quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

josue16

O Livro de Josué parte 16 


Tempo de Decisão
12-12-2007

1 - Números capítulo treze, versículo trinta. Está escrito assim:
          Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: certamente subiremos e a possuiremos em herança, porque seguramente prevaleceremos contra ela”. Amém. Vê?

2 - Vamos orar. Pai Bendito, humildemente diante do Senhor neste instante, nós imploramos por Tua ajuda, Pai, por Tua graça, por Tua misericórdia. E dentro deste estudo nós desejamos compreender mais um pouco sobre a Tua Palavra porque sabemos que o tempo está à mão, como disse o Teu profeta. Estamos no finalzinho de tudo, quando Tu mesmo tens vindo aqui para encerrar a história humana, pois foste Tu quem a começastes, e nós somos conhecedores disto. E como eu gostaria que as outras pessoas também conhecessem estas coisas, mas como Tu tens misericórdia de quem Tu tens misericórdia. Oh! Senhor! Então aceitamos pela fé, pela revelação que nos tens dado a misericórdia Tua a nós estendida através dessa mensagem profética que tem vindo para nos guiar de volta para a verdade, de volta para o original. E que o Senhor nos ajude a caminhar nessa luz para que não venhamos a tropeçar com os nossos pés em pedras. No nome de Jesus Cristo nós oramos e te pedimos. Amém. Amém. Podem se assentar.

Viria Uma Era Efesiana

3 - Pois bem, estamos dando continuidade a nossa série sobre “O Livro de Josué”. E talvez algum irmão pense que estamos lendo todo o livro de Josué para tirarmos dali algum assunto; e não é assim.

4 - O irmão Branham disse que viria uma Era Efesiana, e dentro dessa Era efesiana haveria um grupo de pessoas, a Noiva dos últimos dias, que foi ordenada por Deus para não cair. Pois todas as outras caíram, a Noiva hebreia... Como o irmão Branham disse a Noiva de Jeová... Todas chegaram a cair. E a primeira Noiva (a Noiva alfa) caiu em Nicéia. Mas quando a Noiva ômega fosse levantada nos últimos dias, o profeta disse que essa está ordenada para não cair.

5 - E, sendo que todo o Novo Testamento fala desta hora... É neste presente momento em que nós estamos vivendo que está em evidência de uma forma completa, de uma forma cabal, total. O Quíntuplo de Efésios em operação, o ministério profético, apostólico, evangelístico, pastoral, do ensino (que é o mestre). É para esse tempo final, quando viria a completa revelação de Jesus Cristo, onde, não uma porção da bíblia estaria esclarecida, mas sim toda a bíblia estaria aberta para nós, pois os mistérios foram desvendados, os selos foram rompidos, e aquilo que estava escondido desde antes da fundação do mundo foi mostrado. Você sabe que isso não foi para os dias de Paulo, ali estava se abrindo o primeiro selo e eles nunca souberam disso.

6 - Então o que nós temos hoje, o ensino que temos o conhecimento que temos sobre a bíblia sagrada, os acontecimentos históricos, proféticos mundiais desde os tempos bíblicos até hoje é mui grande, é mui tremendo. Então se precisa ter uma chuva de ensinamento muito maior, muito mais excelente; algo tremendo. E isto será de uma forma tão simples que as outras pessoas em busca de conhecimentos passarão por alto. Passarão essas coisas por alto.

Posicionados Na Promessa

7 - E, dentro desta série sobre o livro de Josué, onde nós sabemos que o irmão Branham fez um paralelismo entre Josué e Efésios, onde o livro de Efésios, para nós é o nosso livro de redenção; como o livro de Josué é o livro de redenção do velho testamento. Nós aprendemos estas coisas estudando também a mensagem Adoção e também a série Hebreus que o irmão Branham entregou para nós.

8 - Mas eu peguei esse versículo de Números treze, versículo trinta para que vocês possam notar que, quando apenas aqueles dois homens se posicionaram ao lado da verdade e que o povo achou que não poderia entrar na terra da promessa para possuí-la (que é para nós hoje o Espírito Santo), Josué e Calebe foram os únicos que se posicionaram com a promessa, e disseram que poderiam possuir (que era nossa), pois Deus tinha dado aquilo e o povo teria que marchar para possuir aquilo. Enquanto isso era dez contra dois... Os outros dez diziam “isso não é para nós, é melhor desistirmos, é melhor ficarmos deste lado, é melhor voltarmos para o Egito; vamos morrer se entrarmos aí”.

9 - Então é neste tempo que as pessoas de alguma forma estão sendo sugestionadas, questionadas para que não entrem a possuir o Espírito Santo; a totalidade da Palavra, o descanso, Canaã. Mesmo que a terra de Canaã seja, ou tenha sido o lugar aonde eles mais lutaram e batalharam.

A Palavra de Deus Não Pode Falhar

10 - A única forma de você encontrar descanso no Espírito é você conseguir vencer tudo aquilo que é adversário nessa terra. E, sendo que o seu maior inimigo é você mesmo, então você já sabe como é que essa luta deve ser travada, caso contrário você não se tornará um possuidor desta terra da promessa que é o Espírito Santo, e que você o obtém e o possui através da Palavra. Pois a Palavra e o Espírito é a mesma coisa. Um homem cheio do Espírito é cheio da Palavra, uma mulher cheia do Espírito é cheia da Palavra. Você não pode ter um sem ter o outro. Vê?

11 -   Então observe: Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: certamente subiremos e a possuiremos em herança, porque seguramente prevaleceremos contra ela. Como Calebe tinha essa certeza tão grande que poderia prevalecer contra todos os moradores e habitantes de Canaã? Quem deu esta certeza a ele? Era tão falho quanto os outros, não tinha super poderes, não era super-herói, era um homem tão comum como qualquer outro. O que temos de diferente dos outros? Nada, além... Nada a mais do que os outros; apenas Deus deu para Calebe uma revelação. Isso se chama fé, absoluta certeza; confiança, não em si próprio, não em sua própria habilidade, mas naquilo que Deus tem dito, pois a Palavra de Deus não pode falhar. E Jesus disse “passa-se os céus e a terra, mas a minha Palavra não”. Isto não passa!

12 -   Então se Deus disse que o Espírito Santo é para os Seus filhos, se Deus prometeu se derramar entre a Sua igreja, entre o seu povo nos últimos dias; se foi dito que teríamos a Unção dos santos, se foi dito que no tempo do Aparecer de Cristo receberíamos a coroa de glória, então entremos e possuamos a terra por que é nossa! É nossa!

A Hora Tem Chegado

13 - Vamos ver o que o irmão Branham diz aqui em algumas de suas mensagens. Ele pregou um sermão com o título A Hora Tem Chegado (só com este título poderíamos então ter muitos cultos, apenas com este titulo aqui, conhecendo o que conhecemos hoje). Neste sermão o irmão Branham disse: o tempo tem chegado para que a igreja avance ou volte para traz. Isto se chama o que? Um tempo de decisão. Então vamos tomar isto como título para este culto; acredito que é de número dezesseis (se não me falha a memória) dentro da série sobre o estudo do livro de Josué.

14 - Observe o que o irmão Branham está dizendo na mensagem A Hora Tem Chegado. Ele disse: o tempo tem chegado para que a igreja avance ou volte atrás. Você tem que fazer sua decisão, não é certo? O tempo tem chegado. Tempo de se tomar essa decisão.

15 - Será por isso que você encontra tanta incerteza nas pessoas? Tanta dúvida a respeito daquilo que crê! E quando se pergunta a razão de sua fé, as pessoas não sabem explicar, não sabem dizer no que creem. Aprenderam a dizer que é somente crer, mas quando se pede a explicação do que creem elas não sabem explicar. Pegue uma boa parte do povo que diz crer na mensagem profética e pergunte no que eles creem... No que eles creem. O que é a mensagem? O que eles têm para evangelizar? E tudo o que eles têm a dizer é que Deus enviou um profeta. É tudo que eles têm que apontar, ou podem apontar, é o homem. Parece que nunca vai além do lado humano, além do físico. Nunca saem do intelecto. Aquela fé, a revelação que recebeu nunca sai do intelectual para se tornar uma fé sobrenatural. Pois, quando esse conhecimento sobre o trabalho que Deus está realizando... Quando isto sai do mental para o espiritual, você já não vê o que o homem fez o trabalho que o homem fez o que ele realizou ou o quanto ele foi usado. Você já começa a ver, você já começa a entender QUEM foi Aquele que estava usando aquele corpo. Quem esteve aqui na terra trabalhando, ressuscitando os mortos, discernindo os pensamentos e as intenções dos corações, levando o povo de volta a Palavra. Você diz “mas é Elias quem viria fazer isso, era Elias quem viria para restaurar a nossa fé”. O que é Elias? Quem é Elias? William Branham disse que o Elias é o Espírito Santo.

16 -   Então temos que olhar para Aquele que o homem estava aqui para apontar, porque quando Jesus Cristo esteve na terra há dois mil anos atrás e Ele apontou para o Pai, expressou o Pai, revelou o Pai, disseram que Ele estava blasfemando, que era um impostor, que era um mentiroso. E Ele disse “se eu estivesse testificando de mim mesmo, vocês então acreditariam? Um testemunho próprio não é válido assim, mas eu não estou testificando de mim, eu estou falando do meu Pai, testificando de meu Pai, apresentando o meu Pai e vocês não creem nisto? Então se vocês não conseguem crer no que eu digo, observem as obras que eu faço e vejam se são de Deus ou não”.

17 - Tudo o que eles tinham que ver e entender era que aquele trabalho que o homem Jesus estava fazendo ninguém mais poderia fazer, a não ser Deus. Quando a igreja compreende isso, então ela terá a certeza absoluta de Quem foi que desceu e se apresentou nesta terra, no século XX, e adentra isto para essa entrada de século XXI e é isto que vem para conduzir a igreja para estabelecê-la na terra. Este é nosso Josué, o Espírito Santo ao qual Moisés apontou e disse “é Este quem deve guiar vocês”.

Decidir Se Avança Ou Volta

18 -   Então a igreja tem chegado neste tempo em que ela tem que decidir se avança ou volta atrás. Se, avança ou volta atrás. Se, avança na compreensão dos mistérios de Cristo, ou se volta atrás para o denominacionalismo formal ou para o pentecostalismo com gritos, barulhos, e tudo! Se bem que tudo isso é bonito, é gostoso... É bonito e tudo mais... Mas quando não se avança na Palavra, quando não se avança no conhecimento da verdade que Deus estabeleceu e revelou, então essa pessoa, ou grupo ou, seja o que for, estão voltando para traz e não avançando nesta caminhada. E o profeta disse: o tempo tem chegado para que a igreja avance ou volte para traz. Você tem que fazer sua decisão. O tempo tem chegado. Amém.

19 -   Vamos ler mais um pouquinho aqui do que ele disse na mensagem Em Cades-barnéia, parágrafo 130 e 131 - O irmão Branham diz assim: O povo está num momento de fazer uma decisão já... É agora! “Ah, mas eu vou esperar; eu vou orar pelo meu pastor porque, você sabe...” O irmão Branham disse que a igreja não vai ao nível de fé mais alto do que o nível de fé onde está o seu pastor. Viu como é fácil citar a Palavra e usar da forma mais errada possível? Com isto muitos irmãos dizem assim: “se o meu pastor não viu, se ele ainda não creu, se ele ainda não está vendo isso na mensagem, então eu só tenho que ficar quieto, esperar, e vou orar a Deus para Deus revelar a ele, pois eu não posso avançar mais do que ele, Deus tem q revelar a ele primeiro para depois falar para mim”. E se esse ministro, se esse pregador estiver incluído entre aquelas três classes de pastores que o irmão Branham citou? Daqueles que não iam ao rapto, daqueles que não serão revelados? Daqueles que não crerão na verdade como ela é? E você vai ficar esperando que Deus o revele? Deus não vai revelar a ele a menos que ele seja um eleito e predestinado. E não é porque eu prego o evangelho que isto prova que eu sou um eleito e predestinado. Isto não prova nada! Não senhores! Vêem? Vocês já sabem disto, vocês já aprenderam muito sobre estas coisas.

20 - Quando o irmão Branham disse que a igreja não vai ao nível de fé mais elevado do que está o seu pastor, aí era aonde as pessoas deviam se preocupar. Não esperem! Não se acomodem! Estudem, leiam! Meditem! Busquem! Alimentem-se! Pois se o seu pastor ficar, você vai! Não fiquem para traz! Não fiquem dependendo de um homem, pois esse trabalho dos últimos dias não é o trabalho de um homem.

21 -   Eu não vou me adiantar muito nesse assunto porque isso é para alguns cultos que teremos ainda. Não entraremos em detalhes sobre essas questões a respeito desses assuntos, sobre a igreja não ir ao nível mais elevado, á respeito do pastor ser o marido da igreja; todas essas coisas. Tomaram isso de uma coisa errada.

O Juiz de Toda Terra

22 - Pois bem, vamos aqui. O povo está num momento de fazer uma decisão já. Vocês têm que se decidir. Esta igreja tem que se decidir. Todo homem chega nesses momentos cruciais. Terá que vir um momento crucial onde você tem que tomar a decisão. Pode ser em um tribunal, onde você esteja você tem que declarar, “sou culpado ou inocente”, quando você está diante do juiz. Tem que decidir-se. Você está num tribunal, está diante do juiz, a sentença está para ser lavrada e você tem que dizer se é culpado ou inocente.

23 - Agora você sabe... O irmão Branham está nos expressando isso, mas agora sabendo o que você sabe, quando ele diz em outros sermões que o Juiz está aqui e nos disse que essa visitação de Deus nos últimos dias é idêntica a dos dias de Abraão. E, quando você sabe que nos dias de Abraão foi o Juiz de toda terra que esteve ali e Abraão disse “não tem que fazer o correto, o Juiz de toda terra?”, veja que Abraão ficou ainda intercedendo por Sodoma e Gomorra, como estamos fazendo; “mas Senhor, ainda tem mais um, e quem sabe, e tal...” e é aquela coisa toda... Entendem?

Longe de ti cometeres tal atrocidade: fazer morrer o justo com o pecador, de modo que o justo seja tratado como o pecador! Longe de ti! Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” Bíblia King James Atualizada

Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?  João Ferreira de Almeida Atualizada

24 - Mas Abraão disse “não tem que fazer o correto o Juiz de toda terra?”. Vê? Abraão sabia que aquela manifestação ali... Ali estava o Supremo Juiz, Aquele que tem... O único que pode julgar o único que tem a decisão correta. E, quando ele entregou essa avaliação ao seu Filho, o Filho disse “como eu vi, assim eu julgo”, pois o Pai já havia dito qual era a sentença, qual era o julgamento.

O Juiz está Aqui

25 - Então o irmão Branham disse que o Juiz de toda terra está aqui. E ele nos apontou várias vezes como, principalmente na mensagem Qual É A Atração Sobre A Montanha, a nuvem sobrenatural de 1963, e o apontou como o Juiz Supremo. O Supremo Juiz em seu último atributo.

“E outro dia, lá de pé, virei a foto para a direita, e ali está Jesus como Ele estava nas Sete Eras da Igreja, com a cabeleira branca, mostrando Suprema Deidade. Ele é o Alfa e o Ômega; Ele é o Primeiro e o Último; Ele é o Supremo Juiz de toda a Eternidade, lá de pé, confirmou a Mensagem desta hora. E haverá Luz no tempo do entardecer!” Qual é A Atração Sobre a Montanha? § 142 VGR -

26 - Então onde estamos? Nós estamos diante de um tribunal, de um julgamento, diante do Juiz. E foi dito que no tempo da revelação de Jesus Cristo, então a tua fé seria provada. Haveria a prova da tua revelação. Tudo aquilo que você aprendeu tudo que você diz crer, tudo que você tem como a revelação de Cristo, então o Juiz Supremo tem vindo com a sentença lavrada, com o livro aberto, com os selos rompidos. E traz isto ás claras, bem escancarado para ficar frente a frente com você, frente a frente com o que você crer, frente a frente com o que você pensa para que haja uma acareação; a prova da tua fé.  Então, agora, aquilo que você diz crer, aquilo que você imagina, pensa, acredita... O que te mostraram está sendo provado. Está sendo provado. É um tempo de prova (como já aprendemos em cultos passados), pois estamos diante do Juiz.

27 - Então se o Juiz está aqui e Ele está colocando em seus filhos a Sua avaliação, o Seu pensamento, a Sua mente, então é este o tempo da igreja ter o seu tempo de decisão de julgar a si mesma. Você não pode fazer o julgamento correto a menos que seja uma pessoa justa e Paulo disse que se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas se você for julgar a si próprio apenas com o seu pensamento, com a sua forma de pensar, você vai dizer “eu estou bem, eu estou certo, não tem problema nenhum”. Mas, uma vez que a mente de Cristo, a mente do Juiz está em você, então você julgará a si mesmo segundo a mente de Cristo, segundo a Sua Palavra. Esta é a diferença.

Não Depende do Homem

28 - O irmão Branham diz: “Tem que decidir-se quando você está diante do Juiz. E esta noite, o tabernáculo Branham tem que se decidir; ou vamos seguir adiante, ou vamos regressar”. Do que estamos tratando? Estamos tratando de possuir a Terra Prometida, estamos tratando de possuir Canaã. Expulsar tudo aquilo que não é da terra, pois são apenas posseiros da terra... A terra não era dos filisteus, nem dos amorreus... De nenhum deles! A terra era da descendência de Abraão. Então a descendência de Abraão teria que lutar por cada polegada do terreno. Este é o trabalho que temos que efetuar hoje, possuir a promessa, possuir o Espírito Santo, mas para isto temos que lutar por cada polegada deste terreno.

29 - O irmão Branham continua: isto é correto. Ou irão voltar aos velhos costumes e essas coisas do Egito, a comida de porco... Essas coisas do Egito, ou irão avançar para a comida de anjos”. Duas coisas; ou voltar para a lavagem de porco, não é? Ou avançar para a comida de anjos, se alimentarem de maná. Por isso que essa Palavra que veio nos últimos dias para alimentar os filhos de Deus não depende do homem, não depende de quem quer que seja. Quem trouxe? Qual o companheirismo? Qual grupo está pregando? Qual ministro está ensinando isso? Não importa! Não depende disso. Não dependeu de Moisés, não dependeu de Arão, não dependeu de nenhum deles, aquilo desceu do céu como a geada do dia. E foi dito “esse é o pão que Deus mandou para vocês comerem”. Mas qual vento trouxe? Foi vento norte? Foi vento sul? Qual grupo foi? Qual companheirismo foi? Isto te importa? Você tem que saber que esta coisa redonda e miúda não depende de fábrica humana, de entrar em um quarto, de entrar em estudo, e fazer um “bem bolado” ali nas mensagens e na bíblia para ver se dá certo. Isto foi tentado por muitos anos e o que aconteceu? O que podemos ver por aí a fora? Grupos e mais grupos, e religiões por tudo quanto é lado. A igreja depende que o pão venha do céu, a Palavra de Deus. Nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a Palavra que sai da boca de Deus.

30 - O irmão Branham continua: “ou voltar para comida de porcos ou avançar para comida de anjos, a terra prometida onde Deus fez a promessa. Ou vamos avançar a um avivamento do Espírito Santo à moda antiga, ou serão pessoas volúveis, movidos por qualquer vento, movidos por barulhos, movidos por gritos, movidos por movimentos e mais movimentos”.
Se não tiver movimentos, se não for para o encontro, se não for para esse lugar, se não se juntar jovens com jovens, se não fizer aquilo, se não fizer aquilo outro, sabe? O povo esfria, não quer mais saber, irão ter outros tipos de, vamos dizer assim, de brincadeiras, e tudo mais.
          Pois bem, o irmão Branham diz: “ou vamos avançar a um avivamento do Espírito Santo à moda antiga ou serão volúveis, indo de um lado para o outro pisoteando como um animalzinho pela manhã até o dia em que vocês morram. Tem que tomar sua decisão, não seguir ou seguir. Elias disse: por que ficais entre dois pensamentos? Se Deus é Deus, servi-o; se não é Deus, então não o sirva”.


Não Decida Sem a mente De Cristo

31 - Israel Em Cades-barnéia – 130 ao 131- “Por que ficar entre dois pensamentos?”  Isso é certo? Ou aquilo é certo? Se Deus é Deus segui-o, mas se Ele não é Deus pra você, se essa mensagem não é a verdade para você, se essa revelação não é a verdade para você, então não adianta ficar coxeando entre dois pensamentos, é o momento de você decidir. Mas não decida, a menos que você tenha a mente de Cristo em você, a menos que você tenha o Espírito Santo. Pois se você tem o Espírito Santo, Ele vai te guiar para toda a verdade. O Espírito Santo não se contenta com dez por cento, com vinte, com trinta, com quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta, noventa, noventa e cinco... O Espírito Santo só se contenta com cem por cento da Palavra. Pois noventa e nove por cento, o diabo está fazendo muita coisa com isso aí.

32 - Pois bem. Na mensagem O Parente Redentor, parágrafo  81 - o irmão Branham disse: Ela fez a sua decisão”; ele está se referindo aqui a Rute. Ela tinha que voltar para traz ou seguir adiante. Nós estamos sobre aquelas mesmas terras nesta manhã. Ir para traz ou para frente”.
Então ele diz assim pra mim e pra você... Ele diz: “Nunca volte (olhe), nunca volte”; pois se você voltar, você poderá nunca mais encontrar o caminho de regresso para o lugar onde você estava indo. Nesta caminho não!

33 - Veja o que está escrito nas escrituras: “este é o caminho, segui por ele sem vos desviardes nem para direita e nem para a esquerda”, (Isaias 30:21) pois uma vez que se desvia para a direita ou para a esquerda pode nunca mais encontrar o centro do caminho. Vê? E na visão da Noiva quando o William Branham disse “eu fui enviado para guia-los, para vestir a Noiva com a Palavra” quando estava naquela visão, aquelas pessoas marchando... Você sabe que ele viu quando aqueles atrás começaram a sair de um lado para o outro, ele gritou “fiquem na fila! Não saiam da fila! Não saiam da fila, voltem para a fila!”, a mesma coisa ele está dizendo aqui na mensagem O Parente Redentor: nunca volte! Vamos para frente! Foram caminhando até a terra prometida, para a terra de pessoas estranhas”. O Espírito Santo não é para pessoas estranhas, no entanto são eles que estão fazendo tudo com o Espírito Santo, e o Espírito Santo é para os filhos de Deus. Temos que possuir o que é nosso, temos que provar, em todos os sentidos, que esse Espírito, que essa Palavra que eles dizem ter não é a verdade, é uma mentira. Temos que marchar, lutar por cada terreno... Por cada polegada do terreno e hastear a bandeira correta e verdadeira da mensagem da luz do entardecer.

34- Mensagem Deus Cumpre Sua Palavra parágrafo 88, o irmão Branham disse: à medida que o tempo se desenvolve, a ciência se desenvolve... Olhem que progresso tem feito nos últimos cinquenta anos que se passaram. Olhe o que esse filho caído de Deus tem feito, ele tem inventado automóveis, e rádio, e luzes elétricas, e bombas atômicas, e aviões supersônicos...”

Pensamento Retrógado

Observem que William Branham está pregando isto há aproximadamente cinquenta anos atrás (ou mais). Mas entenda que esse profeta veio no tempo em que a ciência estava multiplicada. Então as coisas que ele cita é o que temos até hoje como avanço científico também, pois foi dentro dessa geração, dessa última geração. E, o que aconteceu dentro daquela geração, não pense que aquilo se desenvolveu muito, aquilo foi a época das descobertas, estamos vivendo ainda destas descobertas, estamos usufruindo ainda destas descobertas. É através das descobertas destas coisas que ele cita que vem qualquer pecinha que você tenha hoje, deriva-se tudo daquilo.
          Olhe o que tem acontecido nesses últimos cinquenta anos. Olhe o que esse filho caído tem feito, ele tem inventado automóveis, rádio, luzes elétricas, bombas atômicas, aviões supersônicos; olhem que rápido. As páginas da ciência estão se virando mui rapidamente”. O mundo científico. “Mas nós...” Vamos ver agora como estão os cientistas, a igreja, a ciência da igreja, os cientistas de Deus que, afinal de contas, é um dos degraus da pirâmide, não é? A ciência é o terceiro degrau, conhecimento (que é a ciência de Deus).

35 - Veja. Enquanto de um lado, o mundo científico tem avançado tanto e as páginas estão sendo viradas cada vez mais rápidas, o irmão Branham diz: “mas nós tratamos de ficar para traz em um velho credo de alguma igreja...” A igreja ensina assim, vai morrer assim. “Somos o primeiro companheirismo então não mudamos um milímetro, pois se Deus nos usou lá atrás, Ele continua usando só nós hoje”; este é o pensamento retrógado... É assim que se fala? Isso mesmo. Este é o pensamento retrógado daqueles que não querem avançar na ciência de Deus, no conhecimento de Deus. Perceberam que o batismo é em nome de Jesus e ficaram naquilo como se fosse a maior revelação que poderiam receber, mas os unicistas também batizam assim, os unicistas também batizam em nome de Jesus e nem por isto estão com a verdade. Vê? Quando começaram... Viram no início da mensagem que Deus é um, então acharam que tinham o maior conhecimento das coisas e nem se quer procuraram saber quem é esse Deus que é um, então trocaram o Pai pelo Filho, colocaram o Filho no lugar do Pai, derrubaram o Deus verdadeiro em suas mentes e Aquele que veio O representar, colocaram no lugar do Deus verdadeiro, e acham que estão corretos e não querem mudar. Estão lá atrás com o pensamento de cinquenta, sessenta, setenta anos e não querem mudar, não querem avançar.

36 - Traduziram novos sermões... nos outros que foram sendo traduzidos, o irmão Branham explica corretamente a compreensão que ele tinha sobre o Pai e o Filho, sobre a manifestação de Deus através de Seu Filho. Mas, no entanto, suas mentes foram engodadas lá atrás e permaneceram com o mesmo pensamento. Estão atrasados! Atrasados e não querem avançar. O irmão Branham aqui já está mostrando isto para nós.
          “Nós tratamos de ficar atrás em um credo velho de alguma igreja e permanecer ali, quando Deus quer que nós desenvolvamos a Palavra. Amém”. Não desenvolveram, não pesquisaram mais, não alinharam a alça de mira com a mira, não alinharam a Bíblia com a Mensagem... Ou a mensagem com a bíblia. Não procuraram saber por que William Branham disse aqui assim, e disse ali desse jeito. Não! Não desenvolveram isso!

Brilhando Como O Lírio Dos Vales

37 - O irmão Branham diz: permanecem ali, quando Deus quer que nós desenvolvamos a Palavra. Estamos vivendo nos últimos dias. Estamos vivendo no tempo em que a grande formosa igreja de Deus deveria...”  
Deveria é o que? Como é que se chama isso, é futuro do pretérito? [uma irmã confirma a informação – Ed.] Futuro do pretérito. (Ato de dever, ter obrigação de algo.)[1]

Nota: deveria está no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade, de duração no tempo. Pode ser utilizado com sentido de futuro do pretérito para indicar uma ação que seria consequente de outra que acabou por não acontecer, ou seja, uma condição ou um desejo. 

          Observem: a grande formosa igreja de Deus deveria de estar parada em seus pés (isso significa que ela não está. Vê?). Deveria de estar parada em seus pés brilhando como o lírio dos vales”.

38 - O que seria a igreja estar (vamos falar agora no tempo presente), o que seria a igreja estar parada aos seus pés, brilhando como o lírio dos vales? É aquilo que João disse. Disse “se andarmos na luz, como Ele na luz está”. É uma caminhada através da luz, ou pela luz do conhecimento de Deus mesmo. Mas quando Deus lá na frente revela mais um pouco de Sua glória e as pessoas não podem ver, então ela deveria de estar lá, mas, no entanto, está atrasada.

39 - Enquanto no natural a ciência avança, aqueles que levam o título de igreja de Deus, noiva de Cristo, povo revelado, estão lá atrás e não querem mudar um milímetro do que seus líderes estabeleceram lá, e é por isso que muitas vezes me fazem perguntas e eu não respondo, faço lerem de novo os escritos, os livros antigos, pois as respostas já estão lá. Mas por causa de homens bem intencionados que quiseram dar um jeito nas coisas, atrapalharam tudo. E as pessoas confiaram tanto no homem e se esqueceram daquele que disse “maldito o homem que confia no homem”.

Não é Suficiente Milésima Parte da Grande Revelação.

40 – Mensagem: Deus Cumpre Sua Palavra parágrafo 91, o irmão Branham disse: Nós deveríamos de estar nos desenvolvendo, o Espírito de Deus esvaziando-se”,
Quer dizer derramando-se em nós. Veja: “não somente um jato de água...” um spray. Pegue um spray e faz [O Irmão Rosendo imita um jato de água – Ed.], aquilo é um jato de água, não é? Dá pra tirar o vinco de uma roupa quando você passa o ferro, não é? Regar uma planta, mas tem mais plantinhas ali, tem mais roupas para passar, um jato de água não é suficiente. É água? Sim. É a Palavra? Sim. É a mensagem? Sim. Entende? Está falando sobre a Palavra de Deus, sobre a revelação? Sim, mas não é suficiente.
          Não somente um jato de água; não somente um pequeno batismo, mas batismo sobre batismo. Não uma revelação”. “Ah! Mas Deus me revelou que essa mensagem é verdadeira, e glória a Deus”, e segue todo o tempo, e morre desse jeito e não aprende mais nada.

41 - Foi essa mensagem que revelou que o batismo é mesmo em nome de Jesus, e para naquilo. É tudo o que aprende, não quer saber de mais nada. “Não, eu aprendi que Deus não é três pessoas” e para naquilo, e por não prosseguir passa para o outro extremo, achando que Deus é um só, como o seu dedo é um... É um como o seu dedo, e assim continua. E continua por quê? Apenas ficou com uma milésima parte da grande revelação. Veem?

42 - Deixem-me ler as palavras do irmão Branham. “Não somente um jato de água; não somente um pequeno batismo, mas batismo sobre batismo. Não uma revelação. O justo viverá da fé”; quer dizer, o irmão Branham está nos dizendo que na própria bíblia já está nos mostrando como deve ser. “Não somente uma revelação (então ele cita as escrituras), mas o justo viverá da fé”. O que significa isto? É uma coisa progressiva, contínua, sempre avançando. O justo viverá da fé. Cada dia que você acorda, cada dia que Deus te dá, você precisa alimentar-se, adquirir mais, crescer em estatura, em conhecimento. Então assim é na revelação. À medida que você vive, à medida que você prossegue você estará precisando de mais fé, de mais fé, de mais fé, de mais o que? Revelação!

43 - Veja o que o irmão Branham está me ensinando aqui: não uma revelação. O justo viverá da fé. Ou santificação”, pois você santifica hoje, e amanhã? Você se livra de uma maldade hoje, e as outras que o diabo lançará sobre você amanhã? “Não uma santificação, ou os dons do Espírito Santo”.  
O irmão Branham está dizendo que não são estas coisas, isto não é suficiente. Olhe batismo, o jato de água do Espírito... Ele está mostrando aqui... Revelação (ele diz), santificação, os dons do Espírito (ele diz), não isto! Pois todos que adquiriram estas coisas passaram pelo perigo de pararem com aquilo, se estabelecerem naquilo.

Deveríamos Estar Mui Avançados No Caminho

44 - É aí onde se cumpre Hebreus seis, creio que é versículo quatro, cinco, por aí, que pregamos no culto anterior. É impossível para aqueles que uma vez foram participantes da natureza divina, provaram do dom celestial, e tal, e tal, e foram recaídos e outra vez sejam renovados para arrependimento... Pois pegaram uma parte, se estabeleceram naquela parte como se fosse tudo.
45 - Então deixe-me repetir agora as palavras para avançar, viu. Vocês sabem que é assim que eu faço. “Não somente um jato de água; não somente um pequeno batismo, mas batismo sobre batismo. Não uma revelação. O Justo viverá da fé. Ou santificação, ou os dons do Espírito, mas revelação sobre revelação, poder sobre poder, glória sobre glória. Deveríamos estar mui avançados no caminho”. Isto é uma exclamação do irmão Branham. Ele está beliscando a consciência do tabernáculo Branham e o nosso também. Ele está batendo não é com... Vamos dizer assim, com raminho de mato não, é com uma vara de ferro mesmo. Veja.
“Deveríamos estar mui avançados no caminho, prontos para a transformação”. Você fica perguntando por que é que Jesus... Não acontece a última fase do rapto? O que está acontecendo ainda? Se o Juiz já está aqui? Se desde 1963 aconteceu tudo isto, o que estamos fazendo ainda? Este é o nosso problema, é isto que o irmão Branham está dizendo aqui, olhe, na mensagem Deus Cumpre Sua Palavra parágrafo noventa e um: deveríamos estar muito avançados no caminho, prontos para a transformação. E estamos ficando é para traz nas velhas coisas e dizendo: e isso?” e a parte que o irmão Fulano disse, e o que tal grupo disse? Mas foi decidida tal coisa em tal encontro; mas não aprendemos assim...

46 - O irmão Branham diz: Seguimos retrocedendo...” retroceder é o que? Voltar atrás, dar meia volta não avançar, não progredir. Vê? É descer de costas os degraus da pirâmide e até quem sabe escorregar com tudo, batendo os dentes em cada degrau até embaixo. Vê? Já estamos ficando para traz nas velhas coisas e dizendo: “e isso? E o estudo que o pastor tal fez? E o que foi apresentado em tal lugar? Não, eu não posso avançar mais do que isso, só aprendi assim”. O irmão Branham disse “seguimos retrocedendo”.
Então ele diz: “vamos para frente!”. Tem mais coisa, gente! A mensagem não é apenas isso que temos ouvido até hoje, não. Tem muita coisa que temos que aprender. E quando aprendemos mais, o que aprendemos de errado ou o que estava em falta, tem que ser consertado e colocado para traz. Temos que avançar.

47 - É como um foguete que está queimando, as turbinas... Estão queimando ali o combustível; vai embora, e para traz fica aquele rastro de fumaça. Esquece a fumaça, esquece o barulho, segue adiante! Tem que queimar esse combustível que colocaram em nós.
Quanto tempo eu tenho? Deixe-me ver. Uns dez minutos para concluirmos.

Poupem Seu Fôlego

48 - Na mensagem: Homem Chamado Por Deus, página doze (na tradução que temos aqui para o português), mas é parágrafo 73 (na mensagem em inglês). O irmão Branham diz: “Apenas poupem o fôlego, não me falem nada acerca disso. Eu vou andando! (amém) Eu vou andando!.
Sabe, mas tem isso e tem mais aquilo, mas eu aprendi assim... Poupem seu fôlego! Eu vou andando. “Mas o que você acha disso? Mas nós queríamos assim, vamos desmanchar tudo que ensinamos?” Poupem seu fôlego! Eu vou andando!
Outro vem e diz assim “olha, se Deus me deu esse conhecimento, e tal... Se a coluna de fogo me revelou isso, se amanhã ou depois Deus tiver uma coisa a mais eu vou seguir a coluna de fogo, eu vou buscar onde estiver”; então Deus envia mais um pouco da Sua glória e a pessoa fica chirriando (não é?), chirriando como aquele esquilo lá próximo da águia.
Poupe seu fôlego, eu vou andando, eu vou caminhando! O irmão Branham diz: “o reavivamento está vindo, Deus tem prometido isto. Oh! Filhos de Deus movam-se completamente para dentro daquela esfera além (desculpem-me)... destemidos; destemidos. Tomem Deus em Sua Palavra”. Isto é se encher do Espírito, viu?

49 - Na mensagem: Como Fui Com Moisés, Assim Serei Contigo parágrafo 51, o irmão Branham diz: “Oh! Como a igreja deve buscar esta manhã para encontrar o Espírito...”
é disto que se trata Canaã para nós. “Oh! Como a igreja deve buscar esta manhã para encontrar o Espírito operando no meio do povo. Se você deseja uma igreja onde o Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, o Espírito Santo, que moverá no meio do povo, esse é o Espírito que Deus está levantando nos últimos dias para levar o povo à outra terra”.
Preste bem atenção a estas palavras, pois nós temos aí outro estudo a respeito de:
1 - Quem guia a igreja,
2 - quem leva a igreja no rapto.
3 - Quem apresenta a igreja,
4 - Quem coloca a igreja na terra,
5 - Quem estabelece a igreja na terra.

50 - Porque pegaram tudo isto e colocaram para o mensageiro. Pegaram tudo isto que eu acabei de vos falar e disseram que era William Branham que faria isto. Mas isto está para outros estudos adiante. Mas eu vou repetir isto aqui. “Se você deseja uma igreja onde o Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, o Espírito Santo, que moverá no meio do povo, esse é o Espírito que Deus está levantando nos últimos dias”, veja de qual Espírito ele está falando, daquele que ressuscitou a Jesus dos mortos. Quem é este Espírito? Deus mesmo.

51 - Veja isto.
Esse é o Espírito que Deus está levantando nos últimos dias para levar o povo à outra terra. A plena promessa de todas as bênçãos de Deus, e a plena comissão que Ele deu, ou a promessa. A promessa é para vós e para vossos filhos, como Israel buscou a essa terra prometida. Sabendo que estava em alguma parte porque alguém tinha estado lá antes, assim é a igreja. Nós sabemos que há uma terra em alguma parte, há um poder em alguma parte, porque outros têm estado lá no outro lado. Sabemos que esta terra, já além do rio, para onde nós estamos nos dirigindo esta manhã, tentando entrar nessa terra prometida. Josué sabia que esta terra estava aí, ele foi primeiro e descobriu então ele podia voltar como um testemunho. Ministros chamados de Deus não devem ser orgulhosos com teologia, mas visitem a terra para onde vamos, trazendo de volta prova do divino amor e poder de Jesus Cristo para fazerem a congregação deles saber que há uma terra além do rio. O ministro precisa primeiro ir lá.
Agora, ontem à noite pregando Subindo O Jordão” (eu não sei se este sermão está disponível, mas o irmão Branham faz referência a ele). Agora ontem à noite, pregando sobre Subindo O Jordão. Agora, quando chegamos a este rio, isto nos divide”. Foi o culto anterior, vocês lembram sobre essa série, que uma parte do povo ficou do outro lado do Jordão em... Na cidade onde tinha o balsamo. Quem lembra? Gileade, não é? Então uma parte ficou e a outra seguiu.

Comissão Dada a Josué é Maior Que a de Moisés

52 - Observem isso: Agora quando chegamos a este rio isto nos divide, isto nos separa. Uma vez do outro lado, algo tem acontecido a você. Agora Josué em tudo isto, sabendo que a ordem era grande, mas tendo certeza, ele podia ser destemido. Ele podia ser. E nós o chamaríamos de descuidado enquanto ele estava se dirigindo na direção correta. Talvez ele fosse contra uma colina que o arremessaria para traz, mas ele estava se dirigindo na direção correta”.

53 - Entenda que este Ministério de Ensino, de estabelecimento, para muitos é uma loucura, pois estamos indo contra montanhas de ensinamento, montanhas de ministros, de pregadores, grandes multidões de irmãos; estamos contra, porque temos visto algo e eles dizem “esse cara quer ser muito corajoso; esse camarada quer se apresentar, quer se amostrar, quer isto, quer aquilo”. Esse ministério de ensino, de estabelecimento... Por que estou falando sobre Josué e mostrando o ministério do ensino? Porque em Confronto De Efésios Com Josué, parágrafo seis, William Branham diz “essa é a diferença de pregar o evangelho e ensinar a Palavra. Pregar o evangelho faz as pessoas reconhecerem que são pecadoras e se arrependerem de seus pecados, mas ensinar estabelece a sua posição”. É este o trabalho de Josué. É este o trabalho do Espírito Santo, nos guiar em toda a verdade, nos estabelecer na Palavra, no Espírito, na nossa Canaã.

54 - Veja. “Assim, talvez ele fosse contra uma colina que o arremessaria para traz, mas ele estava se dirigindo na direção correta. Assim a igreja do Deus vivo pode ser despreocupada e destemida em fé”, você sabe isto é em revelação. “Se estivermos nos dirigindo na direção correta, pois ele disse como fui com Moisés, serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei. Ele nunca desamparou a Moisés, Ele nunca deixou a Moisés, Ele não deixará a Josué, Ele não deixará a nós, ele é conosco. E assim encontramos a Josué tomando esta comissão, sabendo que a responsabilidade estava guiando... Estava guiando através de terras, agora, que ele teria que atravessar a outra terra. Ele teria que instalar o reino. Ele teria que repartir as heranças entre eles, ele sabia que a comissão era tremenda, muito mais do que Moisés tinha feito”, muito mais.

55 - Então não fique preocupado se agora parecer que você está entendendo mais que William Branham. “Puxa, parece que estão querendo pregar mais do que o profeta pregou. O irmão Branham pregou um sermão só e eles pegam esse sermão e passam um ano estudando esse sermão com a igreja, entrando em coisas profundas, parece que...” Não se preocupem com isso! Aquele que inspirou o irmão Branham a falar duas frases agora está pegando essas duas frases e fazendo delas duzentas frases para você. Está trocando em miúdos. William Branham trouxe uma nota de cem, mas o Espírito Santo agora está pegando esta nota e repartindo de dez em dez para você.
“Ele teria que repartir as heranças entre eles. Ele sabia que a comissão era tremenda, muito mais do que Moisés tinha feito. Josué tinha mais para fazer do que Moisés teve para fazer. Outra coisa, ele tinha a obrigação de guia-los ao longo da fronteira entre os irmãos deles. Eles já tinham saboreado sangue, ele tinha que conquista-los, ele tinha que guarda-los calados enquanto marchavam para baixo”. Este é o trabalho de Josué também, guia-los e guarda-los calados.

56 - William Branham disse que a igreja terá o Assim Diz o Senhor ou ficará quieta. O trabalho do Espírito Santo é nos fazer calar na hora exata, mas sempre marchando adiante. Amém. Vamos nos colocar de pé e agradecer a Deus por esta oportunidade que Ele nos deu para juntos congregarmos em torno da Sua santa Palavra e aprendendo do Senhor no Seu santo tempo.

57 - Pai poderoso, no nome de Jesus Cristo, o Teu Filho, agradecemos a Ti por esse tempo chuvoso que temos agora e também pela chuva de ensinamento que Tu tens derramado sobre os Seus Filhos. Colocamo-nos diante de Ti nesse instante pedindo perdão dos nossos pecados, orando ao Senhor, que o Senhor nos oriente cada vez mais e nos guie para aquilo que é verdadeiro. E que possamos Senhor, aprender aquilo que é correto para podermos repetir e cumprir as Palavras de Jesus, que disse “vós adorais o que não sabeis, nós adoramos o que sabemos”, pois sabemos quem Tu és, e sabemos por que estais aqui, e o que estais realizando, e o que exiges de nós. Então nos colocamos na Tua presença nesse instante, pedindo que esta grande fonte da vida possa fluir através de nós, e nos limpe, e nos purifique de tudo aquilo que não é Teu e nos faça, ó Pai, resplandecer através de Sua glória através de nós. Que o brilho da imagem de Cristo possa ser refletido através das nossas vidas, da nossa fé, da nossa revelação e que possamos ser embaixadores do Senhor enquanto estivermos aqui na terra. É no nome de Jesus, o Teu Filho, que nós te pedimos. Amém e amém.
Deixa a luz do céu entrar,
Deixa a luz do céu entrar,
Abre bem a porta do teu coração
E deixa a luz do céu entrar.

Deixa a luz do céu entrar,
Deixa a luz do céu entrar,
Abre bem a porta do teu coração
E deixa a luz do céu entrar.

58 - Vamos dizer todos juntos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje, e perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Amém. Que o Senhor vos abençoes meus irmãos. Deus vos guarde, no nome de Jesus. Amém.

O Livro de Josué parte 16 – Tempo de decisão

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário