Deidade Parte 14
“A
Diferença Entre o Pai e o Filho”
Tabernáculo
Doutrina da Mensagem
01. ...
Capítulo 15. 1º aos Coríntios capítulo 15 versículo 27:
Porque
todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas
lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as
coisas.
02. Senhor,
nosso Deus. Muito obrigado pela manifestação de tua Palavra em nossos dias.
Pelo Senhor ter cumprido Sua promessa e por nos ter dado esta graça, este
privilégio de vivermos no maior tempo, com respeito à revelação de todas as
coisas. Como disse o Teu anjo mensageiro na mensagem “Shalom” “todo
Novo Testamento fala deste dia”.
03. Obrigado
por sermos participantes desta nova aliança, quando o Senhor tem cumprido aqui
na terra aquilo que estava previsto, que estava preordenado em Tua Mente
Infinita desde antes da fundação do mundo. Que possamos, Pai, estar na mesma
sintonia daquele Grande Espírito que usou os homens do passado para escrever
esta Bíblia, a Tua Palavra na forma de letras; que possamos entrar na mesma
sintonia deste Espírito para compreender o seu cumprimento em nossos dias. Em
Teu nome, Senhor Jesus, nós Te pedimos. Amém, meu Deus. Amém. Sentai-vos.
04. Bem
meus amigos, Deidade parte 14. Nós estamos dando prosseguimento a
um assunto que deixamos de lado há uns dias atrás para entrarmos em outros
detalhes. Mas creio que chegou o momento de darmos uma pincelada a
mais dentro destes conteúdos, destas coisas que o sétimo anjo de Apocalipse
10:7, o cumprimento de Malaquias 4:5-6 trouxe para nós nestes últimos dias.
05. Se
tivermos tempo dentro deste horário, nós estaremos aqui lendo alguma coisa para
vocês na Mensagem e nas Escrituras. E eu gostaria de falar um pouco sobre a
diferença entre Deus e Seu Filho. E se não pudermos chegar até a parte que
eu gostaria, ficará para o próximo culto e, quem sabe, terá um outro título
essa escola dominical. Mas de antemão o assunto será este: a Diferença
entre Deus e Seu Filho.
06. De
acordo com aquilo que temos aprendido dentro das Escrituras, nós estamos
diferindo, ou:
1º -
não estamos de acordo com os trinitários, porque Deus não é três pessoas.
2º -
Nós não estamos de acordo com os dualistas porque não existem duas pessoas na Divindade.
3º -
Nós não podemos concordar com os unicistas, porque eles acreditam, eles ensinam
que todos os atributos, tudo está apenas em Jesus, como se Jesus fosse o seu
próprio Pai!
07. Uma
das coisas que o sétimo anjo de Apocalipse 10:7 veio revelar veio mostrar,
esclarecer para a Igreja é o assunto da Deidade Suprema, Deus em Cristo, Cristo
em você. Deus em Cristo, Cristo na Igreja, para que a Igreja possa entrar no
Reino restaurado. Amém.
08. Então,
aqui nesta escritura que nós acabamos de ler, Paulo está mostrando desde já a
diferença que existe entre o Pai e o Filho. Isto pode chocar muita gente ou
deixar muita gente confusa, mas a Bíblia diz “quem
Nele crê não será confundido” porque
Deus sabe como lhes esclarecer as coisas. E se alguém que me ouvir, achava que
Jesus era o seu próprio Pai, saiba que o mensageiro de Deus para o tempo do fim
nunca ensinou tal coisa, ele disse: Jesus não pode ser
seu próprio Pai, Ele teve um Pai, o Espírito Santo
que o gerou.
09. Paulo,
aqui no versículo 27, ele está falando a respeito de Jesus Cristo. Se você
pegar o versículo 23 Paulo diz assim: cada... Mas
cada um por sua ordem, Cristo às primícias... (isto
falando da ressurreição) ... Depois os que são
de Cristo na sua vinda... Isso
é I aos Coríntios capítulo 15 versículo 23.
Depois
virá o fim quando tiver entregado o Reino a Deus... Eu
não vou entrar no versículo 24 porque isto eu estou deixando para uma outra
oportunidade, apenas vou lê-lo agora.
Depois
virá o fim quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver
aniquilado todo o império, e toda a potestade, e força.
10. Deus
faz as coisas de propósito, propositais. Antes de termos a capacidade de
entendermos a respeito da Deidade, primeiro Deus nos permitiu entender uma
coisa: que Deus não é três. Caminhamos um bom tempo assim, até que chegou o
momento de Deus nos mostrar mais um pouquinho.
11. Versículo
25: Porque convém que reine até que haja
posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Versículo
26: Ora, o último inimigo que há de ser
aniquilado... (é o
quê?)... A morte. Versículo
27: Porque todas as coisas sujeitou debaixo
de seus pés.
Está
falando aqui de Jesus Cristo. Preste atenção, todas as coisas foram colocadas
sujeitas, debaixo de seus pés, ou seja, Ele tem domínio sobre todas as coisas.
Mas tem um, porém, Paulo explica: mas, quando diz
todas as coisas lhe estão sujeitas, claro
que existe uma que não está. Entenderam agora?
12. Quando
diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que
lhe sujeitou todas coisas. Como
é que se explica isto mais claro? Paulo está dizendo assim: olhe, eu estou
dizendo que todas as coisas lhe estão sujeitas, exceto Aquele que lhe deu todo
o poder. Aquele que lhe deu todo o poder não pode ficar sobre seus pés. Aquele
que lhe deu todo o poder recebeu aquela honra, “o Pai é maior do que eu”. Estão
acompanhando? [a congregação diz: Amém!].
13. Todas
as coisas estão sob seus pés, lhe estão sujeitas, exceto Deus. Você pode dizer
que Jesus é Deus. Jesus é Deus. Você pode afirmar que Jeová do Antigo
Testamento é Jesus do Novo Testamento, isto é completamente, exatamente a
verdade, mas você precisa saber que Jesus Cristo, Jesus, não é Deus, o Espírito
Santo, Aquele é o Seu Pai! Se você confundir as coisas, toda a Bíblia
ficará fora de seu contexto, na sua linha de pensamento.
14. Vamos
começar com isto: todas as coisas lhe estão sujeita, menos Deus. Bem, o irmão
Branham falou a respeito de Deus em morphe. E (nós não
temos um quadro aqui, não é preciso, senão eu iria colocar apenas esta palavra
para que você meditasse um pouquinho nela).
15. Deus
em morphe; m-o-r-p-h-e, morphe, uma palavra
grega. Deus em morphe, o profeta quando ele explica a respeito de
Deus, as mudanças de Deus, ele usa esta palavra que provém do grego, usando...
Ele mostra isto, e para que você entenda como ele explicou, eu vou ler para
você esta mensagem “Quem é Este
Melquisedeque?”, parágrafo 38 da
mensagem “Quem é Este Melquisedeque?”:
“Agora, nós nos damos
conta que esta pessoa...” Quem?
Ele está falando de Melquisedeque. Quem é este Melquisedeque.
“...
nós nos damos conta de que esta pessoa não tinha pai nem mãe...”. Você
já está imaginando... A quem o profeta está se referindo? À escritura que Paulo
fala, o livro de Hebreus, “Melquisedeque não
tinha pai, nem mãe, nem princípio de dias nem fim de dias”,
Paulo estava mostrando isto no livro aos Hebreus.
16. “...
nós nos damos conta (diz
William Branham), que esta pessoa não
tinha pai, nem mãe, nem princípio de dias ou final de dias. Era Deus... (porque
Ele não tem princípio nem fim)... Este Melquisedeque
era Deus em morphe...”.
17 -
O que é isto, Deus em morphe?
Deus mudando a Sua forma. A palavra morphe ela mostra isto,
mudança, troca de máscara. Eu posso está aqui pregando para vocês e vocês me
têm como um pregador do evangelho. Amanhã, quem me ver na obra me têm como
profissional que sou, pedreiro, ou azulejista, encanador, ou seja, o que
for. Eu mudei minha natureza? Não, apenas estou fazendo um outro
papel. É assim com Deus. Melquisedeque dando pão e vinho para Abraão,
não sem princípio de dias, não sem fim de dias, sem pai, sem mãe, sem
genealogia, aquele era Deus em morphe. Deus usando uma outra
máscara (isto é um parêntese que eu abri aqui dentro da mensagem “Quem é Este
Melquisedeque”).
18. Continuando
na leitura, porque às vezes quem está ouvindo depois a gravação pensa que esses
comentários que fazemos é lendo a mensagem, não é? É lendo a mensagem. E não é.
A gente abre um parêntese para explicar um pouquinho a mais.
19. Agora
continuando a leitura: “Agora o mundo... (ou)... A
palavra vem... Esta palavra morphe vem da palavra grega mudou; foi usada ali ou
mesmo mudando-se...” Isto
é o que se explica em morphe, “...
de uma pessoa a outra pessoa, a palavra grega ali está em morphe, significa:
foi tomada como na obra de teatro, que uma pessoa está mudando sua máscara para
fazer algum outro personagem...”. Algum
outro personagem.
20. Então,
você diz “está complicado para entender”. Não senhores, o profeta está deixando
bem claro, no teatro você vê ali alguém fazendo um papel, aquela moça está
fazendo o papel de uma filha que perdeu o pai, e ela chora, e se emociona, e
tudo. Então, quando acaba aquele ato, ela vai para trás da cortina e quando ela
volta, ela está fazendo o papel de uma camponesa, feliz, colhendo frutas.
Quando acaba aquele papel e ela volta outra vez, no terceiro ato, ela já é uma
princesa (vêem), as vestes, o penteado, tudo mostra que é uma princesa. A mesma
pessoa fazendo papeis diferentes. Estão compreendendo? Isso significa morphe. Morphe,
ou morfologiavem disto, o estudo sobre a mudança de personagem de uma mesma
pessoa... De uma mesma pessoa. Eu creio que está claro!
21. Bem, “Como
na escola, recentemente... (continua
o profeta)... eu creio, Rebeca... (a
filha dele)... pouco antes que ela
se graduasse, eles fizeram uma obra de teatro de Shakespeare...”
Quem
não conhece esse homem, não é, ou não já ouviu falar dele. Na escola da filha
do profeta fizeram uma obra de teatro de Shakespeare... Esses dias, a minha
filha, há tempos atrás, veio perguntar se podia participar de uma peça de
teatro da escola “eu posso participar?”. Eu disse: olha, como é que você vai
fazer? Você vai fazer o quê? Não, não participe não! Faça! Como é que você faz?
E agora? Você sabe que peça é aquela que vai ser apresentada? Que papel a sua
filha vai fazer? Será que é o papel de uma semi-nua, de uma prostituta pintada?
E, já pensou, pra isso ela é convidada pra cortar seu cabelo pra fazer aquele
personagem?
22. Aí
cai aquela idéia que a irmã disse assim, olha: educação se
aprende ou se adquire em casa. Sabe, nessa hora é hora de mostrar a educação que
já aprendeu. É como a educação, os pais não educam seus filhos e diz: bem, na
escola eles aprendem; quem foi que disse que eles aprendem a educação na
escola? Isto é um mal tão grande... É como a criança, é como o delinquente que
eles colocam na FEBEM, você acha que lá vai melhorar seu caráter? Não, ele vai
se tornar pior. Se a criança não for educada em casa ela não vai chegar da
escola educada, não, ela vai vir com toda mau educação de centenas de outros,
de espíritos piores do que o dela vai trazer pra dentro de casa. Então, tem que
ser vacinada em casa, ela tem que aprender é em casa, tem que ser educada em
casa.
23. Você
vem para a igreja exatamente para isto, para aprender, aqui é a casa, aqui é
sua casa, você aprende aqui para expressar isto lá fora. Você não vai aprender
boas maneiras no mundo e trazer para a igreja, você aprende na igreja e leva,
vai brilhar sua luz lá fora. Vêem? É assim.
24. Então,
se você orienta, se você vacina a ovelha, se você vacina seu filho, sua filha,
você não pode agora ficar “quebrando a cabeça” com ela lá fora, você tem que
crer tem que acreditar tem que ter confiança de que aquilo que foi ensinado
está lá no coração e na hora certa o Espírito Santo vai lhe orientar o que
fazer. Vêem?
25. Então
abri só um parêntese porque agora lembrei disto, que a filha do profeta participou
disto também aqui olha. Bem, “... Rebeca, pouco
antes dela se graduar, eles fizeram uma obra de teatro de Shakespeare, e um
jovem teve que mudar sua roupa várias vezes porquê ele desempenhou dois ou três
papeis diferentes, porém era a mesma pessoa. Ele saiu uma vez e era um
vilão...”,
Fez
o papel daquele moço, um fora da lei. Vocês lembram a peça também que teve num
encontro lá em Jundiaí, o filho do irmão Vicente, o Deneval fez o papel do
filho desviado, vocês lembram? Ficou perfeito naquele papel (não é), todo mundo
deu os parabéns pra ele, trabalhou muito bem; o filho que é inconverso, que vai
para o mundo, e tal, e só com um tempo depois que ele ouve o chamado de Deus e
volta para casa do Pai, como o filho pródigo. Foi muito bem feito muito aplaudido.
26. Bem,
continuando a leitura aqui: “Ele saiu uma vez e
era um vilão e, quando saiu da seguinte vez, era outro personagem”. Parágrafo
40 da mensagem “Quem é Este Melquisedeque”: “E
agora a palavra grega em morphe significa que Ele mudou Sua máscara... (falando
sobre Deus)... e isto é o que Deus
fez. Ele é o mesmo Deus todo o tempo...”, aquele
moço no teatro é o mesmo todo o tempo, aquela moça é a mesma todo o tempo, ela
apenas muda o seu personagem.
27. Veja: “...
foi isto que Deus fez. Ele é o mesmo Deus todo o tempo. Deus na forma de Pai, o
Espírito na Coluna de Fogo... (preste
bem atenção nestas palavras)... Deus na forma de
Pai, o Espírito na Coluna de Fogo, o mesmo Deus foi feito carne e habitou entre
nós em morphe, veja, em morphe. Saiu para a Luz para que Ele pudesse ser
visto”. Vocês estão prontos para entrar
nas Escrituras comigo um pouquinho?
28. Bem,
o dicionário grego nos diz que o significado... Primeiro significado, a forma
pela qual uma pessoa, porque o profeta disse que Ele saiu na Luz para que
pudesse ser visto. Só que, quando Ele saiu à luz para que pudesse ser
visto, Ele já não estava como Espírito na Coluna de Fogo, estava o
Espírito habitando no Filho. E aí ficou todo mundo tonto sem saber o que
era aquilo, que personagem era este.
29. E
os demônios iam cutucá-lo, “se Tu és o filho de Deus”, não é? “Se Tu
és o Filho de Deus”, o próprio demônio. Vê, meus amigos? A forma pela qual
uma pessoa, ou alguma coisa golpeia a visão, e quando aquela visão é golpeada
você não consegue ver pela aparência externa, quando aquilo se apresenta porquê
para isto se tem jogo de luz. Jogo de luz no natural explica o sobrenatural...
Ou espiritual, porque aquele jogo de luz que acontece na peça é exatamente para
dar vida àquilo para deixar as pessoas também confusas, e aquilo que deixa
muitos confusos, sem entender, é o que esclarece a outros.
30. Outro
diz “eu não entendi nada, bagunçou tudo”, outro diz “que é isso, aquilo que
você acha que é um defeito, uma falha, é ali que está a perfeição”. É como a
estátua de Michelangelo, ele fez a estátua de Moisés depois ele disse “está
perfeito”, foi a obra de sua vida, a obra prima. Ele trabalhou tanto nela que
quando ele acabou ele disse “puxa! Está perfeito, só falta falar!”. Ele estava
tão imbuído neste trabalho que ele golpeou a estátua no joelho e disse “fala
Moisés!”. E ali ficou uma marca, um pedaço [frase
incompreensível. ed.] , e
é exatamente naquela parte que está a perfeição da imagem, que ela não podia
ficar totalmente perfeita, tinha que ter tirado um pedaço dela. É naquela
falha, depois dela pronta que ele a golpeou, exatamente ali que está a
perfeição da estátua feita por Michelangelo. Vêem?
31. Então,
vamos ver agora... Eu gostaria de tomar uma escritura onde esta palavra
em morphe é usada e mostrada para que nós possamos
saber qual é a diferença entre o Pai e o Filho. Para isto, o profeta estudou
esta palavra em morphe e explicou esta palavra quando pregou
estas duas mensagens “Quem é Este Melquisedeque” e “Melquisedeque, Grande
Príncipe e Rei... Grande Príncipe e Rei”.
32. Então
vamos pegar nas escrituras aqui exatamente onde é usada esta palavra em morphe...
Você não vai encontrar esta palavra morphe na Bíblia, porque
está no original, no grego. Você agora tem a outra tradução, mas se sabe onde
ela foi usada. E é exatamente esta palavra mostra a diferença entre o Pai e o
Filho.
33. Filipenses
capítulo 2... Filipenses capítulo 2, vamos procurar aqui na Palavra de Deus
aos Filipenses capítulo 2 versículo 6. Isto está no Novo
Testamento, não é? Você encontra 1º aos Coríntios, 2º aos Coríntios, Gálatas,
Efésios e aí você chega aos Filipenses, e é apenas o capítulo 2 versículos 6 e
7.
34. Preste
atenção nessas palavras: Que, sendo em forma
de Deus... Você
diz o que é isto? Começou pelo meio não é? Então vamos ler o versículo 5
primeiro: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve
também em Cristo Jesus.
Que... (agora
você sabe de quem está falando, não é isto?)... Que,
sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Estão
vendo que leitura? Sendo em forma de Deus, Ele não era Deus.
35. Sendo
em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si
mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Exatamente
neste versículo você agora pode entender o significado da palavra morphe,
a mudança.
36. Achando-se
na forma de homem, humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte, e morte
de cruz. Preste atenção que ele sendo em forma
de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus. Diferença de Lúcifer que quis
ser melhor do que Deus.
37. Ele
não teve por usurpação, [Ato ou efeito de usurpar] e
Ele poderia ter tido este sentimento como Filho gerado de ser igual a Deus,
porque tinha a mesma essência, e mesma substância, os mesmos atributos. Mas Ele
sabia que saiu de Deus. Não teve por usurpação ser igual a Deus, mas
esvaziou-se a si mesmo, se decorreu de tudo isto e tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens e quando se achou na forma de homem nasceu
como uma criança; humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte. Jesus
estava sendo obediente a alguém, a alguma coisa, e Ele disse a quem obedecia.
38. Vamos
para outra mensagem, você leu agora as escrituras e eu quero ler para vocês
agora a citação que o profeta fez na mensagem “O Desvelar de Deus”, em
espanhol está no parágrafo 52. Eu quero... Eu estou pegando algumas leituras,
inclusive em espanhol, também no português para que as pessoas notem a essência
das palavras do irmão Branham.
39. O
profeta agora faz menção a isto que você leu, Filipenses
2:6-7, ele vai falar sobre isto agora... Eu
não preciso explicar nada, o profeta explicou tudo! Vocês têm que saber é que
nós estamos apenas repetindo as palavras do mensageiro.
40- “O
Desvelar de Deus”: “Você
nota aqui em filipenses, ele diz: Ele não estimou ser igual a Deus, senão que
tomou a forma de homem. Agora, a palavra grega ali para esta forma...” Viu?
Por isto que eu disse aqui em Filipenses você vai encontrar o que é morphe.
Eu não teria condições de explicar isto para vocês com meu tão pouco
conhecimento, mas usando o conhecimento do mensageiro, aí sim eu sei que
estamos sendo ensinados por um mestre, nesta manhã.
41. Veja: “Agora,
a palavra grega ali para esta forma... (vêem) ...
Eu tenho estado olhando isto todo o dia... (de
hoje) ... Tratando de pensar o que isto era,
e encontrei que vem da palavra grega em morphe”, a
forma de Deus, é Deus em morphe, Ele mudando Sua forma.
42. Bem; “olhando
o grego, encontrei que em morphe era... E eu pronunciava isto mal, porém eu...
A razão que eu soletro para vocês”.
Vêem? Vocês encontram isto nas fitas, nas gravações, vêem. “As
pessoas disseram, estudiosos sabem o que quero dizer com isto, quando eu falo
em morphe, ou soletrando m-o-r-p-h-e. Isso significa: Ele mudou a Si mesmo. Ele
baixou (ou se humilhou). Agora, a palavra grega ali significa que algo que não
pode ser visto, porém que, todavia, está ali, e então é mudado e então o olho
pode vê-lo”.
43. Veja
agora que explicação: “Vê? Como Elias que
estava em Dotã, vê? E o servo, seu servo não podia ver todos os anjos ao redor
ali, e Deus só mudou... (veja)... Veja,
ele trouxe os anjos ali em baixo, porém o que ele tinha que fazer era mudar a
visão daquele servo. E quando a sua visão foi mudada ele viu que ali por cima
da montanha tudo estava cheio de anjos, mas ele não podia vê-los, todavia
estava ali”, você pode ver os anjos nesta manhã,
os anjos de Deus? Não pode, mas a bíblia diz “o anjo do Senhor
acampa ao redor daqueles que O temem e os livra”.
44. O
anjo do Senhor, ele te acompanha. Você tem um anjo que te acompanha, que te
guarda, que te guia, que te inspira, que te trás para a igreja, que te
desencoraja nas coisas erradas; você que é cabeçudo e tenta fazer, mas o anjo
sempre está ali te orientando. É o que diz as escrituras. Se é que você teme a
Deus, porque as pessoas que não temem a Deus não têm anjos para lhe
proteger, têm um demônio para puxar para o poço do abismo. Como
aprendemos em culto anterior.
45. Bem,
vamos continuar aqui: “... e Ele mudou
então a vista do servo, e ali estava nas montanhas cheias de anjos, e fogo, e
cavalo de fogo, carro de fogo ao redor do Seu profeta. Vê? Ele mudou a visão
dele”, mas aquelas coisas estavam ali. Eu li
a mensagem “O Desvelar de Deus”
onde o profeta explica a palavra em morphe que nós lemos em
Filipenses 2:6-7 que Ele sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser
igual a Deus.
46. Uma
outra citação: “O Cristo Identificado de Todas as
Eras”, 77: “Recordem, Deus
mudou Sua forma em morphe. A palavra grega significa: Ele pôs uma máscara
diferente, usou uma outra máscara”, e
as pessoas ficaram tontas “é outra pessoa, é outra pessoa”, “não, não é”...
47. Quando
eu preguei sobre as mudanças de Deus (não sei se vocês lembram),
mesmo sem a Luz que tenho hoje sobre este assunto, mas nós pensamos um
pouquinho sobre o teatro e eu lembro que eu citei estas palavras, quando as
pessoas estão assistindo a um espetáculo... Eu nunca fui a um teatro, às vezes
me dá vontade quando tem um espetáculo muito bom para ser visto, e se comenta
sobre aquilo, mas eu nunca pus os pés num teatro. Eu não sei, mas por você ler
muito então você tem ideia de como é.
48. Mas
ali, quando a cortina se abre e aquele grupo de... E aquela peça é apresentada,
aqueles mesmos personagens depois que se recolhem, recebem os aplausos, eles
vão lá para trás da cortina e enquanto passam uma música ou qualquer coisa, ou
vem alguém para fazer um determinado comentário do próximo... Dentro daquele
intervalo. Enquanto isso, por trás da cortina, nos bastidores está acontecendo
o maior levante ali, vocês nem imaginam.
49. Ali
tem pessoas trocando peruca, tem pessoas trocando maquiagem, tem pessoas
trocando o cinto, mudando o sapato, quem estava com o sapatinho social, todo
bonitinho, que era o grande empresário agora está calçando o sapato do bico bem
grande, de palhaço, sabe. Mudando tudo...
50. Aí,
daqui a pouco se acedam as luzes, a cortina se abre de novo e vêm outras
pessoas, outras vozes, sabe. Se antes aquele grupo fez um povo rir, agora a
peça que é apresentada faz o povo chorar, se emocionar, entendem? E as pessoas
dizem “é outro homem, é outra pessoa; é um, é dois, é três”; por isso que estão
tontos uns diz que Deus é três, outro diz que são duas pessoas, outro diz que é
um só como o dedo, como se Jesus fosse seu próprio Pai, entende?
51. Porque durante
o tempo que foi apresentado a peça ao invés de se prestar atenção no que foi
falado, no que foi apresentado, está ali se conversado, está ali comendo
pipoca, e enquanto põe a mão na pipoca ali do amigo, da namorada do lado, que
vira a tenção de novo, já
perdeu um gesto, já perdeu uma cena.
52. Enquanto
vai se preocupar com alguém que tossiu do lado, ou com alguém que chorou, ou
com a cadeira que derrubou a pessoa, que envergou de um lado, já perdeu, e às
vezes aquele pequeno pedaço que perde naquela peça é o que destrinchava tudo. [Verbo
transitivo direto. Separar os fios de; desenredar, desenlear. Ed.]
53. “Ah
é, vamos assistir ao filme de Moisés, ou vamos assistir ao filme de não sei o
quê”, e coloca lá... Coloca. Você sabe aquele começo, no subir, quando está
apontando o nome dos personagens? Ali se apresenta um pedaço do filme, um
pedaço que você não entende nada daquilo porquê já está mostrando o final, já
está mostrando o desfecho. [Conclusão,
remate, epílogo de um romance, drama, tragédia, etc. Ed.] Está
acontecendo uma grande explosão ali, depois é que vai começar o filme, e quem
perdeu que foi naquela hora que sai pra
ver a pipoca ou foi desligar o fogo, é exatamente naquela hora que perde
aqueles pequenos e poucos segundos, e depois que quando desenrola todo o enredo
não entende porquê tal personagem fez aquilo ou fez aquilo porquê
perdeu aquela primeira cena, aquele primeiro ato. Aquele primeiro ato. Ali
estava explicando todo o resto da história. Sabe?
54. Então,
distraiu a atenção, aquilo é suficiente para perder tudo. Então, você
agora entende por que tantas pessoas têm a Bíblia de cabeça para baixo da
cabeça. Você pode entender por que muita gente tem a mensagem
totalmente ao contrário da sua essência que foi entregue pelo mensageiro,
porque se perdeu durante as apresentações, trocou as peças, e a mãe que no
primeiro ato era a mãe e agora é a filha, e a pessoa não sabe mais quem é ela e
endoida tudo, sabe. E termina a peça e a pessoa não entendeu nada, porque
durante os atos, cada coisa que foi apresentada a pessoa distraiu sua atenção.
55. E
aí, quando Deus mostrou Seu ato no Antigo Testamento (primeiro ato), e a
cortina baixou ali e passou 400 anos de intervalo, mesmo que durante a primeira
peça ele mostrou como ia ser, deu todas as dicas, disse tudo como ia acontecer,
aí teve aquele intervalo, 400 anos de cortinas baixadas, sem um profeta na
terra.
56. Quando
a cortina abriu novamente (sabe) e apareceu João Batista o povo estava tudo
perdido, tinham comido pipoca demais (sabe), tinha se distraído, tinha se
corrompido, perderam tudo. Foi começar tudo de novo, Deus foi começar agora uma
nova peça, uma nova apresentação com uma outra máscara.
57. Já
não era agora o Grande Espírito no Pilar de Fogo, era o Grande Espírito em um
corpo de carne; Deus no Seu Filho. E não entenderam foi nada, “é Belzebu,
Tu tens demônio, Tu não presta, és um filho ilegítimo”, porque se perderam na
apresentação do primeiro ato quando a tinha a profecia dizendo que uma virgem
conceberia, tudo aconteceu, exatamente, como foi anunciado, mas eles se
perderam naquilo.
58. Agora,
você acha que nesses últimos dias seria diferente? Naquele tempo foram 400 anos
de intervalo, sem um profeta. E aí foi escrito o Novo Testamento, Mateus a
Apocalipse. E foi passado agora 2 mil anos de intervalo, sem um profeta na
terra. Vocês acham que o povo estava com os ouvidos atentos á próxima
peça? Não! William Branham disse na mensagem “Shalom”: “Todo
o Novo Testamento falava desse dia”.
Que dia? O dia da manifestação do Filho do Homem, quando outra vez Deus viria
num corpo de carne, em um homem, em um personagem para desenrolar a última
peça. O povo se perdeu todo novamente.
59. “Isto
é o que é a explicação da palavra em morphe, mudança, a mudança de Deus. Deus
trocando de personagem...”,
sem mudar a Sua essência porquê Deus não muda. Amém.
60. Bem, “O
Cristo Identificado de Todas as Eras” o
profeta disse: “Deus mudou sua forma em morphe. A
palavra grega significa, ele põe uma máscara diferente”. Outra
citação, a mensagem “O Poderoso Deus Desvelado Perante Nós” o
profeta diz assim: “Ele mudou, em
morphe. Ele mudou do que Ele era para o que Ele é... (preste
atenção)... Ele mudou do que Ele era para o
que Ele é... (vêem) ...
mas Ele nunca muda Sua natureza”.
61. A
nossa natureza é que deve ser mudada, necessário vos é
nascer de novo; mas a natureza de Deus não. Por isso,
cada vez que Deus manifesta na terra é com um nome diferente porquê aquele nome
manifesta o Seu caráter, ou a Sua natureza para aquele dia, para aquela época.
62. Agora...
Agora eu creio que posso (vocês me controlam aí o tempo), eu creio que agora
posso pregar sobre Deus em morphe. E eu sinto que nós estamos agora
dentro da coisa adequada, do início adequado. E se não concluirmos nesta manhã
(claro, não tem jeito) à noite vocês vão entender melhor isto.
63. Bem,
eu quero que vocês entendam isto que, William Branham, ele define em morphe como: ele
mudou do que Ele era para o que Ele é sem mudar Sua forma. Assim,
isto tem que ver com uma apresentação, sem que a natureza possa ser mudada. Ele
não muda Sua natureza, Ele não muda sua essência, mas, de acordo com as
apresentações que Deus faz, ele vem como personagem diferente.
64. Então
eu quero estabelecer nisto aqui: Deus no Pilar de fogo... Deus no Pilar
de fogo não é diferente de Deus em Seu Filho, não é diferente de Deus em Sua
Igreja. Jesus deixou bem claro isto para nós: Deus é Espírito. Deus no Pilar de
Fogo, Deus em Seu filho, Deus em Sua Igreja é o mesmo, não muda.
65. Todavia,
nós sabemos que, enquanto, veja... Enquanto ele tinha estado, Jesus Cristo,
naquele estado depré-encarnação... O que é pré? Como vocês definem esta
palavra pré-encarnação? Como é que vocês definem? Antes, antes Dele se
encarnar, para cumprir aquela escritura “entrando no mundo
disse: sacrifício e oferta não quiseste, um corpo me preparaste”, um
corpo me preparaste. Vejam. [pré-
Prefixo.
1.= ‘anterioridade’: preexistir]
1.= ‘anterioridade’: preexistir]
66. Então
veja, naquele estado de pré-encarnação, o Filho de Deus, o Logos que saiu de
Deus, Ele estava na forma de Deus. Se você conseguir entender esta escritura de
Filipenses 2 versículos 6 e 7, o restante do assunto da Deidade encaixa como
uma luva que foi feita própria para aquela mão.
67. Preste
atenção nisto. Enquanto Ele estava naquele estado de pré-encarnação, o
Filho de Deus estava na forma de Deus. Forma de Deus. Então meus amigos, por
certo Deus tinha uma forma, sem esquecer que já ensinamos que Deus não tem uma
forma. Por que Deus não tem uma forma? Mostre-me a forma de um espírito. Deus
é Espírito, espírito não tem forma.
68. Quando
Jesus caminhou sobre as águas ou quando Ele se apresentou ali e disseram “é um
fantasma!”, não é? Ou “é um espírito, é um espírito!”, Jesus se apresentou e
disse “apalpai-me, vede, Sou Eu mesmo, Eu
tenho carne e osso e um espírito não tem”, vocês
lembram desta escritura. “Eu tenho carne e osso, e um espírito não tem”. Preste
atenção nesta... Porque estamos estudando a palavra morphe, forma.
69. Deus
não tem uma forma que possa ser tocada, pegada, sentida. Por
isso Deus não é para ser sentido, ele é para ser crido. Jesus nunca disse “você
sentiu? Está sentindo?”, Ele disse “você creu?”. Não é se você pode sentir, é
se você pode crer, essa é a diferença. Veja.
[pegada]
= [De pegar + -ada1.] Substantivo feminino. Bras.
Fut.
1.Lance em que o goleiro impede que a bola entre na rede, apanhando-a nas mãos.]
1.Lance em que o goleiro impede que a bola entre na rede, apanhando-a nas mãos.]
70. Bem,
Deus não tem forma porquê é um Espírito. Quando Ele desceu no Rio Jordão sobre
o Cordeiro, Ele veio na forma corpórea de pomba, e com isto aí podem fazer uma
doutrina dizendo que a forma de Deus é como uma pomba. Não! Aquilo é apenas
para o representar. Os Judeus, sabendo disto, eles fizeram uma forma, uma
matéria, um castiçal para representar Deus, e o fizeram como um candelabro com
nove braços, porque de Deus emana os nove dons do espírito, veja. Mas, já
pensou, você formar uma doutrina dizendo que Deus é daquele jeito, um
candelabro com sete braços? Isso é apenas uma maneira que se faz para que você
imagine uma outra coisa que não pode ser vista.
71. Deus
não tem forma porquê Ele é Espírito, no entanto, Jesus estava na forma
de Deus. Como é que vamos entender uma coisa dessas agora? Eu tenho
uma forma (veja), o meu espírito está nesta forma, neste corpo, ele habita
neste corpo. Por certo Deus tinha, Ele não tem porquê é Espírito, mas,
por certo, Deus tinha uma forma e o Filho estava na forma, na mesma forma.
72. Vamos
ler novamente, cuidadosamente a mesma escritura, Filipenses
2 versículo 6: sendo
em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus... (veja
isto)... Sendo em forma de Deus não teve por
usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo... (Filipenses
2:6 ao 7)... Mas esvaziou-se a
si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E achado
na forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte
de cruz.
73. Eu
gostaria de ler isto em outras traduções para que possamos ter um pleno
conceito disto, para que possamos sentir (agora não só crer), mas sentir
o [frase incompreensível. Ed.] do
que Paulo está falando aqui.
74. Numa
outra tradução da escritura nós encontramos estas palavras sobre este mesmo
assunto aqui: Quem
sendo na mesma natureza de Deus, não considerou igualdade com Deus em alguma
coisa para agarrar-se... Ou
seja, eu me agarro nisto, sabe, é como se você entendesse que você pode ser
alguma coisa e você se agarra naquilo e luta por aquilo até que tome posse
daquilo. Esta é a explicação...
75. Sendo
na mesma natureza de Deus, não considerou igualdade com Deus em alguma coisa
para agarrar-se. Porém se fez a si mesmo nada, tomando a mesma natureza de um
servo, sendo feito na semelhança humana, e sendo encontrado na aparência de
homem Ele se humilhou a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz.
76. Estamos
pegando aqui outras traduções da Escritura, do mesmo versículo para que você
amplie mais o seu conhecimento disto.
77. A
terceira tradução, a tradução Amplificada destas palavras,
veja: Sendo Ele essencialmente um com Deus e
na forma de Deus... O
tradutor aqui, o que traduziu está mostrando por trás da palavra de São Paulo
que existe. Possuindo... Olha, sendo
essencialmente um com Deus... Ou
na forma de Deus, quer dizer possuindo a plenitude dos atributos,
porque é na mesma forma. Em outras palavras, se Deus é Espírito e Ele não tem
forma, a Sua forma foi o que Ele criou.
78. Não
existe outra explicação pra isto; se Deus é Espírito você vai entender porquê é
na forma de Deus, Deus em morphe, porque ele precisava de um corpo,
de uma forma para trabalhar. Vocês estão entendendo agora? Tenho dez minutos,
isso é... É uma escravidão do tempo, não é? Meu Deus!
79. Vamos
ver aqui, talvez a gente só fique neste versículo. Preste atenção que: sendo
essencialmente um com Deus... (isto
é a tradução Amplificada)... Um com Deus e na
forma de Deus, quer dizer, possuindo a plenitude dos atributos o qual fez Deus,
não pensou que esta igualdade com Deus fosse uma coisa para agarrar-se
avidamente e retê-la; a ponto de dizer olha “se eu
tenho esta igualdade em atributos, se eu tenho esta mesma essência, então eu
vou assumir Teu lugar!”, sabe, o que Lúcifer tentou fazer.
80. Esta
igualdade com Deus fosse uma coisa... Ele... Ele não pensou nisto. ... Para
agarrar-se avidamente e retê-la, porém Ele se despojou disto, ele se despojou a
Si mesmo de todos os privilégios e dignidades justa para assumir a aparência de
um servo, um escravo, e então chegou a ser como homem e foi nascido ser humano
e, depois que Ele tinha aparecido em forma humana, ele se humilhou e se humilha
a Si mesmo; todavia, mais além...(a
sua humilhação o levou mais além)... E
levou sua obediência ao extremo de morte, morte de cruz.
81. Ficou
ainda mais explicado um pouquinho, não ficou? Bem, outra tradução aqui do mesmo
versículo, para prosseguirmos isto em outro culto. Sendo
do mesmo princípio... Vamos
dizer assim, da mesma essência. Isto é a tradução faixa
7 03:34 , bem esquisito este nome, mas é uma
outra tradução da escritura sobre este mesmo versículo.
82. Sendo
do mesmo princípio, Ele teve a natureza de Deus. Ele não contou essa igualdade
com Deus como um tesouro para ser estreitamente agarrado e misto. Não, ele se
despojou a Si mesmo de sua glória... Hum,
agora você vai entender a oração sacerdotal de João 17. “A glória que tinha
contigo”, lembram? Veja a conjunção contigo.
83. Ele
se despojou a si mesmo de sua glória e assumiu sobre a natureza de um
servo... Um homem, como um outro homem. Agora...
Quantas traduções estamos lendo do mesmo versículo? Deixe-me ver, uma, duas,
três, é isto? Três, e quatro com a tradução de Almeida – Revista e corrigida.
84. Então,
vamos à quinta tradução, não é? À quinta tradução, e esta por última é no faixa
7 02:20 , é o livro que William Branham sempre
usava quando ele precisava pegar a palavra raiz; para explicar exatamente estas
palavras no grego que foi traduzida para o inglês ou na tradução faixa
7 02:03 e tudo. Então ele ia para o faixa
7 01:59. Ele usava do lado ali do púlpito este
livro, faixa 7 01:55.
85. No faixa
7 01:52 diz assim: Que,
sendo em forma de Deus, todavia, não meditou... (Assim,
não “encucou” aquilo)... A usurpar ser como
Deus, porém Ele se despojou a Si mesmo, se desprendeu do mundo a forma de um
servo, havendo sendo feito na semelhança de um homem e sendo na condição de um
homem, Ele se humilhou chegando a ser obediente até a morte e morte de cruz.
86. Meus
amigos, nós temos lido cinco traduções, traduções do mesmo versículo. Cinco é o
número da graça, amém. Cada um pontuando um feito de que houve um tempo
quando o Filho de Deus era tão como Deus, que em seus atributos, em sua
natureza e plena expressão Ele era a mesma representação, Ele tinha o mesmo
resplendor e a mesma expressão de Deus.
87. Isto
é tão profundo que vocês... Olha, a mente dá volta para tentar imaginar isto,
como é isto da melhor forma possível.
88. Paulo
disse na escritura que nós lemos que Ele estava na forma. Por
certo, Deus tinha uma forma. Deus tinha uma forma. Isto não está entrando em
contradição quando eu disse que Deus não tem forma, preste bem atenção nisto.
89. Deus
tinha uma forma e o Filho de Deus era idêntico a essa forma; em
cada detalhe, em cada característica, em cada atributo; só que Ele não era
Deus. Eu posso falar todas estas outras palavras, mas esta última
choca. Esta última é, exatamente, para chocar, para quebrar tradições,
tradições levantadas dentro das escrituras, tradições levantadas dentro da
mensagem.
90. Ele
estava na mesma forma, só que Ele não era Deus. Não podem existir dois deuses
na Divindade, a Bíblia diz “há somente um
Deus”, e este Deus gerou Seu filho,
Jesus Cristo.
91. Vamos
ler uma citação aqui do irmão Branham. “Hebreus Capítulo
Sete, Primeira Parte” ... Primeira parte. Na mensagem
que eu vou ler é o parágrafo 57. Questão de parágrafo é simples de você
entender. Estas palavras que estou lendo, depois que elas forem digitadas (não
é?), então, qualquer pessoa que for digitar vai colocar parágrafo assim, onde
eu fiz ponto, onde eu parei, fiz uma pausa, a pessoa coloca um parágrafo,
1,2,3... Para depois ficar mais fácil de saber onde estão aquelas coisas.
92. Então,
os parágrafos que nós lemos, às vezes citamos e pode estar diferente na outra
mensagem que você estiver lendo, porque a pessoa, quem colocou no papel,
colocou um parágrafo adiante, outro atrás, ou você acha que a Bíblia Sagrada...
A Bíblia Sagrada, ela tinha capítulos e versículos? Não, o livro de Isaías era um
livro só. Quando houve as traduções, para ficar mais fácil, então foram
separando os capítulos, depois separaram em versículos, entende?
93. Mas,
não pense que a Bíblia, quando ela foi escrita, ou quando os profetas ou os
escribas, quando aqueles homens do passado, os 40 autores, escreveram as partes
da Bíblia separadamente, não pense que o Livro de João que tinha 1,2,3,4,5...
Não tinha assim, era um rolo só. Entende? Depois foi que os tradutores
separaram capítulos e versículos para ficar melhor o estudo.
[NOTA: A divisão em
capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen
Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois.
A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense
Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objectivo facilitar a consulta e
as citações bíblicas, e foi aceite por todos, incluindo os judeus. A primeira
Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da
Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). João Ferreira de Almeida,
que traduziu a Bíblia dos originais hebraico e grego, até Ezequiel, sendo
terminada por Jacob Akker, em 1694. Contudo, a sua publicação integral só
aconteceu em 1809, após a chegada a Portugal da Sociedade Bíblica Britânica e
Estrangeira.]
94. Então,
“Hebreus Capítulo Sete” é
uma mensagem que estou lendo agora. “Capítulo Sete de
Hebreus - Primeira Parte” o
profeta diz assim: “Agora, a razão que
há ali, uma diferença entre Deus e Jesus...”, o
mensageiro precisava ensinar estas coisas da maneira Bíblica porquê ele veio
para restaurar isto. O mensageiro não tem culpa se hoje, muitos que se dizem
seguidores de sua mensagem não têm visto o que ele ensinou.
95. Veja, “Agora,
a razão que há ali, uma diferença entre Deus e Jesus... (a
diferença é esta, olhe, o profeta disse)... Jesus
tinha um princípio, Deus não teve princípio”. Então
não fique chocado, eu afirma neste instante que Jesus Cristo não é Deus. “Deus
não tem princípio nem fim; Jesus tinha um princípio, Deus não teve um
princípio. Melquisedeque não tinha princípio, e Jesus teve um princípio; porém,
Jesus foi feito semelhante a Ele”. Isto
são as palavras de William Branham.
96. “Jesus
foi feito semelhante a Ele”, e
esta semelhança não foi quando Ele foi nasceu no ventre de Maria, não, ali Ele
estava se encarnando, e está se falando quando o Pai gerou o Filho lá, antes de
você ser gerado. No princípio da criação de Deus; Ele é o princípio da criação
de Deus...
(Fim
da gravação)
O sermão Deidade parte 14 - A
Diferença Entre o Pai e o Filho - foi pregado pelo irmão Rosendo no ano de 2004
Revisão: D. Rosendo (Abril de 2015)
AGRADECIMENTO
Por este meio agradecemos a todos os crentes que
com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição
deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa,
mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor
do Universo, e de Seus filhos.
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