado aquela parte, não é? Você lembraria. Por isso que as minhas são todas rabiscadas para lá e para cá. Porque é mais fácil lembrar. Eu faço anotação de lado ainda, porque é mais fácil, é fácil se lembrar depois. E depois você só vai olhando assim e está lá. Só o irmão Manoel. Não sei se ele consegue lembrar de tudo sem grifar. Risca tudo também, é isso? [O irmão Manoel responde ao pastor. N.Ed.] Vê? Vê? Tem o caderno separado também, não é isso? Então, tudo que ele acha interessante, importante ele vai colocando no caderno. Se você fizer isso com a mensagem, se você fizer isso com a Bíblia, você decorará mais fácil a Bíblia. Aquilo que você coloca em letras, você lembra mais fácil. Enquanto você está escrevendo, o cérebro está registrando. Não fica registrado só no papel. Aquilo fica registrado a tal ponto no cérebro, que você lembra até as voltinhas da letra que você fez. Até a hora que a caneta falhou você lembra.

51 - Se eu mostrar para vocês o monte de papel... Se eu mostrar para vocês as caixas de papel... Aqui em baixo eu tenho duas caixas. Se eu pudesse mostrar para vocês as caixas que eu já joguei fora porque mofaram, porque eu não tinha onde guardar no tempo da construção aqui. Caixas de anotações e tantas coisas que a gente vai anotando, vai rabiscando, anotando, anotando. É tanta coisa que você diz: O que vou fazer com tudo isso? Mas fica tudo aqui, olha. Tudo guardado. Na hora própria, porque você leu, você meditou naquilo, na hora própria o Espírito Santo te faz lembrar. Jesus disse: Ele vos lembrará essas coisas, vê?

52 - Então qual é a evidência? Ele diz:
É a vindicação da Palavra da hora. Eles tinham a Bíblia. Ele era exatamente o que Jeová dissera que aconteceria. Não precisa de qualquer interpretação. Estava interpretado lá. Lá estavam seus sacerdotes. Lá estava tudo que tinham e tudo mais, tão rotineiro e tudo. Mas mesmo assim, eles falharam em ver a Palavra.
Então diga-me uma coisa: Quando se falha em ver a Palavra não se tem o Espírito. E os sacerdotes não reconheceram a Jesus como Messias, porque o Espírito Santo não estava ali em suas vidas para indicar-lhes. Mas aqueles que foram tocados pelo Espírito, como João Batista foi, como Simeão foi, como Ana foi, como Pedro foi e vários deles, então eles seguiram a Jesus ao pé da letra. Eles abandonaram tudo. Por quê? Eles puderam ver a Palavra da hora manifestada.

53 - Por isso esta é a evidência de se ter o Espírito Santo. E durante as dispensações, o batismo do Espírito Santo nos dias de Lutero... Só teve o batismo do Espírito Santo quem creu na mensagem de Lutero. Porque era uma parte das Escrituras que estavam se cumprindo naquele tempo. E a evidência que uma pessoa tinha, é que quando ouviu a mensagem da justificação pela fé, creu naquilo. Então essa pessoa foi selada pelo Espírito Santo.

54 - Mas, quando chegou os dias de João Wesley, os irmãos Luteranos falharam dali por diante, porque Deus enviou mais uma parte, algo mais. Então eles já estavam vivendo em outra época, noutra Era. E aqueles que vieram da Era anterior ou que presenciaram, ou que souberam da Era anterior, eles não podiam viver no clarão daquela Luz, porque Deus tinha enviado outra Luz naquele tempo. Eles continuaram: ‘Mas Lutero é um homem de Deus’. ‘A mensagem dele era perfeita e nós queremos continuar assim.’ Então Deus levantou João Wesley com a mensagem da Santificação, não mais justificação só. Mas justificação e santificação. Então disseram: ‘Não temos que nos santificar, porque Deus usou Martinho Lutero e ele pregou sobre a justificação. Uma vez justificado das más obras, estou pronto!’ E eles perderam.

55 - Eles então se perderam ali. Porque agora a evidência de se ter o Espírito Santo, era crer na mensagem que João Wesley trouxe. Vê? Então quando chegou nos Pentecostais, a mesma coisa. Então onde está o X da questão aqui? É você reconhecer o dia em que você vive e a Mensagem que Deus enviou no dia que você vive. Quando você vê isso, quando seus olhos são abertos para ver e enxergar a verdade de Deus no tempo que você vive, esta é a evidência de que o Espírito Santo está te selando no reino de Deus.

56 - Deixe-me continuar aqui:
Mas mesmo assim eles falharam em ver a Palavra. E Ele vivificou aquela Palavra aquela Palavra para aquela Era. Essa era a evidência daquela ERA. Lutero tinha a evidência para sua Era. Wesley tinha a sua Era. Pentecostesque é a Era de Laodicéia – da sua Era. Mas nós estamos em outra Era.

57 - Então, meus irmãos, foi no culto de sexta-feira que falamos sobre as três últimas Eras? É isso mesmo? Sardes, Filadélfia e Laodicéia? Então aqui ele está mostrando a evidência da Era de Lutero, a evidência da Era de John Wesley e a evidência da Era que viria o sétimo anjo. Que é a Era de Laodicéia, que é a Era Pentecostal.

58 - Então ele está nos mostrando que acima dessas últimas Eras tem algo mais. E ele disse: Nós estamos em outra Era. Dizendo para mim de uma forma tão clara que aqueles que viveram naquele período de tempo, no qual a Doutrina estava sendo restabelecida, no qual a mensagem de Elias estava levando de volta o coração dos filhos de volta a fé dos pais, no qual os mistérios estavam sendo revelados, agora estou aprendendo pela mensagem, que dali por diante entraria... teria outra abertura. A qual ele chamou de A Era da Noiva. Porque se passa acima de Laodicéia. Fica-se então no batismo do Espírito Santo, prontos para receber algo mais. E ele está me dizendo que tem que ter a evidência para esse tempo também.

59 - Quando ele mostra que haveria a introdução do Milênio, ele estava falando de algo muito sério, algo cabal! Porque no Milênio vão reinar os filhos do Reino. E esses filhos do reino saem de Laodicéia para algo mais. Para a Era da Noiva, para a Era do Grão, para a Era da Semente! Quando toda a casca... Porque Pentecostais eram casca. Laodicéia ainda era casca. A semente brilha. Só a semente pode ficar na luz do sol. Porque a Pedra de coroa Deus mesmo vem para se juntar com o crente, com o Filho de Deus. E tem que ter a evidência para este tempo. E aí, assim como os Pentecostais falharam para aquele tempo, então muitos irmãos estão falhando por não saber qual é a evidência de se ter o Espírito Santo agora, neste momento que estamos vivendo.

60 - Na Mensagem Acendendo a Luz, parágrafo 148:
Você não pode julgar por ele falar em línguas. Nem tão pouco pode julgar pelo fruto do Espírito. Mas é uma manifestação da Palavra de Deus trazida à Luz. A Luz é o que julga. É o homem que caminha nessa Luz. Jesus não falou sobre o falar em línguas, embora o fez. Ele não estava nesses frutos do Espírito, embora os teve, você não podia julgá-Lo. Mas Ele creu e a acentuou. E Deus viveu toda a Palavra da Promessa deste dia através Dele. Essa é a Luz da hora. Essa é a evidência.

61 - O que é evidência? Ele está dizendo aqui: Deus viveu toda a Palavra da promessa deste dia através Dele, através de Jesus. Cada promessa que Deus fez para aquele tempo, que é chamado na Bíblia “Vindo a Plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho”, estão lembrados dessa Escritura? Vindo a Plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho ao mundo, nascido de mulher. Pois bem. Toda a promessa que se cumpriria naquele tempo, o próprio Deus veio e viveu aquilo através de Jesus Cristo. O irmão Branham está dizendo que aquela foi a evidência. Então para o nosso dia, a evidência para o nosso dia, é outra vez o próprio Deus vindo e Ele mesmo vivendo cada promessa, cumprindo cada Palavra. E isso nos crentes, nos filhos de Deus.

62 - Mensagem Ao Nascer do Sol ,152:
“Vejam bem. Como pode você dizer que o Espírito mora em você? Mesmo que você haja feito tudo o que crer que é correto”.
Olha, eu fiz tudo que eu sei ser correto pela Bíblia e agora eu posso dizer que o Espírito Santo mora em mim. O irmão Branham está dizendo assim: Como você pode dizer que tem o Espírito? Como você pode dizer que o Espírito mora em você? Só porque você crê que está fazendo tudo que é correto, ainda não é o motivo para se dizer que se tem. Ele continua:
Aqui está a evidência mostrando se O tem ou não. Se o Espírito que esteve em Cristo está agora em você, então lhe vivificará também para a Palavra, porque Ele é a Palavra. E pelo contrário, se lhe vivifica afastando-o da Palavra, então não é o Espírito de Cristo.

63 - As pessoas podem se dar até bem melhor dando as costas para a Palavra e seguindo a Palavra pela metade. Pode até receber mais bênçãos. Eu conheci uma irmã que começou a faltar nos cultos e ela sempre conversava comigo, muito pouco com o ministro. Mas ela sempre falava muito comigo. Então eu tinha abertura para conversar com aquela irmã, aquela senhora, uma velhinha. Eu disse: “Irmã, tens perdido muitos cultos”. Ela disse: “Sabe o que é? É que estou com uns problemas sérios...” Agora imagine você com seus sessenta e poucos anos, uma pessoa que já trabalhou muito. Principalmente sendo uma empregada, lavando, passando. Você já estaria com o corpo todo arrebentado aos sessenta e oito anos de idade, setenta anos. Mas, no entanto, as pessoas querem estar bonitinhas, perfeitinhas. Então busque a transformação de Abraão e Sara. Busque ser transformado como Abraão e Sara. Não é? Porque não tem jeito, meus amigos. Eu diria até que não tem graça! Eu chegando na idade que tenho chegado, eu já reclamo de muitas coisas. Imagine quando tiver os sessenta, sessenta e cinco, setenta anos? Se você conseguir chegar a isso? Claro que você vai ter dor nas juntas. Artrite, tanta coisa, artrose, seja o que for. E dor de cabeça, catarata. Não vai enxergar muito bem. Dor nos olhos. A coluna já não ajuda e tudo isso. Então nós temos que estar conscientes dessas coisas para não nos tornarmos resmungões quando alcançarmos essa idade.

64 - Por isso, enquanto você pode, lembra-te do teu criador na tua mocidade. Porque virão os dias maus e você dirá assim: Não tenho contentamento nenhum. Você vai dizer... Você não vai ter contentamento nem pra ler a Palavra, seus olhos já ó... não conseguirão mais. Você não terá contentamento para se agachar aos pés dos seus irmãos. Você não terá contentamento de se dirigir da sua casa até a igreja. Teu corpo já não pede mais para descer as escadas. E hoje em dia, qual casa não tem duas ou três escadas? Antigamente não existia isso. Mas que dificuldade! Eu fico pensando quando eu tiver, se eu chegar a uma idade avançada, sem conseguir andar direito, como eu vou conseguir descer as escadas aí em cima! [O pastor ri. N.Ed]. É complicado, vê?

65 - Então, eu estava falando daquela irmãzinha. Eu disse: por que tens faltado tanto os cultos, irmã? Ela disse:
Sabe o que é? É que tenho andado com muito problema e meu coração fica palpitando. ‘E às vezes fica tum-tum-tum-tum-tum-tum-tum e eu sinto ele batendo aqui”.
Claro, coitado, o coração já deve estar pedindo arrego faz tempo, não é? Já pensou seu coraçãozinho? As pessoas hoje estão morrendo de infarto com vinte e poucos anos de idade. E não são pessoas de vida sedentária como eu. Eu digo vida sedentária não porque não trabalho. Mas o irmão Antonio tem vida sedentária. Olha a barriga crescendo também! O irmão Julio tem vida sedentária. Não cresce a barriga e não engorda de tão ruim. Dizem, não é? [Risos – Ed.] Não tem pessoas que dizem assim: “Ele é tão ruim que não engorda?”. Sempre falam desse jeito... É uma força de expressão. E assim muitos.

66 - Mas quem faz o trabalho que nós fazemos... Eu não sei o irmão Odair, mas parece que ele também tem vida sedentária. É um trabalho que não transpira. O irmão transpira trabalhando? Sua muito? Pouca coisa, não é? Só quando o ambiente é fechado, calor. Mas você mexendo com um azulejozinho você vai suar o que? Não é? Trabalha o dia inteiro agachado. Não transpira! Agora, pegue a marreta! Vá quebrar o asfalto. Vá trabalhar na roça. Aí sim você não tem vida sedentária. Porque você estará suando, queimando calorias, gorduras e tudo mais. Mas o trabalho do irmão Paulo, meu Deus do céu! Não fique preocupado com os seus noventa quilos, ele pode chegar até cento e cinquenta se ele continuar assim. Vê? São vidas sedentárias, porque você não movimenta muito. Então eu estava falando das pessoas com um coraçãozinho e estão morrendo aos vinte e poucos anos. E são jogadores de futebol, que tem treinamento, médico constantemente olhando tudo, batimento cardíaco e tal. E, no entanto eles enfartam! Eles morrem! Imagine você quando chegar aos seus setenta anos de idade?

67 - E a reclamação daquela irmã era o que? Sentir o coração palpitante Ela disse que ele ficava balançando assim e ela sentia aqui no ouvido. Então tinha uma igreja lá, chamada “Doutrina Primitiva”, eu era muito amigo também do pastor dessa igreja, tínhamos programa na mesma rádio. Às vezes ele saía e nós entrávamos com o programa da Mensagem. E ele examinou, conheceu muito a Mensagem, mas nunca se dispôs, porque ele não queria se desfazer do que ele tinha: uma grande igreja, uma grande multidão. E batizá-los todos de novo era inconveniente para eles. Dizer para os seus membros que eles estavam errados na doutrina era inconveniente para ele fazer isso. Nem a noite ele iria procurar Jesus como fez aquele homem que aprendeu sobre o novo nascimento. (certa vez assistimos todo o filme do profeta de deus juntos, e ele glorificava enquanto via o discernimento, mas ficou apenas nesta admiração) Então ela disse:
“Ah, irmão, eu tenho ido lá numas campanhas. Porque lá tem muitas orações, Deus tem abençoado. Então tenho ido lá nas campanhas”. “Tá”. Eu disse: “Pois é irmã, o que Deus tiver de me dar, Ele me dará através da Sua Palavra”. Se eu não puder receber de Deus aqui, onde a verdade está sendo entregue, eu não vou atrás dessas coisas. Eu não vou atrás dessas coisas.

68 - Então diga-me, porque será... Eu citei essa historinha aqui por causa do que o irmão Branham está nos explicando na mensagem O Nascer do Sol.
Se o Espírito que estava em Cristo está agora em você, então Ele vivificará você também para a Palavra - Porque Ele é a PalavraE ao contrário, se lhe vivifica afastando-o da Palavra...
Para você receber um alívio temporário ali do seu coração, da sua coluna, você tem que negar a Ele, ao próprio Deus? Vender sua primogenitura? Ir atrás de incrédulos? Só porque lá são manifestados os dons espirituais? E você se esquece do que Jesus disse que “nem todo Me diz Senhor, Senhor, é Meu? Mas naqueles dias muitos dirão: ‘Eu sou Teu! E em Teu nome fiz isto, expulsei demônios. Olha curei aquela irmãzinha ali’. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniqüidade!”.

69 - Agora se esta pessoa, que foi usada por Deus, porque não é pelo inimigo, se essa pessoa que foi usada por Deus, que tinha um dom de Deus, uma unção (aprenda isso na Mensagem Os Ungidos dos Últimos dias, na qual foi ensinado: falsos ungidos com a unção verdadeira). Se uma pessoa com a unção de Deus para orar pelos enfermos, fez todas essas obras e, no entanto, não receberá nenhum galardão e vai para o lago de fogo. Será chamado de maldito. Imagine aquela pessoa que sabia disso, mas não teve fé suficiente para ser curada ouvindo a Palavra? Porque Jesus disse qual era a fé perfeita. Foi daquele que disse assim: Não sou digno que entres em minha morada, mas dize só uma palavra que será suficiente. Meu servo será curado. Jesus disse: “Nunca vi tamanha fé entre os filhos de Israel!”. E te foi ensinado que essa é a fé perfeita, original. É aquela que não depende de toque, não depende disso, não depende daquilo, não depende de campanha, não depende de fila, não depende de nada! É você ouvir a Palavra e crer nela!

70 - É aquilo que a irmãzinha estava com câncer, mas quando ela leu o livro de Pedro, diz: Pela suas pisaduras fomos sarados. E ela estava em estado terminal. Ela disse: ‘Escuta, aqui está dizendo que pelas feridas Dele eu fui, está no passado, fui curada. Então eu estou curada! Não tenho porque estar nesse leito de enfermidade. Eu estou curada’! Fez força, como eu digo, fez “finca pé”, não é? E a irmã Simone diz: “Não fala essas palavras lá do Nordeste porque fica complicado colocar no texto”. Fez finca pé na cama, desceu, levantou, foi fazer comida, completamente curada. Foi no médico e ele disse: “Essa mulher parece que nunca teve problema nenhum”. Ela simplesmente creu. Tomou o remédio. Essa Bíblia aqui é uma farmácia completa. Mas a dúvida lá dentro fica: Será? Será? Então fica esperando o toque, a imposição de mãos, essa coisa toda.

71 - Então meus amigos... ‘Eu recebi do Senhor, Deus me deu!’ Eva também disse que recebeu do Senhor um varão, quando concebeu Caim. Vê?
Se é um espírito, se você recebe algo, no entanto aquilo não te traz a Palavra, afastando-o da Palavra, então não é o Espírito de Cristo. Não importa o que você haja feito. Enquanto sua experiência não te traz a Palavra, então não é o Espírito de Cristo. Não importa o que você haja feito. Enquanto sua experiência não te traz a Palavra. Vê? Minhas ovelhas ouvem a minha voz e vivem de toda a Palavra. Amém! Então, por aí vocês vão vendo o que é evidência.

72 - Mensagem O Éden Satânico, parágrafo 99:
Eu, esta manhã, escutei dizer ao irmão Nevilleo irmão Neville era o pastor local da igreja de Jeffersonville – eu esta manhã, escutei alguém possivelmente haveria estado perguntando-lhe e disse por que eu não pregava do Espírito Santo. Eu achei essa frase um tanto quanto faltando um pouquinho de sentido. Então, isso na tradução feita para o português. Quando eu busquei a tradução direto do inglês, que os irmãos fizeram para língua espanhola, assim está: Por que eu não pregava sobre o Espírito Santo? Sempre procuro ver a diferença para poder entender melhor o assunto. Claro, está dizendo a mesma coisa, mas de uma forma mais abrangente. Olha: Por que eu não pregava do Espírito Santo? Na realidade é: Por que eu não pregava sobre o Espírito Santo? Então perguntaram para o pastor local. Disseram: “Escuta, quando o irmão Branham for pregar, porque ele não prega para nós sobre o Espírito Santo?”.

73 - Pois bem. Por que eu não fazia isto? Aqui está. Ele diz: então eu vou falar. Ele diz: O Espírito Santo é a ação em você. É uma vida, não uma emoção. Nem certa classe de evidência carnal. Mas é uma Pessoa, Jesus Cristo, a Palavra de Deus estabelecida em teu coração para avivar cada Palavra desta Era!
O Espírito Santo em você aviva cada palavra desta Era. Tudo o que Deus falou nesta Era, o Espírito Santo está aqui para vivificar isto no teu coração.
Correto! Observe o Espírito Santo em ação. Não tanto em demonstração, mas em ação. O que faz conforme a Palavra.

74 - No livro dos Selos ele disse, na página 219 do Livro dos Selos: Se eu falasse em línguas humanas e angelicais e não tendo amor, de nada me serveele está citando Paulo, não é? I Coríntios 13 – Vê?Embora eu pudesse fazerquer dizer, embora eu pudesse falar em línguas dos homens e dos anjos – embora eu pudesse fazer. Essas coisas não significam que você tenha o Espírito Santo. E por que é que os irmãos das Assembléias, por que é que os irmãos Pentecostais insistem em dizer que falar em línguas é a evidência de se ter o Espírito Santo? Por que eles insistem em enganar as pessoas? Sendo que Paulo já disse. Se ele não tivesse algo além disso... Paulo disse: Me mostre todos os melhores dons e eu ainda vos apresentarei um caminho mais excelente! Então eu não posso ficar conformado com algo que não é excelente, vê? Que não é mais excelente. O dom é bom. O dom é bom. Mas o Doador dos dons é bem melhor! É bem melhor ter o Doador dos dons.

75 - Então ele diz: Então essas coisas não significam que você tenha o Espírito Santo.Mas quando Ele, a Pessoa– ele trata de pessoas, não como Deus sendo uma pessoa, como você é uma pessoa. Mas ele está tratando de personalidade, porque para ser uma pessoa tem que ser uma personalidade. Observe:
Mas quando Ele, a Pessoa, o Espírito imortal de Cristo chega a ser seu Salvador pessoal e o muda tem que haver uma mudança – e faz que fixe sua vista diretamente no Calvário a esta Palavra, então algo tem sucedido. Sim, senhor! Ninguém terá que dar-lhe alguma explicação a respeito, porque você saberá quando sucede.
Alguém saberá quando sucede.

76 - Quando o Espírito Santo muda a tua vida, você saberá quando isso acontece. Porque isso é uma gravidez. Ou você engravida da Palavra, para isto você está casado com a Palavra. Ou você engravida da Palavra ou você não dará luz ao Filho de Deus. Eu estou falando aqui de que? Ou você torna-se um com a Palavra, casamento se trata disso, os dois se tornarem um. E Jesus disse para que todos seja um, como tu e eu Pai, somos um. Ou você fica “grávido”, vamos dizer assim de Cristo, a Palavra ou não haverá transformação. Ou não haverá corpos transformados para poder casar-se com Jesus. Para poder se juntar com Jesus nos ares.

77 - Ou hoje a Igreja está casada com Cristo e isso faz com que gere filhos e filhas de Deus, e daí venham corpos transformados... Oh, meus amigos! Ou não haverá encontro com Jesus nos ares não!
Sim, Senhor! Quando isso acontece, você sabe o que tem sucedido.
Não pode uma mulher estar gestante, em dias de dar à luz e dizer: “Eu não sei o que está acontecendo comigo! Não sei. Estou sentindo umas dores ali, mas não sei o que está acontecendo não”. Como não sabe? Como não sabe? Claro que agora tem surgido muitos casos de mulheres que tem dado à luz e não sabiam que estavam grávidas. É incrível isso. Saiu uma reportagem, na qual uma mulher dizia que amanheceu com uma criança do lado. “Eu nem sabia!”. Vê? Isso quem cita é o irmão Lee Vayle em um dos seus sermões, lá nos Estados Unidos. E não só esse, mas vários casos. É incrível isto!

78 - Mas como pode você com três, quatro meses, cinco meses de gestação e não saber? Primeiro: você não esteve com o marido? Como pode você não saber se tem ou não o Espírito Santo? Primeiro: você não esteve com Cristo? Não tem recebido a Palavra? Não sabe o que é ter o Espírito Santo? Não sabe qual é a evidência do Espírito? Então não ache cansativos esses cultos, caso contrário, vai amanhecer o dia com o menino do lado. “O que é que aconteceu? Será que alguém colocou aqui do meu lado?”.

79 - Pois bem. Na mensagem Jeová Jire, o mensageiro do Senhor nos disse:
Nós chamamos isso santificação. Eles creram que quando eles gritaram, que em verdade tinham o Espírito Santo. E assim os metodistas e nazarenos disseram: “Vejam, é Ele! Tão logo que vocês gritem, vocês tem”. Mas depois se deram conta que não tinham.
E aí? Naquela reunião com os Pentecostais, os Unicistas, os Só Jesus, o mensageiro de Deus dormindo no milharal, porque não podia pagar a pensão. Com seu velho carrinho dentro do milharal. E a reunião acontecendo num ambiente assim. Então quando amanhecia o dia ele comia uns pãezinhos de não sei quantos dias atrás, que tinha comprado por alguns centavos. Com a roupa amassada porque tinha feito de travesseiro sua calça listrada e vestia aquilo e ia para o culto. E lá ele viu os dons em operação pela primeira vez. Porque ele era antes aquele estilo batista. E quando ele viu aquela coisa maravilhosa, o irmão falando em língua e o outro profetizando. Vê? Um falava em língua e outro profetizava. Ele disse: Meu Deus! Estou no meio de anjos! E aquilo foi uma coisa extraordinária.

80 - Ele desejou falar com aqueles dois irmãos abençoados. No final da reunião, ele teve oportunidade de falar com um daqueles irmãos. Aqueles dois que manifestavam dons espirituais. Ele conversou com o irmão e quando apertou sua mão “como vai meu amado irmão?” Então o Espírito Santo mostrou em visão; aquele homem era um verdadeiro e genuíno cristão. Ele desejou então falar com o outro, porque ele tinha este dom de saber a vida das pessoas. Quando ele encontrou o outro irmão e apertou sua mão, ele viu que aquele homem era um verdadeiro hipócrita. Ele estava casado com uma moça loira e tinha filhos com uma moça de cabelos pretos. Uma morena. Ele era um verdadeiro hipócrita. Vê? Ele vivia constantemente em adultério. No entanto, os dois estavam sendo usados pelo Espírito Santo. E o profeta ficou: “E agora? Como explicar isto? Um é um verdadeiro cristão, mas o outro é falso! O outro é um hipócrita! Vê? Está enganando todo mundo, enganando toda a igreja, enganando todas as pessoas”. Porque aquilo só foi mostrado para o mensageiro, por esse dom da visão. Como tinha Eliseu, como tinha Elias e tudo mais.

81 – O que é que acontece? Então ele foi estudar a Bíblia e ele teve aquela visão, vocês lembram. Não vou entrar em detalhes. Quando o semeador saiu a semear e ali teve a semente do trigo. Daí a pouco escureceu, veio o outro e semeou o joio no meio. Cresceram as duas sementinhas juntas, entrelaçadas ali. Trigo e joio. Daí a pouco veio um tempo de seca, todas elas, os pendõezinhos ficaram ressecados, tristes. Então Deus mandou chuva e todos levantaram seus pendões, o trigo e o joio e disseram: Glória a Deus! E o outro: Aleluia! Louvado seja o Senhor! Todos contentes com a chuva, veem? Ele foi para as Escrituras e estava tudo nas Escrituras. Porque Deus manda a chuva para maus e bons, para a boa semente e para a semente ruim. Vê? Está tudo explicado. Então fazer todas essas coisas não é prova de que se tem o Espírito Santo. Vê? Mas quando se tem a Palavra, se vive a Palavra, quando se obedece a Palavra, então o Espírito está aí na sua vida como um tic e tac, trabalhando, trabalhando constantemente. Constantemente.
Olhem, quando eles falaram em língua, eles creram que tinham, mas eles se deram conta que não tem. Não está baseado em gritar ou falar em línguas. Essas coisas estão bem, mas ter a Ele? É diferente! Estas coisas são atributos Dele. Significa uma vida completamente entregue, consagrada diariamente, hora por hora. E viver na glória da Shekinah com Ele todo o tempo. Amém.
82 - Vamos nos colocar de pé. A última citação da mensagem Sede: A emoção não fará isso. Você pode pular para cima e para baixo e gritar o tanto que você quiser. Ou você pode correr por aí, pode falar em línguas o quanto desejar. E as coisas são santas e boas. E essas coisas são santas e boas. Eu não digo... Eu não estou dizendo nada contra isto. Mas até que você encontre com aquela pessoa, aquela porção que satisfaz. Aquele algo toma cada fibra do teu corpo não através da emoção, mas através de uma satisfação. Quando ele fala em satisfação, ele está falando realmente em ter gozo no Espírito. Porque como homem e mulher, a Igreja e Cristo tornam-se um. E disso tem que vir um real e genuíno prazer no Espírito. O Que é que o Salmo 1 te diz? Os justos são assim, o seu prazer é na lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite. Porque o Espírito Santo estará te guiando sempre para a Palavra.
83 - Vamos orar.
Pai bendito, Deus eterno, no nome de Jesus Cristo nós Te agradecemos por este momento, por esta reunião que estamos tendo agora. E sabemos nós que somente o Senhor pode nos ensinar a verdade da Tua Palavra. Qualquer homem, oh Senhor, pode falar o que bem entender, o que ele acha que é correto, mas somente o Teu Espírito pode nos guiar em toda a verdade. Nós Te agradecemos por termos sido direcionados a isto e por nesse momento, enquanto muita gente está ouvindo muitas coisas, nós estamos atentos a ouvir a Tua Palavra, Senhor. Pedimos neste instante, de uma forma íntima agora, que o Senhor tenha misericórdia de nós. E que cada vez que nos juntarmos, que o Senhor fale a Tua Palavra aos nossos corações. E que isso mude o nosso entendimento e nos faça pessoas melhores em Tua presença. É em nome de Jesus, o Teu Filho, que nós Te pedimos. Amém.
Bem, vamos para a segunda parte do nosso culto.
[Segue o culto com a parte da comunhão. Ed.]
A Verdadeira Evidência, é a parte de numero 27 do estudo sobre o Livro de Josué que atualmente (Março de 2013) está em 81 palestras.

Este culto foi entregue no dia 13 de Janeiro de 2008 no Tabernáculo Doutrina da Mensagem em Francisco Morato SP.

Esta transliteração do áudio para texto foi feito em Março de 2013 por L. Jacob.
Revisão e comentário: Diógenes Dornelles

Não deseja também você participar? Tem muito a ser feito. Entre em contato.

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário